sexta-feira, 17 de março de 2017

EDIÇÃO 2053

Instalado postes de iluminação na BR 116
Praticamente toda a extensão na cidade agora é iluminada
Um dos trechos mais escuros da BR 116 agora passou por uma reestruturação. Os motoristas que trafegam por uma das vias expressas mais importantes do Estado e do país, à noite possuem mais um aliado. No trecho esteiense da BR foram instalados postes e luminárias. Um dos principais objetivos é proporcionar mais segurança, pois na extensão de Porto Alegre e Canoas, assim como no Vale do Sinos, grande parte da estrada é iluminada em ambos os sentidos.


Retorno do atendimento de convênios e particular no São Camilo gera polêmica 
Durante a sessão na Câmara, guardas municipais e até a Brigada Militar 
esteve durante a votação do projeto
São Camilo é o único hospital público da cidade
A sessão ordinária na Câmara de Esteio foi polêmica no dia 02 de março. O principal motivo foi a aprovação, em regime de urgência, o projeto de autoria do Executivo que retoma o atendimento a convênios e particulares na Fundação de Saúde Pública São Camilo. Um número significativo de pessoas estava acompanhando na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer a reunião. Durante o encontro, os ânimos ficaram exaltados e a Guarda Municipal e a Brigada Militar foram acionadas para evitar maiores transtornos. Algo que em 62 anos da cidade, talvez é a segunda vez que ocorre uma situação similar. Desde 2013, o hospital atendia apenas pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). A matéria, aprovada pela maioria dos vereadores com exceção de Leo Dahmer, Luiz Duarte e Márcio Schmitz, da bancada do PT, revoga a Lei n° 5.586 de 2012, tornando possível o retorno da prestação de serviços aos Planos de Saúde Privados. O grupo pediu que a Casa Legislativa realize um amplo debate sobre o assunto, através de um documento que foi aprovado durante a sessão realizada no dia 21 de fevereiro. A questão inclui reuniões e audiências públicas a serem marcadas com os setores competentes do setor da saúde e a comunidade em geral. O documento foi encaminhado à Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.
OPOSIÇÃO - Morador do bairro Três Portos e frequentador das sessões da Câmara, Júlio Sal falou que diante da situação chegou a filmar o ocorrido e postar nas redes sociais, devido a relevância do fato. Em sua opinião, não teria a necessidade para tomar esta medida, apesar de ser um projeto que mexe com o funcionamento do único hospital da cidade. “Entre os espectadores da reunião, havia diversos funcionários de Cargos Comissionados da administração anterior e que poucas vezes iam a Casa Legislativa verificar o que os vereadores estavam fazendo em prol dos munícipes”. Ele comentou que a quatro policiais militares entraram na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, onde ocorre as sessões e ficaram em alerta. Já em relação aos fuzis, não tem lógica eles deixarem dentro da viatura.


Chef dá dicas para alimentação saudável 
A ideia do profissional é que as famílias tenham melhor proveito da comida 
in natura evitando os industrializados
A diretora da instituição, Carmen Cesar com o palestrante e convidados
O dia 13 de março foi marcado no Colégio Adventista de Esteio (CAE) pelo primeiro dia do curso de Culinária Saudável. A atividade foi realizada no auditório da instituição e contou com a presença de pais ou responsáveis dos alunos. O palestrante foi o chef de cozinha, especialista em alimentação saudável e consultor em bares e restaurantes da grande São Paulo, Ricardo Fioravante. Ele também faz participações em programas de televisão, no que tange a parte de culinária. Segundo a diretora Carmen Cesar, em menos de um mês do início do retorno da rotina escolar, um dos principais objetivos é trazer novidades não somente aos alunos, mas aos pais oferecendo diversas ações focado na integração da comunidade. “Neste primeiro momento, através do Centro de Vida Saudável que deverá ser implantado na escola, a ideia é ensinar técnicas para poder tirar melhor proveito dos alimentos e ter um cotidiano mais leve e produtivo, assim teremos menos doentes”.
TÉCNICAS - De acordo com Ricardo, durante os quatro dias de curso, é poder ensinar os pais a fazer um café da manhã com o propósito de dar mais vitalidade e energia a toda a família. “Por ser a primeira refeição do dia, as pessoas precisam ter pique para conseguir executar as tarefas durante este período sem cansar ou ter outras consequências”, disse Fioravante. Ele frisou em sete receitas apresentadas durante o curso, os artigos são facilmente encontrados em qualquer supermercado, o que auxilia ainda mais o trabalho. Ricardo falou ainda que nos encontros, os participantes vão e fazer uma comida natural, gostosa e saudável, e assim, consequentemente, aos poucos vai se mudando os hábitos alimentares. “Entre as receitas de pão integral, torta de banana, onde não são utilizados ovo, leite, farinha e açúcar, assim como um preparado para substituir omeletes, vou repassar informações sobre o suco detox. Além de ensinar a cozinhar, as dicas sobre o preparo é que estimula ainda mais as pessoas ao fazer o alimento”.


Esteio da Poesia Gaúcha reúne talentos
Os ganhadores da terceira edição da festa
A Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya foi palco no dia 11 de março, do 3º Esteio da Poesia Gaúcha. Também prestigiaram representantes do Executivo, do Legislativo e de outros segmentos da comunidade em geral. O poema O Mistério das Palhas, do casal de poetas Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam, de São Vicente do Sul, foi o grande vencedor. Além da melhor poesia, a apresentação conquistou os troféus de Melhor Trabalho em Palco e de melhor declamador, para Romeu Weber, de Osório e amadrinhado por Geraldo Trindade, de Porto Alegre. O primeiro artista a pisar no palco, seguindo uma tradição do festival de apresentar aos visitantes de outras cidades os artistas locais, foi o cantor esteiense Vladimir Guará fazer o show de abertura. A parte declamatória do festival começou com uma apresentação especial. Heitor Gabriel Hartmann, que mora em Esteio há mais de uma década, foi convidado a assistir a apresentação da poesia Penas, que ele escreveu e inscreveu no festival, mas não foi selecionada, na voz do declamador Gustavo Oliveira, amadrinhado por Henrique Sholz. Em seguida, foi a vez dos concorrentes se apresentarem para o público a apreciação da Comissão Avaliadora. Um dos mais ovacionados foi Patrocínio Vaz Ávila, declamador de Cachoeira do Sul que estava afastado dos festivais de poesia. Cada um que deixava o palco após a apresentação saía emocionado, principalmente as declamadoras Thaís Weber, de Lajeado, e Kassiana Oliveira, de Imbé, que estrearam em eventos do gênero. O cantor e compositor Elton Saldanha fez o show de encerramento cantando as músicas de seu repertório que o consagraram no Estado e em outras regiões do país. Ao todo, foram 358 trabalhos inscritos no Esteio da Poesia, enviados por 119 poetas de 66 cidades diferentes de cinco estados brasileiros e do Distrito Federal. O festival foi realizado pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Diretoria de Comunicação Social e Eventos que estavam trabalhando junto para o sucesso da festa tradicionalista.
Melhores Poesias 1º lugar: O Mistério das Palhas 2º lugar: Um Poema no Sul, de Caine Teixeira Garcia (Bagé) 3º lugar: O Efeito do Isolamento, de Maximiliano Alves de Moraes (Alegrete)
Melhores Declamadores 1º lugar: Romeu Weber (Osório), pela interpretação de O Mistério das Palhas 2º lugar: Neiton Bittencourt Perufo (Alegrete), pela interpretação de O Efeito do Isolamento 3º lugar: Kassiana Oliveira (Imbé), pela interpretação de Crucificado, de Joseti Gomes (Gravataí)
Melhores Amadrinadores 1º lugar: Leonardo Pinho (Pelotas), pelo amadrinhamento em Crucificado 2º lugar: Clênio Bibiano da Rosa (Cachoeira do Sul), pelo amadrinhamento em Sem Lenço, de Rodrigo Bauer (São Borja) 3º lugar: Henrique Sholz, pelo amadrinhamento em O Efeito do Isolamento

Mulheres são homenageadas 
Representantes de diversos segmentos receberam a honraria do Legislativo
As homenageadas e as autoridades que prestigiaram a solenidade
Para marcar o dia Internacional da Mulher, a Câmara de Esteio realizou na noite de 14 de março, um ato solene alusivo a data. O evento aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com representantes de diversos segmentos da comunidade. Durante a festividade, o vereador Mário Couto fez uma apresentação musical cantando a música Is The One, de Elton John, seguido da entrega de um bombom com uma mensagem. A mestre de cerimônia foi Neidi Ipner. No decorrer do ato, ocorreu a palestra ‘Mulheres com Atitude são mais felizes’, com Mileine Vargas. Segundo a proponente, Rute Pereira, a mulher não só importante dentro de um lar, mas atuando na sociedade dando sua contribuição. “As homenageadas de nossa cidade representam o trabalho que desenvolvem no município”, disse Rute. Ela comentou que por ter sido educadora por mais de três décadas, desde o início da carreira até praticamente os dias atuais, houve um retrocesso no processo educacional em âmbito geral. “Espero assim como todos os cidadãos que os governantes voltem a olhar a educação como peça fundamental para mudar a sociedade e assim reduzir a violência e a discriminação contra a mulher”.
DESAFIOS - A outra vaga feminina ocupada no Legislativo esteiense é da vereadora Fernanda Fernandes. Ela parabenizou todas as mulheres, que mesmo com a redução do número de parlamentares do sexo feminino nas últimas gestões, o trabalho continua sendo intenso na batalha em prol dos cidadãos. “Ser mulher na sociedade é encarar desafios e buscar constantemente sua capacitação”.

Guerreiras que lutam pelos seus ideais
Lori Emanoela com a família, ao receber a distinção representando o Conselho da Mulher
O chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal ressaltou que para sermos uma sociedade mais igualitária, uma das maneiras talvez seja, seguir os propósitos estabelecidos, de onde ocasionou o surgimento do dia 08 de março. “Uma das minhas contribuições para o Parlamento na cidade, quando estava no cargo de vereador foi à instalação da Procuradoria Geral da Mulher. É um órgão que tem o poder fiscalizador e de estreitar com o público a relação entre direitos e deveres”. Em nome das homenageadas, Suzana Duarte falou da alegria ao estar presente neste seleto grupo de mulheres atuantes na sociedade esteiense. “São pessoas guerreiras, que muitas vezes, passam por dificuldades e sobrevivem dando a volta por cima, sendo exemplo e referência para outras”. Entre as homenageadas estava a colunista do Jornal Destaque, Lori Emanoela da Silva.
LISTA DAS HOMENAGEADAS 
Adriana Colombo, Alcenira Fofonka, irmã Ana Garaffa, Ariane Turella, Cássia de Lima Quadros, Cláudia Denise Mantay Lorenzoni, Denise Fagundes Garcia, Elisete Medeiros Bandeira, Geneci Carolino Rosa, Gisele Spessatto, Jussa Gobbatto Leichtweis, Leonice Marques Domingues, Lioni de Fátima Silveira Fortes, Lori Emanoela da Silva, Maria de Fátima Brito, Rosa Maria Schmitt Schildt, Suzana Beatriz Duarte, Viviane Zatrow de Souza.


Ação em homenagem ao dia da Mulher 
Diversas atividades ocorreram na data, como palestras e até entrega de flores
Grupo que participou da atividade na área central da cidade
Dia 8 de março, quando a D. Noemi saiu de casa para ir ao centro de Esteio não esperava que aquele seria um dia diferente, com surpresas e emoções. É que coincidentemente realizava-se no espaço coberto da Rua Garibaldi, desde o período da manhã, uma série de atividades em comemoração ao Dia da Mulher, promovidos pela prefeitura - palestras voltadas para prevenção de doenças,  verificação de pressão arterial, apresentações musicais, entre outros. Na parte da tarde, a ACISE, CDL, CONSEPRO, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros fizeram as suas homenagens. E aí é que entra a D. Noemi. Ela passava pela Avenida Presidente Vargas quando um dos participantes do evento dirigiu-se até ela e  solicitou que fosse até o espaço coberto da Rua Garibaldi para receber uma homenagem pelo Dia da Mulher.  D. Noemi meio encabulada e meio desconfiada dirigiu-se ao local onde acabou por receber cumprimentos e flores dos brigadianos e dos bombeiros. Passado o primeiro impacto da surpresa D. Noemi se recompôs e subiu no palanque para agradecer com grande desenvoltura a homenagem e ainda teceu comentários  sobre o significado da data.
RECONHECIMENTO - Ao encerrar o momento da homenagem foi a vez de D. Noemi surpreender ao confidenciar ao presidente da ACISE e CONSEPRO que estava de aniversário naquele dia. “Se tudo tivesse sido combinado não teria dado tão certo”, confirmaram D. Noemi e Longuinho Muzykant. Outro momento onde as mulheres foram alvo de reconhecimento pelo trabalho que desenvolvem, foi no Hospital São Camilo onde foi instalada uma cabine fotográfica, no saguão, para o  registro de todas as mulheres que ali trabalham.  Cerca de 400 mulheres, entre enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicas, pacientes e colaboradoras do setor administrativo levaram como lembrança a sua foto e a mensagem “Que a gente possa todos os dias: amar, sonhar, perdoar, sorrir, acreditar, vencer e .... SER FELIZ..... Assim seja!”.

Um dia para se cuidar e ver novidades
Profissionais que ajudaram na realização do encontro
Integrantes da Comissão Especial do Jovem Advogado (CEJA) da Subseção da OAB também teve uma festa dedicada às mulheres. No decorrer da tarde, o público pode aprender novas técnicas para maquiagem, tratamento facial e estético, assim como conhecer mais sobre quiropraxia, acessórios, vestuário, viagem e até previdência privada para os advogados, entre outros. Conforme uma das integrantes da comissão, Tais De Morais, um dos principais objetivos foi integrar as mulheres da comunidade com serviços variados. “Para o primeiro evento nesta data, superou as expectativas dos organizadores e participantes e a tendência é crescer para os anos seguintes”.


Shows, bate-papo e oficinas 
em prol das mulheres
Aula de zumba foi uma das atrações da atividade à tarde
Entre as atrações do dia da Mulher, Esteio foi palco entre os dias 08 e 11 de março, do Pagu Festival. Shows, teatro, bate-papo e oficinas tem como foco principal enaltecer a representatividade feminina nas artes e na produção de eventos. O primeiro dia da festa foi marcado pelo Cine debate, através da veiculação da película ‘Que horas ela volta’. A presidente do Grupo Unir Raças, Maria Odete Diogo conduziu o encontro, na Praça Coração de Maria. No dia seguinte, 09, Michele Moura Silveira ficou responsável pela oficina de poesia ‘EmpoderAR-TE’, que foi realizado na Casa de Cultura. No dia 10, aconteceu um bate papo sobre ‘A mulher no mercado cultural’, que contou com as palestrantes Julia Barth, Alessandra Rodrigues, Sarah Brito e Gabriella Raupp. O Plenário da Câmara de Vereadores que sediou o encontro. O encerramento foi no dia 11, com shows, teatro e oficina de técnicas vogais e discotecagem, com a realização de diversas apresentações.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Resultado de 
nossas escolhas... 
Estando eu entre meus pensamentos, percebi que apesar de tudo que somos capazes de realizar nesta vida, ainda assim, nos deparamos com certas inquietudes em nossa alma. Caros amigos, em qualquer lugar deste plano terreno, estamos sujeitos ao ambiente que vivemos, e principalmente aqueles que nos cercam,dito isso, retruco com o seguinte pensamento: “quando estamos dispostos a viver intensamente nossas vidas, sempre encontraremos ao longo de nossas experiências humanas, aqueles que sem coragem de enfrentam suas diferentes posturas diante a sua existência, criticarão nossas atitudes.” Veja bem, se estamos no alto de uma montanha podemos observar aspectos que em outra posição não poderíamos perceber, por tanto, onde estamos, o que fazemos, incomoda sim, dependendo da importância que você der aqueles que sequer têm coragem de ser o que realmente escondem no seu coração. Antes de falar, criticar, e apontar olhe para dentro de si e perceba, a grandeza e a oportunidade que temos todos os dias de ser, viver o melhor de nossas vidas, sem temeridade, pois somos o resultado de nossas escolhas...
Abraço fraterno, toda bênção!


Empossada nova diretoria da Acis

 Ademir Sauthier passando o cargo para Douglas Santin
Douglas Santin, presidente eleito para a gestão 2017/2018, teve posse festiva bem como toda sua diretoria no dia 06 de março, no salão de eventos Moschee, em Sapucaia do Sul. Ademir Sauthier, em sua fala de despedida como presidente da gestão anterior, afirmou que entre os trabalhos mais importantes implementados no período foi o estreitamento das relações com a CDL, OAB – subseção Sapucaia, Poder Executivo e Poder Legislativo. Ainda referiu-se sobre temas a que deu andamento, como a RS-118 que de forma lenta as obras foram reativadas e também a aquisição de área de 4,2 hectares para a construção de sede social em parceria com a CDL. Ao concluir seu pronunciamento cumprimentou o prefeito Link pela decisão de acabar com os feriadões prolongados quando a data cai nas terças ou quintas-feiras. Douglas Santin fez breve análise da situação econômica do Brasil, reconhecendo a parcela de culpa do empresário e conclamando a classe empresarial para que assuma suas posições e participe de forma ativa para que tanto a economia quanto a política possam seguir novos rumos.
LEIS TRABALHISTAS - Douglas foi enfático ao citar o assistencialismo, que em sua percepção deixou de ser uma forma de distribuição de renda e se tornou apenas um projeto de poder político. “Ou estancamos essa sangria ou estaremos condenando a nação brasileira a piorar cada dia mais e a se tornar um território de miserabilidade, da criminalidade e da desordem”, disse. Referiu-se ainda às leis trabalhistas “ultrapassadas há décadas, que necessitam ser modernizadas para permitirem novos investimentos e por conseqüência o aumento da renda, deixando de criminalizar quem gera emprego. O evento foi prestigiado por grande número de autoridades municipais e estaduais, além de associados da entidade e de presidentes de ACIs de vários municípios e a presidente da Federasul, Simone Leite.

Atletas da Acores participam 
de competição em Viamão 
Mesmo com alguns contratempos, os corredores tiveram resultados expressivos
Cleider Hoffmann, que integra a equipe da Acores de Esteio consagrou-se vencedor na competição realizada em Águas Claras, em Viamão, no dia 26 de fevereiro. Os corredores tiveram que fazer o percurso em 8,2 km em ruas de chão batido e em alguns pontos de areia. Hoffmann completou a prova em 29 minutos e 53 segundos. No evento, a participação dos atletas da entidade esteiense recebeu o troféu de segunda melhor equipe. Durante a corrida, o corredor da Associação dos Corredores de Rua de Esteio, Leonardo Zanatta, que vinha na sexta posição geral, teve que parar durante o trajeto para dar assistência a um atleta que estava passando mal e precisou de atendimento. Após fazer o procedimento, Zanatta continuou e acabou ficando na quarta posição. Foram agraciados com medalhas e troféus, os competidores, José Luis, Edi Terezinha, Noêmia Huckabem e Leandro Lins da Silva. 




Policiamento ostensivo e fácil acesso 
O tenente coronel do 34º BPM, José Nilo Corrêa Alves relatou durante a audiência pública sobre a falta de segurança no bairro Novo Esteio que o policiamento comunitário continua sendo realizado no bairro, assim como em outros pontos da cidade. Estão trabalhando atualmente na função cerca de dez policiais. “Outra novidade é o envio de mensagem através de um aplicativo de celular comunicando a Brigada, através de grupos sobre a presença de suspeitos ou outros delitos”. Ele falou que a questão da insegurança no Novo Esteio, muito se deve pelo fácil acesso e por estar nas proximidades da Vila Pedreira, que nos últimos anos tem se tornado reduto de facções criminosas.

Menino de dez anos vítima de choque elétrico no Parque Assis Brasil deverá ser indenizado 
O Estado deverá indenizar um menino de dez anos e seus pais por choque sofrido pela criança ao tocar em um poste energizado durante a realização da Expointer, no Parque Assis Brasil, no ano de 2012. A condenação, da Comarca de Esteio, foi confirmada de forma unânime pela 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça. Os autores da ação afirmaram que o menino levou um choque elétrico ao tocar em uma estrutura energizada, composta por dois postes, instalados em frente a um estande.  O pai contou que pediu socorro a uma ambulância do Parque, sendo negado o atendimento pelos paramédicos. O menino acabou sendo socorrido por uma outra empresa que fazia atendimento médico no parque. Ele ficou internado na UTI pediátrica do Hospital Regina, de Novo Hamburgo, por um dia. Profissionais do hospital relataram que o menino chegou desmaiado em com arritmia cardíaca. Os representantes do Estado alegaram que foi prestado tratamento imediato e adequado ao autor e que havia aterramento elétrico no poste, mas que não foi suficiente. Também alegou culpa concorrente da vítima, que teria balançado o poste, vindo a sofrer a descarga. No Juízo do 1º Grau, o Estado foi condenado a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 6 mil para a criança e R$ 2 mil para cada um dos pais, além de danos materiais no valor de R$ 137,00. Houve recurso da sentença. No TJRS, o relator do apelo foi o Desembargador Marcelo Cezar Müller, que manteve a condenação. Segundo o magistrado, a vítima sofreu as consequências de um forte choque. “Tanto é assim que foi atendido e depois tratado na UTI. Por sorte, os efeitos foram passageiros”. Ele ressaltou que não há prova de que a criança tenha causado algum defeito no poste e em seguida tenha recebido o choque.

Insegurança no Novo Esteio 
mobiliza comunidade 
Moradores pedem medidas urgentes para coibir a criminalidade no bairro
Representantes de diversos segmentos participaram da audiência
Apesar do mau tempo, em função da chuva e de vento, moradores do bairro Novo Esteio participaram na noite do dia 09 de março de uma audiência pública, onde o foco principal foi a questão da falta de segurança na localidade. Estiveram no encontro integrantes do Legislativo, Executivo, Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e lideranças do bairro. De acordo com o vereador Sandro Severo, que propôs a atividade, a questão de insegurança não fica restrita apenas para os moradores da cidade, mas em um âmbito regional e nacional. Por isso é que temos que através de diálogos e ideias possamos ter uma alternativa para amenizar o problema. “São soluções que devem ser feitas a curto e médio prazo, como talvez intensificar a ‘Operação Avante’”. MONITORAMENTO - O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno falou que desde que iniciou nesta função no mês de janeiro, uma das metas é desenvolver um trabalho qualificado com o sistema de videomonitoramento. Atualmente existem 50 câmeras espalhadas pela cidade, sendo três no perímetro do Novo Esteio. “Uma melhor receptação das imagens e o armazenamento correto serão importantes para coibir a violência”, comentou Damasceno. Ele frisou que a partir da implantação do programa ‘Guarda Mais Presente’, já foi possível até prender suspeitos, mesmo sem estes profissionais estarem com o porte de arma regularizado. COMUNICAÇÃO - O presidente da Subseção da OAB Esteio, Higidio Dassi enfatizou que a audiência pública é importante, pois os setores competentes devem prestar esclarecimentos a comunidade e apresentar uma alternativa para evitar novos transtornos. “Diante da crise econômica e política, temos consciência os recursos públicos são reduzidos e muitas vezes, difícil de executar projetos ousados”, citou Dassi. Ele informou que uma das medidas, no qual já abordou num outro encontro similar na região é melhorar o sistema de comunicação da Brigada Militar que ainda é analógico.


Operações e disputa pelo tráfico
Na reunião, representantes da área de segurança falaram sobre as ações na cidade
De acordo com o representante da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marcelo Temoteo, está sendo organizado um grupo formado por secretários de segurança das cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos, Brigada Militar e Polícia Civil com o propósito de realizar ações integradas fechando os acessos da cidade, quando houver operações e prender os suspeitos. Segundo o inspetor da Polícia Civil, Dionel de Souza, a quase totalidade dos homicídios registrados no município em 2016 foi em função do tráfico de drogas e da marginalidade. Muito se deve a presença de integrantes de facções como ‘Dos Mano’ e ‘Bala na Cara’. “Em pouco mais de 60 dias, Esteio já registrou oito mortes e tende a se equiparar com o ano passado que atingiu 25”. Ele enfatizou que a PC está trabalhando, cumprindo seu papel na sociedade.


Policiais militares encontram pé de maconha em bairro de Sapucaia do Sul
Um adolescente de 15 anos foi detido na noite do dia 09 de março, por policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul. A prisão aconteceu quando o menor assaltava um estabelecimento comercial localizado na Avenida Albano Francisco da Silva, no bairro Lomba da Palmeira. Com ele, os PM’s recuperaram um revólver calibre 32 e uma quantia de R$ 80,00, levados do supermercado. A guarnição deslocou até a residência do jovem para falar com os pais ou responsáveis e ao chegar, os policiais se depararam um pé de maconha, sendo cultivado em um balde. A planta pertencia a seu irmão de 17 anos. Os indivíduos foram conduzidos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e em seguida a DPPA, em Canoas para o registro da ocorrência.

JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
DIA DAS MULHERES 
Em 08 de Março comemora-se, no Brasil e no mundo, o Dia Internacional da Mulher. Na realidade, esta data foi estabelecida a partir de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, lutas estas que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do século XX. No dia 8 de Março de 1857, trabalhadoras de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Já em 8 de Março de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas, também de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este ato também foi reprimido pelo Governo. Em virtude disto, no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de Março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em memória à luta pelos direitos das mulheres e como forma de obter apoio internacional em favor do direito de voto feminino (sufrágio universal). Vários anos depois, em 1975, durante o Ano Internacional da Mulher, a ONU (Organização das Nações Unidas) sacramentou a data como o Dia Internacional da Mulher. Na Brigada Militar, criada em 1837, as mulheres somente passaram a ter o ingresso possibilitado em 1986 (praticamente 150 anos depois), inicialmente para tarefas burocráticas e em ambientes pré-determinados como aeroportos, rodoviárias, centros comerciais, etc. Com o passar do tempo, as policiais militares femininas foram conquistando seu espaço na Corporação e, atualmente, exercem todas as atividades previstas constitucionalmente em posição de igualdade com o efetivo masculino. Para todas as mulheres, e especialmente para as Brigadianas, dedico justas homenagens pela passagem do seu dia.
Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário