sexta-feira, 24 de novembro de 2017

EDIÇÃO 2072

Miguel Luz é agraciado com a 
54ª medalha da AL/RS
Miguel Luz
O diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz foi agraciado com a medalha da 54ª legislatura da Assembleia Legislativa do. A solenidade ocorreu no dia 22 de novembro, no Salão Júlio de Castilhos e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade. A proponente do ato foi a deputada Any Ortiz. De acordo com Miguel, ao receber esta honraria me faz, por alguns momentos esquecer os obstáculos que foram colocados no caminho ao longo destas mais de cinco décadas. “Estou muito feliz neste momento importante em minha vida e carreira”. Ele salientou que nos arquivos do jornal estão registrados parte da história da cidade das últimas décadas. “Apesar de estarmos vivendo num momento de crise, não perdemos a batalha. Pelo contrário, ao longo dos anos aprendemos a nos fortalecer”. Segundo a deputada, o JD tem um papel fundamental em divulgar questões relacionadas a comunidade, bem como uma empresa que cresceu junto com a cidade. “Por ser um jornal que há mais tempo de circulação no município, ainda possui a mesma garra e determinação quando foi lançada há mais de cinco décadas”. Ela ressaltou que além do periódico, Miguel Luz também é responsável pela Rádio Jornal Destaque e o ‘Museu Histórico Destaque’. Representando no ato o presidente da Assembleia, Juvir Costella parabenizou a todos que ajudaram a construir esta história de sucesso. “Todos são importantes nesta empresa que cativou toda a cidade informando, divertindo e levando conhecimento”.

Astrid Michels da Fontoura, Malu Storck, Miguel Luz e Ranolfo Vieira
Agraciado concedendo uma entrevista na TV AL/RS
Juvir Costella, Miguel Luz, Nelsinho Metalúrgico, e Márcio Alemão
Jaqueline Tichy, Miguel Luz, João Reis e Luciano Reis
Nelsinho Metalúrgico, Miguel Luz, Any Ortiz e Juvir Costella
Carmen Costa entregando um livro para Any Ortiz
Miguel Luz e Luíz Felipe Kittel
Miguel Luz entre Ernesto Ortiz e Any Ortiz
Nelson, Miguel Luz, Vito Smigelkas
Equipe do JD, amigos e colaboradores
Vera Lúcia ‘Tita’, Miguel Luz, Dadá, Tati Tanara

Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio inaugura nova sede 
Espaço está localizado na antiga sede do Clube Marechal Rondon
As novas instalações da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio foi inaugurada na tarde do dia 11 de novembro, na área, onde por décadas sediou o Clube Marechal Rondon, no Centro da cidade. Representantes de diversos segmentos da comunidade, integrantes do Poder Público, parceiros da Liga e voluntárias prestigiaram o ato. O padre da Igreja Nossa Senhora das Graças, José Adelar Hastenteufel fez a bênção especial do lugar. Estiveram presentes lideranças da Liga Feminina de Combate ao Câncer do RS. A presidente da Liga, Carini Ferrasso informou que em 2007, quando surgiu a ideia da diretoria da época em ter um local próprio e adequado para atender as paciente, bem como orientar aqueles que necessitam de auxílio. “Foi um sonho que se tornou realidade. Por isso, devo agradecer a todos que contribuíram para esta construção”, disse Carini. Ela salientou que nos dias atuais, o trabalho voluntário é importante, pois proporciona dar um acalento as pessoas mais vulneráveis da sociedade.
MOMENTO - Segundo a presidente do Conselho Deliberativo da Liga Feminina de Combate ao Câncer RS, Marília Herter Aos 98 anos, Helena Diefenthaeler, integrante da Liga Feminina de Combate ao Câncer do RS falou que esteve presente quando foi implantado a entidade em Esteio há aproximadamente 24 anos. “É uma satisfação estar presente num momento especial e que venha muito sucesso a todos”. Representando o Executivo Municipal, Jaime da Rosa comentou que desde o período em que estava no Legislativo acompanha a luta das voluntárias da Liga esteiense. “São pessoas guerreiras, que mesmo com poucos recursos, mantêm o trabalho atendendo as necessidades dos pacientes”.

PRESERVAÇÃO DA HISTÓRIA DO CLUBE
Miguel Luz foi um dos homenageados durante a solenidade

Um dos homenageados durante a solenidade de inauguração da nova sede da Liga no município, o diretor do Jornal, Rádio e Museu Destaque, Miguel Luz explicou que o clube Marechal Rondon tem uma história a partir de seu surgimento em 1945, na então vila de Esteio, distrito de São Leopoldo. Sua primeira sede foi na Rua 24 de Agosto, depois foi sede numa área na Rua Padre Felipe e depois na Garibaldi. “Os militares ajudaram a construir este espaço na cidade e que se tornou referência na vida social da comunidade por décadas”. Miguel enfatizou que a Liga ter assumido esta área é dar continuidade a um trabalho. “Nesta data, o Marechal Rondon está despertando como um gigante que ficou adormecido desde a década de 90”.


REPRESENTANTES QUE DERAM CONSTRIBUIÇÃO 
A MANTER O CLUBE
Nadir Strapasson falou em nome do Marechal Rondon
Representando o presidente do Marechal Rondon, Nadir Antônio Strapasson disse que atualmente o clube de bocha possui mais de 40 associados, em 23 anos de atuação. “É um local onde os homens que já estão na Terceira idade podem se divertir e conviver com amigos de longa data”. A filha de um ex-presidente do clube que fez a doação da área para a Liga foi homenageada, em nome de seu pai, bem como Paulo Graff, que colaborou com a entidade no setor jurídico, na época. O casal Sandra e Edegar Mantovani, da empresa Construeng foram agraciados com uma homenagem pela parceria na obra.

 VOLUNTÁRIAS QUE AJUDARAM A CONSTRUIR A ENTIDADE
Grupo de voluntárias que acompanharam o crescimento da entidade
Atuante na Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio, em 2005, Eliane Loewe, no qual foi presidente fez um agradecimento especial a todos que ajudaram neste processo. “Um novo passo está sendo dado neste dia e tenho orgulho de fazer parte desta equipe”. Na gestão 2009, a presidência da Liga ficou a cargo de Dalvani Ferrasso da Silva. Em seu nome, Arlei da Silva disse que acompanha há anos a trajetória da entidade e está feliz por este momento. “Parabenizo este grupo de mulheres que estão lutando para fazer um trabalho expressivo a comunidade”. Também foi homenageada a ex-presidente Nahiene Closs de Andrade.

Carmen Pavão
Voluntária que integrou ao grupo que lutou para recuperação e restauração do Seminário Claretiano 
O primeiro contato que tive com o Jornal Destaque foi como leitora, no momento em que vim morar na cidade. “Era a oportunidade de se informar dos assuntos mais expressivos junto a comunidade, mas aos poucos me tornei leitura assídua e permaneço até os dias atuais”. Carmen enfatizou que o contato com o jornal se intensificou através das atividades realizadas pela Igreja Imaculado Coração de Maria, no qual sempre havia alguém representando o periódico. “Por décadas, o que prendia a atenção e até hoje leio com carinho no Destaque a coluna do padre André Carbonera, que faz parte de nossa história”. Por mais de uma década, Carmem ressaltou que o JD teve figura fundamental por intermédio de reportagens e apelo junto ao poder público e empresários sobre a preservação dos prédios do Seminário, que corria o risco de ser demolido. Agregando tudo, Carmen ainda pontua que o Museu Histórico Destaque é um dos pontos de referência na cidade e que cuida com zelo a história de Esteio desde os primórdios até o início do século XXI. “Quando visitamos o espaço cultural perdemos a noção do tempo e temos a oportunidade de viajar no passado revendo lugares, pessoas e objetos importantes para nossa comunidade”.


PASTOR IVO NUNES DA SILVA 
Cinco décadas de informação na região 
Uma das lideranças mais expressivas da região e atualmente na direção do Lar de Idosos Betel, em Esteio, pastor Ivo Nunes da Silva esteve presente nas comemorações de 51 anos do Jornal Destaque. Ele relatou que apesar dos obstáculos que o periódico passou ao longo dessas mais de cinco décadas, o Destaque vem evidenciando os assuntos importantes de Esteio, Sapucaia do Sul e região. “O JD tem por objetivo informar os leitores semanalmente dos assuntos relacionados à cidade, sem ser tendencioso. É um jornal que tem uma vida própria”. Além disso, pastor Ivo enfatizou que o Jornal Destaque, entre os assuntos aborda questões políticas de Esteio, sem ser político e sempre buscando ouvir as partes envolvidas.
Pastor Ivo Nunes da Silva e Manoel Jair dos Santos
MANOEL JAIR DOS SANTOS 
Incentivador no crescimento da cidade 
De acordo com Manoel Jair dos Santos, o Jornal Destaque representa o ‘esteio’ da cidade, já que nasceu um pouco mais de uma década da emancipação política do município e ainda é o periódico mais antigo em circulação em Esteio. “Além de dar espaço para todos os segmentos da sociedade e ainda mantendo uma isenção nos temas abordados”. Manoel Jair dos Santos explicou que o contato mais direto com o Destaque teve início na época em que ocupou o cargo de presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Esteio (Acise), na década 80. “Por intermédio do fundador do jornal Miguel Luz e um grupo de empresários foi possível a reativação da Acise. A participação do JD foi expressiva, pois divulgava as ações da instituição e foi um apoiador fundamental para dar continuidade a uma história que dura mais de seis décadas”.


JD recebe distinção do Legislativo esteiense 
Na manhã do dia 20 de novembro, a direção do Jornal Destaque foi agraciada com uma moção de parabenização pela passagem dos 51 anos de circulação. O autor da distinção foi o vereador Mário Couto (PDT). A data magna do periódico se deu no dia 08, onde a equipe da Rádio Jornal Destaque ficou por mais de oito horas ininterruptas no ar, através da live no Facebook e no site www. destaque.tv. O vereador Sandro Severo também esteve presente parabenizando Miguel Luz pelo aniversário do jornal.

INAUGURAÇÃO 
Será realizado no dia 30 de novembro, às 16 horas, a solenidade de inauguração da Sala de Cenários da unidade, bem como o descerramento da foto do Tenente Coronel José Nilo Corrêa Alves, junto a galeria dos ex-comandantes. Na oportunidade, serão comemorados os 15 anos do 34º BPM e os 180 anos da Brigada Militar. O Batalhão esteiense fica na Rua São Jerônimo, 247, Centro.


LORI EMANOELA DA SILVA 
O umbigo de cada um... 
Ainda que tente entender as razões de cada ser humano na Terra, a respeito de suas prioridades, engano-me redondamente com tudo que eu pense que seja infinitamente original, e de repente único; a raça humana em sua trajetória de eventos muitas vezes levadas pela química das emoções, nos remete a algumas situações que desencadeiam certos resultados não muito agradáveis... Passa o tempo, só não passa a vontade de seguir em frente e realmente se não nos colocarmos no lugar do outro, nunca saberemos o que carrega em seu coração... Entre pensamentos e dificuldades o mundo avança em seu caminho, e não percebe as diferentes maneiras de agir consigo e com os outros... Repare que cada um tem exatamente aquilo que cativa do outro, e pior, às vezes alguma magoa por conta da insensatez. Então o umbigo de cada um, nada mais é do que a vontade de cada um, mas, com integralidade, na certeza que a postura de vida de cada um, depende de nós, e não do outro, sejamos coerentes com a nossa maneira de agir e de pensar...


Claudio Storck
Morre o comunicador Claudio Storck 
O jornalista e radialista Claudio Storck, 78 anos faleceu na manhã do dia 01 de novembro, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, vítima de câncer. O corpo foi velado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal e sepultado no Cemitério Luterano Bom Pastor. O prefeito Leonardo Pascoal decretou luto oficial por três dias. Autoridades, empresários e familiares foram dar o último adeus ao profissional. Vereador por duas legislaturas na década de 70 e secretário de Indústria e Comércio nos anos 90, Cláudio foi líder da bancada da extinta Arena e do PDS. Integrou diversas Comissões técnicas, especiais e representativas da Câmara de Vereadores. Participou da maioria das promoções festivas organizadas pelo Legislativo como mestre de cerimônias. Formado em Jornalismo pela Famecos, através de sua experiência e imparcialidade somadas com a sua voz clara e marcante, o tornaram um grande comunicador, trabalhando nas rádios Itai, Continental, Caiçara, Rádio Progresso, de São Leopoldo. Nos últimos anos, o jornalista atuava na rádio Equipe 87.9 FM, com o Programa Em Boa Companhia. Também por décadas atuou no Jornal Destaque, ao lado da esposa, Maria Luiza. Cláudio, que se dedicou  tanto na atuação política e comunitária quanto assistencial. Foi vice-presidente da Acise e Acis; Diretor da CDL de Esteio e integrante do Lions Clube Centro, além de governador do Distrito LD2. Recebeu o título de Cidadão Benemérito em 1983 pelos relevantes serviços prestados à comunidade de Esteio. Já em 2015, Cláudio foi homenageado com a comenda Luiz Alécio Frainer. Cláudio deixa a esposa, Maria Luiza, com quem estava casado há cerca de 34 anos e sobrinhos.

Campanha de Natal é lançada com expectativas de boas vendas 
Uma das novidades desta edição é o incremento no número de prêmios 
que será entregue aos vencedores no próximo ano
Representantes de diversos segmentos participaram da solenidade 
Faltando menos de um mês para o Natal, a noite do dia 26 de outubro, foi marcado o lançamento da campanha ‘Esteio Show de Natal’. A solenidade acontece na sede da CDL, situada na área central da cidade. Prestigiaram autoridades, empresários e representantes de segmentos da sociedade. Segundo o presidente da CDL esteiense, Celso Dalmás, um dos principais objetivos de mais uma edição da campanha é incrementar a economia do município, bem como incentivar a participação da comunidade em adquirir produtos ou contratar serviços situados na cidade. “Uma ação como esta ajuda a dar uma reanimada entre os comerciantes num período de crise política, econômica e até moral”, comentou Dalmás.
CRESCIMENTO - De acordo com o presidente da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AVG), Wilson Noer, a integração entre o poder Público e o privado é importante, devido a parceria. “Um evento desta grandeza precisa de união de todos os segmentos, com o propósito de superar as expectativas do ano anterior”. Ele ressaltou que para 2017, os empresários estão mais confiantes com as pequenas mudanças na economia com novas contratações e a queda da inflação nos últimos meses, passando de 13% para aproximadamente 3%. “Através de pequenas ações é que estão ocorrendo, as pessoas estão voltando a ter confiança na economia”. Wilson informou que após sete anos a frente da entidade está passando as funções para o novo presidente, oriundo do município de Lajeado.
PARCERIA E PRÊMIOS PARA O FIM DE ANO 
O prefeito Leonardo Pascoal disse que a retomada da economia nacional também tem refletido na cidade. Entre as medidas estão a política de incentivo a geração de emprego e renda para os munícipes. “Mais um ano, a Prefeitura será parceira ao repassar recursos públicos para a campanha”. Ele ressaltou que com o propósito de contribuir com o empresariado foi alterado alguns quesitos no estacionamento rotativo, bem como ações que visam o desenvolvimento sustentável. A Campanha de Natal é uma parceria entre CDL, Acise, Prefeitura de Esteio e Câmara de Vereadores. O prazo de encerramento será no dia 30 de dezembro. O sorteio ocorrerá no dia 09 de janeiro de 2018. Ao todo serão sorteados onze prêmios como uma moto zero KM, três notebooks, dois aparelhos de televisão 43 polegadas, dois ar condicionado split, dois aparelhos de telefone celular e um microondas.


Conferência da Igualdade Racial 
Assim como Esteio, Sapucaia do Sul também realizou a Conferência Municipal de Igualdade Racial. A atividade foi realizada em 30 de setembro, no auditório do IFSul. Durante o ato foram eleitos onze delegados, entre titular e suplente que irão representar o Município no debate estadual. A solenidade de abertura contou com a participação de representantes do Poder Público e de outros segmentos da comunidade prestigiaram o ato. Conforme um dos organizadores e atuante no movimento em Sapucaia do Sul, Alex Borba dos Santos, o trabalho do povo negro que ajudou a construir o País ainda é pouco valorizado. “O homem negro e a mulher negra são os que ganham menos no mercado de trabalho. É um processo que perpetua a exclusão e a discriminação. Chega do elevador de serviço e do quarto de empregada, que são a senzala moderna”, salientou Alex. A Conferência reuniu as demandas de Sapucaia do Sul que serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.


Rotary Club Sapucaia promove campanha
Com o objetivo de contribuir com a infraestrutura do Hospital Getúlio Vargas, em Sapucaia do Sul, o Rotary Club do município está desenvolvendo uma ação, para arrecadar recursos para compra de poltronas. Segundo a presidente do clube de serviço, Regina de Quadros, devido a um problema pessoal, por ficar alguns dias na Casa de Saúde cuidando de um familiar, observou a necessidade de ter uma acomodação digna para os acompanhantes dos pacientes. “A ideia é conseguir 40 poltronas, que irá beneficiar 160 pessoas por mês. O custo de cada uma é de R$ 120,00”, informou Regina. Ela salientou que todos aqueles que colaborarem com a ação serão reconhecidos com a divulgação dos nomes, mediante a autorização.

ESPAÇO AXÉ 
Pai Jones de Oxala 
Festa em homenagem ao Exú Destranca Rua Legun Eta das Almas de Pai Evander de Agandju 
É com grande prazer que iniciamos a página Espaço do Axé. Eventos com a cobertura da Gira Festiva em Homenagem a Destranca Rua Legun Eta das Almas de Pai Evander de Agandju. O Ilê Xango Aganju e Oxum de Gama e seus Dirigentes Espirituais, Pai Paulo de Xango e Pai Evander de Xango receberam a família religiosas e amigos na Rua Rio Grande, 1092, no centro da cidade de Esteio, bela cerimônia festiva que realizou-se no dia 01 de novembro do ano 2017.  Tudo ocorreu com grande magia do povo de rua, e com a presença ilustre de religiosos de todo estado e do exterior. Maria Mulambo Legun Eta Xerere Rainha das Almas (Rainha do Touro) em todo Cone Sul, há 43 anos caminha com humildade e segurança, segue o que lhe foi passado por seus ancestrais, e cresce a olhos visto seu reinado e domínio.  O Ilê esta situado no atual endereço há 16 anos, tem o respeito e admiração de toda comunidade esteiense. Pai Paulo e Pai Evander atendem de segunda a sexta no Ilê e cumprem vasta agenda de eventos e obrigações de filhos por todo o Pais e Exterior.......
Pai Jones de Oxala
Pai Paulo, Jones e Ale D’ Oya
Willian e Evander
Milene e Márcio
Nei e Pai Paulo
Evander
Juliana e Charla

FORÇA TAREFA NÃO IDENTIFICA CRIME
Na manhã do último dia 21, esteve em Esteio, uma força tarefa da Polícia Civil, em busca de irregularidades decorrente de denuncia anônima, contra uma academia da cidade.  Os agentes da capital, integrantes das delegacias especializadas DEIC, DRCP e delegacia de defesa do consumidor estiveram no estabelecimento acompanhados de fiscal do Conselho Regional de Educação Física e RGE Sul, com o objetivo de verificar a veracidade das denuncias. Após 2 horas na empresa, a força tarefa composta por 8 pessoas e três viaturas deixaram o a empresa confirmando que as denuncias eram falsas contra a Academia Fitflex. Como nenhum crime foi cometido pela academia, os agentes deixaram a sede da empresa seguros que se tratava de denuncia sem fundamento. Questionado quanto a presença dos agentes, o proprietário da empresa Vinícius Seibt disse se sentir tranquilo com a inspeção,  ”Nestes 25 anos que nossa empresa atua na cidade, já recebemos todo tipo de fiscalização”, ainda segundo o empresário, “nunca foi encontrado irregularidades”. Completou dizendo que mesmo sendo constrangedor, fica satisfeito com ações de fiscalização reforçando a seriedade da administração da empresa somente age dentro da legalidade. Para cumprir a averiguação desta denuncia anônima, os agentes deixaram de realizar outras atividades talvez mais relevantes a segurança pública no estado do Rio Grande do Sul que passa por uma grave crise.


Carros antigos tomam conta da Praça Premem 
Encontro reuniu apaixonados por duas e quatro rodas
Edwilson com seu automóvel, durante o encontro
Cerca de 200 veículos, entre motocicletas, bicicletas que entraram para história fizeram parte do 2º Encontro de Carros Antigos de Esteio. A atividade ocorreu no dia 29 de outubro, na Praça Premem, situada entre as ruas Rio Pardo e Brasil, no bairro Tamandaré. Também participaram integrantes da ONG Amigos do Nick, que estavam divulgando o trabalho, marcando a Semana Municipal de Incentivo a doação de Medula Óssea. Uma equipe da Zoobotânica prestigiaram a festa divulgando seu trabalho, inclusive com réplicas de animais silvestres que fazem parte do acervo do Parque Zoológico. Uma escola profissionalizante da cidade esteve no encontro com um grupo de alunos fazendo verificação de pressão arterial e entregando folders explicativos sobre algumas doenças. Segundo um dos organizadores, Edwilson de Oliveira, um dos principais objetivos do evento é confraternizar entre os apaixonados por carros antigos, independente do automóvel. “É a oportunidade de mostrar para as pessoas nosso amor por veículos que representam um período de nossa história”, disse Oliveira. Ele salientou que os participantes do encontro arrecadaram alimentos que serão doadas para entidades do município, entre eles, projeto social Mãos Amigas.
PAIXÃO - Edwilson falou que sua ficção por carros antigos surgiu pelo seu envolvimento com a lida campeira com objetos, mas ao comprar um automóvel conhecida como ‘rural’ tudo mudou. “Comecei a participar de clubes segmentados de carros, até o momento que fui convidado a fazer parte da diretoria de um determinado grupo da cidade”. Ele informou que estava exposto no encontro carros a partir da década de 30 e funcionando. A secretaria de Cultura, Esporte e Lazer foi uma das apoiadoras do evento com a cedência da aparelhagem de som, fechamento das ruas e dos banheiros químicos. Além de colecionadores da cidade anfitriã do evento, prestigiaram representantes de clubes de Porto Alegre, Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Guaíba, Encantado, Gravataí e Lajeado. O público que foi na segunda edição do encontro ainda pode apreciar o trabalho de artesãos esteienses e da região, bem como de antiquários e praça de alimentação.



Comunidade escolar integra coletânea de livro 
Grupo literário participou de um evento em POA
Autores durante a sessão de autógrafos na Feira do Livro, em Porto Alegre
A professora Luciana da Aparecida Soares Meira, que integrou o livro ‘Reflexões Contemporâneas em Educação V’, organizado por Daniela Rohan Hirschmann participaram no dia 05 de novembro, da sessão de autógrafos na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. No dia seguinte ao evento na Capital, Luciana esteve na Rádio Jornal Destaque, no programa Falando no Ar, onde retratou um pouco sobre a coletânea no qual fez parte, bem como o trabalho que desenvolve em instituições de ensino na cidade, como na Escola Estadual Especial Padre Reus. De acordo com Luciana, deve-se haver mais ações em prol ao incentivo para a divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a comunidade em geral. “Tivemos avanços ao longo dos anos, mas ainda falta apoio e profissionais capacitados”, disse a professora. Ela salientou que a redação do Enem deste ano, onde o assunto abordado era a educação inclusiva através de Libras mostrou-se que esta segunda língua merece uma atenção especial.
EDUCAÇÃO - Entre os trabalhos que estão no livro ‘Libras: uma porta para a cultura surda’ e ‘Comunidade Surda de Esteio: uma proposta para o currículo da educação básica de Esteio no ensino de Libras e outras proposições’. Já o texto ‘A importância da acessibilidade no ambiente virtual das universidades, Luciana escreveu o texto em parceria com Lisiane Pinheiro Silva, Luis Philippe Soares, Patrícia Imai e Thúlio Jahnke. Luciana Soares Meira é professora especialista em educação sobre Libras, professora orientadora na pós-graduação EAD – Uniasselvi. No município atuou por quatro anos na Escola Padre Reus e neste ano esta na Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho, no bairro São Sebastião.


N.S. Aparecida é homenageada pelo Legislativo
Os proponentes do ato entregando a honraria ao religioso
Para marcar os 300 anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Câmara de Vereadores promoveu um ato solene que aconteceu no dia 31 de outubro, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. Durante a cerimônia ocorreu a entronização da Imagem de Nossa Senhora pelo pároco Maico Pezzi, bem como a entoação de louvores dos fies da congregação. Participaram do ato, o arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler e o chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal. Os proponentes da atividade foram os vereadores Euclides Castro e Sandro Severo. De acordo com o Euclides, foi um momento muito bonito, onde pudemos vivenciar momentos de fé. “Agradeço a todos os membros da comunidade Católica que estiveram presentes nesta noite, onde pudemos fazer uma homenagem a padroeira do Brasil”, disse Castro. Já Sandro Severo fez um relato sobre o aparecimento da santa e traçou um paralelo até os dias atuais, destacando o manifesto do conselho permanente da CNBB. “O desencanto e o desinteresse pela política que vemos crescer diariamente, inclusive junto aos movimentos sociais”. Também se pronunciou o arcebispo metropolitano. Na oportunidade, o Parlamento entregou  uma honraria à paróquia e uma bandeira do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário