sexta-feira, 29 de setembro de 2017

EDIÇÃO 2069

A troca de postes na cidade, em alguns pontos deve ter uma atenção especial, em virtude do péssimo estado de conservação. Um destes locais na Rua Avelino Antônio Zonta, do bairro Novo Esteio. Pedestres e motoristas que passam pela via estão temerosos pela forma em que se encontra um poste, por causa da inclinação e deteriorado. Os fios também estão numa altura próxima a veículos e até pedestres.


CORUJA NO QUINTAL
Uma grata surpresa teve o apresentador da Rádio Destaque Abílio Mobus, do programa ‘Esporte, a Luta pela Vida’ que ao chegar em casa na terça feira, 26 de setembro. Ao ouvir o barulho dos cães latindo foi verificar o que estava acontecendo, então viu em seu pátio uma coruja. Ficou espantado e tomou a atitude de ligar para a Secretaria do Meio Ambiente, que prontamente foram recolher a corujinha e após atendimento fazer com que a mesma retorne a natureza. Coruja o símbolo da sabedoria e inteligência que traga muita paz e saúde para nosso amigo.









Mesmo com ações de melhorias,
a Presidente Vargas registra acidentes
com danos e lesões
Vias do Centro lideram número de acidentes 
Um dos motivos é o fluxo de 
veículos e de pedestres 
Entre os dias 18 e 25 de setembro, foi lembrado por ser a Semana Nacional do Trânsito. Para marcar a data, diversas atividades mobilizaram a comunidade, em especial as crianças, com blitz educativas chamando a atenção das pessoas para ter atenção redobrada no trânsito na cidade. Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Celson de Oliveira no período de 01 de janeiro de 2017 à 30 de agosto, a Avenida Presidente Vargas ficou em primeiro lugar nas estatísticas de acidentes com danos e lesões, que totalizou 36 e 13. Um dos prováveis motivos seja o intenso fluxo de veículos e pelos acessos a cidade e municípios como Sapucaia do Sul e Canoas. Em seguida, nas estatísticas vem a Rua 24 de Agosto, Avenida Senador Salgado Filho e Padre Felipe. “Tivemos um total de 259 casos com danos e 84, com lesões. A proposta é com ações reduzir ainda mais os números proporcionando um trânsito mais seguro, tanto para motoristas quanto para pedestres”.
RADAR - Ele salientou que entre as medidas que vem sendo realizadas em âmbito municipal é a Operação Radar, em que através do radar móvel já foi feita 180 notificações. Já as infrações aplicadas pelos fiscais de trânsito entre janeiro e agosto chegam ao patamar de 2.656. “Entre os motivos para infrações estão à falta do cinto de segurança, uso do celular ao volante e estacionar em área proibida”. Celson informou que entre os dias 18 e 19 de outubro, uma equipe da secretária de Segurança e Mobilidade Urbana estarão participando de um curso para montar um plano de mobilidade urbana, em Porto Alegre. “A partir deste trabalho também temos condições de dar uma atenção especial as ruas e avenidas, bem como apontar os pontos positivos e melhorar aqueles deficientes”.


Projeto desenvolvido na Vila Pedreira
ganha prêmio nacional 
Entre as atividades realizadas estão música, educação ambiental e culinária
Integrantes das pastas e do Comdica com o troféu 
A coordenação do projeto Construindo um Novo Caminho entregou para o chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal, no dia 19 de setembro, o prêmio que receberam em São Paulo, do Instituto Votorantim, por melhor gestão de projetos. A cerimônia ocorreu durante as atividades da Semana Farroupilha, no Piquete da Prefeitura, no Parque de Assis Brasil, com a presença de secretários, bem como da participação do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues. A coordenadora técnica do projeto que é realizado há sete anos em parceria com o instituto Votorantim, Janete Brizola falou da importância do trabalho e do reconhecimento com o prêmio. “Em todo o país, Esteio é a única cidade que realiza este programa através de ações intersetoriais. São três secretarias e um conselho envolvidos, além de um centro de formação. Todos de mãos dadas para levar o melhor para os jovens em situação vulnerável”, afirmou Janete. Ela salientou que o município é o único no Estado a receber recursos do Instituto para a realização de projetos sociais. “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com direitos violados, além de contribuir para o fortalecimento das políticas e programas geridos pelos conselhos que cuidam dos direitos da criança e do adolescente”.
INTEGRAÇÃO - As ações do projeto são desenvolvidas pela pasta de Cidadania e Desenvolvimento Social em parceria com de Educação e de Saúde, além do Comdica. As ações são voltadas para crianças e adolescentes da Vila Pedreira. As três oficinas de música, educação ambiental e culinária, são executadas pelo Centro de Formação Teresa Verzeri, instituição que ganhou a licitação para desenvolver o projeto junto à Administração Municipal.
OFICINAS TEMÁTICAS PARA MENORES VULNERÁVEIS 
Em 2016, 57 crianças foram beneficiadas com as ações do Construindo um Novo Caminho. Foram promovidas 284 oficinas, com cinco temáticas diferentes. Iniciado em 2010, o projeto tem ações focadas na consequência dos resultados do Diagnóstico da Realidade da Criança e do Adolescente em Esteio, realizado em 2009. A partir deste trabalho, foram definidos os quatro pontos que são focados pelo programa: maus-tratos, evasão escolar, medidas socioeducativas e uso de substâncias psicoativas (drogas).


Novena marca festa dos 300 anos de Aparecida 
Neste ano, as comemorações terão um significado especial
Tempo religioso fica instalado no bairro Novo Esteio
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Esteio, através dos integrantes e festeiros estão preparando uma festa para comemorar os 300 anos de aparição da imagem da santa. A novena tem início a partir do dia 03 de outubro, com o tema ‘Deus restaura fé por Aparecida’. Já o lema deste ano é ‘Nosso povo saberá renascer’. No primeiro dia, a celebração começa às 20 horas, onde será abordado o assunto ‘Pela pesca, manifestou-se a devoção mariana’. No dia 04, também às 20 horas, o tema tratado será ‘Nossa Senhora vai ao encontro das famílias’. Em 05 de outubro, o tema central será ‘Brota o primeiro espaço celebrativo’ e no dia 06, o pároco responsável vai celebrar a novena com o assunto ‘Da perseguição, à perseverança’.
FESTIVIDADE - No dia 12, data que marca a aparição da imagem há três séculos, a festa tem início às 8 horas, com a procissão, seguido, às 9h30, com a bênção dos carros. A missa festiva será às 10 horas e o meio dia, almoço de confraternização. No período da tarde, festejos populares e sorteio de brindes com brincadeiras. O templo religioso fica na localizado na Rua Agostinho Camilo de Borba, 456.
PROGRAMAÇÃO 
07/10 – 18 horas - Tema: A experiência da liberdade; 08/10 – 18 horas - Tema: A criatura se inclina diante do criador; 09/10 – 20 horas - Tema: Surge o marco histórico da Padroeira; 10/10 – 20 horas - Tema: Casa da Oração; 11/10 – 20 horas - Tema: Com Aparecida, protagonistas da História


Moradores do Parque Amador pedem socorro 
Constantes assaltos tem prejudicado a rotina dos moradores
Encontro aconteceu na sede da associação de moradores
Diante da falta de ações mais eficazes em relação a segurança no bairro Parque Amador e arredores, a Secretaria de Segurança do Estado deve receber um documento do Legislativo com o pedido. A medida foi anunciada durante uma audiência pública realizada no dia 15 de setembro, na sede da Associação do Moradores do Parque Amador. Além dos representantes da Câmara Municipal, também prestigiaram integrantes da Brigada Militar de Esteio e Sapucaia do Sul, Polícia Civil e da pasta de Segurança do município. O presidente da Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Márcio Alemão,  proponente da audiência, reafirmou a necessidade de participação da comunidade nas reuniões e afirmou  a preocupação da Comissão em função da violência e do medo instaurado nas famílias. Um dos casos mais recentes de roubo no bairro foi da moradora Louzinete da Silva Neis. “Roubaram praticamente tudo o que tinha dentro da minha casa”. A moradora disse, ainda, que os debates que vêm ocorrendo, são importantes momentos e a oportunidade de registrar o quadro de insegurança na cidade.
CERCAMENTO - Para o capitão João Carlos Lopes, do 34º BPM, a falta de registros das ocorrências agrava a situação, mas alerta que a instituição tem feito rondas com policiamento a pé, o que inibe as ações dos assaltantes. Também destacou a possibilidade de voltar aos bairros da Polícia Comunitária, onde um integrante da brigada mora no local. “Seria preciso uma parceria entre governo do Estado e município. Este policial leva as demandas do bairro para o comando”. O capitão da BM de Sapucaia do Sul, Josué Steffen, alertou para a importância de efetuar os registros e salientou que haverá uma intensificação maior das rondas no bairro. Já o diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Vanderlei Leidens, disse que o município está fazendo um levantamento das câmeras de vídeomonitoramento e que, em parceria com a Brigada Militar, será realizado o cercamento eletrônico.


Baile dos Jornalistas presta 
homenagem à profissionais 
Festa tem por objetivo reconhecer aqueles que prestam serviços à população 
através de veículos de comunicação da região 
Pelo menos dez jornalistas estarão sendo homenageados no dia 06 de outubro, durante o jantar baile dos jornalistas, que ocorre na sede social da Sociedade Ginástica de São Leopoldo. A organização do evento está a cargo dos assessores de imprensa da Câmara de Vereadores, como forma de reconhecer aquelas pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços a população através da imprensa. De acordo com José Nunes, a proposta não tem vinculo com nenhuma entidade, porém a proposta é que ele ocorra anualmente através de uma comissão de jornalistas da região. “Não queremos vincular o evento com qualquer entidade, mas sim fazer uma atividade de integração. Não está descartada quem sabe no futuro a criação de uma comissão permanente para a realização desse e outros eventos com cunho social”, destaca Nunes. Os ingressos para o jantar baile podem ser adquiridos com os próprios assessores de imprensa na Câmara de Vereadores, ou então na secretaria da Sociedade Ginástica. “Toda a comunidade de São Leopoldo está convidada a participar desse grande evento. Será a oportunidade da sociedade conhecer e reencontrar aqueles profissionais que contaram um pouco da história de São Leopoldo e Região”, atesta Nunes. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 99949-3142.


Museu Destaque recebe visitas
Pai Paulinho ficou fascinado com o espaço histórico e cultural
O Babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê esteve realizando uma visita nas dependências do Museu Histórico Destaque, na tarde do dia 27 de setembro. O encontro ocorreu durante as atividades da 11ª Primavera dos Museus, no qual teve a oportunidade de conhecer sobre a história de Esteio, através de peças e fotos, que retratam a trajetória do município por mais de um século. O passeio foi coordenado por Jauri Machado e Miguel Luz. “Parabéns. É um espaço muito acolhedor e fascinante, devido o cuidado que tem com a preservação da história”, disse Pai Paulinho. Ele estava na companhia de Carla Fagundes e Carine Garcia Fagundes. Além disso, Pai Paulinho foi entrevistado no programa Caminhos do Axé, sob o comando de Sani Swatowski. Interessados em conhecer o espaço cultural pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br.


Idosos de Esteio comemoram seu dia com festa
A abertura da Semana do Idoso de Esteio aconteceu na tarde do dia 26 de setembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara Municipal. Grupos da Terceira Idade do município prestigiaram da festa, assim como representantes de diversos segmentos da comunidade. O destaque do primeiro dia foi marcado pelas apresentações culturais de diferentes grupos de idosos. Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Neuza Brum, as ações dedicadas aos idosos é uma maneira de mostrar que as pessoas com mais de 60 anos estão em plena atividade e tem muito para contribuir com a sociedade. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal é gratificante observar que os idosos estão vivendo mais e com qualidade de vida. Ele acrescentou que, com a instituição do Fundo Municipal do Idoso, a população também pode colaborar com os grupos de Terceira Idade, contribuindo com a destinação do imposto de renda devido. Neste sentido, a Prefeitura promove, no dia 6 de outubro, às 9 horas, no Salão Nobre, uma palestra sobre este tema.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Quimicamente expressando 
Os principais  condutores  de sua experiência  na terra são os sentimentos  humanos isto quer dizer que, todos nós nesse imenso  mundo somos e estamos sujeitos a grandes ondas de humor e de vivência mútua das emoções; por tanto, estamos  num grande e intermitente fluxo energético, resultante das diferentes reações que nós humanos emitimos, a partir das experiências e eventos onde somos protagonistas e mormente quando nossa cabeça está completamente indiferente a determinada emoção. O cérebro só entende o agora, então, quando nos recordamos algo (bom ou ruim) a reação que temos é a mesma que sentimos  quanto determinado evento  aconteceu. Às vezes, nos diferentes  conflitos que vivemos muitos aspectos relevantes fazem com que as reações químicas  produzida pela emoção nos paralise de tal forma que ficamos inertes, sem força para fazer o movimento necessário da mudança que tanto desejamos; desencadeando uma grande e profunda insatisfação com sua experiência  na Terra, sem perceber as reais condições que quimicamente estamos imersos. Cada um de nós carrega em sua memória (DNA), memória celular +memória emocional = reações emocionais co criadas a partir de nosso inconsciente e ressonância com memórias  coletivas. Caros amigos tenhamos  discernimento, para poder viver intensamente nossa vida na Terra e assim ser na plenitude as melhores emoções e sentimentos emanados de nossa essência... Maiores informações  sobre Metodologia Neuro Sistêmica Integral através do email: lori_emanoella @hotmail. com Abraço fraterno, toda bênção


Geladeira se transforma em 
estande de livro na rua
Livros e revistas ficam na geladeira que foi transformada em estante
A Escola Municipal Alfredo Adolfo Cassel, Zona Rural de Sapucaia do Sul, encontrou uma maneira sustentável, simples e atrativa para estimular a leitura entre os moradores daquela região. Uma geladeira velha, denominada ‘Geloteca’ foi transformada em estante de livros e instalada na calçada, junto à parada de ônibus que fica em frente à instituição. Dentro da geladeira, os moradores encontram livros de diferentes gêneros, revistas e jornais, que podem ser lidos no local, enquanto aguardam o ônibus, ou levados para casa, emprestados. Segundo a diretora da escola, Fabiane Cristina Cardoso de Souza, o principal objetivo da iniciativa é que os livros circulem entre as pessoas. A geladeira, que foi doada à escola, foi escolhida para ser utilizada no projeto por ter boa vedação, e resistir ao tempo, já que fica ao ar livre. Depois de receber um adesivo na parte externa, foi abastecida com material de leitura doado por professores e comunidade.


Boxeadora conquista medalha em MS 
Apesar dos obstáculos, Brenda Souza ficou com o bronze
Brenda subiu ao pódio representando a cidade e o Estado
A integrante do grupo Gladiadores do Ringue, de Esteio, a atleta de boxe Brenda Souza representou a cidade no campeonato brasileiro de pugilismo, que ocorreu na primeira quinzena de setembro, no estado do Mato Grosso do Sul. A competição é considerada o maior evento de boxe do Brasil. Com apenas quatro lutas, Brenda subiu no pódio conquistou a medalha de bronze. De acordo com o treinador Abílio Mendes, a presença da atleta é um orgulho não somente para os esteienses, mas para todos os gaúchos e aos integrantes da Federação Riograndense de Pugilismo (Frgp). “É uma competidora brilhante e que pode conquistar mais títulos pela determinação e empenho”, disse Mendes. Ele salientou que a oficina de boxe olímpico tem sido expressivo para revelar talentos. Por isso, a parceria com a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da pasta de Cidadania e Desenvolvimento Social, oportuniza jovens da Vila Pedreira e do Território de Paz a praticarem o esporte de forma gratuita.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano  
CONSIDERAÇÕES 
O inverno não foi dos mais rigorosos. Até quente demais... Chegou a PRIMAVERA... Beleza de estação! Dias mais longos. Extraordinária orquestra de cantares passeriformes! A natureza se alegra, vibra, celebra... O mundo, entretanto, vive angustiado, incerto, temeroso. As inúmeras pessoas mortas, vítimas da violência, pedem justiça e PAZ. Justiça, porém, não pode significar o massacre de outros inocentes, de pobres, de indefesos. Preocupamo-nos com os pepinos dos outros, e esquecemos nossos problemões... Diariamente neste país, justos e honestos são assassinados, roubados, explorados. O que fazem as autoridades e os responsáveis pela ordem pública? Nada. Quando muito, jogam nos amontoados de seres, ou nas cadeias, por certo tempo. Tratando-se dos tais “menores”, as coisas ficam mais feias e fétidas. Marmanjões de quinze, dezesseis e dezessete anos são tratados como puríssimas e intocáveis criancinhas... Enquanto isso, eles amparadíssimos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, prosseguem nos assaltos, nos estupros, nos roubos, nos assassinatos, nas drogas, no tráfico... Ai de quem ousar pôr a mão neles, nesses “anjinhos” de chifre e rabo!... Será que os Deputados e Senadores, em Brasília, ainda não perceberam que certas leis devem ser alteradas, e já?... Por ora, os bandidões, maiores ou menores, têm todo o amparo legal. Até quando irá esta bagunça?... Muita gente está confundindo democracia com anarquia... As coisas precisam ser modificadas e aperfeiçoadas. Oportuno se faz esquecermos o “rabinho” dos outros, e cuidarmos da vasta “cauda” brasileira... Primeiríssima atitude: MUDANÇA URGENTÍSSIMA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Sem isto, o Brasil continuará sendo comandado pelos criminosos... Muda, Brasil!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

EDIÇÃO 2068

A colocação de equipamentos eletroletrônicos deve ser colocação num lugar apropriado para que não danifique o meio ambiente. Mas ainda há pessoas que jogam em qualquer lugar. Um terreno baldio, localizado no bairro Novo Esteio foi encontrado a parte frontal de um aparelho de televisão que foi descartado de maneira irregular. Apesar da chegada das novas tecnologias, a sociedade deve ter consciência para despejar materiais que não tem mais uso em casa ou no local de trabalho.


Fala Conselheira é novo programa 
da Rádio Destaque
Rafael dos Santos, Rafuagi na estreia do novo programa de rádio
A Rádio Destaque lançou na tarde do dia 14 de setembro, o programa ‘Fala Conselheira’, sob o comando de Janaína Santos. O convidado foi o músico esteiense Rafael Diogo dos Santos, o Rafuagi. Durante aproximadamente uma hora, Rafael contou aos ouvintes e internautas um pouco de sua trajetória na música e seu envolvimento com o movimento hip hop. Na oportunidade também divulgou que a Casa do Hip Hop está em fase de conclusão e deverá ser inaugurada em novembro. Segundo Janaína, a cada semana, a ideia é entrevistar representantes de diversos segmentos, mas especialmente ligados aos direitos humanos, crianças, adolescentes e as mulheres. O programa é vinculado todas às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30 e pode ser ouvido pelo site Destaque.tv e pela página no Facebook Jornal Destaque. Interessados também podem inscrever no canal do You Tube TV Jornal Destaque.


Deputada estadual visita Esteio 
Any Ortiz concedeu uma entrevista na Rádio e no JD sobre projetos
Any Ortiz falou sobre suas ações no Parlamento estadual
A deputada estadual Any Ortiz (PPS) esteve realizando uma visita de cortesia ao Jornal Destaque. A parlamentar foi recebida pelo diretor Miguel Luz, no dia 14 de setembro. Durante sua passagem por Esteio, Any também concedeu uma entrevista na Rádio Destaque sob o comando de Jauri Machado. Ela abordou diversos assuntos pertinentes a política estadual e nacional, bem como as ações que tem proposto para o Legislativo RS, tendo por objetivo o desenvolvimento econômico. Segundo a deputada, em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa tem trabalho na defesa das micro e pequenas empresas, no que tange a relação de desburocratização para abrir um estabelecimento e manter-se em funcionalidade. “Pertenço ao grupo de deputados que votaram contra o aumento dos impostos em âmbito estadual. Também sou autora do Projeto de Lei que acabou com a pensão dos ex-governadores, que gerava um impacto financeiro expressivo no orçamento do Rio Grande do Sul”.
EDUCAÇÃO - Any enfatiza que tem um projeto que está em tramitação na AL que trata da educação financeira nas escolas. “Acho importante que as crianças tenham noção sobre dinheiro, pois na vida adulta terão condições de administrar as finanças”. Ela salienta que a questão do endividamento é de tamanha gravidade que os credores devem manter um diálogo com os devedores para efetuar um acordo e pagar a dívida. Any falou que também possui um trabalho expressivo junto com a Educação e no enxugamento da máquina pública. “O Executivo estadual precisa com urgência diminuir despesas, mesmo que ocorra de forma drástica para poder investir mais em educação, saúde e segurança e assim podemos voltar a sonhar em ter um Estado próspero e referência para os outros estados da nação”. Any Ortiz é advogada, também exerceu o cargo de vereadora de 2012 a 2014, quando se elegeu a deputada estadual. A parlamentar estava acompanhada de um grupo de integrantes do partido da cidade, além de assessores.


Muro de escola no bairro 
Colina Verde é grafitado 
Cerca de 70 profissionais mostraram seu talento com cores
Espaços públicos se tornaram tela para artistas
Entre os dias 09 e 10 de setembro, Sapucaia do Sul foi o palco de um encontro de grafiteiros da cidade e região. Prestigiaram o evento aproximadamente 70 profissionais, onde um dos principais objetivos da ação foi mostrar para a comunidade a arte dos grafiteiros, dando uma maior visibilidade, bem como agregando as pessoas da localidade que acompanharam o trabalho dos voluntários. Foi realizado um grafite no muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Walmir dos Santos Martins, que fica no bairro Colina Verde. Segundo o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), pela unidade sapucaiense, Fábio Evangelista, o encontro foi um sucesso, devido à vinda de grafiteiros de pelo menos 17 cidades do Estado. “Em função da extensão do muro, o trabalho de grafitagem foi feita em dois dias e contou com a parceria de um grupo de grafiteiros, Clã Hip Hop. Moradores da região participaram ajudando na pintura de fundo da arte, durante o feriado de Sete de Setembro”, comentou Evangelista. Ele destacou que foi disponibilizada para os artistas a infraestrutura da instituição de ensino. “Por intermédio de doações foi possível fazer almoço para os participantes em ambos os dias de atividade”.
HISTÓRIA - Fábio ressaltou ainda que no decorrer da semana aconteceu uma oficina de grafite para a comunidade da Colina Verde. Os desenhos escolhidos pela escola fazem parte do projeto ‘A Luta de Denis’ desenvolvido na escola pela CUFA. A CUFA (Central Única das Favelas) é uma entidade sem fins lucrativos que atua em diversos bairros e escolas do município. Atualmente está sendo executado o Projeto, no qual é abordada a história de um menino que comete seu primeiro delito (baseado no livro ‘A Luta de Denis’, tendo como autores Paulo Daniel e Manoel Soares). Neste contexto, os alunos são convidados a dar um novo final a história de Denis e com os desenhos realizados em aula oportunizamos o grafite com desenhos escolhidos, e os mesmos grafitados no muro da escola, conforme autorizado previamente pela Prefeitura de Sapucaia do Sul e da secretaria de Educação.



Secretário de Educação de Esteio visita
Rádio e Museu Destaque 
Marcos Dal’ Bó contou histórias pitorescas da família, que por décadas morou na cidade
Dal’ Bó teve a oportunidade de conhecer mais sobre a história
O secretário de Educação de Esteio, Marco Dal’ Bó esteve na manhã do dia 13 de setembro, concedendo uma entrevista na Rádio Destaque no programa Falando de Coisas, sob o comando de Jauri Machado. Na oportunidade, Marco contou um pouco de sua trajetória na educação, bem como as ações que já colocou em prática desde janeiro na atual administração e que pretende fazer para os próximos anos, junto ao processo educacional. Durante a entrevista, Dal’ Bó respondeu perguntas feitas pelos ouvintes e internautas. Após a entrevista, Marco Dal’ Bó visitou as instalações do ‘Museu Histórico Destaque’. A visita foi guiada pelo responsável do espaço, Miguel Luz, que contou algumas histórias pitorescas que vivenciou. Entre elas estava à maneira no qual recebeu de doação alguns instrumentos musicais que fizeram parte da Banda Marcial da então Escola Tricentenário La Salle.
RETOMADA - Dal’ Bó falou que nasceu em Esteio e estudou nas escolas Coração de Maria, por um ano e no La Salle, do 2ª a 7ª série. “Apesar de ter morado em Canoas e em outros lugares sempre mantive contato com minha cidade natal e tinha notícias dos acontecimentos da terrinha”, ressaltou o secretário. Ele lembrou que um momento importante nestes primeiros meses do como titular da pasta foi a retomada dos desfiles de Sete de Setembro, que voltou a ser realizado na Avenida Presidente Vargas. Os últimos desfiles na via aconteceu na década de 80. Depois foi transferido para a Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio, mas nos últimos anos, devido a algumas tragédias, como enxurrada ou a data coincidia com a realização da Expointer. “Me recordo dos desfiles na Avenida, tanto que a última vez passávamos com os demais colegas da escola de bicicleta enfeitada com papeis nas cores verde e amarela. Hoje estou no palanque oficial como autoridade, mas não esqueci aqueles momentos de civismo”.


Festival de poesia gaúcha será 
realizada em fevereiro 
Uma das atividades programadas da Semana Farroupilha de Esteio foi o lançamento do festival de poemas inéditos, o 4º Esteio da Poesia Gaúcha. A solenidade ocorreu no dia 14 de setembro, no palco de shows e contou com a participação de representantes do movimento tradicionalista, artistas e produtores do segmento. Um dos organizadores do festival é o jornalista esteiense Djalma Corrêa Pacheco e Paulo Roberto Domingues Vargas. O ato de lançamento foi finalizado com a interpretação de “O Mistério das Palhas”, de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam (São Vicente do Sul), obra que conquistou o prêmio de melhor poesia e melhor trabalho em palco do 3º Esteio da Poesia Gaúcha. No palco do Pavilhão 20 de Setembro, a obra foi apresentada por Romeu Weber, considerado o melhor intérprete da terceira edição do festival, acompanhado pelo músico e cantor esteiense Vladimir Guará como amadrinhador. O festival será realizado no dia 24 de fevereiro de 2018, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. O evento é promovido pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com apoio da Diretoria de Comunicação Social. As inscrições para o 4º Esteio da Poesia já estão abertas. O regulamento e a ficha para cadastro estão disponíveis no site da Prefeitura de Esteio e também na página oficial do evento no Facebook EsteiodaPoesia. Os poetas de todo o Brasil terão até o dia 17 de novembro para inscreverem seus versos, que devem versar sobre a dinâmica social, os usos e costumes do povo gaúcho, fatos históricos ou atuais e paisagens do Rio Grande do Sul.


Gruta em homenagem a padroeira 
do Brasil é inaugurada
O ano de 2017 é marcado pela passagem dos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar este momento, diversos templos religiosos que levam o nome da padroeira do Brasil estão promovendo diversas atividades, alusivas a data. Em Esteio, a Paróquia, localizada no bairro Novo Esteio inaugurou no dia 12 de setembro, faltando exatos 30 dias para a grande festa, um espaço em frente à igreja dedicada a santa. Neste dia, o padre Maico Pezzi abençoou a gruta, onde será colocada uma imagem. Ao redor foram colocadas correntes onde os fiéis poderão deixar amarradas fitas com pedidos para Nossa Senhora. O local foi denominado Jardim de Aparecida. Segundo integrantes da paróquia, todo o material e o serviço para a construção foi feito por voluntários e devotos de Aparecida. Além disso, ao lado da gruta foi construída uma Pira Sagrada para a queima das intenções. Também foi construído um suporte próprio para velas, onde as pessoas podem deixar, devido aos pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
MAIS FANATISMO 
Amanhecer muito bonito. O inverno se despede... Entretanto, o “inverno” dos fanatismos cresce, progride e arrasa. Há pouco, comentei sobre os tais de “Atletas de Cristo”. Eles transformam Deus e Jesus em jogadores, em goleadores. Curioso: Mostram as frases e comentam, somente quando eles ganham. Será que Jesus não está nas derrotas?!... Todo mundo viu o ápice do fanatismo, quando da derrubada dos aviões e da destruição das “Torres” de Nova Yorque. Algo espantoso! Algo cinematográfico! Pior: gente jovem, gente moça... Tudo é fruto do fanatismo religioso e da lavagem cerebral. O cidadão mata e se mata, sob o comando de líderes totalmente ditatoriais e Donos das pessoas e das vidas humanas. Motivo principal: guerra santa, em nome de Alá e Maomé. Recordo-me das Cruzadas. Os fanáticos já se encontravam nos Santos Lugares. Depois, veio a Guerra de Lepanto, pelos idos de 1571. Não fosse a vitória dos cristãos, o mundo hoje, seria dominado pelo islamismo. Entretanto, os fanáticos islâmicos continuam tentando subjugar o mundo. Eles não desistem. São violentos, cruéis. Sigilosos, perigosíssimos. Todo o fanatismo deve ser combatido. Temos o fanatismo religioso, o fanatismo político, o fanatismo esportivo. São intragáveis, indigestos. O Brasil viu e ouviu as declarações da filha do Silvio Santos. Ela pertence a uma Igreja Fanática, com apenas treze anos de existência. E dois toques, citou o nome de Deus e de Jesus, mais de 50 vezes. Há um mandamento que diz: Não tomar o nome de Deus em vão... Inclusive, em nome de Jesus, ofendeu o pai, o Silvio Santos, com uma Arrogância sensacional. Pelo fanatismo, há divisões nas famílias, nas escolas, nas firmas... Um Jesus combate o Jesus da outra igreja... Por sinal, quanta bobagem é rentabilizada em nome de Jesus e do Senhor!... Somos fanáticos ou moderados? Antes que o vírus do fanatismo me domine, vou caindo fora...


Grupo Colmeia completa 24 anos 
Empresa também vem atuando em benefício do meio ambiente
Grupo tem realizado um trabalho de referência para o Estado
A história do Grupo Colmeia teve início em 1993, através da fusão de duas microempresas do ramo da construção civil de Esteio. No final de 1999, a Colmeia executou uma grande obra no município de Barueri, interior de São Paulo. Devido ao curto prazo de execução, o canteiro de obras foi montado com Módulos Metálicos Habitáveis locados naquele estado, substituindo os antigos barracos de obra, e com isso, otimizando o tempo, espaço e respeitando o meio ambiente. Através desta iniciativa, o diretor presidente, o engenheiro Julio César Delfino ficou encantado. Após a conclusão do contrato e, ao retornar para a base esteiense, Júlio César, pesquisou esse novo mercado e concluiu que seria a hora de um grande salto, de partir para fabricação própria de Módulos Metálicos Habitáveis. A partir deste momento, surge a COLMEIA CONTAINERS, com investimento e inovação, foram fortalecendo a marca no mercado gaúcho e logo começaram a oferecer seus Módulos para todo território nacional.
COMEMORAÇÃO - Neste mês a empresa completa 24 anos de existência, e conta com aproximadamente 200 funcionários, filial no estado do Rio de Janeiro, base em Candiota/RS, Rio Grande/RS e escritório comercial em Montevideo no Uruguai. Com uma produção aproximada de 90 containers por mês, tem seus produtos espalhados nas grandes empresas, pelos quatro cantos do Brasil. É também a primeira e única empresa do setor no Rio Grande do Sul a ter o processo de produção certificada com o selo ISO9001.


LORI EMANOELA DA SILVA 
ESTRADA, EXISTÊNCIA 
E EGO... 
Por mais que realizamos muitas das coisas que desejamos, ainda assim, muitos acharão que foi pouco... Ah, triste engano humano de querer agradar a todos, e satisfazer seus desejos, entre ranger de dentes e sorrisos amarelos o caminho continua, mas a vida em seu atrevimento contínuo  estabelece na próxima curva um caminhar diferente por conta das escolhas da estrada, há muito que pensar entre as passadas firmes de um caminhante do universo, ainda que seja dura o atravessar nas tempestades criadas pelo ego, da nítida vontade de ser livre; caros amigos doce ilusão achar que tudo seja um grande Teatro a convivência humana, em algum tempo as máscaras de bondade sempre caem quando instigados por uma força chamada verdade... embora, muitos recusarem a sua existência  permanecem embalsamados em suas filosofias e conspirações resgatando sua essência de ilusionista, perdendo grande oportunidade de viver na terra com suas melhores chances de ser melhor. Revendo alguns eventos da humanidade deparei-me com a insignificância de certos argumentos infundados que deram origem a inúmeras insensatez criando uma grande teia de incompetência e incompreensão desmedida causando desconfortos desnecessários. Quando é que a humanidade vai reconhecer que tudo que co criamos, estabelece o caminho a ser percorrido, e que de alguma maneira o universo estabelece o retorno implacável  de nossas grandes e profundas atitudes, tal qual sementes jogadas na terra onde desenvolve exatamente o que foi realizado. Pense, mas pense muito bem, quando quiser levar vantagens, se dar bem, e pisar no outro, quando tentar colher sementes de paz que nunca plantou,e mais, quando na verdade descobre que nem rosto existe mais, somente, uma máscara, por que a essência divina, não cabe em Almas vazias... Vamos humanidade olhar, agir em melhorar sua existência na terra, porque um dia, e não à toa, o mundo gira, e justamente aquele que você chutou, é a única mão estendida para você...
Informações sobre metodologia e abordagens em consultoria neurosistemica integral através do email: lori_emanoella @hotmail.com.
Abraço fraterno

10ª Parada Livre de Esteio 
acontecerá em novembro 
Evento será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil
Integrantes da ONG e da Administração Municipal tratando sobre alguns detalhes da festa
Na tarde do dia 18 de setembro, a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que tem como titular Tatiana Tanara, reuniu-se com representantes da ONG Amigos da Diversidade com a finalidade de acertos finais para a 10ª Parada Livre de Esteio. Neste ano é tema será “Mais Amor. Paz, Por Favor”, a 10ª Parada Livre acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, no dia 05 de novembro. Tatiana Tanara falou que a expectativa para o sucesso da festa seja expressiva e que torne uma das melhores Paradas do Estado, algo que vem num crescente nos últimos anos. “Tanto a equipe que integra a secretaria, bem como ONG é de administrar o tempo para que tudo se encaixe e o evento possa transcorrer da melhor forma”, comentou a titular da pasta. O Parque de Exposições Assis Brasil que sediará a Parada neste ano, já foi palco em 2016 do evento e se mostrou um lugar que cumpre com todas as necessidades para que o mesmo aconteça dentro do esperado. A Administração Municipal cumprirá o protocolo para repassar para a ONG o valor destinado para a realização da 10ª Parada Livre de Esteio 2017, processo que passa pela votação na Câmara de Vereadores de Esteio. A apresentação ficará a cargo de Carol Rogê e Douglas Albuquerque. O presidente da ONG é Jauri Machado.


Segurança une moradores 
Instalação de câmeras foi um dos temas abordados
Posto móvel foi instalado na entrada do bairro
Com o objetivo de abordar junto a comunidade a questão da segurança pública no bairro Novo Esteio e arredores, o Legislativo de Esteio promoveu uma audiência pública. O encontro foi realizado no dia 11 de setembro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Participaram da atividade, representantes da Câmara Municipal, Executivo, Brigada Militar, Polícia Civil e a comunidade em geral. A atividade foi a pedido do vereador Sandro Severo. O proponente da audiência disse que através do diálogo foi possível diversas conquistas para a comunidade, entre eles, a instalação de um posto móvel da Brigada, colocado na entrada da localidade. “Um dos motivos para esta medida foi devido aos constantes furtos, assaltos e arrombamentos”, disse. Ele comentou que foi criado um documento a ser enviado pela Câmara de Vereadores para Governo do Estado pedindo mais efetivo para Brigada e Polícia Civil em Esteio.
MONITORAMENTO - Conforme o diretor de Segurança, Wanderlei Leidens, o município está renovando o contrato com a empresa que presta atendimento técnico nas câmeras de vídeomonitoramento. Leidens também disse que a secretaria está fazendo a revisão de onde os equipamentos estão sendo efetivos e que a intenção é fazer o conserto de alguns equipamentos para que seja aumentado o número de câmeras em operação no município. Além disso, durante audiência, foram sugeridas pela comunidade e parlamentares o deslocamento de uma câmera localizado na Avenida Monteiro Lobato para mais próximo da BR 116; além da criação de um Conselho de Segurança Comunitário e  inclusão da Guarda Municipal no grupo das redes sociais no Policiamento Comunitário.
TRABALHO MESMO COM ALGUNS OBSTÁCULOS 
O comandante da BM, Major Pereira Martins, ressaltou o trabalho da instituição em prender o mesmo indivíduo seguidamente. “Vamos continuar fazendo nosso trabalho”, disse, relatando que diariamente uma viatura vai para a Delegacia de Canoas para fazer a custódia de presos,  geralmente esperando que abra a vaga para que aquele preso seja apresentado, o que, segundo ele, pode levar até dez dias. “O que podemos fazer é continuar prendendo e cobrar, como sociedade organizada, soluções para o problema. Não podemos nos contentar com isso e achar que é normal”, afirmou Major Pereira. O delegado André Sperotto também se manifestou sobre a questão da segurança pública.


Pai Paulinho realiza festa em Porto Alegre
 Atriz Ítala Nandi e Pai Paulinho do Xoroquê
Na noite de 17 de setembro, pai Paulinho do Xoroquê líder do Axé Ogunjá, em Porto Alegre reuniu no salão de festas Party Room, seus familiares, filhos, netos e amigos no coquetel do Axé. Para quem pensava que a festa ficaria restrita apenas ao coquetel, ficou surpreso com a capacidade de receber e o bom trato de pai Paulinho, um anfitrião emocionado e feliz. Grande jantar foi oferecido, com comidas da tradição, até mesmo um saboroso acarajé foi servido. Tudo de maneira muito bem conduzida pela equipe de garçons e filhos do Ilé Axé Ogunjá. Para entreter os convidados foi realizado um desfile de Axós (roupas) da Tradição de Matriz Africana pelo Ewe Africanidades, grupo de capoeira de Gravataí Iuna e show com o cantor Paulo, que agradou com a voz e carisma. Na sua fala de agradecimento e algumas homenagens que prestou, pai Paulinho ressaltou o respeito a ancestralidade, lembrando pessoas que foram presentes em sua trajetória e que já partiram e dizendo da importância de valorizar àqueles que estão seguindo sua missão na terra. Entre as personalidades estava à atriz Ítala Nandi.


Luana Marinho tem valorizado
o trabalho dos paratletas 
Atletas paraolímpicos ganham destaque 
na mídia 
Através da internet competidores 
vão tendo visibilidade 
Dar oportunidade aos atletas que possuem algumas limitações, mas que ao longo da trajetória conseguiram dar a volta por cima e mostrar o potencial. Assim vem sendo traçada a carreira da jornalista Luana Marinho. Natural de São Paulo, Luana cursou primeiramente a faculdade de Pedagogia, devido ao valor, por ser mais acessível e também pela família ser da área da educação. “Apesar de ter concluído o curso, desde os nove anos, sempre gostei de escrever, em especial quando ganhei um concurso de desenho do Banco do Brasil, onde ganhei uma caixa de lápis de cor”, contou Luana. Ela salientou que no período trabalhou no setor da educação, começou a observar que ainda no final dos anos 90 e início dos anos 2000, que as instituições de ensino não tinham prédio adaptado para crianças com necessidades especiais.
MUDANÇA - Cansada do trabalho em escola, Luana Marinho, resolveu largar a profissão e resolveu seguir seu sonho de infância e cursar a faculdade de Jornalismo. “Com isso resolvi buscar fazer um curso de especialização em jornalismo esportivo e me despertou por contar histórias de atletas que venceram diversos obstáculos e se tornaram referência no esporte paraolímpico”. Luana enfatizou que entre os esportistas, uma das histórias que chamou a atenção foi do esgrimista gaúcho, morador de Esteio, Jeovani Gizzoni que consagrou-se vencedor da medalha de ouro na Paraolímpica em Londres, em 2012. “São competidores completos, no qual sua vivência vem sendo colocada no papel para se tornar um livro. Outro grande atleta que inspirou em seu trabalho foi Alex Celentini, campeão da seleção brasileira Gol Ball- futebol com a mão destinado aos cegos”.


TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA
Advogado Criminalista - OAB 103940 
A Lei de Drogas - Usuário ou Traficante?
Quem decide? 
Responsável por instituir a atual política sobre drogas no país, a Lei 11.343/06, conhecida como Lei de Drogas, completou uma década em 2016 em meio a críticas. Para entidades da sociedade civil, a legislação contribuiu para o aumento da população carcerária brasileira nos últimos dez anos. E alguns de seus dispositivos são questionados por reproduzir um modelo ineficaz de “guerra às drogas”. O tema está no centro da discussão mundial sobre segurança pública e saúde. No Brasil, ele ganha relevância com uma ação em curso no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Em outros países, alguns governos têm mudado legislações proibicionistas e adotado modelos alternativos. A Lei de Drogas instituiu em 2006 uma política nacional sobre o assunto, prevendo um sistema de orientação aos Estados e a integração de suas políticas públicas. A grande novidade trazida pela lei, que substituiu a anterior, de 1976 (Lei 6.368), foi distinguir a maneira de lidar com usuários e traficantes. De maneira superficial ao tema, o usuário não pode ser preso em flagrante, como ocorria antes, e sua pena é alternativa: advertência, prestação de serviços à comunidade ou obrigação de cumprir medidas educativas. O objetivo é deslocar essas pessoas do âmbito penal para o âmbito da saúde pública. O usuário também deve assinar um termo circunstanciado, uma espécie de boletim de ocorrência para crimes de menor gravidade, perante um juiz ou, na ausência deste, diante da autoridade policial no local da abordagem. Por outro lado, o traficante pode vir a ser punido com pena de prisão de 5 a 15 anos. Importar, exportar e guardar drogas e cultivar matéria-prima para o tráfico acarretam a mesma penalidade. Dispositivos anteriores à Lei de Drogas, como a Constituição e a Lei de Crimes Hediondos, estabelecem que os condenados por tráfico não podem ser beneficiados com a extinção de suas penas (anistia, graça ou indulto). A questão colocada pela legislação atual é: como diferenciar um usuário de um traficante? A redação da Lei de Drogas recorre a critérios subjetivos, o que, na prática, deixa nas mãos de cada juiz decidir quem é enquadrado em qual categoria. Desta forma, para determinar se a droga se destinava a consumo pessoal, o magistrado atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente. Do ponto de vista jurídico, as principais controvérsias em relação à Lei de Drogas dizem respeito à sua aplicação. Boa parte do Judiciário brasileiro privilegia uma interpretação punitivista da lei, apesar de reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal que, nos últimos dez anos, procuraram adequar a legislação criminal às garantias da Constituição. O debate sobre a política de drogas no Brasil envolve uma série de áreas do conhecimento. Em geral, os setores favoráveis à flexibilização argumentam que a criminalização das drogas e a aplicação seletiva da lei pelo Judiciário aumentam os danos colaterais da atual política. Os defensores das políticas de proibição de substâncias costumam afirmar que o modelo brasileiro já é bastante avançado e que os problemas da aplicação falha devem ser corrigidos no Judiciário e com investimentos em saúde e segurança pública. Enquanto nas instâncias inferiores a subjetividade da lei leva ao aumento do encarceramento de pessoas acusadas ou condenadas por tráfico, no Supremo há um debate sobre a sua flexibilização. Lembrando que o STF é o guardião da Constituição Federal de 1988, não o dono dela. Temos que esperar.


Amor em família e pela Vila Pedreira
Cerca de quatro décadas de trabalho em benefício ao local que adotaram para viver
Moradores na Vila Pedreira, o casal Renita Rodrigues e Adão Bonifácio Domingues de Freitas são casados há 43 anos. Dona Renita, como é conhecida, mora na comunidade Pedreira, como gosta de chamar seu bairro há 60 anos e seu Adão há 45 anos. Dona Renita foi presidente da Associação de Moradores da Comunidade de 1985 à 1994, tendo seu Adão como tesoureiro. Foi na gestão deles que conseguiram melhorias para a localidade como água, energia elétrica, telefone, escritura, foram algumas ações que realizaram em prol da Pedreira. “Graças a dedicação e ao trabalho de uma diretoria que muito trabalhou hoje 80% da Vila Pedreira é regularizada, ou seja, os moradores possuem as escrituras de seus imóveis”, disse Renita. Ela salientou que foi uma luta iniciada no início da gestão da Associação, quando presidente e sua diretoria. Renita e Adão comentam que ainda faltam muitas coisas para que a Pedreira possa alcançar o patamar que desejam, dentre estas, melhorias que ainda querem ver realizadas está a abertura das ruas e a falta de segurança. Para eles a educação oferecida no CMEB Trindade tem uma ótima qualidade.
ANIVERSÁRIO - Seu Adão completou 73 anos no dia 11 de setembro, junto com a filha Marilei Rodrigues de Freitas. Dona Renita já completou seu aniversário e conta com 74 anos de idade. Mulher forte e decidida. São pais de Calvan e já tem um neto. Sendo que o trabalho do casal em prol de sua comunidade não fica apenas na Associação de Moradores, são ministros da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde são coordenadores. “Fizemos muito no passado para erguer a capela, como galetos, festas e muitas outras atividades. Nos dias atuais, pelo fato da idade, realizam apenas um brechó com roupas que recebem de doação”. Adão e Renita ficam preocupados e chateados com a intolerância religiosa que vem ocorrendo no país, pensam que em Esteio todos conseguem conviver em harmonia. Conseguem perceber que este momento é fruto das consequências das más gestões e exemplos negativos dos governantes e que isto reflete aqui na cidade. Se preocupam com os mais novos e com o futuro dos jovens e crianças.


Feira de Ciências mobiliza alunos
Feira aconteceu no ginásio poliesportivo da escola
O Colégio Adventista de Esteio realizou no dia 12 de setembro, a IV Feira de Iniciação Científica. A solenidade de abertura contou a Orquestra Infanto Juvenil da igreja Adventista do Sétimo Dia e aconteceu no ginásio poliesportivo da instituição. O tema deste ano foi ‘CAE: Em defesa da vida e da sustentabilidade’. O repórter do Jornal Destaque, Anderson Loureiro, foi um dos avaliadores dos trabalhos expostos. Segundo a diretora do CAE, Carmen Cesar, no turno da manhã foram desenvolvidos 63 trabalhos e a tarde, 31, que resultou no envolvimento de alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino Médio. Diversos temas do cotidiano fizeram parte da atividade. Entre eles, o estudante Gustavo Mayer, que abordou o tema sobre as ações em torno do Arroio Sapucaia. Tratou sobre sua renaturalização e as ações que tinha como objetivo evitar novos alagamentos.


Jovem esteiense participa de concurso de modelo na região 
O esteiense jovem Cassio Henrique Ferreira Arndt, 17 anos participou no dia 20 de setembro, em Canoas, do concurso New Model RS, considerado o maior concurso de modelos do Estado. Ele relatou que teve conhecimento do concurso através de uma rede social, no qual sua madrasta lhe comunicou do evento. “Enviei o material solicitado sem maiores pretensões, em poucas horas recebi a notificação para mandar dados pessoais e uma foto. A expectativa é grande pois é o primeiro trabalho que realizo na área. Tanto que uma ex-participante de um reality show foi uma das juradas, assim como modelos profissionais”. Cassio é aluno do 1º ano do ensino Médio da Escola Estadual José Loureiro da Silva.


CPM divulga resultados 
de ações 
Através de operações policiais foi possível prender suspeitos e recolher drogas e armas
O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) apresentou em agosto, o resultado de suas atividades no primeiro semestre de 2017. De janeiro a julho deste ano, foram presos 538 foragidos e apreendidos 422 armas, 27,37 quilos de cocaína, 103,35 quilos de maconha e 11,53 quilos de crack. Sediado em Canoas, o CPM abrange cidades como Esteio e Sapucaia do Sul. Os dados foram apresentados pelo comandante do CPM, coronel Altemir Lima, ao comandante-geral da Corporação, coronel Andreis Silvio Dal’ lago.
  ORDEM - De acordo com o coronel Lima, o CPM tem atingido o objetivo de oferecer sensação de segurança à população da Região Metropolitana. “Procuramos manter a ordem nos municípios em que somos responsáveis, através dos comandos locais”, afirmou o coronel. Ele salientou que os resultados tem sido positivo, em termos operacionais, principalmente pelas ações oferecidas pelo programa Avante. A área de abrangência é de cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o que equivale a 0,4% do território gaúcho, e atende mais de 1,4 milhão de pessoas.

‘Operação Metal’ resulta na prisão de mulher
Foi localizado fios e baterias estacionárias, devido a receptação de materiais 
Integrantes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP) prenderam no dia 04 de setembro a proprietária de um estabelecimento comercial por receptação qualificada em Sapucaia do Sul. A prisão faz parte de mais uma etapa da ‘Operação Metal’ que tem por objetivo o combate ao furto ou roubo de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, especialmente, utilizados por empresas de telefonia. Os policiais do setor competente, com auxílio de técnicos de empresa concessionária de serviço público, diligenciaram em cinco estabelecimentos. Em uma empresa de comércio de sucata de Sapucaia do Sul, foram localizadas sete baterias. Além disso, no local havia diversos componentes de uma torre de telefonia com as identificações de uma empresa de telecomunicações. Diante dos fatos, a responsável foi presa em flagrante.


Suspeito é capturado após furto em residência
Entre os objetos furtados estava um violão
Por volta das 11h50, policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 36 anos, por furto em residência. O fato ocorreu na área central do município. Conforme informações relatadas pelos PMs, que atenderam a ocorrência, a Sala de Operações recebeu um comunicado que um indivíduo estaria andando pelas ruas do Centro carregando um violão e que provavelmente seria oriundo de um furto. Ao ser localizado, o suspeito foi revistado e disse que o objeto havia sido furtado, juntamente com uma máquina lixadeira que estava em seu poder. O indivíduo falou que levou os materiais de uma casa localizada na Avenida Padre Claret. Ao receber voz de prisão, os policiais o conduziram para o Hospital São Camilo para realizar exames de lesão e em seguida para a DPPA, em Canoas, onde prestou depoimento.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

EDIÇÃO 2067

REFORMA TRABALHISTA
Participantes do encontro sobre a reforma da Previdência
“Não deve ter o nosso voto e nem mesmo o nosso apoio”. Com estas palavras marcaram a vinda do senador Paulo Paim, na noite de 04 de setembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores. Um dos principais motivos de sua presença foi debater com a comunidade a Reforma da Previdência. Paim falou sobre vários questionamentos sobre a Reforma, que retira inúmeros direitos dos trabalhadores brasileiros. Em relação esperança e na retomada da consciência Política, o senador ressaltou a criação de uma frente ampla para superar os impasses políticos do Brasil. Para o senador, o momento que vivemos é de reflexão e que só encontrará solução quando o povo estiver nas ruas, brigando pelos seus direitos. O evento promovido pelo Comitê Sindical e Popular Esteio – Nenhum Direito a Menos contou com um número expressivo de participantes. Participaram os vereadores Leonardo Dahmer, Marcio Alemão, Rute Viegas e Luiz Duarte.


Grupo comemora 15 anos de trabalho 
Data foi marcada com a vinda da unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre
Cerca de 100 coletas de bolsa de sangue foram feitas na ação
Os quinze anos do Grupo de Voluntários Sangue Amigo da Vida foi comemorado em grande estilo com uma campanha de incentivo a doação de sangue, através da participação da unidade móvel do Hemocentro. A ação foi realizada no dia 31 de agosto, no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central de Esteio. Segundo uma das responsáveis pelo grupo, Ana Tavares, um dos principais objetivos da campanha é incentivar a comunidade a doar sangue e com isso aumentar o estoque dos hospitais da região. “Nestes próximos meses serão marcados por diversos feriados nacionais, sendo alguns pode chegar até quatro dias e isso faz com que há mais veículo nas estradas e também maior probabilidade de acidentes. Por isso que devemos estar preparados para estas situações”, explicou Ana. Ela salientou que os parceiros e colaboradores são fundamentais para que o trabalho seja sucesso. Para Jane, a data representa um trabalho de dois grupos que se uniu em prol de uma causa e está tendo resultados expressivos. “Além da vinda da unidade móvel, todos os meses viabilizamos os interessados em ir a Porto Alegre dar sua contribuição de maneira gratuita. Um gesto nobre e salvador”.
INCENTIVO - De acordo com a laboratorista Vinicius Martin Velho, 36 anos fez a coleta sangue na unidade móvel e estava sob o olhar do filho de oito anos. “Sou doador frequente de sangue e ter a oportunidade de ajudar o próximo é algo recompensador. Estou desde já mostrando para uma criança que pequenas ações podem resolver problemas, em diversos aspectos”. Os interessados em ir doar sangue no Hemocentro na Capital, onde será disponibilizado um ônibus será no dia 29 de setembro, com saída às 7h30, da Rua Garibaldi, ao lado do Clube Aliança. Mais informações pelos telefones 9920-99478 ou 9922-46152. A página no Facebook é Grupo Sangue Amigo da Vida e o endereço eletrônico é gruposangueamigodavida@hotmail.com.


Melhorias na nova rede de drenagem
As ações tem por objetivo ajudar no escoamento de água
A instalação de uma nova rede de drenagem pluvial na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua São Sebastião do Caí continua, com ações, inclusive, na madrugada. Entre as 23 horas do dia 31 de agosto e às 3h da manhã de 01 de setembro, a equipe da secretaria de Obras e Serviços Urbanos atuou no local em conjunto com uma terceirizada da Corsan.  O motivo da intervenção naquele horário, de forma excepcional, era a necessidade de fazer alterações no trajeto da rede adutora da Corsan, de forma que ela contornasse os recém assentados tubos da drenagem. Para isso, foi preciso desligar o abastecimento de água na cidade. O horário da madrugada foi definido entre a Prefeitura e a companhia estatal para reduzir os transtornos aos moradores, pois o retorno dos serviços foi logo providenciado.  Com todos os encanamentos devidamente instalados, o trabalho se focou mais nos acabamentos da obra, como o fechamento de tampas, aterro e preparação para a repavimentação da via. Inicialmente, estava prevista a utilização de 12 metros de canos, com mil milímetros de diâmetro. Entretanto, as más condições em que a rede atual se encontrava levaram a SMOSU a substituir 22 metros de tubulações. O objetivo da ação é tentar solucionar um antigo problema de falta de escoamento de água no local, o que causava alagamentos no entorno em dias de chuva.


Jovem esteiense tem 
se destacado nas 
redes sociais 
Em sua página no Instagram dá dicas para bem viver, além de divulgar seus talentos 
Estudante de Psicologia, Luísa Jacobus tem se destacado também nas redes sociais. Moradora de Esteio, Luiza tem em seu Instagram mais de 11.800 seguidores, onde através de fotos ela dá dicas sobre estilo de vida saudável, moda e até de vida pessoal. Este trabalho vem sendo conhecido como Digital Influencer. Outro ponto que também atrai os internautas é pela música pelo talento musical de voz, violão e piano. Musicista desde criança, mas o mundo da moda é fascinante. Além de alcançar um público amplo, Luísa apresenta conteúdos predominantemente direcionados para mulheres de 18 a 34 anos. “O que me faz sorrir é dar aulas de piano, visitar bons restaurantes e conhecer lugares incríveis com pessoas que amo”, destaca Luísa. Informações pelo telefone (51) 99539-7559 ou pelo e-mail luisajacobus@hotmail.com. No Instagram pode seguir por intermédio da página @luisajacobus.


Cultura tem espaço na Rádio Destaque 
Entre as novidades que a Rádio Destaque vem oferecendo para os ouvintes e nas redes sociais está com novidades. Estreou no dia 23 de agosto, o programa ‘Em Busca da Cultura’. A apresentação está a cargo do produtor cultural Maurício Rocha. Na primeira edição, o convidado foi o músico Michael Diefenthaler. Na oportunidade, Maurício abordou tema vinculado à música e cultura com o entrevistado. O programa é apresentado todas as quintas-feiras, às 16 horas. Para conhecer mais sobre a programação pode acessar o site www.destaque.tv ou pela página no Facebook através da Live Jornal Destaque.




Museu Destaque integra a programação
da Primavera dos Museus
Documento certificando a participação no evento
O Museu Histórico Destaque de Esteio fará parte da 11ª Primavera dos Museus. A ação ocorrerá de 18 a 29 de setembro, das 10h às 17h30. A atividade terá visitas guiadas, onde será apresentada através de fotos e peças que mostram um pouco da história da cidade desde os primórdios até o início do século XXI. A presença de pessoas é de aproximadamente 30 pessoas. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134. Em outubro, o Museu Destaque completa 26 anos de existência. Informações pelos telefones 3473-1712 e 3459-0430. Mais informações através do endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br.

Caminhada marca encerramento 
da Semana com Deficiência 
Durante o evento, as atividades foram direcionadas pela luta dos direitos e deveres
Representantes de diversos segmentos participaram do ato
A 5ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Esteio chegou ao fim com caminhada e muita música. Bandas de alunos do Programa Mais Educação dos centros municipais de Educação Básica Luiza Silvestre, Eva Karnal e Vila Olímpica animaram o passeio com o uso de percussão. Alunos do Flôres da Cunha, e integrantes da Apae Esteio, Apapede, Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência (Compede) e o Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei), também fizeram parte da atividade. A caminhada partiu da Rua Garibaldi até o Paço Municipal. Mais de 300 crianças e jovens participaram da solenidade. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Leonardo Pascoal e a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara. “Ganhar as ruas é importante para mostrar a todos os que passam o quão relevante é o tema. Mais do que conscientização, ela traz a luta por políticas públicas melhores para avançar nos cuidados e direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO - A titular da pasta de Cidadania, Tatiana Tanara, chamou a atenção para a participação da comunidade. “É muito bonito ver uma atividade com uma mobilização expressiva. Isso nos mostra a importância de uma cidade que dá espaço para as pessoas reivindicarem seus direitos”, comentou Tatiana.  Representante do Compede, Ligia Leal, agradeceu a todos pela semana. “Realizamos uma semana diferenciada, com propostas de reflexão e discussões que vêm ao encontro daquilo que tanto lutamos, o respeito aos nossos direitos. Isso nos realiza e mobiliza para continuarmos a trabalhar cada vez mais”, destacou.  A 5ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi promovida pelo Compede em parceria com o Centro Municipal de Educação Inclusiva.


Terço dos Homens completa uma década
Grupo realizou atividades importantes ao longo do ano
Durante a realização da novena em homenagem a padroeira de Esteio, Imaculado Coração de Maria, em agosto, em um dos dias, parte da programação foi conduzida pelo grupo que integra ao Terço dos Homens. Segundo o atual coordenador do Terço, Odacio de Oliveira Eccel, desde 2013 assumi a função e a cada momento tem sido uma experiência espetacular. “Foi uma transformação que ocorreu na vida de aproximadamente 75 homens que tem recebido bênçãos e mudado a forma de observar a vida”, disse Eccel. Ele contou um dos principais benefícios que teve desde que começou a frequentar o Terço dos Homens foi tomar um cuidado a mais com a família, bem como conhecer mais os ensinamentos da Bíblia. “Aprendi a ter mais paciência e entender as dificuldades do próximo”. Um dos integrantes do Terço desde suas primeiras atividades na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Francisco Borges, comentou que realizou algumas renúncias de bens materiais na vida e se voltou mais para a religiosidade. “Desde o momento em que ingressei para o grupo, a impressão é que a fé se tornou mais significante e oração proporcionou momentos felizes”. Idealizador na igreja, o padre Léo Hastenteufel, que por dez anos esteve na paróquia, entre 2000 e 2010, relatou que a presença dos homens no templo religioso o tornaram mais participativo e contribuiu na questão de ficarem mais desinibidos. “É muito satisfatório retornar a paróquia onde fiz amigos e ajudei em diversas ações. Melhor ainda é ver que estão dando continuidade ao trabalho”. Atualmente, padre Léo esta exercendo o sacerdócio na Igreja Santa Terezinha, em Porto Alegre.


Acendimento da Pira marca a 
Semana da Pátria em Esteio 
Corredores conduziram a chama pelas principais ruas da cidade
Padre deu a bênção para esta atividade cívica
A Pira da Pátria chegou em frente à Prefeitura de Esteio, No dia 01 de setembro, dando início à Semana da Pátria no Município. O Fogo Simbólico foi aceso na Paróquia Imaculado Coração de Maria e recebeu a bênção do pároco Fernando Glucklich Pietranera. E em seguida, conduzida por atletas da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) que percorreram diversas ruas do Centro até o Paço Municipal. Coube ao vice-prefeito Jaime da Rosa acender a Pira dando início às comemorações cívicas. “É com grande satisfação que recebo o fogo simbólico em homenagem ao início da Semana da Pátria. Graças a Dom Pedro, somos um país independente de Portugal. Agradeço a presença de todos e declaro aberta a Semana da Pátria em Esteio”, disse Jaime.
PARTICIPAÇÃO - O servidor em atividade mais antigo da Prefeitura, Mário Perini, o vice-prefeito e o coordenador do escritório do Empreendedor de Esteio, Fernando Cheruti, hastearam as bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e de Esteio, respectivamente, ao som do Hino Nacional. Estudantes dos centros municipais de Educação Básica (CMEB) esteienses e representantes de entidades do Município cuidarão do Fogo Simbólico da Pátria, fazendo a guarda do monumento. O fogo foi apagado em um ato no dia 07, dia da Independência do Brasil. Neste ano também ocorreu o desfile cívico na Avenida Presidente Vargas.


Cantora lírica tem apresentações na região 
A cantora lírica de Esteio Yasmini Vargaz está ampliando e divulgando seu trabalho pelo país. Entre os dias 03 e 07 de setembro, a cantora esteve em Belém, no estado do Pará, dando aulas. Após este período, Yasmini fará um concerto no Sesc Canoas com o quinteto de cordas, no dia 30 de setembro. Em seguida, a cantora juntamente com a Sinfônica de Carazinho farão uma apresentação em Capão da Canoa. E em outubro estará fazendo uma participação junto com a Orquestra de Carazinho. “Em novembro, está sendo programado um grande evento musical que pretende chamar a atenção da comunidade”, informou Yasmini.


LORI EMANOELA DA SILVA 
PRIMAVERA QUASE VERÃO... 
Enfim estamos em setembro, mês das flores, dos grandes amores, dos dias nublados e chuvosos a tal enchente de São Miguel (comentado desde que sou criança em minha família), dia da árvore, dia da pátria, do gaúcho, do cavalo, primavera anunciando o verão... Faltando praticamente três meses para o Natal, as festas, as férias, essas coisas boas da vida... Somos seres que deixamos nossa história pra sempre por onde passamos e vivemos, e quem sabe talvez façam parte de uma conversa engraçada quando encerramos nossa jornada aqui na Terra, ou talvez, faremos alguém chorar de saudade por conta de uma linda lembrança; é não é a toa que quando fazemos aniversário nossos tios falem: – Quantas primaveras? Acho que por ser uma estação de transformação e renovação, ia ser engraçado ouvir quantos invernos, ou até mesmo, quantos outonos... Sabiamente a natureza faz nosso coração amadurecer, precisamente por que embora as estações voltem, não voltam às histórias, mas as lembranças vividas no linear das estações, ah, como gostaria de entender a rotação e a translação da Terra e poder construir um museu de memórias lindas, onde a doce primavera com seu perfume inebriante voltasse ao tempo que sentada a beira da porta escutava  histórias de meu velho pai, eu e minha irmã com tranças longas ouvíamos atentamente cada palavra. Primavera em setembro, colorido do jardim, flores perfumadas, brincar de esconde esconde, estrelinha na calçada, tempo de renite, espirro e blusa meia- estação, e de grande saudade em meu coração... Seja bem-vindo setembro.
Abraço fraterno e toda bênção!

Telefonia e prestadores de serviço são principais alvos de reclamação no Procon 

Trabalho visa resolver problemas que causam danos ao consumidor
Procon de Esteio fica instalado no prédio administrativo no Centro
Assumindo o cargo de Diretor e Jurídico do Procon Esteio, Rafael Teixeira Dutra, faz um balanço das ações do serviço prestado na cidade nestes seis meses de governo. O sistema municipal de defesa do consumidor é formado pelo Procon e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor. Segundo Rafael os serviços que mais recebem reclamações são os serviços de telefonia, internet e os prestadores de serviços públicos de água e luz. O Procon que está localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, nº 150, atende um número grande de pessoas em busca de resposta a violações de direitos do consumidor. O departamento busca intermediar a relação consumidor e prestador de serviços. Rafael cita como exemplo da empresa que presta serviço de energia elétrica na cidade. “Eles tem efetuado cortes de energia dos consumidores após um curto prazo de tempo. Cumprindo um prazo determinado pelas agências reguladoras, que seguem um regulamento. Há previsão legal para os cortes, mais no entendimento do Procon, isto fere os direitos do cidadão”.
AUXÍLIO - O Procon atua de duas maneiras, ou é instado pelo consumidor, quando o mesmo é lesado pela prestadora de serviço, ou quando percebe que está acontecendo o abuso e o consumidor está sendo lesado. No segundo caso, é aberto um processo administrativo. Buscando sempre o diálogo, a intermediação, procurando alcançar a resolução da demanda. No caso de processo administrativo o processo é rápido, não tendo um tempo determinado para a conclusão. O Procon tem buscado realizar uma audiência com a empresa de energia elétrica que atende o município e comunidade para que se chegue a um termo de ajuste de serviço, com maior prazo de tolerância para os cortes de energia. O Procon atende de segunda a sexta feira das 12h30 às 18 horas . Os telefones para atendimento são 34338201 e 34338202.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
SETEMBRINAS 
Os pássaros mais alegremente Afinal, a primavera pede passagem... Os prédios do antigo Seminário, parte deles recuperados e torna-se uma opção de lazer em família na cidade... Entre o final de agosto e início de setembro, o Parque Assis Brasil anda lotado: muitos animais, muita gente, muita máquina. Isso e muito mais é a Expointer... A festa, no entanto, é linda e famosa! Ainda neste mês ocorre os desfiles da Semana da Pátria, onde antigamente, havia mais participação, mais vibração, maior ânimo. Precisamos render o amor pátrio... Onde foram parar as bandeiras brasileiras? Que sumiço! Outrora, viam-se inúmeros carros enfeitados com fitinhas verde-amarelas, cadê as bonitas fitas?... Lamentavelmente o brasileiro anda desanimado. Triste, preocupado. “Procuramos Ser bons Brasileiros?” Milhões passam fome. Muitíssimos não possuem terra, casa, emprego. A preocupação precípua reside na luta pela sobrevivência... O cidadão de barriga vazia irá pensar em bandeiras e em fitinhas?... Dificilmente quase impossível!... Semana da Pátria! E os bandidos e a insegurança?... E a impunidade?... Muitas posturas devem ser revistas. Por que alguns poucos ganham muito, e muitos recebem tão pouco?... Os líderes políticos precisam colocar o povo acima dos interesses partidários. Primeiro o povão. Depois, os partidos. Pelo menos, deveria ser assim... Setembro: mês farroupilha. Em geral, o gaúcho gosta de recordar as tradições dos antepassados. Recorda e revive. Na Semana Farroupilha, haverá muitas missas crioulas. O espírito cristão anda junto com a tradição. Isto é muito bom e louvável! Em setembro, a igreja católica recorda, com muito carinho, a BÍBLIA, a PALAVRA DE DEUS. Muita gente decora a bíblia para atacar os outros. Adianta?... Precisamos vivenciar os ensinamentos bíblicos e não decorar com segundas intenções... A Bíblia tem vez e voz nas nossas casas? Tomara! Os sabiás gorjeiam muito mais... A natureza se transforma... Logo mais, PRIMAVERA. Seja bem vinda!
Fim de papo.


Presidente do Compede relata
experiências de vida e de atuação 
Além do Conselho, Ligia mostra a força e a determinação da mulher 
Ligia Leal dos Santos e o companheiro Rafael
Após a realização da Semana com Deficiência de Esteio, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Esteio (COMPEDE), Ligia Leal dos Santos, esteve no Jornal Destaque para fazer uma avaliação da atividade. Ela ressalta que um dos pontos positivos da semana foi a participação das escolas do município na Caminhada. “Foi possível mostrar o amadurecimento e uma participação com muita seriedade. O trabalho sério com as escolas, evidenciou a importância das atividades”, comentou. Ligia disse que faltou autonomia para que o COMPEDE pudesse agir com mais naturalidade. “Entre as ações da semana, o cine debate que foi organizado pelo Centro Municipal de Educação Inclusiva, foi um dos momentos que alcançou um público expressivo e se tornou muito interessante”.
INTERESSE - Falando em COMPEDE que tem o lema da Inclusão Nada sobre nós, sem nós. Ligia ressaltou que o conselho vem trabalhando, que sente que o trabalho é lento, que às vezes, fica difícil as pessoas que não são deficientes, saber o quanto é difícil ser deficiente. “Mas atividades como a Semana da Pessoa com Deficiência possibilita a discussão de assuntos pertinentes”. O Conselho é paritário e formado por sete pessoas da sociedade civil organizada e sete pessoas indicadas pelo governo. O COMPEDE estará abrindo eleições para composição da sociedade civil do dia 18 a 29 de setembro, entre as exigências está ser morador de Esteio, ter indicação da entidade quando a pessoa concorrer a vaga por entidades, comprovante de residência e Xerox de RG e CPF. Ligia relatou que está há onze anos no Conselho, pela primeira vez ocupa o cargo de presidente, onde sua vaga pertence a Associação dos Deficientes de Canoas (Adevic). Ela enfatizou que para próxima gestão do Conselho, com estas eleições, três entidades estarão concorrendo a uma vaga, que a disputa será entre ADEVIC, APAE e Associação de Pais e Amigos de Deficientes de Esteio e Sapucaia do Sul (APAPEDE).
RECOMEÇO APÓS PERDER A VISÃO 
Ligia ficou deficiente visual aos 37 anos e foi recomendada a voltar a estudar. Iniciou seus estudos na Colégio Estadual Caetano Gonçalves da Silva, onde começou a sentir a falta de material e o que sofre um deficiente visual para conseguir alcançar seus objetivos. Aconselhada pela então vereadora Michele Pereira a ingressar com ação no Ministério Público, Ligia encontrou a saída para solução de seus problemas na ADEVIC e através da ex-parlamentar, Ligia trouxe a ADEVIC para realizar atividades em Esteio. Hoje mais de 20 pessoas, entre adultos e crianças, são atendidas pela ADEVIC na cidade. Ligia é casada com Rafael e conta que foi num baile que conheceu seu companheiro. Mãe de três filhos, duas mulheres e um homem, ela também tem um neto.
VIDA ADAPTADA PARA CEGOS
Ligia sente-se gratificada em poder ajudar as pessoas. No dia 26 de agosto, foi realizado um jogo de snooker adaptado para cegos, uma das atividades da ADEVIC em Esteio. Ligia participou de curso de cinema e o curta metragem, resultado do que foi aprendido, será apresentado em Canoas no dia 16 de setembro, às 19 horas, na sede da instituição, que está em tratativas para trazer o curta para uma apresentação em Esteio.

Fábio Evangelista esteve na rádio e no JD
CUFA é implantada 
em Sapucaia 
A proposta é incentivar os jovens a não 
entrar na criminalidade 
O representante da Central Única das Favelas (CUFA) de Sapucaia do Sul, Fábio Evangelista esteve na tarde do dia 29 de agosto, na sede do Jornal Destaque. Além disso, também esteve concedendo uma entrevista na Rádio Destaque no programa Esporte: a luta da vida, sob o comando de Abílio Mendes. Fábio relatou que a história teve início quando conheceu o comunicador Manoel Soares, após sua visita ao bairro Colina Verde, após um temporal seguido de uma chuva de pedra que devastou a cidade. “Por atuar na comunidade e ser líder comunitário, após o vendaval, o ginásio do bairro abrigou cerca de 140 pessoas, sendo 22 bebês. Isso foi muito tocante e emocionante, pois grande parte dos moradores chegaram a ficar quase cinco dias sem luz, devido a tamanha destruição”. Ele salientou que após este contato em 2017, após uma postagem no Facebook do apresentador informando sobre os interessados em implantação da CUFA na cidade, Fábio tomou a iniciativa. “Resolvi participar e já faz alguns meses que a entidade fixou território em Sapucaia do Sul, trabalhando em prol da comunidade”.
GRAFITE - De acordo com Fábio, a CUFA tem realizado trabalhos em algumas escolas municipais, chegando ao patamar de sete. “Apesar de pouco tempo conseguimos passar conhecimento sobre o grafite para os jovens das instituições, abrangendo cerca de quatro mil jovens. Colaboramos para que eles não ingressem no caminho do crime”. Ele ressaltou que por intermédio de projeto entre a CUFA, Isergs e governo federal proporcionará a execução da Semana da Consciência Negra do município a ser realizado em novembro. Em outubro, integrantes da CUFA estão ensaiando uma peça de teatro falando sobre violência, a ser realizado na área central do município.

Atletas participaram do torneio de câmbio
Os vencedores do torneio que aconteceu no Kurashiki
O município de Sapucaia do Sul sediou em 26 de agosto, o torneio de Câmbio. O evento ocorreu no Ginásio Kurashiki. Nesta edição, o evento contou com a participação de dez equipes que integram diversas cidades da Região Metropolitana. O título de campeã da competição ficou para a equipe Vida Saudável, do município anfitrião da atividade esportiva. O segundo lugar ficou com SEMIS, de São Leopoldo; e o terceiro lugar com Sem Limite, de Porto Alegre. O torneio também reuniu equipes de Canoas e Torres.


Atleta conquista cinturão de ouro 
em Canoas
No dia 03 de setembro, os atletas do boxe conquistaram títulos expressivos, durante a realização do 3º Torneio Marcus Augusto F. de Mesquita. O evento foi realizado no ginásio do Bolão gaúcho, no município de Canoas. A equipe Gladiadores do Ringue obteve três medalhas de ouro e o cinturão gaúcho 80 quilos com Rodrigo de Jesus. Este título pertence a CUFA RS Esteio. De acordo com Abílio Mendes, os atletas conquistaram cem por cento de aproveitamento o que proporcionou uma representatividade e a mostra do potencial de nossos atletas, devido aos constantes treinos e o foco no trabalho.





Associação do São José mostra o potencial 
do artesanato esteiense 
As voluntárias estiveram presentes em mais uma feira do 
agronegócio no Parque Assis Brasil 
Maria di Pietro falou de sua trajetória
Para fazer um balanço das atividades ligadas ao artesanato de Esteio e também da sua caminhada frente a Associação Maria José, esteve na sede do Jornal Destaque Maria Elizabeth di Pietro. Ela coordenou o trabalho de um grupo de artesãos da entidade durante a 40ª Expointer. “O resultado foi satisfatório e que foi um dos primeiros anos que não choveu”, disse Maria. Ela ressaltou que quem compra produtos oriundos do artesanato não são pessoas com alto poder aquisitivo, mas sim com menos recursos financeiros que vem para adquirir nossos produtos. “As vendas foram acima do que se esperava. A economia solidária é importante neste processo e fico monitorando o trabalho do grupo”. Maria relatou que para realizar suas atividades, a associação recebe doações de outros municípios e de empresas, realizando assim um trabalho de que possibilita a participação de pessoas da região em busca de formação. “Procuro estar atenta a datas comemorativas para realizar alguns trabalhos. É utilizado na confecção materiais reciclados para o artesanato. A maioria dos donativos são de empresas”. Ela explicou que faz seus trabalhos em cima do material que tem ao seu alcance e com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
COPA - Maria disse que fica orgulhosa quando lembra que na Copa de 2014, o grupo foi selecionado para fazer as lembranças da Copa, pelo SEBRAE. Através do seu trabalho já foi representar Esteio em Minas Gerais e Olinda. “Quando fui representar a cidade pela primeira vez, senti que não tinha material de divulgação, fiquei chateada quando viu que as outras localidades e estados estavam representados com uma riqueza de material. Na sua segunda participação elaborei um trabalho digno para o grupo”.
HISTÓRIA DE VIDA E DE VOLUNTARIADO 
Maria di Pietro, que nasceu em São Francisco de Paula e está na cidade de Esteio, desde quando tinha um ano de idade. Sua trajetória com orgulho e com sabedoria de quem sabe da importância do trabalho coletivo. Neta de trabalhador do DAER, com sede em Esteio, que fez com que a família tivesse que vir morar no muncípio. Maria conta com orgulho que o pai lhe passou a herança do trabalho voluntário. Ele que era trabalhador na Prefeitura de São Leopoldo. Ela iniciou seu trabalho na Legião da Boa Vontade (LBV), que era dirigida em Esteio por Bernadete Seibt, ali aprendeu a realizar o trabalho com artesanato. “Fui aos poucos aprimorando e me aproximando das pessoas. Já se passaram quatro décadas desde a primeira ação. Fica chateada quando vai para uma feira e que suas companheiras não conseguem vender. Para isto sempre tem uma reserva de material e de peças para auxiliar quem não vendeu nada”.
TEORIA DE TRABALHO NUMA ASSOCIAÇÃO 
Para Maria di Pietro, todas as pessoas tem um dom e quando põe o olho na pessoa, sabe se a pessoa tem um bom coração ou não. Maria tem cinco filhos, quatro homens e uma mulher e ainda tem duas filhas de coração. Seus principais orgulhos são seus oito netos. Coordena o Grupo de Voluntários da Associação Maria José, composto por 15 pessoas fixas e muitas outras que passam pela entidade em busca de formação. A associação fica na Rua do Parlamento, 56, bairro São José. Tradicionalmente, Maria, juntamente pessoas da localidade e colaboradores fazem a festa em homenagem ao Dia das Crianças e no Natal, além de ajudar os mais carentes no município de Barra do Ribeiro e arredores.


Oficina musical é oferecida para 
jovens na Praça CEU
Todas as quintas-feiras, à noite, um grupo se reúne no Centro de Arte e Esporte Unificado - Praça do CEU, em Sapucaia do Sul para aprender e criar batidas e melodias de rap. Os encontros acontecem durante a oficina de Beatmaker, que significa “criador de batidas”. A iniciativa, gratuita. Para ser um beatmaker não há idade. Na turma, segundo conta um dos oficineiros, o produtor musical Tiago Sperb Machado, os alunos têm idade entre cinco e 30 anos. Nas aulas, utilizando computador, software e fone de ouvido, eles aprendem a fazer o instrumental da música RAP. Além de Tiago, o rapper André Ments ministra a oficina. Ambos são voluntários. Quem tem interesse em se tornar um “criador de batidas”, pode se inscrever na praça que fica na Avenida Valdomimo Rodrigues Machado, S/N, bairro Vargas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É necessária a apresentação de cópia de documento de identidade ou certidão de nascimento e de comprovante de residência, além de atestado escolar para os estudantes. Mais informações pelo telefone 3450-4180.


REIKI E ESPIRITISMO
No dia 02 de setembro, o auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio foi palco da realização da VI Jornada pela Cura – Seminário Holístico. Organizado por Sahi Devi, o evento contou com a participação de representantes deste segmento. No período da manhã, além de apresentações musicais, também aconteceu palestras sobre o poder da cura através do Reiki, reprogramação mental, humanização no nascimento, entre outros. Também ocorreu uma apresentação sobre a importância dos florais e o neo xamanismo. O encerramento foi marcado com um Reiki coletivo. Nesta data foi realizado as últimas ações da 30ª Semana Espírita de Esteio. O evento aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal.


Idoso morre baleado 
Além do crime, os suspeitos assaltaram 
pedestres no bairro
Um estabelecimento comercial localizado na Avenida Luiz Pasteur, no bairro Três Marias foi palco de uma tragédia que causou a morte de um homem de 71 anos. O fato ocorreu no dia 02 de setembro, onde resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, por policiais militares. Conforme informações obtidas pela Brigada Militar, integrantes da Sala de Operações da BM foram comunicados que um indivíduo teria sido alvejado. Com isso, uma guarnição foi até o local indicado. Ao chegarem verificaram que o idoso já estava quase em óbito. Uma testemunha relatou aos PMs que dois indivíduos armados em um veículo da marca Fiesta, de placas de São Leopoldo chegaram no estabelecimento. Ao perceber a chegada dos suspeitos levantou-se e dirigiu-se até a dupla, sendo que um deles efetuou dois tiros. Um dos projéteis acertou a cabeça e outro, o peito. Após isso, fugiram do local sem levar nada.
ROUBO - A área foi isolada pela perícia, mas em menos de uma quadra do crime, os indivíduos assaltaram duas pessoas, onde roubaram os aparelhos de telefone celular. Um morador da região observou a situação e entrou em contato com a Brigada Militar. Ao ser verificar a viatura da BM, os indivíduos fugiram por ruas do bairro, onde iniciou uma perseguição. Um dos suspeitos tentou se esconder nas dependências de uma residência, mas foi capturado. Além de ser menor de idade, o suspeito apreendido, os brigadianos recuperaram dentro da casa, uma garrucha calibre 22 com duas munições deflagradas, e quatro munições de calibre 32 intactas e duas já usadas. Também foi encontrado na moradia, duas cápsulas de calibre 38 utilizadas, bem como foram localizados os objetos roubados das vítimas. De acordo com o menor, quem havia efetuado os disparos seria outro indivíduo que fugiu ao notar a chegada dos policiais. Diante dos fatos, foi realizada a apreensão do menor, o qual foi conduzido ao Hospital São Camilo para exames de lesões e em seguida a DPPA, em Canoas. O segundo suspeito que participou do crime encontra-se foragido.


Mulher é presa vendendo credenciais
Material foi recuperado e entregue aos organizadores do evento
Durante a realização da 40ª Expointer no Parque Assis Brasil, um dos pontos positivos desta edição foi relacionada com a segurança dos visitantes e dos profissionais que trabalharam durante mais de dez dias no evento. A Polícia Civil, por intermédio dos integrantes do Deic/DPM recuperaram na manhã do dia 30 de agosto, credenciais para acesso à Expointer. Conforme apurado nas investigações, uma mulher estava tentando vender as credenciais que dão direito à entrada através de uma rede social. Essas credenciais têm a venda proibida, pois são distribuídas pela comissão organizadora da maior feira agropecuária da América do Sul, aos expositores que trabalham no parque durante a feira. A mulher foi detida e as credenciais apreendidas em poder dela serão restituídas a Administração do Parque Assis Brasil. Será instaurado inquérito policial para apuração dos fatos. Informações ou denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 9841-87814.


Policiais se despedem de tenente coronel
O tenente coronel foi homenageado por sua passagem por Esteio
Em função da despedida do tenente coronel José Nilo Corrêa Alves, o efetivo do 34º BPM realizou uma atividade que aconteceu em agosto, no auditório da Acise. Na oportunidade, o tenente coronel foi agraciado com um presente do OPM, em função de sua transferência para o Comando do CRPO, que abrange a Fronteira Oeste do Estado, sediado no município de Santana do Livramento. O comando do Batalhão esteiense ficará interinamente sob o comando do Major Pereira Martins.


Indivíduos são capturados por 
tentativa de latrocínio 
Dois homens foram presos por policiais da 2ª DP de Sapucaia do Sul, na noite do dia 24 de agosto, no bairro Jardim. A dupla é suspeita de estar envolvida na tentativa de latrocínio. Conforme o titular da delegacia, Fernando Siqueira, após um período de investigação, foi apurado que os indivíduos tinham participação no delito ocorrido no dia 27 de julho deste ano. “No momento da ação, dois suspeitos invadiram uma farmácia e anunciaram o assalto. Um dos envolvidos portava um revólver e sob ameaça e violência roubaram dinheiro e objetos”, explicou Siqueira. Ele informou que no decorrer do assalto, um homem armado efetuou um disparo que atingiu a cabeça de uma das vítimas. “Após cometer o crime, em seguida, o trio fugiu do local”, relatou.


Foragido é detido por ter matado o irmão
Marreta utilizada para matar o homem
Agentes da Polícia Civil de Esteio, coordenados pelo delegado André Sperotto prenderam na manhã do dia 28 de agosto, um indivíduo suspeito de matar o próprio irmão, com golpes de marreta. Segundo o titular da DP esteiense, o homem possui mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Esteio, após a representação no órgão competente. O delito ocorreu em 25 de abril, quando a vítima foi encontrada morta em sua residência, com ferimentos na cabeça, provocadas pelo objeto. Após o início das investigações, foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Foi encontrada a marreta com vestígios de sangue. O objeto foi apreendido e encaminhado para a perícia, onde confirmou que se trata de sangue humano. Além disso foi diagnosticado que o material que estava na marreta era de humano e coincidia com o perfil genético da vítima. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional.