terça-feira, 14 de agosto de 2018

EDIÇÃO 2086

Aniversário do Santa Zina Brechó 
é comemorado com festa
Evento proporcionou uma demonstração de solidariedade,
devido a presença maciça de brecholeiros da região

Organizadoras do primeiro aniversário do brechó na cidade
O primeiro aniversário do Santa Zina Brechó, em Esteio foi comemorado no dia 04 de agosto, no espaço coberto da Rua Garibaldi, na área central do município. Entre as organizadoras da festa estavam as advogadas Linda e Marcia Lutz; Dina Ariju, do comércio de brechó, há vinte anos em Porto Alegre e Estela Lewis, empreendedora de eventos. Durante o sábado, diversas atrações artísticas e culturais passaram pelo espaço cultural. Aconteceu a apresentação do professor e dos alunos do Conservatório de Música Carlos Gomes, através do Rodrigo Rocha, no vocal; Vinicius Freire, no violão e o professor Silvio Adriano. Também ocorreu o show do sax iluminado de Leandro Fagundes e Dalton Júnior, com voz e violão. As danças gaúchas não ficaram de fora do espetáculo. A brecholeira Márcia com o pequeno Murilo, de apenas quatro anos mostraram talento e evidenciaram a cultura do Rio Grande do Sul. O encontro contou com a presença de voluntários da ONG Amigos do Nick, onde teve a oportunidade de receber doações de fraldas e itens de higiene pessoal. O material é em prol das crianças internadas com leucemia e também para a família da pequena Noor. Já a ONG Gepar, atenta com a proteção dos animais de rua esteve com um espaço, em que os integrantes puderam fazer a doação de filhotes de cães, bem como aceitar a doação de ração para animais. Um dos principais objetivos do Santa Zina Brechó é oferecer à comunidade novidades interessantes e atraentes, com roupas, adereços e objetos de uso pessoal com preços acessíveis.
PARTICIPAÇÃO - Além da presença de integrantes de diversos brechós de Esteio e de cidades ao redor. Autoridades e artistas também visitaram o evento. Entre eles estava a prefeita do município de Morro Reuter, Carla Chamorro, o apresentador Anonymus Gourmet e o assistente de programa, ‘Alarico’. A equipe do SBT RS passou pela festa. O Legislativo esteiense foi representado pelo presidente Sandro Severo e a secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara. Familiares e amigos prestigiaram a festa, como os netos de Dona Zina, entre eles, Cassiano Uflacker e Miguel Ângelo Uflacker. O aniversário do brechó foi registrado pela fotógrafa Maris Esteges e a amiga Natália Lima.
Ambrosina Uflacker Lutz foi a
inspiração da criação deste espaço
Festa que emocionou a todos 
e revelou a inspiração
“A inspiração vem do nome: Ambrosina Uflacker Lutz, conhecida como dona Zina, nossa mãe. Ela foi uma ‘mãe’ para tantas pessoas em Esteio, com sua paciência, sua generosidade e sua imensa capacidade de acolher aqueles que precisavam de ajuda”, explicou Márcia Lutz, uma das quatro brecholeiras. Ela relatou que numa época de crise e incerteza, mas ao mesmo tempos de valorização do aproveitamento sustentável, o ‘Santa Zina’ se consolidou neste primeiro ano com local onde as pessoas encontram roupas e os mais variados objetos, em excelente estado de conservação e com bons preços. Márcia resumiu a alegria que dominou o sábado ensolarado: “Esteio, cidade em que nascemos e crescemos. Lugar amado da Dona Zina. Esse investimento é a nossa contribuição para fomentar a economia local e oportunizar trocas de parcerias entre empreendedores, artesãos e pessoas ligadas ao comércio de arte, produtos de maquiagem, apresentações de grupos de dança, corais, músicos... Enfim, o propósito e a razão de ser do ‘Santa Zina Brechó’ e ser um  espaço aberto à cultura em Esteio. O encerramento foi marcado pelo tradicional bordão do Anonymus Gourmet: VOLTAREMOSSSSSSS”. O desfile de moda sustentável vestindo looks do Santa Zina Brechó foi o momento que antecedeu o tradicional “Parabéns a Você”, em frente ao estabelecimento.


SOLIDARIEDADE E PARCERIA ENTRE 
OS BRECHOLEIROS DA REGIÃO
Segundo a advogada e uma das donas do Santa Zina, Linda Lutz Pinheiro Machado, o evento proporcionou uma demonstração de solidariedade, devido a presença maciça de brecholeiras e brecholeiros da região. “Estes empreendedores ofereceram mercadorias com preços atraentes, o que resultou em uma disputa acirrada das pessoas em garimpar peças”. Ela salientou que foi uma festa maravilhosa e pode ser resumido numa maneira expressiva. “Entre nós brecholeiras e brecholeiros, não existe concorrência, mas sim solidariedade. São impressionantes os gestos generosos de ajuda mútua. Por isso, essa atividade está crescendo tanto no Rio Grande do Sul. A consequência desse espírito foi o público que desde o final da manhã e até o fim da tarde lotou a Rua Coberta. Como disse o ‘Anonymus Gourmet’, fazendo uma analogia com o futebol: “Temos aqui hoje o público de Grenal decisivo!”. “A partir desse propósito fundador, o ‘Santa Zina Brechó’ renovou na festa seu propósito de compartilhar em Esteio o conceito, hoje dominante no mundo inteiro, da moda sustentável, do aproveitamento pleno das roupas e objetos a preços atraentes”, afirmou Linda.


Moradores da Vila Esperança reclamam 
de alargamento de ruas
As mudanças que estão previstas na região poderão acarretar problemas 
A possibilidade de perder totalmente a casa, localizada no Beco 9, na Vila Esperança, em função das obras de alargamento das ruas que serão realizadas pela Prefeitura para o acesso de veículos maiores, a exemplo de ambulâncias, a moradora Luciana Dubois Arbulo, juntou-se a outros moradores dos becos 5 e 6, em busca de uma solução junto à Comissão de Transporte, Habitação e Urbanização da Câmara de Vereadores. O encontro com os parlamentares aconteceu no dia 01 de agosto. “Se tiver que arrancar  o quarto da frente, minha casa vai ruir”, disse Luciana. Durante  a reunião da Comissão, integrada pelos vereadores Harri Zanoni e Leonardo Dahmer, com  a participação do vereador Luiz Duarte, os moradores relataram que estão apreensivos  devido a falta de informação sobre as medições e informaram que estão sendo notificados por servidores do Executivo para a remoção das cercas que limitam os terrenos. Ao todo, segundo Dahmer, mais de cem famílias serão atingidas. Além disso, os vereadores salientaram  que a comunidade ainda aguarda a visita do Executivo e da concessionária que presta serviço de energia elétrica ao bairro, acordada em reunião  da Comissão, moradores e representantes da Prefeitura, realizada em 19 de julho, visando encontrar a melhor forma  de resolver o problema junto aquela parcela da população.


La Salle promove palestra
 Alunos fizeram perguntas sobre o funcionamento do Executivo
Cerca de 90 alunos de três turmas do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio La Salle de Esteio participaram de um momento de perguntas e respostas com o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal. O encontro ocorreu no dia 08 de agosto, no auditório da instituição. Pascoal foi recebido pelo diretor do La Salle, Ir. Rafael Alexandre Zydeck. Entre os questionamentos, os pequenos queriam saber do prefeito informações sobre orçamento, saúde, educação, metas de gestão e, também, questões mais pessoais, como a rotina de Pascoal após assumir o cargo.  ”Ser prefeito é um desafio enorme, gigantesco, mas é muito gratificante, especialmente quando você vê a transformação na vida das pessoas. Tem muito trabalho, mas o cansaço fica no segundo plano quando você recebe um abraço, um agradecimento. Demanda alguns sacrifícios, mas vale muito a pena”, comentou Pascoal.  Este é o segundo ano que o prefeito vai até a escola conversar com os alunos. Antes do encontro, os professores trabalharam com as crianças sobre a função de um prefeito. Além da fala com os estudantes, visitou as obras de ampliação da instituição.


Comitiva do Rotary Club Esteio realiza visitas 
Entre os lugares visitados na cidade, o grupo esteve conhecendo 
o acervo do Museu Histórico Destaque
Grupo que visitou o jornal e o Museu Histórico Destaque pode conhecer mais sobre a história do município
A comitiva do governador do Distrito 4670, do Rotary Club Internacional esteve realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque. O encontro foi realizado na tarde do dia 02 de agosto. Na oportunidade, o grupo foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Ilo Coutinho e a esposa Maria de Lourdes Coutinho, juntamente com o grupo de rotarianos da cidade também estiveram visitando as dependências do Museu Histórico Destaque. Os visitantes tiveram a oportunidade de percorrer as salas onde estão peças e fotografias que contam a história de Esteio desde seus primórdios até início do século XXI. Após a passagem pelo espaço cultural, os integrantes do clube de serviço participaram de uma assembleia festiva. A reunião aconteceu na Casa do Gaúcho, no Parque Assis Brasil. Durante a festividade, além dos representantes do clube esteiense, também estiveram prestigiando integrante do Rotary Club de Sapucaia do Sul, Lindoia/Passo D’Areia.
TRABALHO - Um dos rotarianos da cidade anfitriã, Egydio Dahmer, salientou que a visita do governador do Distrito é importante, pois marca o início dos trabalhos do ano rotário. “O encontro oportuniza também mostrar ao governador as ações que o clube desenvolve ao longo do ano junto a comunidade”. Segundo a presidente Ivoni Petry Rockenbach, nesta noite especial faz com que possamos apresentar nosso trabalho e ainda entregar uma quantia para a governadoria. “São um grupo pequeno, mas unidos. Muitas de nossas atividades servem de estímulos para outros clubes”.

  VISITA PROPORCIONA MOTIVAÇÃO E INCENTIVA O INGRESSO DE NOVOS SÓCIOS
Ilo falou que este é o terceiro clube de Rotary no distrito que visita e já está obtendo alguns conhecimentos sobre a atuação dos voluntários na cidade. “Tive a oportunidade de visitar o Hospital São Camilo, onde foi inaugurado neste ano a ala transfusional, através da parceria entre a Prefeitura de Esteio. Ficou para atender aqueles que mais precisam no município”, disse. O governador Ilo enfatizou também a visita no JD e no Museu Destaque. “Fiquei fascinado pelo local, devido a preservação da história de Esteio. Mesmo tendo pouco mais de seis décadas de emancipação, há uma trajetória de sucesso. Desde os primeiros anos, o Rotary esteve presente acompanhando o desenvolvimento”. De acordo com Ilo, o resultado final do encontro com os rotarianos esteienses deu uma motivação a mais para unir ainda mais os companheiros e buscar novos associados. A comitiva do governador também esteve visitando o chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal.


Empresários da região se unem para a continuidade da BR 448 
Mesmo com o aumento da Rodovia do Parque, 
algumas ações precisam ainda ser feitas
Lideranças políticas e empresariais participaram do encontro
Em recente encontro realizado no município de Portão, o presidente da Acise, Longuinho Muzykant, representando também a Federasul e as ACIs do Vale do Rio dos Sinos esteve numa reunião no qual a finalidade era de mobilizar a classe empresarial e política  através de conscientização pela extensão da BR 448 até a RS 240. Durante o encontro foram apresentados pontos relevantes que reforçam a necessidade da obra e de seus reflexos na economia e na mobilidade, considerando ainda que a região representa 18,5% do PIB do Estado. O investimento total da obra é de R$ 950 milhões, sendo que inicialmente a reivindicação é para que seja liberado 3% deste valor para o andamento do projeto, o que reduzirá  mais de 30% do fluxo da BR 116. Empresários presentes acreditam que o momento político atual é propício para que se consiga junto ao Ministro dos Transportes – neste ano ou início do próximo – a assinatura para o andamento do projeto, uma vez que a obra representa desenvolvimento não só para a região, mas para o estado também. Longuinho Muzykant, ao encerrar o encontro, fez uso da palavra e afirmou que a obra é uma reivindicação antiga de toda classe empresarial e que as entidades  não têm medido esforços para buscar uma solução junto ao poder público tendo como parceiras as ACIs, as CDLs, prefeituras e Câmaras municipais. O presidente do Legislativo Sandro Severo participou do evento.
IMPACTO - O secretário de Urbanização e Habitação, Marcelo K. Pereira, divulgou nesta semana os investimentos necessários para que a obra da BR-448 deixe de ser um dique negativo, que resultou em enchentes na cidade (em 2013, 2014 e a maior, em 2015), já que a água do Rio dos Sinos não tem para onde escoar. Apontando o problema desde 2013, quando vereador, Marcelo disse que a partir do estudo feito pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), apresentado recentemente pelo presidente da entidade, Pedro Bisch Neto, Esteio terá que investir mais de R$ 117 milhões em obras e R$ 6,5 milhões em manutenção de casas de bombas, uma no arroio Esteio e outra no arroio Sapucaia.
DIQUE NEGATIVO PARA CIDADE 
“Na ocasião, enquanto vereador, denunciei o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre e ao Ministério Público Federal em razão da construção da BR-448, alertando que a rodovia era um dique negativo para Esteio. Agora, a Metroplan afirmou que, se não investirmos R$ 117 milhões em obras e R$ 6,5 milhões em manutenção anual, a BR-448 continuará prejudicando a cidade”, destacou. O secretário Marcelo Pereira afirmou, ainda, que será preciso que as cidades de São Leopoldo e Nova Santa Rita façam suas intervenções, para depois Esteio poder fazer sua parte. Além disso, Pereira reafirma que o município mais prejudicado pelos reflexos negativos da rodovia 448. “Foi uma obra importante para desafogar da a BR 116, mas foi mal concebida”, reforçou.


JANAINA SANTOS 
Feliz dia dos Pais a todas 
as pessoas que 
se tornaram PAI!! 
 Não se nasce pai, torna-se pai. Criar e cuidar de uma criança são tarefas que exigem esforço, tempo, dedicação, paciência. Nunca deve ser responsabilidade única da mãe, embora muitas vezes é executada exclusivamente por ela. Quando o cuidado é dividido entre mãe e pai, além de ficar mais rico, ele fica mais fácil. Pai e mãe devem participar de todo o processo de desenvolvimento e a função paterna vai muito além de “ajudar” a mãe a cuidar dos filhos. O pai também deve estar presente em tudo. Na consulta com o pediatra, nas reuniões escolares ou em emergências que exigem que os pais saiam do trabalho, a presença de ambos é essencial. Mesmo quando os pais são separados, a participação do pai na vida da criança é fundamental. Segundo a psicóloga Marcia Orsi, a figura paterna possibilita à criança a entrada no contato social de forma mais segura. Proporciona o equilíbrio que a criança precisa. Segundo ela, estabelecer limites e ajudar o filho a ter noção de certo e errado são algumas das atitudes decisivas para a formação do caráter e também fazem parte da função paterna. A participação ativa do pai na criação fortalece o filho para a vida individual e social, além de promover segurança, autoestima, independência e estabilidade emocional. “Separar um tempo para brincar, ler, estudar e conversar com os filhos é fundamental.


Pároco do Coração de Maria visita o JD 
No encontro foi também divulgada a programação da festa em homenagem a padroeira do município
Religiosos juntamente com Miguel Luz
Padre Fernando e José visitaram o espaço cultural
O pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria, padre Fernando Glucklich Pietranera esteve visitando a sede do Jornal Destaque na manhã do dia 07 de agosto. Ele foi recepcionado pelo diretor do periódico Miguel Luz. Na oportunidade, o religioso esteve divulgando as atividades alusivas a padroeira do município, como a novena, que inicia no dia 10 e os festejos, nos dias 19 e 22, respectivamente. Além do jornal, o padre Fernando também visitou o Museu Histórico Destaque. No espaço cultural pode conhecer através de peças e fotografias um pouco sobre o município no qual atua há pouco mais de um ano, como titular da igreja matriz. “Estou fascinado pelo lugar, pois gosto de história e momentos assim podemos viajar no tempo e em outras épocas”. Padre Fernando destacou que o trabalho na paróquia é desafiador, principalmente na questão de evangelizar crianças e adolescentes, com um olhar para o futuro. Padre Fernando esteve na companhia do padre auxiliar José de Siqueira Cesar.
PADROEIRA - Neste ano, o tema da festa é ‘Maria Leiga, Santa, Mãe de Deus (doc 105,115)’ e o lema é ‘Fazei o que Ele vos disser (Jo 2,5b)’. O Coração de Maria engloba as comunidades São José, Coração de Jesus. N. S. da Esperança, Mãe Rainha, N.S dos Navegantes, N. S Fátima e São Francisco. No dia 19 de agosto, ocorrerá a festa da padroeira. A partir das 9h30, acontece o terço e às 10 horas, missa festiva. Ao meio dia, almoço e festejos para a comunidade. E no dia 22, no espaço coberto da Rua Garibaldi, no Centro, às 18h30, a festa inicia com a realização do terço, seguido, às 19 horas, com uma missa com o padre Adilson Busin. Já às 20 horas, a procissão luminosa: Maria abençoa a cidade. Informações e convite pelo telefone 3473-1440. O templo religioso fica localizado na Rua Coração de Maria, 120, Centro.

Sicredi União Metropolitana abre 
a primeira agência em Esteio 
A Sicredi União Metropolitana RS, uma das cooperativas de crédito que integram o Sistema Sicredi em 22 estados brasileiros e no Distrito Federal, se prepara para abrir as portas da sua primeira agência no município de Esteio. O evento de inauguração irá se realizar no dia 20 de agosto, às 19h, na Avenida Presidente Vargas, 2190, sala 3. Para o presidente Ronaldo Sielichow, este investimento endossa o momento de crescimento do Sicredi na Região Metropolitana. “Nossa cooperativa vem promovendo sua expansão nos nove municípios da sua área de atuação. E agora chegou a vez de Esteio receber nossa total atenção”, afirma Sielichow.    Com uma história contada através das idas e vindas de pessoas e mercadorias pelas vias férreas, Esteio tem hoje uma população de mais de 80 mil habitantes. “É um município organizado com muitas entidades representativas, onde buscamos fortalecer ainda mais o nosso relacionamento”, acrescenta Sielichow. Além disso, o município tem mais de três mil empresas ativas, o Sicredi entende que o investimento nesta primeira agência em Esteio reforça a busca do Sicredi em cumprir sua missão: ser um parceiro efetivo e participativo na construção do desenvolvimento socioeconômico local. “O Sicredi assume com muita seriedade o papel de consultor financeiro e de condutor na busca da qualidade de vida e na geração de renda para seus associados e à toda a comunidade”. O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, que exercem o papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi possui 116 cooperativas em 22 estados e no Distrito Federal, possui 1.587 agências e gera 22,8 mil empregos diretos em 1.229 municípios no país. Em 204 municípios brasileiros, o Sicredi é a única instituição financeira presente.

LORI EMANOELA DA SILVA 
O QUE DESEJO REALMENTE 
É VIVER... 
O que você está fazendo de sua vida deixando para lá o que pode ser resolvido neste momento? Não quero incomodar, não quero entrar em conflito com o outro? Não quer exatamente causar transtornos?  O que você me diz de engolir todas as mágoas e repetidamente observar que isso está prejudicando somente você !!!  Até quando pretende empurrar para baixo do tapete aquilo que não serve mais? Observe sua postura diante você mesmo, vale a pena? Está mesmo disposto a viver isso? Tem que engolir tudo para não se incomodar? Dizer não é Inconveniente? Inconveniente para quem? Essas atitudes nos levam exatamente a um grande patamar de culpas gerados principalmente pela forma de agir e pensar, em pleno século XXI temos a pretensão de ser o todo poderoso e olhar por cima somente o que tem que ser melhorado. Façamos o seguinte: vamos- nos oportuniza e realmente nos permitir a ser de verdade a essência pura de amor e luz que nos trouxe ao planeta Terra, esqueça completamente tudo aquilo e todos que de alguma maneira fizeram com que você se sentisse o último ser humano do planeta. Pare e pense as pessoas na grande maioria não se perturbam com coisas ruins elas na verdade se ocupam daquilo que não lhe pertence achando que merecem mais do que você, com este pensamento deixo a  seguinte reflexão: o que estou fazendo neste momento por minha vida? Qual a coisa mais importante?  Abraço fraterno toda, bênção e não esqueça o mantra que recebi no cerco Uritorco:  Eu sou luz eu sou paz eu sou amor tudo isso que sou sou eu! Coach espiritual Cartas ciganas 55 (51) 993080260

Morte de Marília Dias 
O dia 24 de julho foi marcado pela morte da ex-vereadora e também ex-conselheira tutelar Marília Terezinha Dias, aos 69 anos. Seu corpo foi velado no Salão Nobre da Prefeitura e o sepultamento foi no Cemitério Municipal Dois de Novembro. A causa da morte foi por problemas cardíacos, mas há alguns anos, Marília lutava contra o Mal de Alzheimer. Marília era natural de Porto Alegre, mas fez sua carreira política e de trabalho em Esteio. Foi eleita em 03 de outubro de 2000, tomou posse em 01 de janeiro de 2001. Ainda no primeiro ano de mandato, ocupou a presidência da Comissão de Educação Cultura e Desporto e exerceu a função de secretária em 2002 e 2003. Também foi membro da Comissão de Avaliação - Seminário Claretiano durante o ano de 2003. Em 27 de junho de 2002, deixou o PSDB para filiar-se ao PTB, partido do qual se desfiliou, em 30 de setembro de 2003, para passar a fazer parte do PDT.

DR. GABRIEL SEGER TEIXEIRA 
*Especialista em implantes dentários 
e em prótese dentária 
Sorrir é o melhor remédio para solucionar o excesso de estresse a falta de dinheiro 
Muitos estudos já comprovaram a eficácia do bom humor na prevenção das mais variadas doenças. As reações funcionam como uma espécie de vacina, melhorando o funcionamento do corpo e auxiliando na diminuição dos dores musculares. O processo está ligado diretamente a liberação de duas substancias no organismo: Endorfina e serotonina. Elas são as responsáveis por proporcionar os momentos de felicidade e bem-estar, ainda, como se não bastasse, ativam o sistema imunológico – principal responsável na prevenção e combate das doenças. A falta dessas substâncias é a principal causadora no aumento de estresse, provocando problemas como a insônia, transtornos alimentares, depressão, problemas cardiovasculares e prisão de ventre, citando apenas as mais recorrentes. Em pesquisa realizada pelo Isma – Brasil (International Stress Management Association), os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking de pessoas com maior nível de estresse no mundo. Para os entrevistados um dos principais motivos para o excesso de tensão é a falta de dinheiro. Os brasileiros se sentem dependentes dos empregos e muitos são obrigados a continuar trabalhando mesmo após a aposentadoria. Por isso, quando falamos em prevenção de doenças, sorrir é o melhor remédio para solucionar o excesso de estresse e a falta de dinheiro. Sorrir diminui a pressão arterial, melhora a digestão, limpa o organismo, reduz as dores musculares e melhora a oxigenação da pele. Sem falar que conviver com pessoas sorridentes é muito mais agradável e prazeroso. O mau humor é o maior causador de acidentes vasculares como infartos, as anginas e os derrames. Por isso, devemos cultivar mais a paciência, aumentar a aceitação – sendo menos rígidos – e deixar o autoritarismo de lado. Cultivar o bom humor é poder colher bem-estar e qualidade de vida. Faça disso uma filosofia de vida. O poeta Vinicius de Moraes afirmava no famoso Samba da Benção que “é melhor ser alegre que ser triste. “Vamos ouvi-lo, parando de franzir a testa e soltando boas gargalhadas. Afinal de contas, melhorar a saúde e economizar nas despesas nunca foi tão fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário