segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

EDIÇÃO 2100

Museóloga e secretário de Cultura visitam o JD 
Integrantes do setor cultural do município estiveram
conhecendo o Museu Destaque e o jornal
Elis, Rafael e Miguel Luz
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero esteve realizando uma visita de cortesia a sede do Jornal Destaque na tarde do dia 20 de fevereiro. Na oportunidade, o titular da pasta foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Um dos objetivos do encontro foi apresentar a museóloga que ficará responsável por preservar o acervo do Museu Histórico de Esteio (MHE), Elis Meister. Segundo Rafael, a nova contratada aprovado em concurso público não podia deixar de conhecer o acervo do Museu Histórico Destaque que há mais de 25 anos preserva a história do município. “Apresentar a museóloga o responsável pelo Museu Destaque que é a história viva na cidade e teve a oportunidade de conhecer personalidades históricas em nosso município”, falou Figliero.
MUDANÇA
O secretário disse que o espaço municipal vai sair da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e vai para uma das salas que funcionou por décadas como almoxarifado será a nova sede do museu, junto ao complexo do Seminário Claretiano. Elis e Rafael visitaram o Museu Destaque e ficaram encantados com o acervo preservado. “A proposta é fazer as pessoas conhecerem mais sobre a própria história. É um trabalho que está em construção”. Elis é formada em Museologia, pela UFSC. Informações sobre o Museu Histórico de Esteio pode ser obtido pelo telefone 3473-0414 ou pelo e-mail museu.historico@esteio.rs.gov.br.


ENSAIO TÉCNICO DAS ESCOLAS
Os momentos de chuva não impediram que as cores tomassem conta da Avenida Governador Ernesto Dornelles, no dia 10 de fevereiro, durante a primeira muamba do município. O primeiro ensaio técnico das escolas de samba teve a participação da agremiação Mocidade Independente do Jardim Planalto. Além de integrantes da Liga, a festa contou com a presença do rei Momo, Marco Aurélio Bica e as princesas Araxany Furtado e Natália Soares Rodrigues Martins. O presidente da Liesbe é Glênio Dias Caetano. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer Rafael Fligiero participou do evento.


LIONS INDUSTRIAL FAZ ENTREGA DE ALIMENTOS
Integrantes do Lions Club Esteio Industrial fizeram recentemente a entrega de alimentos aos lares de idosos Santa Bárbara, Família Suvinil e Nossa Senhora de Lourdes. Os mantimentos foram adquiridos através da campanha do ‘Sábado Solidário’, em que voluntários arrecadam doações em supermercados da região. A ação retoma as atividades no dia 10 de março. A presidente do clube de serviço é Neida Cortinaz.


Rede São Francisco inicia as atividades
do ano letivo 
Novos gestores do Colégio Coração de Maria realizaram
uma atividade no pátio da instituição
Foi realizado na manhã do dia 19 de fevereiro, por volta das 10 horas, a solenidade de abertura oficial do ano letivo de 2019, do Instituto São Francisco Coração de Maria. A cerimônia aconteceu no pátio da instituição e contou com a participação de professores, alunos, funcionários e outros segmentos da comunidade. O pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria Fernando Glucklich Pietranera fez uma oração especial sobre o momento. O padre Lucas Matheus Mendes, da Rede São Francisco de Assis realizou uma bênção especial percorrendo as dependências da instituição.
INTELIGÊNCIA
Segundo o diretor da escola, Gerson Pessi, a instituição está num período de recomeço, mas com o propósito de dar continuidade a um trabalho que vem sendo realizado há décadas na cidade, primando pela qualidade no ensino. “Além de dar segmento a um projeto pedagógico de êxito, ao longo do ano estamos fazendo melhorias na estrutura física da escola”, disse Pessi. Ele destaca que uma das novidades para os estudantes da instituição é a instalação da ‘Escola da Inteligência’, baseado em trabalho desenvolvidos pelo escritor e palestrante por Augusto Cury. O ato de lançamento da nova rede que vai administrar o Colégio de Maria contou com o diretor geral da Rede São Francisco, padre José Luiz Schaedler. O registro fotográfico da solenidade ficou a cargo do jornalista Rubens Monteiro.
Estudantes segurando cartazes com mensagens de boas vindas aos colegas
Alunos e professores acompanharam o primeiro dia desta nova etapa do colégio
Representantes da rede participaram do ato
Menino esteiense luta pela vida 
Família em busca de ajuda financeira para custear despesas
de tratamento contra o câncer em São Paulo
Ordelina Rodrigues e David Dreyer da Silva, em busca de ajuda para ir a São Paulo
Uma mãe que vem lutando há aproximadamente cinco anos para que o filho possa ter uma vida normal, como os adolescentes de sua faixa etária. Ordelina Rodrigues está há meses batendo de porta em porta para conseguir um auxílio financeiro para que o jovem de 15 anos, David Dreyer da Silva possa fazer o tratamento para curar um câncer nas células da medula, no Hospital do Câncer, situado no município de Barretos, em São Paulo.
DESCOBERTA
Ordelina relata que descobriu a doença no menino quando ele tinha somente dez anos. “Descobri de maneira inusitada, pois havia assistido o filme ‘A Culpa é das Estrelas’, onde em uma das cenas, a jovem protagonista aparece com diversas manchas roxas pelo corpo e logo em seguida foi diagnóstica com câncer”, explicou Ordelina. Ela contou que ao chegar em casa, observou que o menino estava com vários hematomas pelo corpo. “Até pensei que havia sido agredido, mas não. Então levei na Unidade Básica de Saúde Básica Jardim Planalto e solicitei para o médico um exame específico sobre plaquetas. Apesar de achar estranho, o profissional autorizou”. Segundo Ordelina, com o resultado pronto, foi comunicada pelo laboratório que os exames relacionados a plaquetas deram alterados e que precisa ser levado com urgência ao Hospital São Camilo. “A partir deste momento que iniciou nossa luta contra a doença. No hospital ficou internado por aproximadamente dez dias, inclusive num quarto de isolamento, para evitar ser contaminado por vírus e bactérias, em função de sua imunidade”.
OPORTUNIDADE DE CURA LONGE DE CASA 
Após ter permanecido internado na Casa de Saúde esteiense e não ter mais condições de arcar com o tratamento, o garoto foi levado para o Hospital da Criança Santo Antônio, em Porto Alegre. “Foi onde o resultado foi mais preciso e também a aplicação correta dos medicamentos”. Devido aos cuidados e também o tipo raro de câncer, um médico, oriundo do Hospital do Câncer de Barretos, esteve visitando o Santo Antônio e alguns pacientes foram selecionados para viajar para a cidade no interior iniciar uma nova etapa do tratamento. “Já estive em setembro de 2018 e fiquei impressionada com a infraestrutura do local, com equipamentos de última geração. “Agora ele tem uma nova consulta na primeira quinzena de março e não posso perder, para dar continuidade ao tratamento”. Interessados em colaborar com dinheiro pode depositar qualquer valor no Banco Itaú, Agência 8253 e a Conta Poupança é 28566/500. Mais informações pelo telefone 986-252742.

Proposta de proibição de canudos plásticos em Esteio é aprovado pelo Legislativo 
Intenção da iniciativa é a troca do canudo tradicional por recicláveis, comestíveis ou biodegradáveis, 
pois não dão perigo a danificar a natureza
Esteio pode ter proibida a comercialização (venda e distribuição de  canudos plásticos em bares, lanchonetes, quiosques e estabelecimentos similares, ou por ambulantes em Esteio. A proposta é dos vereadores Euclides Castro (PP), que apresentou projeto de lei, e Sandro Severo (PSB), que propôs a matéria em forma de anteprojeto de lei. ambas aprovadas em Plenário. A intenção é incentivar a troca do canudo tradicional por recicláveis, comestíveis ou biodegradáveis. No projeto, conforme o texto, não se aplica aos casos de atendimento de pessoas com deficiência ou que estejam impossibilitadas temporariamente de sorver líquido sem a utilização de canudos. Os dois textos preveem multa para quem descumprir a determinação. Para Euclides Castro, o uso maciço de canudos plásticos tornou-se foco da preocupação de ambientalistas e formuladores de políticas públicas em defesa do meio ambiente. Isso porque esse tipo de artefato é identificado como grande poluidor. “Sabe-se que os feitos geralmente de poliestireno ou polipropileno substâncias que não são biodegradáveis , os canudos plásticos descartáveis dificilmente são reciclados. E, quando descartados, tendem a ficar no ambiente, acumulando-se em aterros, lixões e ainda nos oceanos, onde desintegrando em pedaços menores, são ingeridos por animais”, explica.  Também, para o vereador Sandro Severo, o movimento anti-canudinho está ganhando força em diferentes partes do mundo. “No Reino Unido, por exemplo, um plano do governo já previa o fim dos canudinhos até 2042, mas uma consulta pública será aberta para que a população possa decidir também sobre a proibição da venda de cotonetes e outros acessórios plásticos como colheres de café, talheres e embalagens”, falou. As matérias aguardam avaliação do Executivo. 

Obras em ruas da Vila Esperança 
é tema de reunião 
Moradores estão preocupados em função do recuo de terrenos, abrangendo cerca de 100 casas
Integrantes do Legislativo e Executivo participaram da reunião
O alargamento de diversas ruas na Vila Esperança, para possibilitar a entrada de veículos de grande porte, a exemplo do caminhão do Corpo de Bombeiros, foi debatido no dia12 de fevereiro, na Comissão de Transporte, Urbanização e Habitação da Câmara de Vereadores. Participaram do encontro, representantes da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação. As obras de intervenção, que estão preocupando os moradores em função do  recuo de terrenos, entre 1,5 e 2,5 metros, o que acarretaria remoção de cercas e muros e atingiria parte de 100 casas, vêm sendo alvo de diversas reuniões e audiências públicas no Legislativo desde o ano passado. O projeto técnico, que teve o processo licitatório realizado em 2018,   integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), e tem previsão de intervenções em 26 ruas, travessas e becos da vila Esperança, com larguras variáveis. As obras devem iniciar ainda neste mês.
CAOS
Para o vereador, Luiz Duarte, presidente da Comissão, a via compartilhada - basicamente ruas sem faróis e sem separações nítidas entre o espaço dos diferentes veículos e dos pedestres, seria a solução mais viável.  “A Vila Navegantes é um bom exemplo de via compartilhada e tem funcionado muito bem”, alegou. Conforme o secretário, todas as situações estão sendo avaliadas pela equipe técnica e os moradores estão sendo ouvidos. “As obras começarão, ainda em fevereiro, pelos pontos mais viáveis. É uma obra necessária para o bem comum”. A comissão é formada pelos vereadores Luiz Duarte, Harri Zanoni e Sandro Severo.


Esteio: 64 anos de histórias 
e momentos inesquecíveis 
Em mais de seis décadas de emancipação, 
o município está em constante transformação
Um dos símbolos comerciais de Esteio é a Avenida Presidente Vargas
No próximo dia 28 de fevereiro, o município de Esteio comemora 64 anos de emancipação política. Para chegar nos dias atuais, ao longo destas mais de seis décadas inúmeras personalidades lutaram para que o sonho de ser um lugar próspero e desenvolvido se tornasse realidade. O primeiro prefeito foi Luiz Alécio Frainer, que foi empossado no Cinema Imperial, em 1955, tendo como vice, Arthur Dossena. Algumas obras marcaram estes primeiros anos de Frainer estão a inauguração do Arco, um dos símbolos da cidade, bem como o Cemitério Dois de Novembro. Já o segundo prefeito foi Galvany Dornelles Guedes deixou como grande legado para o futuro foi dar início aos trabalhos para a construção do Hospital São Camilo. E por assim se passaram em 64 anos, prefeitos, vices e vereadores que trabalharam para o bem da comunidade e a constante busca pelo desenvolvimento.
ESTRATÉGIA 
Situado numa região estratégica no Estado, Esteio é um dos municípios que fica próximo a Porto Alegre e também a outras cidades da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Litoral e Serra. Apesar de ser um dos menores em área territorial, possui uma gama expressiva de indústrias, comércio e serviços. Entre os pontos mais lembrados pela comunidade é a Praça do Expedicionário, também conhecida como Praça do Soldado, Arco, Avenida Presidente Vargas, Seminário Claretiano, entre outros. Muitos habitantes não nasceram em Esteio, mas residem nestas terras, proporcionando que ao longo dos anos a grande maioria esteja engajada e ter amor por este lugar.
Meio século de trabalho e orgulho por esta terra
Com espírito empreendedor e desbravador, Nicolao Romualdo Dewes, que completa 90 anos dia 24 de fevereiro, mostra que todo o esforço valeu a pena. Segundo Nicolao, a chegada em Esteio foi no início da década de 60, mas foi um começo árduo e de obstáculos. “Vim com o objetivo de vencer na então vila, que pertencia ao município de São Leopoldo. Após a emancipação, o desenvolvimento econômico começou a crescer. Comecei com aluguéis de moradia e em seguida comprei o Armazém Cruzeiro. Na mesma época me casei, trouxe meus irmãos do interior para trabalhar, bem como construir minha família”, disse Dewes. Ele salientou que conseguiu ao longo dos anos muitos bens materiais, fazendo economias, inclusive na construção da Ferragem Cruzeiro, que esta localizada na Avenida Padre Claret. “Uma das principais recordações que tenho da juventude, antes de sair da casa de seus pais era comer um prato de galinha com arroz, que normalmente ocorria quando estava comemorando aniversário”.
LEMBRANÇAS 
Ao chegar em busca de um novo começo na vida, Nicolao falou que conhecia somente os tios Erminio, Célia e Alfredo Dewes e que não havia estrutura das vias do local. “As ruas eram de terra e praticamente não havia iluminação na rua, mas havia arroios ao redor com águas cristalinas”. Ele ressaltou que entre alguns comércios importantes quando vim para a cidade era Armazém São Paulo, Montenegro, Ari Leite, Aníbal, Armazém Felis-Seu Nelson, Bar Ok –Seu Iedo, Bar do Penteado, Café Pacheco e Armazém Beleboni. Entre as autoridades que teve a oportunidade de conhecer foi o primeiro prefeito de Esteio, Luiz Alécio Frainer, assim como os ex-gestores públicos que ficaram por décadas na política local, Galvany Guedes e Clodovino Soares. Nicolao casou –se com Maria Dewes e teve três filhos, Ricardo, Gladir e Cátia. Sobre Esteio, Nicolao deixa uma mensagem para as futuras gerações: “Agradeço a cidade de Esteio que me acolheu tão bem, onde construí minha vida empresarial e minha família. Se precisasse faria tudo novamente. E para as futuras gerações nunca desistam dos seus sonhos, trabalhem bastante, mas o suficiente para não prejudicar sua saúde e dar atenção a sua família. Pois ao longo da vida percebemos que ter saúde e estar aos familiares não tem preço”.


Seis décadas acompanhando o crescimento da Avenida Padre Claret 
Uma das recordações, Lenira e Sérgio lembram da beleza que existia no Seminário Claretiano 
Aos 82 anos, Lenira August acompanha o desenvolvimento de Esteio, há mais de seis décadas. Lenira nasceu no município de Rolante, mas aos 14 anos veio junto com a família residir em Esteio, pois tinha já um familiar que morava na então vila que pertencia a São Leopoldo. “Uma das recordações que tenho é que aos 16 anos começou a trabalhar na empresa Lansul e por alguns anos chegou a morar na Rua São Sebastião do Caí, próximo ao antigo Bar Tupy”. Ela salientou que ao longo dos anos teve a oportunidade de conhecer personalidades importantes como o primeiro prefeito, Luiz Alécio Frainer. “Quando completei 18 anos e fiz o título eleitoral ajudei a eleger o primeiro político, após a emancipação, em fevereiro de 1955”. Ela enfatizou que Luiz Alécio Frainer era proprietário do Cinema Imperial e depois do Palácio. “Era o local em que além de assistir filmes podíamos namorar”, brinca Lenira.
VIDA NOVA
Aos 19 anos, Lenira casou –se Sérgio August, onde começou uma nova etapa em sua vida. Residente na Avenida Padre Claret há 62 anos, a ex- funcionária da Lansul destaca momentos especiais que estão somente na memória de quem viveu. “Tenho lembrança que por alguns anos a Avenida se chamou Arnaldo Barth”. Uma das primeiras moradias nas proximidades do Seminário Claretiano foi do casal Lenira e Sérgio. “Era uma região com poucas casas e distantes uma das outras. Um dos pontos de referência até hoje são os prédios do antigo Seminário”. Ela conta que em torno do seminário, além das palmeiras que davam as boas vindas aos jovens estudantes, o entorno foi plantado em sua maioria eucaliptos, o que tornava a região muito mais bonita. “Com a saída dos claretianos, a área começou a ser loteada descaracterizando a região”.
Valorizando os talentos
Momentos importantes da família 
Lenira acompanhou o crescimento de Esteio ao longo de mais de seis décadas. Cidade onde seus filhos estudaram principalmente no Colégio Coração de Maria, que por anos foi uma das referências educacionais na cidade e na região. “Mesmo com o desenvolvimento, com a construção de moradias e pavimentação nas ruas há trechos da Padre Claret que não acompanhou a evolução, em especial relacionado com o comércio”. Lenira é casada com Sérgio August e tem cinco filhos oito netos e quatro bisnetos.
Museu Histórico Destaque de portas abertas para a história 
Grande parte desta história esta preservada no Museu Histórico Destaque. Localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, bairro São Sebastião, o espaço cultural é mantido pelo diretor do Jornal Destaque, Miguel Luz. O acervo é composto com peças e fotografias retratando como a cidade era no passado e nos dias atuais. Também há imagens de personalidades que ajudaram no crescimento do município ao longo das décadas. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br.
Religiosidade e vida social mobilizavam a comunidade
Momentos que agregava a comunidade da vila de Esteio, por alguns anos foi a partir da chegada dos padres claretianos, que culminou com a construção do Seminário Claretiano. Mas também deve-se parte disso, a presença da Paróquia Imaculado Coração de Maria, depois nos seguintes com o surgimento das igrejas Nossa Senhora das Graças, Santo Inácio de Loyolla e Nossa Senhora Aparecida. Ao longo dos anos, o movimento religioso na cidade teve um crescimento expressivo levando multidões aos templos. Já a vida social dos esteienses era agitada com a existência de dois clubes. O Clube Aliança, localizado na Avenida Presidente Vargas. O local foi palco de eventos expressivos para a cidade e região, com a vinda de artistas nacionais e internacionais. Localizado algumas quadras do Aliança, o Clube do Comércio marcou uma geração que também frequentava os salões, durante os bailes de carnaval ou eventos que reunia a sociedade, como jantar-baile. Tudo isso agora esta somente na lembrança de quem viveu os áureos tempos. O Clube Aliança está fechado desde 2013 e o Clube do Comércio vendeu a sede social e está funcionando uma área localizada na Rua Tordesilhas, no bairro Ipiranga, em Sapucaia do Sul. Deve ser lembrado também outros espaços para festas e eventos como Marechal Rondon, Clube Cinco de Maio e o Clube Avenida.


Pré-conferência da Terceira Idade 
é realizada em Sapucaia do Sul
Um dos objetivos é destacar a importância dos 
estudos para manter a mente saudável
Representantes de diversos segmentos estiveram no encontro
O auditório da secretaria de Meio Ambiente sediou no dia 19 de fevereiro, a segunda pré-conferência preparatória para a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Sapucaia do Sul. O tema trabalhado no encontro foi “Educação assegurando direitos e emancipação humana”. Usuários dos serviços na área de abrangência do CRAS Centro participaram da pré-conferência, que contou com falas da presidente do Conselho Municipal de Educação, Márcia Josana de Almeida, e das advogadas Patrícia Martins Furtado e Gabriela de Freitas Alves. Enquanto a presidente do Conselho apresentou aos participantes as escolas que contam com Ensino de Jovens e Adultos e cursos voltados à terceira idade, destacando a importância da continuidade dos estudos para manter a mente saudável, as advogadas trataram da legislação e direitos dos idosos. “Infelizmente, vemos que ainda hoje muitas pessoas não têm acesso a informações sobre os próprios direitos, os direitos do idoso, como a lei da meia-entrada”, falou Gabriela.
TEMAS
As demandas apresentadas durante as pré-conferências serão levadas à 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Sapucaia do Sul, que ocorrerá no dia 27 de março, no IFSUL. No dia 21 de fevereiro, está previsto para ocorrer a pré-conferência para os idosos referenciados no CRAS Sudeste. O encontro será no salão da igreja São Pedro com a temática “Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”. A última pré-conferência acontecerá no dia 28 de fevereiro, às 8h30, com o tema “Os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa”. O encontro para os idosos que moram na área de abrangência do CRAS Nordeste acontecerá no auditório da Praça do CEU.


LORI EMANOELA DA SILVA 
O QUE FAZ A DIFERENÇA EM SUA VIDA?
Basicamente temos tudo que precisamos  para realizar o que seja essencial em nossa vida; temos que encontrar um meio e, fazer valer a nossa vida na Terra. Considerando que os valores humanos são peculiares a cada “ser” o que tentamos de fato por nós, reles mortais diante o caos da voracidade aniquiladora dos abutres disfarçados de humanos? Sucumbir junto a esta frequência vibracional ou respirar fundo e transformar todo este caos alimentado  pela insistência do fracasso e da incapacidade alheia em combustível transmutador, fazendo o que realmente pretendemos como missão, passando a limpo sua alma e de fato, não tornando-se o caos que separa, rompe, corrompe, desagrega, impede... Onde mais está  seu coração?   No ódio e na vingança que lentamente consome seu fígado e aparelho digestivo, ou até  mesmo na raiva que entopem  suas coronárias ou ainda, causando desconforto no sistema linfático desequilibrando hormônios, atingindo principalmente tireoide e paratireoide... Caros amigos recebam a vida com suas mãos e seja essencialmente você, livre de todo estado camaleônico que viveu até  agora, pelo simples fato de que quando estamos prontos para realizar nossos maiores feitos estaremos fazendo a grande diferença  em nossas vidas...
Paz & bem
Terapeuta holística 
Taróloga / Consultora Cartas ciganas
55 (51) 993080260


Concessão de área é debatida na
Comissão de Justiça da Câmara

Integrantes da comissão debatendo o assunto
A Comissão de Justiça e Redação deliberou no dia 19 de fevereiro, sobre o projeto que pretende autorizar concessão  de áreas de terras que especifica, em prol do Trianon Esporte Clube. Conforme mensagem do Executivo, o objetivo é permitir o investimento em infraestrutura esportiva e a realização de projetos sociais e comunitários. “Cabe destacar que a entidade ora referida foi a única a apresentar projeto na Chamada Pública nº 08/2018, amplamente divulgada pela Administração Municipal, restando a proposta vencedora. Além disso, a medida qualificará o referido espaço, possibilitando a realização de inúmeras atividades no local, e assegurará a sua manutenção, sem quaisquer ônus ao Poder Público Municipal”, diz. Para o vereador Luiz Duarte, a proposta precisa ser melhor esclarecida. “Temos muitas áreas em concessão e é necessário uma avaliação sobre o assunto, antes de deliberar pela tramitação normal do projeto”, destacou.  A matéria foi encaminhada pelo Executivo no dia 12. A reunião foi acompanhada pelo presidente da Câmara, Euclides Castro. Fazem parte da comissão os vereadores, Fernanda Fernandes, Felipe Costella e Luiz Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário