sexta-feira, 8 de setembro de 2017

EDIÇÃO 2067

REFORMA TRABALHISTA
Participantes do encontro sobre a reforma da Previdência
“Não deve ter o nosso voto e nem mesmo o nosso apoio”. Com estas palavras marcaram a vinda do senador Paulo Paim, na noite de 04 de setembro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores. Um dos principais motivos de sua presença foi debater com a comunidade a Reforma da Previdência. Paim falou sobre vários questionamentos sobre a Reforma, que retira inúmeros direitos dos trabalhadores brasileiros. Em relação esperança e na retomada da consciência Política, o senador ressaltou a criação de uma frente ampla para superar os impasses políticos do Brasil. Para o senador, o momento que vivemos é de reflexão e que só encontrará solução quando o povo estiver nas ruas, brigando pelos seus direitos. O evento promovido pelo Comitê Sindical e Popular Esteio – Nenhum Direito a Menos contou com um número expressivo de participantes. Participaram os vereadores Leonardo Dahmer, Marcio Alemão, Rute Viegas e Luiz Duarte.


Grupo comemora 15 anos de trabalho 
Data foi marcada com a vinda da unidade móvel do Hemocentro de Porto Alegre
Cerca de 100 coletas de bolsa de sangue foram feitas na ação
Os quinze anos do Grupo de Voluntários Sangue Amigo da Vida foi comemorado em grande estilo com uma campanha de incentivo a doação de sangue, através da participação da unidade móvel do Hemocentro. A ação foi realizada no dia 31 de agosto, no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central de Esteio. Segundo uma das responsáveis pelo grupo, Ana Tavares, um dos principais objetivos da campanha é incentivar a comunidade a doar sangue e com isso aumentar o estoque dos hospitais da região. “Nestes próximos meses serão marcados por diversos feriados nacionais, sendo alguns pode chegar até quatro dias e isso faz com que há mais veículo nas estradas e também maior probabilidade de acidentes. Por isso que devemos estar preparados para estas situações”, explicou Ana. Ela salientou que os parceiros e colaboradores são fundamentais para que o trabalho seja sucesso. Para Jane, a data representa um trabalho de dois grupos que se uniu em prol de uma causa e está tendo resultados expressivos. “Além da vinda da unidade móvel, todos os meses viabilizamos os interessados em ir a Porto Alegre dar sua contribuição de maneira gratuita. Um gesto nobre e salvador”.
INCENTIVO - De acordo com a laboratorista Vinicius Martin Velho, 36 anos fez a coleta sangue na unidade móvel e estava sob o olhar do filho de oito anos. “Sou doador frequente de sangue e ter a oportunidade de ajudar o próximo é algo recompensador. Estou desde já mostrando para uma criança que pequenas ações podem resolver problemas, em diversos aspectos”. Os interessados em ir doar sangue no Hemocentro na Capital, onde será disponibilizado um ônibus será no dia 29 de setembro, com saída às 7h30, da Rua Garibaldi, ao lado do Clube Aliança. Mais informações pelos telefones 9920-99478 ou 9922-46152. A página no Facebook é Grupo Sangue Amigo da Vida e o endereço eletrônico é gruposangueamigodavida@hotmail.com.


Melhorias na nova rede de drenagem
As ações tem por objetivo ajudar no escoamento de água
A instalação de uma nova rede de drenagem pluvial na esquina da Avenida Presidente Vargas com a Rua São Sebastião do Caí continua, com ações, inclusive, na madrugada. Entre as 23 horas do dia 31 de agosto e às 3h da manhã de 01 de setembro, a equipe da secretaria de Obras e Serviços Urbanos atuou no local em conjunto com uma terceirizada da Corsan.  O motivo da intervenção naquele horário, de forma excepcional, era a necessidade de fazer alterações no trajeto da rede adutora da Corsan, de forma que ela contornasse os recém assentados tubos da drenagem. Para isso, foi preciso desligar o abastecimento de água na cidade. O horário da madrugada foi definido entre a Prefeitura e a companhia estatal para reduzir os transtornos aos moradores, pois o retorno dos serviços foi logo providenciado.  Com todos os encanamentos devidamente instalados, o trabalho se focou mais nos acabamentos da obra, como o fechamento de tampas, aterro e preparação para a repavimentação da via. Inicialmente, estava prevista a utilização de 12 metros de canos, com mil milímetros de diâmetro. Entretanto, as más condições em que a rede atual se encontrava levaram a SMOSU a substituir 22 metros de tubulações. O objetivo da ação é tentar solucionar um antigo problema de falta de escoamento de água no local, o que causava alagamentos no entorno em dias de chuva.


Jovem esteiense tem 
se destacado nas 
redes sociais 
Em sua página no Instagram dá dicas para bem viver, além de divulgar seus talentos 
Estudante de Psicologia, Luísa Jacobus tem se destacado também nas redes sociais. Moradora de Esteio, Luiza tem em seu Instagram mais de 11.800 seguidores, onde através de fotos ela dá dicas sobre estilo de vida saudável, moda e até de vida pessoal. Este trabalho vem sendo conhecido como Digital Influencer. Outro ponto que também atrai os internautas é pela música pelo talento musical de voz, violão e piano. Musicista desde criança, mas o mundo da moda é fascinante. Além de alcançar um público amplo, Luísa apresenta conteúdos predominantemente direcionados para mulheres de 18 a 34 anos. “O que me faz sorrir é dar aulas de piano, visitar bons restaurantes e conhecer lugares incríveis com pessoas que amo”, destaca Luísa. Informações pelo telefone (51) 99539-7559 ou pelo e-mail luisajacobus@hotmail.com. No Instagram pode seguir por intermédio da página @luisajacobus.


Cultura tem espaço na Rádio Destaque 
Entre as novidades que a Rádio Destaque vem oferecendo para os ouvintes e nas redes sociais está com novidades. Estreou no dia 23 de agosto, o programa ‘Em Busca da Cultura’. A apresentação está a cargo do produtor cultural Maurício Rocha. Na primeira edição, o convidado foi o músico Michael Diefenthaler. Na oportunidade, Maurício abordou tema vinculado à música e cultura com o entrevistado. O programa é apresentado todas as quintas-feiras, às 16 horas. Para conhecer mais sobre a programação pode acessar o site www.destaque.tv ou pela página no Facebook através da Live Jornal Destaque.




Museu Destaque integra a programação
da Primavera dos Museus
Documento certificando a participação no evento
O Museu Histórico Destaque de Esteio fará parte da 11ª Primavera dos Museus. A ação ocorrerá de 18 a 29 de setembro, das 10h às 17h30. A atividade terá visitas guiadas, onde será apresentada através de fotos e peças que mostram um pouco da história da cidade desde os primórdios até o início do século XXI. A presença de pessoas é de aproximadamente 30 pessoas. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134. Em outubro, o Museu Destaque completa 26 anos de existência. Informações pelos telefones 3473-1712 e 3459-0430. Mais informações através do endereço eletrônico jdestaque@terra.com.br.

Caminhada marca encerramento 
da Semana com Deficiência 
Durante o evento, as atividades foram direcionadas pela luta dos direitos e deveres
Representantes de diversos segmentos participaram do ato
A 5ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência de Esteio chegou ao fim com caminhada e muita música. Bandas de alunos do Programa Mais Educação dos centros municipais de Educação Básica Luiza Silvestre, Eva Karnal e Vila Olímpica animaram o passeio com o uso de percussão. Alunos do Flôres da Cunha, e integrantes da Apae Esteio, Apapede, Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência (Compede) e o Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei), também fizeram parte da atividade. A caminhada partiu da Rua Garibaldi até o Paço Municipal. Mais de 300 crianças e jovens participaram da solenidade. O grupo foi recepcionado pelo prefeito Leonardo Pascoal e a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social, Tatiana Tanara. “Ganhar as ruas é importante para mostrar a todos os que passam o quão relevante é o tema. Mais do que conscientização, ela traz a luta por políticas públicas melhores para avançar nos cuidados e direitos das pessoas com deficiência”, afirmou.
PARTICIPAÇÃO - A titular da pasta de Cidadania, Tatiana Tanara, chamou a atenção para a participação da comunidade. “É muito bonito ver uma atividade com uma mobilização expressiva. Isso nos mostra a importância de uma cidade que dá espaço para as pessoas reivindicarem seus direitos”, comentou Tatiana.  Representante do Compede, Ligia Leal, agradeceu a todos pela semana. “Realizamos uma semana diferenciada, com propostas de reflexão e discussões que vêm ao encontro daquilo que tanto lutamos, o respeito aos nossos direitos. Isso nos realiza e mobiliza para continuarmos a trabalhar cada vez mais”, destacou.  A 5ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, foi promovida pelo Compede em parceria com o Centro Municipal de Educação Inclusiva.


Terço dos Homens completa uma década
Grupo realizou atividades importantes ao longo do ano
Durante a realização da novena em homenagem a padroeira de Esteio, Imaculado Coração de Maria, em agosto, em um dos dias, parte da programação foi conduzida pelo grupo que integra ao Terço dos Homens. Segundo o atual coordenador do Terço, Odacio de Oliveira Eccel, desde 2013 assumi a função e a cada momento tem sido uma experiência espetacular. “Foi uma transformação que ocorreu na vida de aproximadamente 75 homens que tem recebido bênçãos e mudado a forma de observar a vida”, disse Eccel. Ele contou um dos principais benefícios que teve desde que começou a frequentar o Terço dos Homens foi tomar um cuidado a mais com a família, bem como conhecer mais os ensinamentos da Bíblia. “Aprendi a ter mais paciência e entender as dificuldades do próximo”. Um dos integrantes do Terço desde suas primeiras atividades na Paróquia Imaculado Coração de Maria, Francisco Borges, comentou que realizou algumas renúncias de bens materiais na vida e se voltou mais para a religiosidade. “Desde o momento em que ingressei para o grupo, a impressão é que a fé se tornou mais significante e oração proporcionou momentos felizes”. Idealizador na igreja, o padre Léo Hastenteufel, que por dez anos esteve na paróquia, entre 2000 e 2010, relatou que a presença dos homens no templo religioso o tornaram mais participativo e contribuiu na questão de ficarem mais desinibidos. “É muito satisfatório retornar a paróquia onde fiz amigos e ajudei em diversas ações. Melhor ainda é ver que estão dando continuidade ao trabalho”. Atualmente, padre Léo esta exercendo o sacerdócio na Igreja Santa Terezinha, em Porto Alegre.


Acendimento da Pira marca a 
Semana da Pátria em Esteio 
Corredores conduziram a chama pelas principais ruas da cidade
Padre deu a bênção para esta atividade cívica
A Pira da Pátria chegou em frente à Prefeitura de Esteio, No dia 01 de setembro, dando início à Semana da Pátria no Município. O Fogo Simbólico foi aceso na Paróquia Imaculado Coração de Maria e recebeu a bênção do pároco Fernando Glucklich Pietranera. E em seguida, conduzida por atletas da Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) que percorreram diversas ruas do Centro até o Paço Municipal. Coube ao vice-prefeito Jaime da Rosa acender a Pira dando início às comemorações cívicas. “É com grande satisfação que recebo o fogo simbólico em homenagem ao início da Semana da Pátria. Graças a Dom Pedro, somos um país independente de Portugal. Agradeço a presença de todos e declaro aberta a Semana da Pátria em Esteio”, disse Jaime.
PARTICIPAÇÃO - O servidor em atividade mais antigo da Prefeitura, Mário Perini, o vice-prefeito e o coordenador do escritório do Empreendedor de Esteio, Fernando Cheruti, hastearam as bandeiras do Rio Grande do Sul, do Brasil e de Esteio, respectivamente, ao som do Hino Nacional. Estudantes dos centros municipais de Educação Básica (CMEB) esteienses e representantes de entidades do Município cuidarão do Fogo Simbólico da Pátria, fazendo a guarda do monumento. O fogo foi apagado em um ato no dia 07, dia da Independência do Brasil. Neste ano também ocorreu o desfile cívico na Avenida Presidente Vargas.


Cantora lírica tem apresentações na região 
A cantora lírica de Esteio Yasmini Vargaz está ampliando e divulgando seu trabalho pelo país. Entre os dias 03 e 07 de setembro, a cantora esteve em Belém, no estado do Pará, dando aulas. Após este período, Yasmini fará um concerto no Sesc Canoas com o quinteto de cordas, no dia 30 de setembro. Em seguida, a cantora juntamente com a Sinfônica de Carazinho farão uma apresentação em Capão da Canoa. E em outubro estará fazendo uma participação junto com a Orquestra de Carazinho. “Em novembro, está sendo programado um grande evento musical que pretende chamar a atenção da comunidade”, informou Yasmini.


LORI EMANOELA DA SILVA 
PRIMAVERA QUASE VERÃO... 
Enfim estamos em setembro, mês das flores, dos grandes amores, dos dias nublados e chuvosos a tal enchente de São Miguel (comentado desde que sou criança em minha família), dia da árvore, dia da pátria, do gaúcho, do cavalo, primavera anunciando o verão... Faltando praticamente três meses para o Natal, as festas, as férias, essas coisas boas da vida... Somos seres que deixamos nossa história pra sempre por onde passamos e vivemos, e quem sabe talvez façam parte de uma conversa engraçada quando encerramos nossa jornada aqui na Terra, ou talvez, faremos alguém chorar de saudade por conta de uma linda lembrança; é não é a toa que quando fazemos aniversário nossos tios falem: – Quantas primaveras? Acho que por ser uma estação de transformação e renovação, ia ser engraçado ouvir quantos invernos, ou até mesmo, quantos outonos... Sabiamente a natureza faz nosso coração amadurecer, precisamente por que embora as estações voltem, não voltam às histórias, mas as lembranças vividas no linear das estações, ah, como gostaria de entender a rotação e a translação da Terra e poder construir um museu de memórias lindas, onde a doce primavera com seu perfume inebriante voltasse ao tempo que sentada a beira da porta escutava  histórias de meu velho pai, eu e minha irmã com tranças longas ouvíamos atentamente cada palavra. Primavera em setembro, colorido do jardim, flores perfumadas, brincar de esconde esconde, estrelinha na calçada, tempo de renite, espirro e blusa meia- estação, e de grande saudade em meu coração... Seja bem-vindo setembro.
Abraço fraterno e toda bênção!

Telefonia e prestadores de serviço são principais alvos de reclamação no Procon 

Trabalho visa resolver problemas que causam danos ao consumidor
Procon de Esteio fica instalado no prédio administrativo no Centro
Assumindo o cargo de Diretor e Jurídico do Procon Esteio, Rafael Teixeira Dutra, faz um balanço das ações do serviço prestado na cidade nestes seis meses de governo. O sistema municipal de defesa do consumidor é formado pelo Procon e o Fundo Municipal de Defesa do Consumidor. Segundo Rafael os serviços que mais recebem reclamações são os serviços de telefonia, internet e os prestadores de serviços públicos de água e luz. O Procon que está localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, nº 150, atende um número grande de pessoas em busca de resposta a violações de direitos do consumidor. O departamento busca intermediar a relação consumidor e prestador de serviços. Rafael cita como exemplo da empresa que presta serviço de energia elétrica na cidade. “Eles tem efetuado cortes de energia dos consumidores após um curto prazo de tempo. Cumprindo um prazo determinado pelas agências reguladoras, que seguem um regulamento. Há previsão legal para os cortes, mais no entendimento do Procon, isto fere os direitos do cidadão”.
AUXÍLIO - O Procon atua de duas maneiras, ou é instado pelo consumidor, quando o mesmo é lesado pela prestadora de serviço, ou quando percebe que está acontecendo o abuso e o consumidor está sendo lesado. No segundo caso, é aberto um processo administrativo. Buscando sempre o diálogo, a intermediação, procurando alcançar a resolução da demanda. No caso de processo administrativo o processo é rápido, não tendo um tempo determinado para a conclusão. O Procon tem buscado realizar uma audiência com a empresa de energia elétrica que atende o município e comunidade para que se chegue a um termo de ajuste de serviço, com maior prazo de tolerância para os cortes de energia. O Procon atende de segunda a sexta feira das 12h30 às 18 horas . Os telefones para atendimento são 34338201 e 34338202.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
SETEMBRINAS 
Os pássaros mais alegremente Afinal, a primavera pede passagem... Os prédios do antigo Seminário, parte deles recuperados e torna-se uma opção de lazer em família na cidade... Entre o final de agosto e início de setembro, o Parque Assis Brasil anda lotado: muitos animais, muita gente, muita máquina. Isso e muito mais é a Expointer... A festa, no entanto, é linda e famosa! Ainda neste mês ocorre os desfiles da Semana da Pátria, onde antigamente, havia mais participação, mais vibração, maior ânimo. Precisamos render o amor pátrio... Onde foram parar as bandeiras brasileiras? Que sumiço! Outrora, viam-se inúmeros carros enfeitados com fitinhas verde-amarelas, cadê as bonitas fitas?... Lamentavelmente o brasileiro anda desanimado. Triste, preocupado. “Procuramos Ser bons Brasileiros?” Milhões passam fome. Muitíssimos não possuem terra, casa, emprego. A preocupação precípua reside na luta pela sobrevivência... O cidadão de barriga vazia irá pensar em bandeiras e em fitinhas?... Dificilmente quase impossível!... Semana da Pátria! E os bandidos e a insegurança?... E a impunidade?... Muitas posturas devem ser revistas. Por que alguns poucos ganham muito, e muitos recebem tão pouco?... Os líderes políticos precisam colocar o povo acima dos interesses partidários. Primeiro o povão. Depois, os partidos. Pelo menos, deveria ser assim... Setembro: mês farroupilha. Em geral, o gaúcho gosta de recordar as tradições dos antepassados. Recorda e revive. Na Semana Farroupilha, haverá muitas missas crioulas. O espírito cristão anda junto com a tradição. Isto é muito bom e louvável! Em setembro, a igreja católica recorda, com muito carinho, a BÍBLIA, a PALAVRA DE DEUS. Muita gente decora a bíblia para atacar os outros. Adianta?... Precisamos vivenciar os ensinamentos bíblicos e não decorar com segundas intenções... A Bíblia tem vez e voz nas nossas casas? Tomara! Os sabiás gorjeiam muito mais... A natureza se transforma... Logo mais, PRIMAVERA. Seja bem vinda!
Fim de papo.


Presidente do Compede relata
experiências de vida e de atuação 
Além do Conselho, Ligia mostra a força e a determinação da mulher 
Ligia Leal dos Santos e o companheiro Rafael
Após a realização da Semana com Deficiência de Esteio, a presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Esteio (COMPEDE), Ligia Leal dos Santos, esteve no Jornal Destaque para fazer uma avaliação da atividade. Ela ressalta que um dos pontos positivos da semana foi a participação das escolas do município na Caminhada. “Foi possível mostrar o amadurecimento e uma participação com muita seriedade. O trabalho sério com as escolas, evidenciou a importância das atividades”, comentou. Ligia disse que faltou autonomia para que o COMPEDE pudesse agir com mais naturalidade. “Entre as ações da semana, o cine debate que foi organizado pelo Centro Municipal de Educação Inclusiva, foi um dos momentos que alcançou um público expressivo e se tornou muito interessante”.
INTERESSE - Falando em COMPEDE que tem o lema da Inclusão Nada sobre nós, sem nós. Ligia ressaltou que o conselho vem trabalhando, que sente que o trabalho é lento, que às vezes, fica difícil as pessoas que não são deficientes, saber o quanto é difícil ser deficiente. “Mas atividades como a Semana da Pessoa com Deficiência possibilita a discussão de assuntos pertinentes”. O Conselho é paritário e formado por sete pessoas da sociedade civil organizada e sete pessoas indicadas pelo governo. O COMPEDE estará abrindo eleições para composição da sociedade civil do dia 18 a 29 de setembro, entre as exigências está ser morador de Esteio, ter indicação da entidade quando a pessoa concorrer a vaga por entidades, comprovante de residência e Xerox de RG e CPF. Ligia relatou que está há onze anos no Conselho, pela primeira vez ocupa o cargo de presidente, onde sua vaga pertence a Associação dos Deficientes de Canoas (Adevic). Ela enfatizou que para próxima gestão do Conselho, com estas eleições, três entidades estarão concorrendo a uma vaga, que a disputa será entre ADEVIC, APAE e Associação de Pais e Amigos de Deficientes de Esteio e Sapucaia do Sul (APAPEDE).
RECOMEÇO APÓS PERDER A VISÃO 
Ligia ficou deficiente visual aos 37 anos e foi recomendada a voltar a estudar. Iniciou seus estudos na Colégio Estadual Caetano Gonçalves da Silva, onde começou a sentir a falta de material e o que sofre um deficiente visual para conseguir alcançar seus objetivos. Aconselhada pela então vereadora Michele Pereira a ingressar com ação no Ministério Público, Ligia encontrou a saída para solução de seus problemas na ADEVIC e através da ex-parlamentar, Ligia trouxe a ADEVIC para realizar atividades em Esteio. Hoje mais de 20 pessoas, entre adultos e crianças, são atendidas pela ADEVIC na cidade. Ligia é casada com Rafael e conta que foi num baile que conheceu seu companheiro. Mãe de três filhos, duas mulheres e um homem, ela também tem um neto.
VIDA ADAPTADA PARA CEGOS
Ligia sente-se gratificada em poder ajudar as pessoas. No dia 26 de agosto, foi realizado um jogo de snooker adaptado para cegos, uma das atividades da ADEVIC em Esteio. Ligia participou de curso de cinema e o curta metragem, resultado do que foi aprendido, será apresentado em Canoas no dia 16 de setembro, às 19 horas, na sede da instituição, que está em tratativas para trazer o curta para uma apresentação em Esteio.

Fábio Evangelista esteve na rádio e no JD
CUFA é implantada 
em Sapucaia 
A proposta é incentivar os jovens a não 
entrar na criminalidade 
O representante da Central Única das Favelas (CUFA) de Sapucaia do Sul, Fábio Evangelista esteve na tarde do dia 29 de agosto, na sede do Jornal Destaque. Além disso, também esteve concedendo uma entrevista na Rádio Destaque no programa Esporte: a luta da vida, sob o comando de Abílio Mendes. Fábio relatou que a história teve início quando conheceu o comunicador Manoel Soares, após sua visita ao bairro Colina Verde, após um temporal seguido de uma chuva de pedra que devastou a cidade. “Por atuar na comunidade e ser líder comunitário, após o vendaval, o ginásio do bairro abrigou cerca de 140 pessoas, sendo 22 bebês. Isso foi muito tocante e emocionante, pois grande parte dos moradores chegaram a ficar quase cinco dias sem luz, devido a tamanha destruição”. Ele salientou que após este contato em 2017, após uma postagem no Facebook do apresentador informando sobre os interessados em implantação da CUFA na cidade, Fábio tomou a iniciativa. “Resolvi participar e já faz alguns meses que a entidade fixou território em Sapucaia do Sul, trabalhando em prol da comunidade”.
GRAFITE - De acordo com Fábio, a CUFA tem realizado trabalhos em algumas escolas municipais, chegando ao patamar de sete. “Apesar de pouco tempo conseguimos passar conhecimento sobre o grafite para os jovens das instituições, abrangendo cerca de quatro mil jovens. Colaboramos para que eles não ingressem no caminho do crime”. Ele ressaltou que por intermédio de projeto entre a CUFA, Isergs e governo federal proporcionará a execução da Semana da Consciência Negra do município a ser realizado em novembro. Em outubro, integrantes da CUFA estão ensaiando uma peça de teatro falando sobre violência, a ser realizado na área central do município.

Atletas participaram do torneio de câmbio
Os vencedores do torneio que aconteceu no Kurashiki
O município de Sapucaia do Sul sediou em 26 de agosto, o torneio de Câmbio. O evento ocorreu no Ginásio Kurashiki. Nesta edição, o evento contou com a participação de dez equipes que integram diversas cidades da Região Metropolitana. O título de campeã da competição ficou para a equipe Vida Saudável, do município anfitrião da atividade esportiva. O segundo lugar ficou com SEMIS, de São Leopoldo; e o terceiro lugar com Sem Limite, de Porto Alegre. O torneio também reuniu equipes de Canoas e Torres.


Atleta conquista cinturão de ouro 
em Canoas
No dia 03 de setembro, os atletas do boxe conquistaram títulos expressivos, durante a realização do 3º Torneio Marcus Augusto F. de Mesquita. O evento foi realizado no ginásio do Bolão gaúcho, no município de Canoas. A equipe Gladiadores do Ringue obteve três medalhas de ouro e o cinturão gaúcho 80 quilos com Rodrigo de Jesus. Este título pertence a CUFA RS Esteio. De acordo com Abílio Mendes, os atletas conquistaram cem por cento de aproveitamento o que proporcionou uma representatividade e a mostra do potencial de nossos atletas, devido aos constantes treinos e o foco no trabalho.





Associação do São José mostra o potencial 
do artesanato esteiense 
As voluntárias estiveram presentes em mais uma feira do 
agronegócio no Parque Assis Brasil 
Maria di Pietro falou de sua trajetória
Para fazer um balanço das atividades ligadas ao artesanato de Esteio e também da sua caminhada frente a Associação Maria José, esteve na sede do Jornal Destaque Maria Elizabeth di Pietro. Ela coordenou o trabalho de um grupo de artesãos da entidade durante a 40ª Expointer. “O resultado foi satisfatório e que foi um dos primeiros anos que não choveu”, disse Maria. Ela ressaltou que quem compra produtos oriundos do artesanato não são pessoas com alto poder aquisitivo, mas sim com menos recursos financeiros que vem para adquirir nossos produtos. “As vendas foram acima do que se esperava. A economia solidária é importante neste processo e fico monitorando o trabalho do grupo”. Maria relatou que para realizar suas atividades, a associação recebe doações de outros municípios e de empresas, realizando assim um trabalho de que possibilita a participação de pessoas da região em busca de formação. “Procuro estar atenta a datas comemorativas para realizar alguns trabalhos. É utilizado na confecção materiais reciclados para o artesanato. A maioria dos donativos são de empresas”. Ela explicou que faz seus trabalhos em cima do material que tem ao seu alcance e com pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.
COPA - Maria disse que fica orgulhosa quando lembra que na Copa de 2014, o grupo foi selecionado para fazer as lembranças da Copa, pelo SEBRAE. Através do seu trabalho já foi representar Esteio em Minas Gerais e Olinda. “Quando fui representar a cidade pela primeira vez, senti que não tinha material de divulgação, fiquei chateada quando viu que as outras localidades e estados estavam representados com uma riqueza de material. Na sua segunda participação elaborei um trabalho digno para o grupo”.
HISTÓRIA DE VIDA E DE VOLUNTARIADO 
Maria di Pietro, que nasceu em São Francisco de Paula e está na cidade de Esteio, desde quando tinha um ano de idade. Sua trajetória com orgulho e com sabedoria de quem sabe da importância do trabalho coletivo. Neta de trabalhador do DAER, com sede em Esteio, que fez com que a família tivesse que vir morar no muncípio. Maria conta com orgulho que o pai lhe passou a herança do trabalho voluntário. Ele que era trabalhador na Prefeitura de São Leopoldo. Ela iniciou seu trabalho na Legião da Boa Vontade (LBV), que era dirigida em Esteio por Bernadete Seibt, ali aprendeu a realizar o trabalho com artesanato. “Fui aos poucos aprimorando e me aproximando das pessoas. Já se passaram quatro décadas desde a primeira ação. Fica chateada quando vai para uma feira e que suas companheiras não conseguem vender. Para isto sempre tem uma reserva de material e de peças para auxiliar quem não vendeu nada”.
TEORIA DE TRABALHO NUMA ASSOCIAÇÃO 
Para Maria di Pietro, todas as pessoas tem um dom e quando põe o olho na pessoa, sabe se a pessoa tem um bom coração ou não. Maria tem cinco filhos, quatro homens e uma mulher e ainda tem duas filhas de coração. Seus principais orgulhos são seus oito netos. Coordena o Grupo de Voluntários da Associação Maria José, composto por 15 pessoas fixas e muitas outras que passam pela entidade em busca de formação. A associação fica na Rua do Parlamento, 56, bairro São José. Tradicionalmente, Maria, juntamente pessoas da localidade e colaboradores fazem a festa em homenagem ao Dia das Crianças e no Natal, além de ajudar os mais carentes no município de Barra do Ribeiro e arredores.


Oficina musical é oferecida para 
jovens na Praça CEU
Todas as quintas-feiras, à noite, um grupo se reúne no Centro de Arte e Esporte Unificado - Praça do CEU, em Sapucaia do Sul para aprender e criar batidas e melodias de rap. Os encontros acontecem durante a oficina de Beatmaker, que significa “criador de batidas”. A iniciativa, gratuita. Para ser um beatmaker não há idade. Na turma, segundo conta um dos oficineiros, o produtor musical Tiago Sperb Machado, os alunos têm idade entre cinco e 30 anos. Nas aulas, utilizando computador, software e fone de ouvido, eles aprendem a fazer o instrumental da música RAP. Além de Tiago, o rapper André Ments ministra a oficina. Ambos são voluntários. Quem tem interesse em se tornar um “criador de batidas”, pode se inscrever na praça que fica na Avenida Valdomimo Rodrigues Machado, S/N, bairro Vargas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É necessária a apresentação de cópia de documento de identidade ou certidão de nascimento e de comprovante de residência, além de atestado escolar para os estudantes. Mais informações pelo telefone 3450-4180.


REIKI E ESPIRITISMO
No dia 02 de setembro, o auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya, em Esteio foi palco da realização da VI Jornada pela Cura – Seminário Holístico. Organizado por Sahi Devi, o evento contou com a participação de representantes deste segmento. No período da manhã, além de apresentações musicais, também aconteceu palestras sobre o poder da cura através do Reiki, reprogramação mental, humanização no nascimento, entre outros. Também ocorreu uma apresentação sobre a importância dos florais e o neo xamanismo. O encerramento foi marcado com um Reiki coletivo. Nesta data foi realizado as últimas ações da 30ª Semana Espírita de Esteio. O evento aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal.


Idoso morre baleado 
Além do crime, os suspeitos assaltaram 
pedestres no bairro
Um estabelecimento comercial localizado na Avenida Luiz Pasteur, no bairro Três Marias foi palco de uma tragédia que causou a morte de um homem de 71 anos. O fato ocorreu no dia 02 de setembro, onde resultou na apreensão de um adolescente de 17 anos, por policiais militares. Conforme informações obtidas pela Brigada Militar, integrantes da Sala de Operações da BM foram comunicados que um indivíduo teria sido alvejado. Com isso, uma guarnição foi até o local indicado. Ao chegarem verificaram que o idoso já estava quase em óbito. Uma testemunha relatou aos PMs que dois indivíduos armados em um veículo da marca Fiesta, de placas de São Leopoldo chegaram no estabelecimento. Ao perceber a chegada dos suspeitos levantou-se e dirigiu-se até a dupla, sendo que um deles efetuou dois tiros. Um dos projéteis acertou a cabeça e outro, o peito. Após isso, fugiram do local sem levar nada.
ROUBO - A área foi isolada pela perícia, mas em menos de uma quadra do crime, os indivíduos assaltaram duas pessoas, onde roubaram os aparelhos de telefone celular. Um morador da região observou a situação e entrou em contato com a Brigada Militar. Ao ser verificar a viatura da BM, os indivíduos fugiram por ruas do bairro, onde iniciou uma perseguição. Um dos suspeitos tentou se esconder nas dependências de uma residência, mas foi capturado. Além de ser menor de idade, o suspeito apreendido, os brigadianos recuperaram dentro da casa, uma garrucha calibre 22 com duas munições deflagradas, e quatro munições de calibre 32 intactas e duas já usadas. Também foi encontrado na moradia, duas cápsulas de calibre 38 utilizadas, bem como foram localizados os objetos roubados das vítimas. De acordo com o menor, quem havia efetuado os disparos seria outro indivíduo que fugiu ao notar a chegada dos policiais. Diante dos fatos, foi realizada a apreensão do menor, o qual foi conduzido ao Hospital São Camilo para exames de lesões e em seguida a DPPA, em Canoas. O segundo suspeito que participou do crime encontra-se foragido.


Mulher é presa vendendo credenciais
Material foi recuperado e entregue aos organizadores do evento
Durante a realização da 40ª Expointer no Parque Assis Brasil, um dos pontos positivos desta edição foi relacionada com a segurança dos visitantes e dos profissionais que trabalharam durante mais de dez dias no evento. A Polícia Civil, por intermédio dos integrantes do Deic/DPM recuperaram na manhã do dia 30 de agosto, credenciais para acesso à Expointer. Conforme apurado nas investigações, uma mulher estava tentando vender as credenciais que dão direito à entrada através de uma rede social. Essas credenciais têm a venda proibida, pois são distribuídas pela comissão organizadora da maior feira agropecuária da América do Sul, aos expositores que trabalham no parque durante a feira. A mulher foi detida e as credenciais apreendidas em poder dela serão restituídas a Administração do Parque Assis Brasil. Será instaurado inquérito policial para apuração dos fatos. Informações ou denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 9841-87814.


Policiais se despedem de tenente coronel
O tenente coronel foi homenageado por sua passagem por Esteio
Em função da despedida do tenente coronel José Nilo Corrêa Alves, o efetivo do 34º BPM realizou uma atividade que aconteceu em agosto, no auditório da Acise. Na oportunidade, o tenente coronel foi agraciado com um presente do OPM, em função de sua transferência para o Comando do CRPO, que abrange a Fronteira Oeste do Estado, sediado no município de Santana do Livramento. O comando do Batalhão esteiense ficará interinamente sob o comando do Major Pereira Martins.


Indivíduos são capturados por 
tentativa de latrocínio 
Dois homens foram presos por policiais da 2ª DP de Sapucaia do Sul, na noite do dia 24 de agosto, no bairro Jardim. A dupla é suspeita de estar envolvida na tentativa de latrocínio. Conforme o titular da delegacia, Fernando Siqueira, após um período de investigação, foi apurado que os indivíduos tinham participação no delito ocorrido no dia 27 de julho deste ano. “No momento da ação, dois suspeitos invadiram uma farmácia e anunciaram o assalto. Um dos envolvidos portava um revólver e sob ameaça e violência roubaram dinheiro e objetos”, explicou Siqueira. Ele informou que no decorrer do assalto, um homem armado efetuou um disparo que atingiu a cabeça de uma das vítimas. “Após cometer o crime, em seguida, o trio fugiu do local”, relatou.


Foragido é detido por ter matado o irmão
Marreta utilizada para matar o homem
Agentes da Polícia Civil de Esteio, coordenados pelo delegado André Sperotto prenderam na manhã do dia 28 de agosto, um indivíduo suspeito de matar o próprio irmão, com golpes de marreta. Segundo o titular da DP esteiense, o homem possui mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Criminal de Esteio, após a representação no órgão competente. O delito ocorreu em 25 de abril, quando a vítima foi encontrada morta em sua residência, com ferimentos na cabeça, provocadas pelo objeto. Após o início das investigações, foi cumprido mandado de busca e apreensão na casa do suspeito. Foi encontrada a marreta com vestígios de sangue. O objeto foi apreendido e encaminhado para a perícia, onde confirmou que se trata de sangue humano. Além disso foi diagnosticado que o material que estava na marreta era de humano e coincidia com o perfil genético da vítima. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário