sexta-feira, 29 de setembro de 2017

EDIÇÃO 2069

A troca de postes na cidade, em alguns pontos deve ter uma atenção especial, em virtude do péssimo estado de conservação. Um destes locais na Rua Avelino Antônio Zonta, do bairro Novo Esteio. Pedestres e motoristas que passam pela via estão temerosos pela forma em que se encontra um poste, por causa da inclinação e deteriorado. Os fios também estão numa altura próxima a veículos e até pedestres.


CORUJA NO QUINTAL
Uma grata surpresa teve o apresentador da Rádio Destaque Abílio Mobus, do programa ‘Esporte, a Luta pela Vida’ que ao chegar em casa na terça feira, 26 de setembro. Ao ouvir o barulho dos cães latindo foi verificar o que estava acontecendo, então viu em seu pátio uma coruja. Ficou espantado e tomou a atitude de ligar para a Secretaria do Meio Ambiente, que prontamente foram recolher a corujinha e após atendimento fazer com que a mesma retorne a natureza. Coruja o símbolo da sabedoria e inteligência que traga muita paz e saúde para nosso amigo.









Mesmo com ações de melhorias,
a Presidente Vargas registra acidentes
com danos e lesões
Vias do Centro lideram número de acidentes 
Um dos motivos é o fluxo de 
veículos e de pedestres 
Entre os dias 18 e 25 de setembro, foi lembrado por ser a Semana Nacional do Trânsito. Para marcar a data, diversas atividades mobilizaram a comunidade, em especial as crianças, com blitz educativas chamando a atenção das pessoas para ter atenção redobrada no trânsito na cidade. Segundo o diretor de Trânsito e Transporte, Celson de Oliveira no período de 01 de janeiro de 2017 à 30 de agosto, a Avenida Presidente Vargas ficou em primeiro lugar nas estatísticas de acidentes com danos e lesões, que totalizou 36 e 13. Um dos prováveis motivos seja o intenso fluxo de veículos e pelos acessos a cidade e municípios como Sapucaia do Sul e Canoas. Em seguida, nas estatísticas vem a Rua 24 de Agosto, Avenida Senador Salgado Filho e Padre Felipe. “Tivemos um total de 259 casos com danos e 84, com lesões. A proposta é com ações reduzir ainda mais os números proporcionando um trânsito mais seguro, tanto para motoristas quanto para pedestres”.
RADAR - Ele salientou que entre as medidas que vem sendo realizadas em âmbito municipal é a Operação Radar, em que através do radar móvel já foi feita 180 notificações. Já as infrações aplicadas pelos fiscais de trânsito entre janeiro e agosto chegam ao patamar de 2.656. “Entre os motivos para infrações estão à falta do cinto de segurança, uso do celular ao volante e estacionar em área proibida”. Celson informou que entre os dias 18 e 19 de outubro, uma equipe da secretária de Segurança e Mobilidade Urbana estarão participando de um curso para montar um plano de mobilidade urbana, em Porto Alegre. “A partir deste trabalho também temos condições de dar uma atenção especial as ruas e avenidas, bem como apontar os pontos positivos e melhorar aqueles deficientes”.


Projeto desenvolvido na Vila Pedreira
ganha prêmio nacional 
Entre as atividades realizadas estão música, educação ambiental e culinária
Integrantes das pastas e do Comdica com o troféu 
A coordenação do projeto Construindo um Novo Caminho entregou para o chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal, no dia 19 de setembro, o prêmio que receberam em São Paulo, do Instituto Votorantim, por melhor gestão de projetos. A cerimônia ocorreu durante as atividades da Semana Farroupilha, no Piquete da Prefeitura, no Parque de Assis Brasil, com a presença de secretários, bem como da participação do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Manoel Pedro Rodrigues. A coordenadora técnica do projeto que é realizado há sete anos em parceria com o instituto Votorantim, Janete Brizola falou da importância do trabalho e do reconhecimento com o prêmio. “Em todo o país, Esteio é a única cidade que realiza este programa através de ações intersetoriais. São três secretarias e um conselho envolvidos, além de um centro de formação. Todos de mãos dadas para levar o melhor para os jovens em situação vulnerável”, afirmou Janete. Ela salientou que o município é o único no Estado a receber recursos do Instituto para a realização de projetos sociais. “Nosso objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes com direitos violados, além de contribuir para o fortalecimento das políticas e programas geridos pelos conselhos que cuidam dos direitos da criança e do adolescente”.
INTEGRAÇÃO - As ações do projeto são desenvolvidas pela pasta de Cidadania e Desenvolvimento Social em parceria com de Educação e de Saúde, além do Comdica. As ações são voltadas para crianças e adolescentes da Vila Pedreira. As três oficinas de música, educação ambiental e culinária, são executadas pelo Centro de Formação Teresa Verzeri, instituição que ganhou a licitação para desenvolver o projeto junto à Administração Municipal.
OFICINAS TEMÁTICAS PARA MENORES VULNERÁVEIS 
Em 2016, 57 crianças foram beneficiadas com as ações do Construindo um Novo Caminho. Foram promovidas 284 oficinas, com cinco temáticas diferentes. Iniciado em 2010, o projeto tem ações focadas na consequência dos resultados do Diagnóstico da Realidade da Criança e do Adolescente em Esteio, realizado em 2009. A partir deste trabalho, foram definidos os quatro pontos que são focados pelo programa: maus-tratos, evasão escolar, medidas socioeducativas e uso de substâncias psicoativas (drogas).


Novena marca festa dos 300 anos de Aparecida 
Neste ano, as comemorações terão um significado especial
Tempo religioso fica instalado no bairro Novo Esteio
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro Novo Esteio, através dos integrantes e festeiros estão preparando uma festa para comemorar os 300 anos de aparição da imagem da santa. A novena tem início a partir do dia 03 de outubro, com o tema ‘Deus restaura fé por Aparecida’. Já o lema deste ano é ‘Nosso povo saberá renascer’. No primeiro dia, a celebração começa às 20 horas, onde será abordado o assunto ‘Pela pesca, manifestou-se a devoção mariana’. No dia 04, também às 20 horas, o tema tratado será ‘Nossa Senhora vai ao encontro das famílias’. Em 05 de outubro, o tema central será ‘Brota o primeiro espaço celebrativo’ e no dia 06, o pároco responsável vai celebrar a novena com o assunto ‘Da perseguição, à perseverança’.
FESTIVIDADE - No dia 12, data que marca a aparição da imagem há três séculos, a festa tem início às 8 horas, com a procissão, seguido, às 9h30, com a bênção dos carros. A missa festiva será às 10 horas e o meio dia, almoço de confraternização. No período da tarde, festejos populares e sorteio de brindes com brincadeiras. O templo religioso fica na localizado na Rua Agostinho Camilo de Borba, 456.
PROGRAMAÇÃO 
07/10 – 18 horas - Tema: A experiência da liberdade; 08/10 – 18 horas - Tema: A criatura se inclina diante do criador; 09/10 – 20 horas - Tema: Surge o marco histórico da Padroeira; 10/10 – 20 horas - Tema: Casa da Oração; 11/10 – 20 horas - Tema: Com Aparecida, protagonistas da História


Moradores do Parque Amador pedem socorro 
Constantes assaltos tem prejudicado a rotina dos moradores
Encontro aconteceu na sede da associação de moradores
Diante da falta de ações mais eficazes em relação a segurança no bairro Parque Amador e arredores, a Secretaria de Segurança do Estado deve receber um documento do Legislativo com o pedido. A medida foi anunciada durante uma audiência pública realizada no dia 15 de setembro, na sede da Associação do Moradores do Parque Amador. Além dos representantes da Câmara Municipal, também prestigiaram integrantes da Brigada Militar de Esteio e Sapucaia do Sul, Polícia Civil e da pasta de Segurança do município. O presidente da Comissão de Segurança, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Márcio Alemão,  proponente da audiência, reafirmou a necessidade de participação da comunidade nas reuniões e afirmou  a preocupação da Comissão em função da violência e do medo instaurado nas famílias. Um dos casos mais recentes de roubo no bairro foi da moradora Louzinete da Silva Neis. “Roubaram praticamente tudo o que tinha dentro da minha casa”. A moradora disse, ainda, que os debates que vêm ocorrendo, são importantes momentos e a oportunidade de registrar o quadro de insegurança na cidade.
CERCAMENTO - Para o capitão João Carlos Lopes, do 34º BPM, a falta de registros das ocorrências agrava a situação, mas alerta que a instituição tem feito rondas com policiamento a pé, o que inibe as ações dos assaltantes. Também destacou a possibilidade de voltar aos bairros da Polícia Comunitária, onde um integrante da brigada mora no local. “Seria preciso uma parceria entre governo do Estado e município. Este policial leva as demandas do bairro para o comando”. O capitão da BM de Sapucaia do Sul, Josué Steffen, alertou para a importância de efetuar os registros e salientou que haverá uma intensificação maior das rondas no bairro. Já o diretor de Segurança e Mobilidade Urbana, Vanderlei Leidens, disse que o município está fazendo um levantamento das câmeras de vídeomonitoramento e que, em parceria com a Brigada Militar, será realizado o cercamento eletrônico.


Baile dos Jornalistas presta 
homenagem à profissionais 
Festa tem por objetivo reconhecer aqueles que prestam serviços à população 
através de veículos de comunicação da região 
Pelo menos dez jornalistas estarão sendo homenageados no dia 06 de outubro, durante o jantar baile dos jornalistas, que ocorre na sede social da Sociedade Ginástica de São Leopoldo. A organização do evento está a cargo dos assessores de imprensa da Câmara de Vereadores, como forma de reconhecer aquelas pessoas que prestam ou prestaram relevantes serviços a população através da imprensa. De acordo com José Nunes, a proposta não tem vinculo com nenhuma entidade, porém a proposta é que ele ocorra anualmente através de uma comissão de jornalistas da região. “Não queremos vincular o evento com qualquer entidade, mas sim fazer uma atividade de integração. Não está descartada quem sabe no futuro a criação de uma comissão permanente para a realização desse e outros eventos com cunho social”, destaca Nunes. Os ingressos para o jantar baile podem ser adquiridos com os próprios assessores de imprensa na Câmara de Vereadores, ou então na secretaria da Sociedade Ginástica. “Toda a comunidade de São Leopoldo está convidada a participar desse grande evento. Será a oportunidade da sociedade conhecer e reencontrar aqueles profissionais que contaram um pouco da história de São Leopoldo e Região”, atesta Nunes. Maiores informações podem ser obtidas através do telefone 99949-3142.


Museu Destaque recebe visitas
Pai Paulinho ficou fascinado com o espaço histórico e cultural
O Babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê esteve realizando uma visita nas dependências do Museu Histórico Destaque, na tarde do dia 27 de setembro. O encontro ocorreu durante as atividades da 11ª Primavera dos Museus, no qual teve a oportunidade de conhecer sobre a história de Esteio, através de peças e fotos, que retratam a trajetória do município por mais de um século. O passeio foi coordenado por Jauri Machado e Miguel Luz. “Parabéns. É um espaço muito acolhedor e fascinante, devido o cuidado que tem com a preservação da história”, disse Pai Paulinho. Ele estava na companhia de Carla Fagundes e Carine Garcia Fagundes. Além disso, Pai Paulinho foi entrevistado no programa Caminhos do Axé, sob o comando de Sani Swatowski. Interessados em conhecer o espaço cultural pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br.


Idosos de Esteio comemoram seu dia com festa
A abertura da Semana do Idoso de Esteio aconteceu na tarde do dia 26 de setembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara Municipal. Grupos da Terceira Idade do município prestigiaram da festa, assim como representantes de diversos segmentos da comunidade. O destaque do primeiro dia foi marcado pelas apresentações culturais de diferentes grupos de idosos. Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Neuza Brum, as ações dedicadas aos idosos é uma maneira de mostrar que as pessoas com mais de 60 anos estão em plena atividade e tem muito para contribuir com a sociedade. De acordo com o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal é gratificante observar que os idosos estão vivendo mais e com qualidade de vida. Ele acrescentou que, com a instituição do Fundo Municipal do Idoso, a população também pode colaborar com os grupos de Terceira Idade, contribuindo com a destinação do imposto de renda devido. Neste sentido, a Prefeitura promove, no dia 6 de outubro, às 9 horas, no Salão Nobre, uma palestra sobre este tema.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Quimicamente expressando 
Os principais  condutores  de sua experiência  na terra são os sentimentos  humanos isto quer dizer que, todos nós nesse imenso  mundo somos e estamos sujeitos a grandes ondas de humor e de vivência mútua das emoções; por tanto, estamos  num grande e intermitente fluxo energético, resultante das diferentes reações que nós humanos emitimos, a partir das experiências e eventos onde somos protagonistas e mormente quando nossa cabeça está completamente indiferente a determinada emoção. O cérebro só entende o agora, então, quando nos recordamos algo (bom ou ruim) a reação que temos é a mesma que sentimos  quanto determinado evento  aconteceu. Às vezes, nos diferentes  conflitos que vivemos muitos aspectos relevantes fazem com que as reações químicas  produzida pela emoção nos paralise de tal forma que ficamos inertes, sem força para fazer o movimento necessário da mudança que tanto desejamos; desencadeando uma grande e profunda insatisfação com sua experiência  na Terra, sem perceber as reais condições que quimicamente estamos imersos. Cada um de nós carrega em sua memória (DNA), memória celular +memória emocional = reações emocionais co criadas a partir de nosso inconsciente e ressonância com memórias  coletivas. Caros amigos tenhamos  discernimento, para poder viver intensamente nossa vida na Terra e assim ser na plenitude as melhores emoções e sentimentos emanados de nossa essência... Maiores informações  sobre Metodologia Neuro Sistêmica Integral através do email: lori_emanoella @hotmail. com Abraço fraterno, toda bênção


Geladeira se transforma em 
estande de livro na rua
Livros e revistas ficam na geladeira que foi transformada em estante
A Escola Municipal Alfredo Adolfo Cassel, Zona Rural de Sapucaia do Sul, encontrou uma maneira sustentável, simples e atrativa para estimular a leitura entre os moradores daquela região. Uma geladeira velha, denominada ‘Geloteca’ foi transformada em estante de livros e instalada na calçada, junto à parada de ônibus que fica em frente à instituição. Dentro da geladeira, os moradores encontram livros de diferentes gêneros, revistas e jornais, que podem ser lidos no local, enquanto aguardam o ônibus, ou levados para casa, emprestados. Segundo a diretora da escola, Fabiane Cristina Cardoso de Souza, o principal objetivo da iniciativa é que os livros circulem entre as pessoas. A geladeira, que foi doada à escola, foi escolhida para ser utilizada no projeto por ter boa vedação, e resistir ao tempo, já que fica ao ar livre. Depois de receber um adesivo na parte externa, foi abastecida com material de leitura doado por professores e comunidade.


Boxeadora conquista medalha em MS 
Apesar dos obstáculos, Brenda Souza ficou com o bronze
Brenda subiu ao pódio representando a cidade e o Estado
A integrante do grupo Gladiadores do Ringue, de Esteio, a atleta de boxe Brenda Souza representou a cidade no campeonato brasileiro de pugilismo, que ocorreu na primeira quinzena de setembro, no estado do Mato Grosso do Sul. A competição é considerada o maior evento de boxe do Brasil. Com apenas quatro lutas, Brenda subiu no pódio conquistou a medalha de bronze. De acordo com o treinador Abílio Mendes, a presença da atleta é um orgulho não somente para os esteienses, mas para todos os gaúchos e aos integrantes da Federação Riograndense de Pugilismo (Frgp). “É uma competidora brilhante e que pode conquistar mais títulos pela determinação e empenho”, disse Mendes. Ele salientou que a oficina de boxe olímpico tem sido expressivo para revelar talentos. Por isso, a parceria com a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio da pasta de Cidadania e Desenvolvimento Social, oportuniza jovens da Vila Pedreira e do Território de Paz a praticarem o esporte de forma gratuita.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano  
CONSIDERAÇÕES 
O inverno não foi dos mais rigorosos. Até quente demais... Chegou a PRIMAVERA... Beleza de estação! Dias mais longos. Extraordinária orquestra de cantares passeriformes! A natureza se alegra, vibra, celebra... O mundo, entretanto, vive angustiado, incerto, temeroso. As inúmeras pessoas mortas, vítimas da violência, pedem justiça e PAZ. Justiça, porém, não pode significar o massacre de outros inocentes, de pobres, de indefesos. Preocupamo-nos com os pepinos dos outros, e esquecemos nossos problemões... Diariamente neste país, justos e honestos são assassinados, roubados, explorados. O que fazem as autoridades e os responsáveis pela ordem pública? Nada. Quando muito, jogam nos amontoados de seres, ou nas cadeias, por certo tempo. Tratando-se dos tais “menores”, as coisas ficam mais feias e fétidas. Marmanjões de quinze, dezesseis e dezessete anos são tratados como puríssimas e intocáveis criancinhas... Enquanto isso, eles amparadíssimos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, prosseguem nos assaltos, nos estupros, nos roubos, nos assassinatos, nas drogas, no tráfico... Ai de quem ousar pôr a mão neles, nesses “anjinhos” de chifre e rabo!... Será que os Deputados e Senadores, em Brasília, ainda não perceberam que certas leis devem ser alteradas, e já?... Por ora, os bandidões, maiores ou menores, têm todo o amparo legal. Até quando irá esta bagunça?... Muita gente está confundindo democracia com anarquia... As coisas precisam ser modificadas e aperfeiçoadas. Oportuno se faz esquecermos o “rabinho” dos outros, e cuidarmos da vasta “cauda” brasileira... Primeiríssima atitude: MUDANÇA URGENTÍSSIMA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. Sem isto, o Brasil continuará sendo comandado pelos criminosos... Muda, Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário