quarta-feira, 12 de setembro de 2018

EDIÇÃO 2087

Novo diretor do Colégio 
Coração de Maria visita o JD
Miguel Luz recepcionou a equipe da instituição de ensino
O diretor Gerson Luis Pessi e Ismael Beck, funcionário da Rede de Escolas São Francisco estiveram realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque no dia 16 de agosto. Um dos principais objetivos foi anunciar que a rede é a nova mantenedora do Colégio Coração de Maria. Representantes da rede foram recepcionados pelo diretor do periódico Miguel Luz. Além disso, Gerson e Ismael tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Esteio, através das peças e fotografias do Museu Histórico Destaque. Tanto Gerson quanto Ismael ficaram impressionados com o acervo existente no espaço cultural que preserva as mais de seis décadas de emancipação política do município. Ambos também falaram que um dos desafios da rede será agregar o Colégio Coração de Maria a rede São Francisco. Segundo Gerson, entre as ações que já estão sendo colocadas em prática estão a estrutura da escola e dar uma nova gestão a uma das instituições de ensino mais antigas do município. “Uma das metas é estar mais próximo da comunidade”. A Rede de Escolas São Francisco possui instituições de ensino em Porto Alegre, Cachoeirinha e Gravataí, além do Centro Social Residencial Terapêutico. Um dos locais mantidos pela Rede na Capital é o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 50, bairro Rubem Berta. O templo religioso foi inaugurado em maio do ano passado.


Sicredi inaugura em Esteio 
Novas instalações da financeira está situada na área central do município
A unidade de Esteio do Sicredi União Metropolitana RS foi inaugurada na noite de 20 de agosto, no espaço localizado na Rua Padre Felipe, na área central da cidade. Prestigiaram o evento empresário do município e região, bem como integrantes de clubes de serviço, representantes do Executivo e Legislativo. Durante a solenidade houve a bênção do espaço feita pelo padre da igreja Nossa Senhora das Graças, José Adelar Hastenteufel e os pastores Nilson e Ivo Nunes. Na oportunidade, foi apresentada a equipe de trabalho da unidade esteiense e o responsável, Pedro Alexandre Bernardes. Segundo o presidente do Sicredi, Ronaldo Sielichow, esta inauguração representa um encontro de amigos e sócios, que através de suas empresas estão dando sua contribuição para incrementar o desenvolvimento da cidade. “A instalação do Sicredi em Esteio partir da parceria entre o Poder Público e entidades. Estamos aqui para somar e agregar mais pessoas, fazendo com que todos sejam beneficiados”.
DESENVOLVIMENTO - O presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Vergílio Frederico Perius destacou que uma das características do sistema além da distribuição para os sócios, há também um fundo de desenvolvimento social, com o propósito de ajudar a comunidade. “A ideia é que o recurso fica na cidade e não apenas em um só setor. Por isso que a realização de projetos são importantes”. De acordo com o prefeito Leonardo Pascoal, a vinda de um empreendimento para o município é um momento de festa e de ampliação dos negócios. “A cooperativa de crédito vem somar e cumprir seu papel de promover a cidade e melhorar a economia local”.


Cancelamento de linha de ônibus 
gera polêmica no Legislativo
Damasceno explicou que algumas linhas não são regidas pela Prefeitura
O fim da linha Metrô 3 aos finais de semana e feriados em Esteio foi o assunto tratado na reunião realizada no dia 14 de agosto pela Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação. O encontro ocorreu na sala de reuniões do primeiro andar da Câmara. Representante dos moradores do Parque Primavera, Alex Nero relatou que a mudança vem trazendo transtorno aos habitantes do bairro. Ele citou o caso de cadeirantes que precisam se locomover por longas distâncias, a fim de tomar uma lotação. “Para ir até a Lindolfo Collor, precisa atravessar a Dalva de Oliveira, que não tem pavimentação”, explicou Nero. Ele salientou que a situação não pode ser resolvida pela administração municipal. Conforme o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, as linhas “Metrô 1, 2, 3 e 4”, além da “Antena/Centro – Centro/Antena” são de responsabilidade da Metroplan. Elas estariam regidas por um contrato entre a concessionária e a autarquia estadual, portanto fora das atribuições do Executivo. Damasceno esclareceu ainda que houve uma determinação de instâncias superiores para que um novo contrato fosse feito. No entanto, uma vez que a fundação estadual está em processo de extinção, os processos para realização de novas licitações estariam parados. “Tudo hoje na Metroplan está parado”, disse. Como forma de tentar agilizar a solução do caso, o presidente da Comissão Felipe Costella sugeriu que um abaixo-assinado seja feito pela comunidade e entregue ao órgão. Além disso, um documento da Comissão de Urbanização com a assinatura dos vereadores seria anexado à petição dos moradores. Participaram do encontro, os vereadores Harri Zanoni, Leonardo Dahmer e Rute Pereira.


Atividade no Centro marca a Semana das Pessoas com Deficiência 
Diversos eventos estão previstos para ocorrer nos próximos dias, 
alusivos a data nacional
Grupo percorreu a Avenida Presidente Vargas até o Paço Municipal
A luta pela igualdade das pessoas com deficiência (PCDs) foi a temática de uma caminhada realizada no dia 21 de agosto, em Esteio. A atividade marcou o começo da programação da VI Semana Nacional das Pessoas com Deficiência. Durante o caminho, percorrido do espaço coberto da Rua Garibaldi até o Paço Municipal, cartazes com frases enfatizando a inclusão de deficientes na sociedade foram exibidos. Na chegada na Prefeitura, o vice-prefeito Jaime da Rosa recepcionou o público e ressaltou a importância das atividades. “Esse tipo de iniciativa é de vital para incluir essas pessoas com necessidades especiais na sociedade e demonstrar a eles que não há diferença nenhuma”, comentou. A presidente do Compede, Ligia Leal, identifica-se fortemente com a ideologia por trás da atividade, já que é portadora de deficiência visual. “Nós buscamos inclusão. Mostrar para a cidade que existe deficiência e que essas pessoas são ativas na sociedade. É claro que possuímos deveres, mas nossos direitos também devem ser levados em consideração. Estamos construindo uma inclusão que fará com que essas pessoas esquecidas pela população ganhem mais visibilidade”, destacou Ligia.
INCLUSÃO - Até o dia 30, serão realizadas atividades sobre a temática, organizadas pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Associação de País e Amigos dos Excepcionais (Apae), Centro Municipal de Educação Inclusiva (Cemei) e Escola Estadual Padre Réus com apoio da secretaria de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo . Estão incluídas na programação, rodas de conversa, palestra, apresentações artísticas e roda de chimarrão. As escolas do Município também realizarão atividades com seus alunos que abordem temas ligados às pessoas com deficiência (PCD).
PROGRAMAÇÃO 
24 de agosto - Manhã de esportes  - Horário: 9h ao meio-dia - Local: Ginásio Municipal Edgar Piccioni;  Balada Noturna - Horário: 18h30 - Local: Apae  27 de agosto - Roda de conversa com cuidadores - Horário: 14h - Local: Apae  28 de agosto - Atividades de encerramento pela Apae - Horário: das 9h às 17h - Local: Apae  Cadastro de empregos para PCDs e roda de chimarrão - Horário: das 9h às 11h - Local: Rua Garibaldi (espaço coberto)  Visita de alunos da Escola Estadual Especial Padre Réus à Expointer - Horário: das 13h às 17h  Palestra “Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades” - Palestrante: Claudio Luciano Dusik - Horário: 17h - Local: Câmara de Vereadores  30 de agosto - Reunião especial do Grupo de Apoio e Orientação a Pais (Grão): Planejando o Futuro - Horário: das 18h às 20h - Local: Cemei


Femuci 2018 acontecerá em 
setembro no La Salle 
A Femuci 2018 está prevista para acontecer entre 03 e 06 de setembro no ginásio do Colégio La Salle, sendo que o primeiro dia é dedicado à montagem dos estandes A abertura oficial acontece no dia 05 de setembro, às 10 horas. O público em geral poderá visitar a feira nos dias 05 (8h15 ao meio-dia/13h30 às 17h/18h30 às 20h) e 06 (8h15 ao meio-dia/13h30 às 15h30). A cerimônia de premiação ocorre no dia 06, a partir das 16 horas, com entrega de troféu para a escola e medalhas para alunos e professores que ficarem com o primeiro lugar, e medalhas para alunos e professores com projetos em segundo e terceiro lugares. Todos os projetos expostos na Femuci receberão certificado de participação, assim como todos os projetos da categoria Educação Infantil receberão medalhas de participação. Uma das novidades da Femuci é a criação de uma nova categoria na mostra da Educação Básica. No lugar de Anos Iniciais e Anos Finais, a exposição de trabalhos será dividida em três grupos: 1º ao 3º ano (ciclo de alfabetização), 4º ao 6º ano e 7º ao 9º ano, se aproximando à nomenclatura de mostras científicas semelhantes realizadas no Estado e no país, como a Mostratec. As categorias Educação Infantil, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ação Integrada completam a feira. A feira é organizada pela secretaria de Educação em parceria com a Fundação Liberato Salzano.


Batalhão de Polícia Militar comemora 
16 anos com entrega de comenda 
A distinção da medalha ‘Esteio da Comunidade’ foi entregue a integrantes de diversos setores da sociedade civil e militar
Representantes de diversos segmentos da comunidade e do setor de segurança pública foram agraciados com a medalha da ‘Comenda Esteio da Comunidade’ entregue pelo 34º BPM de Esteio. A solenidade aconteceu no dia 20 de agosto, no espaço de festas Sun Set Premium. O tenente coronel Rogério Pereira Martins fez um agradecimento especial a todos que ajudaram no decorrer dos anos para o crescimento do BPM, em especial os policiais militares que são importantes para termos uma cidade mais segura. “É uma maneira simples de reconhecer as pessoas e entidades”. Em nome dos agraciados, o juiz de Direito, Max Akira Senda de Brito falou que sempre teve um trabalho de parceria com a Brigada Militar em todas as comarcas em que atuou, bem como aos poderes constituídos na cidade. “Esteio ainda pode ser considerada uma das mais tranquilas, em relação a outros municípios da Região Metropolitana. Um dos principais diferenciais são os policiais militares que estão na linha de frente no policiamento ostensivo”, comentou Brito.
DISTINÇÃO - O comandante do CRPO Fronteira Oeste e ex- comandante do 34º BPM, José Nilo Corrêa Alves se pronunciou em nome dos ex-comandantes de Esteio. Ele salientou que ficou honrado em receber esta distinção, principalmente num momento em que outras pessoas de expressão na sociedade também foram agraciados com o título. “Todos os policiais militares merecem reconhecimento pelo que fazem junto a comunidade e também por dar continuidade a um trabalho significativo”.
 HOMENAGEM AOS PMs QUE COMBATEM A VIOLÊNCIA
De acordo com o responsável do Comando de Policiamento Metropolitano Oto Eduardo Rosa Amorim também prestou uma homenagem a todos os PMs que atuam nas ruas da cidade, em especial os que prestaram trabalho na Operação Avante. “Muitas vezes queremos policiamento, mas não sabemos reconhecer aqueles que já fazem o melhor de si em prol do cidadão”. Ele ressaltou que mais da metade dos PMs que trabalham na região são de outros locais, o que ocasiona muitos deles retornar para seus lugares de origem. “Precisa ser feito algo para que estes homens e mulheres fiquem por mais tempo e assim possam ter a oportunidade de conhecer mais nossa realidade”.
PRESIDENTE DA CÂMARA ENTREGA PLACA PARA BM
Durante a cerimônia, o presidente do Legislativo de Esteio, Sandro Severo entregou uma placa ao major Pereira Martins em nome da Mesa Diretora formada pelos vereadores Euclides Castro, Rute Pereira e Mário Couto. A distinção é uma forma de reconhecer pelos 16 anos de instalação do Batalhão na cidade. Sandro falou que é um orgulho poder receber a comenda representando a Câmara Municipal. “É um momento especial pois, a Brigada Militar vem sendo parceira no projeto oriundo do Parlamento municipal e aprovado pelo Executivo, onde as fotos dos foragidos ficam expostos em cartazes espalhados pela cidade. Com isso, a Polícia tem conseguido dar mais segurança as pessoas de bem”. O chefe do Executivo Municipal, Leonardo Pascoal enfatizou que além de ser um momento de integração, a comenda oportuniza reconhecer o trabalho diário dos policiais militares nas ruas da cidade. “A união entre os poderes públicos, a iniciativa privada e a sociedade tem força de combater a criminalidade no município”. Pascoal disse também que uma cidade mais segura proporciona a vinda de empreendimentos, que gera renda e emprego para a comunidade.
LISTA DOS HOMENAGEADOS
CATEGORIA GRANDE MÉRITO Comandante Geral da Brigada Militar - Cel. QOEM Mário Yukio Ikeda; Sub Comandante Geral da Brigada Militar - Cel. QOM Eduardo Biacchi Rodrigues; Chefe do Estado Maior da Brigada Militar - Cel. QOEM Júlio Cesar Rocha Lopes; Comandante do Comando de Policiamento Metropolitano - Cel. QOEM Oto Eduardo Rosa Amorim; Ex Comandante Geral da Brigada Militar e Ex Comandante do 34º BPM - Cel. RR Andreis Silvio Dal Lago; Comandante do CRPO Fronteira Oeste, Ex Comandante do 34º BPM - Cel. QOEM José Nilo Corrêa Alves; Comandante do 4º RPMon Ten. Cel. QOEM - Jose Carlos Pacheco Ferreira; Subcomandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar Ten. Cel. QOEM - Marcelo Fraga Carpes; Chefe da 4ª Seção do CPM MAJ QOEM Jeferson Marques de Melo; Chefe da PM3 e Ex Comandante do 34º BPM Ten Cel QOEM Egon Marques Kvietinski; Comandante do 17º BPM Ten. Cel. QOEM Paulo Balardin; Comandante do 15º BPM Ten. Cel. QOEM Valdeci Antunes dos Santos; Comandante do 26º BPM Ten. Cel. QOEM Luciano Moritz Bueno; Comandante do 24º BPM Ten. Cel. QOEM Leandro Oliveira da Luz; Comandante do 33º BPM Ten. Cel. QOEM Vladimir Luis Silva da Rosa; Comandante do 18º BPM MAJ. QOEM Andre Ilha Feliú; Ex Comandante do 34º BPM Ten. Cel. RR Roberto Damasceno Rodrigues; Subcomandante do 34º BPM MAJ André Luiz Stein; Cap QOEM Deise Luciane Ferreira Kologeski; Cap QOEM João Cláudio da Silveira Lopes; Ten. RR Elio da Costa Guimarães; 1º Ten. QTPM Adriano Rocha do Evangelho; 1º SGT QPM-1 Sidinei dos Santos Garcia; 3º SGT QPM-1 Gilberto Teichmann de Freitas; SD QPM-1 Juliana Zanini; SD QPM-1 Everton Jesus Machado Nunes; SD QPM-1 Douglas de Oliveira Santos Souza; SD QPM-1 Douglas Felipe Martins de Souza; SD QPM-1 Paulo Sérgio Lozano Vasconcelos; SD QPM-1 Juarez Antunes Martins; SD QPM-1 Ederson de Oliveira Gonçalves; SD QPM-1 Tiago Martins de Quevedo
CATEGORIA ESPECIAL MÉRITO: Prefeito de Esteio - Leonardo Pascoal; Presidente da Câmara de Vereadores - Sandro Severo; Juiz de Direito - Max Akira Senda de Brito; Promotora de Justiça - Karen de Vasconcellos Daubermann; Promotora de Justiça - Camila Santos da Cunha; Presidente da OAB de Esteio - Higídio Dassi; Presidente da Acise e do Consepro - Longuinho Muzykant; Presidente da CDL - Celso Antônio Dalmás; ACAT - Lizandra Mariana Medina dos Santos; Proprietário da Empresa Bettanin –Dante Bettanin; Proprietário da RM Materiais de Construção - Luiz Renato Gewehr; Proprietário da Toninho Extintores - Antoninho Bellorini; Proprietário da Padaria Q’Delícia - Gelson Monteiro; Proprietário da Líder Pan -Vanderlei Bennemann dos Santos
CATEGORIA RELEVANTE MÉRITO: Diretor do Jornal Destaque - Miguel Luz

Rejeitada a proposta para divulgação das ruas em obras da cidade
Projeto deveria conter o nome, a extensão e os possíveis transtornos
Foi rejeitada pela maioria dos vereadores a proposta do vereador  Leonardo Dahmer, que previa a divulgação, no sítio oficial e de fácil acesso, a lista dos logradouros cadastrados para futura execução de obras de pavimentação das vias públicas, calçamentos de passeios públicos, por ordem prioritária para execução. A votação do texto ocorreu no dia 14 de agosto, em sessão da Câmara de Vereadores. Para Dahmer, apesar de o projeto estar dentro das atribuições do vereador, e mesmo com a constitucionalidade da matéria aposta pela Comissão de Justiça e Redação, “a matéria foi rejeitada sem argumento plausível”. A intenção, segundo o parlamentar, era inaugurar um mecanismo de transparência à ordem prioritária para a execução das obras de pavimentação das vias da cidade. “Atualmente os moradores procuram a Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação da Câmara, solicitando pavimentação e regularização dos passeios públicos em várias ruas do município, aguardando a execução, inclusive, esta obra básica e essencial para a qualidade de vida de milhares de pessoas, sem saber quando serão atendidas. E dever do Poder Público informar, de forma clara, com exatidão, as obras que serão executadas”, relata. Conforme o projeto, a publicidade deveria conter, no mínimo, o nome da via e sua extensão. Além disso, quaisquer alterações na ordem das vias que seriam  pavimentadas resultariam na publicação de nova lista em, no máximo, três dias úteis, acompanhada da data de alteração e da devida justificativa. A matéria segue para arquivamento.


LORI EMANOELA DA SILVA 
SEJA A SUA 
MELHOR VERSÃO... 
A incrível capacidade humana de recomeçar, e reconhecer seus limites e suas potencialidades. É privilegio de poucos, na maioria das vezes o ego salta na frente de qualquer posição que esteja neste momento sento a prioridade... Desejos e pensamentos voltados a construir seu modo de vida positivo, têm o mesmo desgaste que usamos para atividades contrarias e obscuras... Toda e qualquer coisa relacionada à nossa existência na terra, emite, recebe, reflete, nosso maior e melhor estágio evolutivo, bom para quem já sublimou a tudo que poderia ter vivido negativamente, lamentável aqueles que queiram deixar um rastro de destruição em sua caminhada. Temos todos os dias, opções em nossa vida, contudo, nossas decisões nos levam ao caminho que realmente estamos construindo. Caros amigos, não é por acaso que a Terra gira, que a gravidade nos mantenha em solo terráqueo, que precisamos sim um dos outros, para tudo, mas, repare bem  ainda muitos achando que os movimentos de translação e rotação nada acrescentam e que isso é coisa da ciência, esquecem que  ainda sendo habitante deste planeta,estamos todos nesta frequência vibracional, porém, em estágios evolutivos diferentes... Afetamos a realidade com tudo o que pensamos e sentimos. Então, se eu me vejo saudável eu afeto a célula com a saúde. Isso você já sabe. Mas, você sabia que quando você acredita realmente que pode fazer algo, a chance de conseguir é muito maior?  Pense nisso, e seja a sua melhor versão... Abraço fraterno, toda bênção.
 Lori Emanoela Coach Espiritual - Cartas  Ciganas  (51) 993080260



Semana Farroupilha terá mais piquetes no parque 

A Semana Farroupilha de Esteio já tem um recorde estabelecido. A festa, que ocorre entre 13 e 20 de setembro no Parque Assis Brasil, vai contar a participação de 102 piquetes tradicionalistas, além de três CTGs. A decisão de não fazer sorteio e ajustar os espaços para que todas as agremiações inscritas possam participar foi anunciada no dia 14 de agosto pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, durante reunião com as entidades na Casa de Cultura. O projeto inicial previa o mesmo número de 88 piquetes dos anos anteriores, instalados nos pavilhões Internacional e do Artesanato do Parque Assis Brasil. Para acomodar mais 16 entidades, foram necessários alguns ajustes. Quatro agremiações serão colocadas nos espaços já disponibilizados para os piquetes e dez serão instaladas no pavilhão da Agricultura Familiar, onde ficam os galpões dos CTGs e o palco principal. A definição onde cada entidade ficará obedece ao regulamento do Acampamento Farroupilha. Os piquetes têm participação importante na Semana Farroupilha, organizando mostras folclóricas, recebendo escolas e participando de competições culturais e esportivas, entre outras atividades. O evento será aberto no dia 13 de setembro, às 20h30, com a chegada da Chama Crioula, acesa este ano em Iraí, no Norte do Estado. Logo em seguida, será feito o lançamento do 5º Esteio da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos promovido pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Diretoria de Comunicação Social, e dado início ao primeiro baile do ano, com o grupo Marca de Campo. No intervalo da bailanta, às 23h, o principal show da programação deste ano, com a dupla gaúcha César Oliveira e Rogério Melo. Também estão previstos na programação, shows com Daniel Torres, Projeto Nativista, Pedro Ernesto Denardin e Tchê Guri, além de concursos culinários, competições esportivas, atividades para escolas e apresentação de grupos de danças, entre outras. A entrada é gratuita e deve ser feita pelo Portão 7 do Parque Assis Brasil, que fica na Avenida Celina Chaves Kroeff.


Câmara homenageia Semana 
da Pessoa com Deficiência 
Representantes de diversos segmentos receberam a honraria 
pela luta diária pela inclusão
Dentro da VI Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que ocorre até o dia 28 de agosto, a Câmara de Vereadores realizou na noite do dia 21, ato solene prestigiando pessoas envolvidas com a causa. Proponente da atividade,  o vereador Felipe Costella, disse que é um privilégio poder participar ativamente da vida destas pessoas. “É interessante como podemos ver uma pessoa em uma dimensão e esquecer que se trata de um ser humano também. Muitas vezes esquecemos que a pessoa com deficiência é primeiramente e acima de tudo um ser humano com desejos, habilidades, preocupações e sofrimentos, assim como todos nós. Digo isso não como vereador, mas como quem admira, respeita e vivencia os desafios que enfrentam diariamente. Obrigado por acreditarem”, falou Costella.   Durante o evento, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae/Esteio), abrilhantaram o evento com apresentações de esquetes e musicais dos anos 60 e 70. A apresentação foi conduzida por Denise Jargão. A interprete de libras foi Lilian Ramos. Já a mestre de cerimônia foi Mônica Marins.
LUTAS - Representando o Executivo, a secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, parabenizou a iniciativa do evento e ressaltou ser uma honra ter passado pela Apae como administradora. “Há mais de duas décadas estou ligada à área da pessoa com deficiência e é um grande orgulho ver a diferença de hoje, quando não se precisa pedir por atividades que reconheçam a pessoa com deficiência. Vocês são os protagonistas desta causa”, disse Tatiana. O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência vai acontecer no dia 28, às 19 horas, na Câmara de Vereadores, com a palestra do psicólogo, Cláudio Dusik, que, a convite do presidente do Legislativo, vereador Sandro Severo que vai abordar o tema. ‘Projetando o Futuro: tecnologia e possibilidades’. A palestra é aberta ao público.
LISTA DOS HOMENAGEADOS 
Ademir Antônio da Silva, Ana Clara Cadore, Camila Damasceno Pinto, Carlos Roberto Pereira, Henrique Polly, Huxley Borges, Juan Felipe de Souza Rodrigues, Marcos Avalone Martins e Marilda Pereira.

Alerta para a prevenção de doenças 
do homem durante o ano 
Apesar do índice de conscientização masculina ter aumentado ao longo dos últimos anos, muitos homens ainda deixam a saúde e os exames de rotina de lado. Segundo especialistas existem cinco eixos de cuidados que todo homem deveria ter. Entre eles está a ingestão de água, controle do estresse, alimentação saudável, atividade física regular e relações interpessoais. São dicas simples, mas muitos homens deixam esses cuidados de lado no dia a dia, o que acaba por acarretar problemas graves com o passar do tempo.
A ingestão de água nas quantidades recomendadas, é de extrema importância. Precisamos de água para realizar as trocas gasosas da respiração. Utilizamos água para que o rim possa eliminar os resíduos do metabolismo. Nosso corpo utiliza água para o trânsito intestinal. Temos água em todas as articulações e colunas vertebrais. Quando ingerimos uma quantidade menor que a quantidade utilizada pelo corpo (entre 1,5 a 3 litros), começam a aparecer diversas doenças.  Outro fator importante na prevenção de doenças é o controle do nível de estresse. Um estudo apresentado recentemente mostra que a ocorrência de altos níveis de estresse aumenta em 43% a ocorrência de mortes entre as pessoas que acreditam que o estresse é prejudicial à saúde. Já as pessoas que entendem a resposta ao estresse como uma reação natural do organismo, apresentam os menores índices de mortes. A forma como encaramos o estresse influencia a ocorrência de mortes em decorrência dele. Podemos controlar o estresse com música, atividades físicas, yoga, meditação, entre outras.
Por fim, mas não menos importante, além dos cuidados básicos com a saúde. Exames preventivos e consultas de rotina são importantes neste processo.


Mais de R$ 50 mil destinado ao esporte local 
A Diretoria de Esportes divulgou recentemente os projetos aprovados pelo Fundo Municipal de Apoio às Atividades Desportivas no segundo semestre deste ano. Serão distribuídos R$ 59 mil para a realização de 13 iniciativas de pessoas físicas e duas de pessoas jurídicas em diferentes modalidades, como futevôlei, rugby, futsal e bocha. Podiam concorrer ao financiamento pessoas físicas ou jurídicas, com domicílio ou sede em Esteio há, pelo menos, dois anos, devidamente cadastradas e habilitadas como produtores ligados ao esporte no Município. Cada produtor podia apresentar apenas um projeto com limite de R$ 3 mil para pessoas físicas e R$ 10 mil para pessoas jurídicas em uma das três linhas disponíveis: esporte de caráter educacional, eventos esportivos e esporte de rendimento. O processo de seleção envolveu análise contábil, técnica e de mérito esportivo, com parecer emitido pela Diretoria de Esportes. Na sequência, o projeto foi repassado para avaliação do Conselho Municipal de Desporto, resultando na lista final de aprovados. Os projetos serão executados a partir de 18 de setembro. No primeiro semestre, foram R$ 128,8 mil disponibilizados pelo FMAAD para 12 projetos diferentes. Somado ao investimento do segundo semestre, o fundo aplicará, em 2018, cerca de R$ 188 mil em iniciativas esportivas esteienses. Este ano foi o primeiro da nova forma de seleção de projetos e, também, a primeira vez que atletas individuais puderam pleitear recursos do fundo.
Projetos aprovados 
CT Arena Futevôlei - Produtor: Dieyson Almeida Neves - Valor aprovado: R$ 3 mil; Campeonato Municipal de Futebol Feminino - Produtor: Lefus – Liga Esteiense de Futsal - Valor aprovado: R$ 10 mil; Aquisição de Material Esportivo - Produtor: Cesar Augusto dos Santos Almeida - Valor aprovado: R$ 3 mil; Fardamento de Futebol de Campo - Produtor: Vilmar Martins da Silva - Valor aprovado: R$ 3 mil; Projeto Cidadão de Peso - LPO - Produtor: Lucas Marques da Silva - Valor aprovado: R$ 3 mil; SER Styllus - Produtor: Elisangela Rocha Pereira - Valor aprovado: R$ 3 mil; Talento Feminino - Produtor: Bruna Maikelli dos Reis de Paulo - Valor aprovado: R$ 3 mil; Delta Futsal Esteio - Produtor: Odair Voelz - Valor aprovado: R$ 3 mil; AS Roma Itália - Produtor: Zaida Claudete dos Santos - Valor aprovado: R$ 3 mil; Rugby da Cidadania - Produtor: Rita de Cássia Correa Pacheco - Valor aprovado: R$ 3 mil; Futguirls Futebol Feminino - Produtor: Patricia Boff dos Santos - Valor aprovado: R$ 3 mil; Campeonato Municipal de Bocha - Produtor: Liga Esteiense de Bocha - Valor aprovado: R$ 10 mil; Força Jovem e Deus no Comando - Produtor: Miram Cristina da Silva Frantz - Valor aprovado: R$ 3 mil; Esporte e Lazer para Todos - Produtor: Tatiana Avila da Silva - Valor aprovado: R$ 3 mil; Aquisição de Fardamento - Produtor: Gilmar Telles Bueno - Valor aprovado: R$ 3 mil

Equipe de Rugby irão treinar 
no Campo do Premem 
O clube disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho e, no final deste ano, 
vai participar de um torneio no Uruguai
A Associação Pampas Rugby, agora, é esteiense. O clube, que pratica e incentiva a divulgação de um dos esportes que mais têm crescido no Brasil, começou os seus treinos na cidade, no dia 18 de agosto, no Campo do Premem. A atividade foi acompanhada pelo prefeito Leonardo Pascoal, que fez questão de falar com atletas e comissão técnica para reafirmar o apoio que a Administração Municipal vai dar para as atividades da Associação. “Sejam todos bem-vindos a nossa cidade. O incentivo ao esporte é importantes e nós vamos apoiar o Pampas com a cedência deste espaço para treinos e outras ações. Será mais uma atividade esportiva praticada em Esteio”, afirmou o prefeito.
TALENTO - De acordo com Israel Quadros, atleta e membro da diretoria do Pampas, podem participar dos treinamentos - e, se tiverem talento, do time - jovens a partir dos 13 anos. Para se inscrever, basta ir aos treinos de sábado, a partir das 15 horas, no Campo do Premem, localizado na Rua Frederico Ozanan, s/nº – esquina com Rua Rio Pardo – Bairro Tamandaré. Antes, o Pampas Rugby mantinha sua base na cidade de São Leopoldo. O clube disputa a segunda divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby e, no final deste ano, vai participar de um torneio no Uruguai. A equipe juvenil ficou com o vice-campeonato do Estadual da segunda divisão em 2018.


DR. GABRIEL SEGER TEIXEIRA 
*Especialista em implantes dentários 
e em prótese dentária 
SAIBA OS BENEFÍCIOS DO APARELHO DENTÁRIO 
Há muitas razões para um dentista recomendar o uso de aparelho ortodôntico. Ele é usado para corrigir má oclusão (mordida errada), um problema causado por dentes apinhados, tortos ou protruídos; dentes que estão desalinhados; ou arcadas que não se encaixam devidamente. A má oclusão pode ser hereditária, ou pode ser resultado de chupar o dedo, da perda prematura do dente ou de um acidente. A correção do problema pode resultar numa melhor saúde bucal, porque dentes apinhados e tortos podem dificultar a higiene bucal diária. Com o tempo, isso pode facilitar a cárie dentária, doença periodontal e possivelmente as perdas dentárias. Uma mordida incorreta pode interferir na mastigação e na fala, causar desgaste anormal ao esmalte do dente e levar a problemas com as arcadas. O tratamento ortodôntico na maioria das vezes é mais confortável e requer menos tempo do que há alguns anos. As peças podem ser mais discretas, caso o paciente prefira. Os brackets (parte do aparelho que é colada ao dente) são menores. Alguns são fixados na parte interna dos dentes, deixando-os menos visíveis. Existem dois tipos de aparelhos disponíveis: fixos, que são usados o tempo todo e só podem ser removidos pelo dentista; e os removíveis, que o paciente pode tirar da boca. O dentista escolhe o tipo baseado nas necessidades de tratamento do paciente e na forma como o paciente irá seguir as instruções de cuidados e higiene bucal. Embora os planos de tratamento sejam feitos para cada paciente, a maioria das pessoas usa o seu aparelho pelo período de um a três anos, dependendo das correções necessárias. Isso é seguido por um período usando uma contenção, que mantém os dentes na sua nova posição. Apesar de um pequeno desconforto durante o tratamento, os aparelhos atuais são mais confortáveis do que antes. Materiais mais modernos exercem uma força suave e constante para mover os dentes e normalmente requerem menos ajustes. Uma boa higiene bucal é essencial para pessoas que usam aparelhos. Escovação regular, conforme recomendado pelo dentista, uso de fio dental diariamente e avaliações periódicas podem ajudar a manter os dentes saudáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário