segunda-feira, 18 de março de 2019

EDIÇÃO 2101




FATOS & CURIOSIDADES
Um dos nossos colaboradores, conhecido na cidade pelo carinhoso apelido ‘Seu Nelson’ trabalhou incansavelmente para entregar o Jornal Destaque em Esteio e Sapucaia do Sul. A edição 2100 tem um gostinho especial, pois já se vão mais de duas mil publicações em 51 anos de JD circulando na região. Não foi somente por isso, mas às quintas-feiras, o entusiasmo é o mesmo de ‘Seu Nelson’ em levar a informação aos leitores, mantendo-os informados sobre os assuntos da região.






Homenagem da Brigada Militar às mulheres 
do 33º BPM de Sapucaia
No dia 08 de março, data de homenagens a todas as mulheres, integrantes do 33º BPM de Sapucaia do Sul ofereceram as integrantes do sexo feminino um café da manhã.O evento aconteceu no salão de eventos da ACIS. Estiveram presentes representantes do município ligado a diversos segmentos, oficiais e praças femininas da Brigada Militar, que, ao final do evento, foram agraciadas com uma rosa. Também foi entregue uma mensagem para as homenageadas. “Toda mulher é uma fada, que vive entre a fantasia e a realidade, algumas carregam o mundo nas costas, outras o englobam e, com sua magia, transformam tudo que tocam, trazendo vida, beleza e cor”.



Nova Titular 
da Fazenda
A nova titular da secretaria da Fazenda, Roberta Patuzzi, assumiu a função em 01 de março, em substituição à ex-secretária Alice Grecchi. Roberta tem 36 anos, nasceu e reside em Esteio. Casada e mãe de dois filhos, um de 19 anos e outro de 17 anos, formou-se em 2012 em Gestão Financeira. Roberta ocupava, desde o início da atual gestão, o cargo de diretora de Arrecadação e Despesas da SMF.




Projeto sobre instalação de placas em
paradas de ônibus é rejeitada 
A ideia prevê o itinerário, as linhas e os horários 
do transporte coletivo ao alcance dos usuários
Os vereadores alegaram a criação de um aplicativo com as informações, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura
A Câmara de Vereadores rejeitou durante a sessão ordinária realizada no dia 26 de fevereiro, o projeto de iniciativa do  vereador Leonardo Dahmer, que prevê o itinerário, as linhas e os horários, em placas indicativas das paradas dos ônibus do transporte coletivo de Esteio.  A matéria, já havia sido apresentada no ano. Os vereadores ressaltaram que a medida criaria atribuições ao Executivo no sentido da fiscalização da prestação do serviço e mudança no contrato. Além disso, os vereadores alegaram a criação de um aplicativo com as informações, que está sendo desenvolvido pelo setor competente da Prefeitura.
PRATICIDADE
De acordo com a proposta, a obrigatoriedade de implantação ficaria a cargo das concessionárias que prestam o serviço no município e, apenas, permaneceriam dispensadas as paradas que não possuem cobertura até que o local receba a estrutura.  Conforme Dahmer, a intenção era tornar mais fácil a vida dos usuários do transporte público. Para ele, a informação é fundamental e tem abrangência universal, principalmente para pessoas que não conhecem o município e desejam utilizar o transporte público. “O projeto traz em seu anexo a constitucionalidade da matéria do Tribunal de Justiça do RS em relação a mesma proposta que tramitou em Novo Hamburgo”, alegou. O parlamentar disse ainda que a prefeitura realiza as fiscalizações e que mudanças no contrato ocorrem sempre que novas regras são criadas. O vereador defendeu, ainda, que, por medidas de segurança,  muitos usuários não vão usar o aplicativo. “Poucas pessoas se arriscariam a pegar o telefone na parada para buscar esta informação”, frisou o vereador.

Coleta seletiva abrange dois bairros
A alteração no sistema de recolhimento de resíduos recicláveis teve início em agosto de 2018
A partir de 14 de março, os moradores dos bairros Três Portos e Vila Osório terão o caminhão que coleta o material reciclável passando na frente de suas residências. Com isso, quem faz a separação de resíduos em casa não precisará mais fazer o cadastro junto à secretaria do Meio Ambiente para a retirada dos recicláveis. Basta embalar adequadamente o “lixo” reciclável e colocar na frente de casa que todas as quintas-feiras, por volta das 8 horas, nos dias em que o caminhão da coleta seletiva vai recolher. A alteração no sistema de recolhimento de resíduos recicláveis em Esteio começou a ser implantada em agosto de 2018. Desde então, o novo formato já está em uso nos bairros Tamandaré, Liberdade e Ezequiel. Entre as vantagens, estão o aumento da quantidade de materiais recolhidos e a facilidade aos moradores, que não precisam estar em casa para entregar os resíduos, como acontece com o sistema de cadastro. A previsão é que o Novo Esteio seja o próximo bairro a receber a mudança, a partir de abril. Os materiais que precisam ser reciclados são garrafas, potes de produtos alimentícios, perfumes, produtos de limpeza, potes, embalagens, tampas, sacos, sacolas, latas, alumínio, cobre, revistas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão, óleo de cozinha usado e materiais eletrônicos (lâmpadas não são recolhidas).


Professor português ministra 
aula inaugural na Feevale 
O professor Alexandre Oliveira Tavares, da Universidade de Coimbra (Portugal), fará a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Feevale no dia 15 de março, às 20 horas. A palestra, intitulada ‘Modelos de gestão para o risco: dos processos ao território’, integra uma agenda mais ampla, que tem o objetivo de viabilizar a troca de práticas e de metodologias com o grupo de pesquisa Ambiente e Sociedade, coordenado pelo professor João Alcione Sganderla Figueiredo, e com os projetos de extensão aTUAção em Desastres Naturais e Habitar Legal, liderados pela professora Danielle Paula Martins.  Até o dia 15, Tavares visita o Centro de Tecnologias Limpas (CTL) e participa de atividades em laboratório com os grupos de pesquisa e extensão; participa do 7º Seminário Interno sobre Riscos e Desastres; realiza atividades de campo com grupo de pesquisa e extensão, agentes públicos e Defesa Civil; e participa da 129ª Sessão da Oficina Regional de Defesa Civil. A aula inaugural é aberta a mestrandos e doutorandos de Qualidade Ambiental, a graduandos de diversos cursos e a quem se interessar pelo tema. Tavares é doutor em Engenharia Geológica, no ramo de Geologia do Ambiente e Ordenamento, pela Universidade de Coimbra, onde leciona. Tem trabalhado com a temática de gestão de riscos, planejamento e vulnerabilidade ambiental. Atua como pesquisador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Observatório do Risco – Osiris. É também docente do mestrado interdisciplinar em Dinâmicas Sociais, Riscos Naturais e Tecnológicos e no Programa Doutoral interuniversitário em Território, Risco e Políticas Públicas, diretor do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e membro do Painel Científico da Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC) 2020.


Mulheres são homenageadas pelo
Legislativo de Esteio
Representantes de diversos segmentos da sociedade 
foram agraciadas com a honraria, durante solenidade 
no Plenário da Câmara de Vereadores
A Câmara de Vereadores de Esteio promoveu na noite de 12 de março, um ato solene, alusivo ao dia internacional da mulher, lembrado, no último dia 08. A solenidade foi realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade. A abertura oficial foi conduzida pela Orquestra Municipal de Esteio, sob a regência de Ismael Almeida. Em seguida, os integrantes do Conservatório Municipal Carlos Gomes, a cantora Jhullye Pruss e Jovani Alves, ao teclado cantaram músicas nacionais e internacionais. Em seu pronunciamento, a vereadora Rute Pereira falou sobre a satisfação em poder homenagear as mulheres que são tão importantes em nossa sociedade. “Muitas delas são responsáveis por lares e em sua maioria, sozinha conseguem criar seus filhos e prover seu sustento”.
OPÇÕES DE VIDA
Já Fernanda Fernandes ressaltou que todas as mulheres são especiais, talvez pelo fato de ter o dom de gerar uma vida em seu ventre. “Assim como muitas outras tantas mulheres optei por alguns rumos na vida, entre eles, de ser livre e senhora do meu destino. Mas hoje luto, como parlamentar pela vida de outras pessoas, buscando por um melhor bem estar a todos”, comentou Fernanda. O chefe do Executivo Municipal Leonardo Pascoal enfatizou sobre a honra em poder homenagear mulheres que hoje estão em cargos importantes, seja no Poder Público ou na iniciativa privada. “Apesar de alguns obstáculos enfrentados ao longo dos anos, as mulheres não precisam de privilégios e sim de oportunidades para desempenhar da melhor forma possível suas funções”.
HOMENAGEADAS 
Alice Grecchi, Clauria Danitce Silveira Bugs, Daiane Mendes da Silva Flores, Eliane Terezinha da Silva, Elisa Fenner Schröder Webber, Evanir de Lemos de Lima, Juliana Zanini, Letícia Mentz Cabeda, Lilian Benemann Broch, Lilian Rocha Gomes, Maria de Lurdes Fagundes da Silva, Maria Eunice de Paula, Mariza Aparecida Chuma Iracet, Milene Alves Chiaradia, Mirela Jeane Nunes, Stella Marli Vignochi, Tatiana Tanara, Vanessa Schein Pelizzaro Borda e Vera Lúcua da Silva (Tita)


Metas fiscais é tema de audiência 
pública na Câmara 
Encontro tinha por finalidade apresentar o relatório de cumprimento das ações relativas ao 3º quadrimestre de 2018
Encontro aconteceu no Plenário da Câmara
Parlamentares que integram a Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo Municipal debateram em audiência pública no Plenário, o relatório de cumprimento das metas fiscais relativas ao 3º quadrimestre de 2018. O encontro aconteceu no dia 25 de fevereiro. Os vereadores receberam na ocasião, a secretária da Fazenda, Alice Grecchi, que ocupava a pasta, além do integrante da Contadoria Geral do Município, Luciano Fonseca. Entre questões abordadas pelos vereadores e representantes da secretaria, destacaram-se os resultados primários;  as receitas orçamentárias total e da administração direta; do Regime Próprio de Previdência; as despesas orçamentárias dos poderes Legislativo e Executivo, bem como os resultados nominais e a situação das dívidas do município. Conforme o contador, Luciano Fonseca, as metas fiscais são o elo entre o planejamento e a elaboração do orçamento e sua execução. “Em janeiro do ano que se inicia, o Executivo edita um decreto estabelecendo as metas de arrecadação bimestrais, que servem de parâmetro para que seja monitorado o desempenho efetivo da arrecadação, se está sendo cumprido ou se está sendo afetado por um fator alheio a vontade do município, ou, ainda se está havendo uma arrecadação a maior.  durante os fechamentos bimestrais, se avalia e quadrimestralmente estes valores são apresentado à Câmara de Vereadores. Com esta apresentação, se fecha o ano de 2018”, falou. Da receita total, de acordo com a Lei Orçamentária (LOA) que tem previsão de 307, 9 milhões, a arrecadação fechou em 31 de dezembro com R$ 306,3 milhões, representando 99,48% do total. “Este é um desempenho satisfatório em relação ao orçado, com situações de várias naturezas a exemplo de receitas que foram previstas e concretizadas, além de receitas frustradas. No geral, analisando a arrecadação, se teve, praticamente,  toda a previsão realizada”, falou. O contador ainda relatou sobre a composição das receitas da administração direta, com grande parte de impostos, a exemplo do IPTU, ITBI e ISS, além das receitas patrimoniais, transferências correntes e receitas de capital.
PREVISÃO
Já sobre as receitas orçamentárias relativas ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), de acordo como contador, a previsão é de R$ 34 milhões e o arrecadado, até final de dezembro foi de R$ 33,8 mil, fechando em 97,28% do total calculado.  Fonseca também frisou sobre a diferença do que é empenhado e liquidado, destacando que o total de despesas, em relação ao previsto, foi de 78,68%.  “Da dotação  inicial, R$ 307,9 milhões, foi empenhado no período R$ 286 milhões e liquidado, efetivamente, R$ 273,7 milhões”, disse.
EMPRÉSTIMOS A SEREM PAGOS 
A contadoria ainda  falou sobre a dotação ao término de dezembro de 2018, que alcançou a casa dos R$ 305 milhões em função do superávit financeiro do exercício anterior; do excesso de arrecadação, das operações de crédito; dos auxílios e convênios, além da redução orçamentária de R$ 1 milhão do Legislativo, que foi encaminhado ao Hospital São Camilo. Sobre as despesas de pessoal, o relatório apontou  uma queda no percentual de 50,93% em 2017, para 44,58%  (limite prudencial é de 51,30%). “Desta forma, o Executivo não ultrapassou o Limite Prudencial neste quadrimestre”, relatou o contador. Ainda sobre a situação das dívidas do município, o relatório apontou do contrato de empréstimo com a Finisa, setor da Caixa Federal,  contratualizado em setembro, com prazo de 120 meses, tendo como previsão de encerramento, agosto de 2028.  Já o contrato com o Badesul, conforme o contador, foi encerrado em dezembro de 2018. A audiência atende a Lei de Responsabilidade Fiscal.


Universo feminino é tema de roda 
de conversa em Sapucaia
Participantes tiveram a oportunidade obter informações sobre leis e dicas para o bem estar
Usuárias do Centro de Assistência Social – CRAS Centro, de Sapucaia do Sul estiveram reunidas no dia 08 de março, para uma roda de conversa. O encontro ocorreu no auditório da secretaria de Meio Ambiente, e teve como temas ‘A Mulher na Contemporaneidade’ e ‘A Lei Maria da Penha na Prática’. O papel da mulher na sociedade atual, rótulos e autoestima, entre outros assuntos, foram abordados pela psicóloga Josane de Souza. “Existe uma cobrança para que a mulher seja aquilo que o homem quer que ela seja. As mulheres devem ser aquilo que elas querem ser”, comentou. No segundo momento do bate-papo as advogadas Patrícia Mastins Furtado e Gabriela de Freitas falaram sobre a Lei Maria da Penha.
SERVIÇOS
No dia 15 de março, a Coordenadoria da Mulher está programando uma série de serviços para as sapucaienses, a partir das 13 horas, no Calçadão. Música, corte de cabelo, maquiagem, pintura de unhas, roda de chimarrão, entre outras atividades, serão ofertadas para as sapucaienses. Entre as atrações já realizadas na cidade, uma delas que atraiu um público expressivo foi a 1ª Trilha Só Elas, que aconteceu no dia 10. Participaram cerca de 700 mulheres, correram numa trilha, onde a largada ocorreu na sede campestre do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Privado (Sintep) e passou pela zona Rural do município. A atividade foi promovida pelo Grupo de Corridas em Trilhas Sapucaia Trail Runners.


LORI EMANOELA DA SILVA 
O QUE VOCÊ ESTÁ SEMEANDO AGORA? 
Onde estamos neste momento em que ainda não temos uma postura diante as grandes transformações planetárias, nas quais são as sementes de uma nova era... O que de fato estamos contribuindo com nossa presença na Terra,  nas atividades do cotidiano mais básicas no ambiente em que vivemos, sem esperar que o outro faça exatamente o que é  nossa responsabilidade? Refletir sobre tudo que temos em nossas mãos requer um pouco de humildade diante o todo que representa a nossa capacidade humana de transformar nossa vida e daqueles que nos cercam, sem o comando do ego,pois,o melhor  de cada indivíduo é  a capacidade além da aparência,posição social,ou hierarquia... Desperte o seu melhor enquanto ainda é  tempo,reconhecendo a capacidade de transformação em  tudo aquilo  que esteja preso proveniente de atitudes do passado  e situações que criou. Caros amigos,estejam certo sobre tudo que escolha em sua temporada na doce Terra,para poder de fato ser melhor em tudo que realiza,pois, bem sabemos que colhemos exatamente o que plantamos,fala sério o que você está semeando agora?
Paz & bem  - Terapeuta holística  Taróloga  55 (51) 993080260



Morador da Capital recolhe tampinhas

Simara e Saul Lobato
O programa Tampinha Legal é conhecido pela destinação correta de tampas plásticas para a reciclagem, através do engajamento de entidades assistenciais cadastradas. Voluntários destinam parte do seu dia para a coleta deste material pelo prazer de fazer o bem. É o caso de Saul Lobato, morador de Porto Alegre, que, aos 90 anos de idade, destina suas manhãs diárias ao recolhimento de tampinhas. Através de uma amiga da família, Saul Lobato teve contato com o programa Tampinha Legal em agosto de 2018. Desde então, fez do bairro onde mora um grande ponto de coleta das tampinhas plásticas. “Sou amigo dos garçons dos restaurantes aqui do bairro e sempre peço para que guardem as tampinhas pra mim. Todos os dias, por volta de 10 horas, saio pedindo o que foi guardado e trago para cá. Já tenho cerca de 1,6 mil em casa. É um saudável hábito”, enfatiza. A coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, explica que o programa busca a conscientização da sociedade quanto a importância da destinação adequada para o material plástico. “Atualmente são mais de 140 mil quilos de tampinhas coletadas e segregadas por cor através de mãos humanas. O Tampinha Legal mobiliza verdadeiros exércitos para a coleta deste material, que retorna para a indústria caracterizando o conhecido modelo de economia circular, proporcionando sustentabilidade econômica, social e ambiental. Indiscutivelmente, os vultuosos números que o Tampinha Legal apresenta traduzem a consciência socioambiental da nossa sociedade, em prol de maior qualidade de vida para todos”, finaliza Simara.

JANAINA SANTOS 
Por nossas mortas, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta! 
Quem mandou matar Marielle? Marielle, mulher negra e oriunda da favela da Maré, foi uma militante de extrema importância para o movimento feminista no Rio de Janeiro, pautando a construção de políticas públicas para as mulheres na cidade – com destaque para o enfrentamento à violência e para a defesa dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres. Além disso, a vereadora esteve na linha de frente no enfrentamento à intervenção militar no Rio de Janeiro, relatora da comissão responsável por acompanhar a intervenção, na Câmara Municipal da cidade. Me junto ao coro dos gritos de todas as mulheres, principalmente sua filha, sua companheira e seus familiares, que exigem Justiça a este assassinato político que completa um ano no dia 14/03/2019. A melhor forma de homenagear as mulheres é se unindo na luta, continuar a luta de Marielle. Dados da violência no Brasil 2017 a 2018. No Brasil acontecem de 822 a 1370 estupros por dia; A cada hora, 536 mulheres são agredidas com socos, empurrões ou chutes; A cada duas horas, um estupro coletivo acontece; Não se cale, denuncie: 190, 180, disque 100.

Obra de artista plástico ficará 
exposto na estação 
O painel de três metros quadrados foi instalado no saguão, onde ficará exposto de maneira definitiva, como forma 
de homenagear a cidade de Sapucaia do Sul
Obra de arte ficará exposto para os usuários apreciarem o trabalho
Para marcar a passagem dos 34 anos de operação do metrô, comemorado no dia 02 de março, a Trensurb apresenta ao público usuário a obra ‘Os cavalos’, do artista plástico e designer Ale Maria e Pádua. O painel de três metros quadrados foi instalado no saguão da Estação Luiz Pasteur, junto às bilheterias, onde ficará exposto de forma permanente. A peça é uma homenagem ao município de Sapucaia do Sul. A escolha dessa estação aconteceu há cerca de dois anos, quando o artista percorreu o sistema metroviário. “Lembro que foi amor à primeira vista; bati o olho e sabia que ‘queria’ aquela estação”, afirma Ale Maia. Mas o que seria diferente naquela estação que inspirou o artista? “Acho que eram as árvores ao redor e a calma do lugar, era agradável estar ali”, define o artista. O painel tem como elemento central os cavalos, trabalho que muito revela do traço do artista. Ale Maia explica que eles simbolizam a origem da cidade, com suas fazendas; já as folhas e os figos fazem referência à Figueira Torta, símbolo do município. “Dentro dos olhos dos animais há uma silhueta do Morro do Chapéu, que é mais uma alusão à geografia da região”, relata.
VIDA E OBRA  
Ale Maia e Pádua é natural e morador do município de Niterói, no Rio de Janeiro e graduado em design pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de Porto Alegre. Ele já apresentou quatro exposições de arte aos usuários da Trensurb. A primeira exposição foi em 2015, no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, Entre Linhas e Paineis, uma série de obras que tinha como material de trabalho o grafite e ilustrações.  Na sequência, em 2016, ele expôs pela primeira vez na Galeria Mario Quintana, na Estação Mercado: Onde Há Dor, Há Vida!, uma obra composta de sete ilustrações num estilo baseado em referência urbana, traços orgânicos, alto contraste e forte presença do traço negro, com uma visão otimista da dor como uma espécie de pedido de mudança.  Em 2017, no mesmo local, foi a vez de Viver é lutar, um trabalho que destaca o quadro RIO 1567, trazendo uma abordagem artística da Revolta dos Tamoios e da França Antártica, dois episódios históricos importantes para a formação do Rio de Janeiro e do Brasil como o conhecemos.


Comdica de Sapucaia tem novos representantes
Integrantes do Comdica que foram empossados 
O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, empossou no dia 12 de março, os novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sapucaia do Sul (Comdica). Integram o órgão 32 conselheiros, sendo 16 titulares e 16 suplentes, representantes do Governo Municipal e da sociedade civil, e que permanecem na função por dois anos. O ato ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O chefe do Executivo Municipal parabenizou os novos conselheiros, e falou da importância do órgão. “Temos um conselho atuante, graças ao trabalho conjunto realizado pelo poder público e entidades, voltado a políticas públicas para crianças e adolescentes. Os que assumem hoje têm a responsabilidade de seguir este trabalho tão importante”, disse Link. Também participaram do ato, a presidente da Câmara de Vereadores, Raquel do Posto; o secretário Geral de Governo, Ademir Pereira; e a coordenadora do Conselho Tutelar, Néri Lúcia Andara de Azevedo.  Após a posse, os novos conselheiros elegeram os membros da presidência do Conselho.  Marilei Flor Goulart foi eleita presidente, Marcelo Monfrini, vice-presidente, e Karine Graff, tesoureira.   Foram empossados membros do Comdica, representando o Poder Executivo: Marcelo Monfrini (titular), Viviane Bonaci (suplente), Giorgia Moeller (titular), Natália Nogueira (suplente), Kátia da Silva (titular), Liliane Duprates (suplente), Alvano de Camargo (titular), Deivid Maneti, Alice Ritter (titular), Priscila Bol (suplente), Rochele Bristot (titular), Paula Regina Agnoli (suplente), Karine Graff (titular), Cristiane Zandonai (suplente), Douglas Butzke (titular), André Muller (suplente). Foram empossados membros do Comdica, representando as entidades da sociedade civil: Nára Recktenwald (titular), Graziela Rocha (suplente), Tamires Alves (titular), Luciane Michelon (suplente), André Cardoso (titular), Éverton Vargas (suplente), Pierina da Rosa (titular), Douglas Homrich (suplente), Brendali Costa (titular), Adriano de Freitas (suplente), Marilei Goulart (titular), Carine Rachadel (suplente), Éder Lemos (titular), Itamar Monteiro (suplente).


Feevale tem nova direção 
Janine Vieira assume com o compromisso de aumentar 
a integração com a universidade
Cleber Prodanov e Janine Vieira
A nova diretora da Escola Feevale, Janine Vieira, assumiu o cargo no dia 01 de março, quando recebeu do reitor da Universidade Feevale, Cleber Prodanov, a portaria de sua nomeação. A escolha da professora ocorreu a partir de um processo seletivo interno. Lovani Volmer, que dirigiu a escola nos últimos sete anos, retorna à docência na graduação e passa a integrar a equipe da Pró-Reitoria de Ensino.  ”Fico muito feliz de fazer parte desse sonho que é a construção de uma escola”, disse Janine, que assume com grandes desafios já delineados. Entre eles, a concretização da parceria com a Finland University, que atuará com a universidade e a escola na implantação de metodologias e tecnologias utilizadas naquele país, referência mundial em educação; a ampliação do empreendedorismo e da inovação como diferenciais e competências dos egressos; e o ensino de idiomas a partir de uma proposta dinâmica e intercultural. “Este será um ano interessante para a consolidação do trabalho”, projetou Prodanov. “Temos o desafio de integrar mais a escola de aplicação à universidade.”
RENOÇÃO 
Ao comentar sobre o trabalho que realizará, Janine destacou que a ideia é sistematizar uma metodologia e um discurso únicos da escola até o ensino superior. “Somos uma escola de aplicação, e a ideia é que estejamos mais inseridos dentro da universidade”, afirmou. Conforme a nova diretora, no momento em que ingressou na Escola Feevale, em 2014, viu que era possível fazer uma educação diferente. “Estar neste ambiente fez com que eu me renovasse e acreditasse mais na educação.”  Janine Vieira leciona desde 2004. É mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura Plena pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O registro fotográfico ficou a cargo de Jauri Belmonte.


Academia de Saúde do bairro 
Santo Inácio passa por reforma
Em breve, a unidade do Novo Esteio também será reformada
A Academia da Saúde situada na Avenida Governador Ernesto Dornelles, popularmente conhecida como Avenida do Carnaval, no bairro Santo Inácio está de cara nova. A secretaria da Saúde realizou, entre as últimas semanas, a pintura das áreas externas, na cor azul, e internas, na cor amarela, da Academia. A pintura foi feita devido as condições inadequadas que o espaço apresentava, como rachaduras e pichações. De acordo com a coordenadora do programa das Academias de Saúde, Ana Clara Silveira, um ambiente com cores novas e claras fará com que os frequentadores sintam-se valorizados. “O objetivo das academias é promover a saúde e ajudar nossos pacientes a enfrentar as doenças crônicas não transmissíveis. Mas nosso foco não é a doença em si, mas sim promover a saúde mental deles através de ginásticas, pilates, grupos mensais de nutrição, rodas de conversa mensais sobre educação e saúde, entre outros serviços ofertados gratuitamente”, disse. As academias possuem cerca de 300 alunos e realizam 1.400 atendimentos por mês. Para fazer parte de alguma, o interessado deve ser maior de 18 anos, morar próximo a unidade básica de saúde (UBS) mais próxima da academia e apresentar cartão SUS e comprovante de residência. A Academia da Saúde do Novo Esteio também passará por mudança de visual. Não há previsão de início.


Aulão de ginástica marca o retorno das atividades no Conviver
A ação foi realizada no Clube Sete de Setembro
Idosos de 16 núcleos do Grupo de Convivência Conviver, de Sapucaia do Sul, reuniram-se no dia 11 de março, para uma grande aula de ginástica. A atividade realizada no Clube Sete de Setembro marcou o início das atividades do Conviver neste ano. Atualmente cerca de 480 idosos participam das atividades no Conviver, nos núcleos espalhados na cidade.  Interessados em participar podem se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social da sua região. Podem participar moradores de Sapucaia com idade a partir dos 60 anos, que tenham o CadÚnico.

Lar Betel completa mais de seis 
décadas em Esteio 
Local situado no Centro abriga idosos do município, 
onde recebem carinho e atenção
Lar Betel fica na Rua Pelotas, no Centro
No dia 14 de março, o Lar de Idosos Betel está promovendo uma atividade para os internos e convidados. A ação que terá início às 19h30, no auditório da instituição, localizado na Rua Pelotas, no Centro. A instituição está instalada no município antes de sua emancipação política, comemorada no último 28 de fevereiro. Com mais de seis décadas de atuação em Esteio, o Lar Betel, segundo informações do livro ‘Ao Longo dos Trilhos’, de Miguel Luz, teve como fundador o pastor João Batista da Silva, o qual o sentindo a necessidade de uma obra social, que teve como primeiro nome Lar Dinâmico. Em 07 de julho de 1979, com a entrada do novo Estatuto de Regimento Interno, que mudou normas e atualizou o sistema, o nome mudou para Lar Betel, sendo uma parte direcionada para os idosos e a outra para as crianças.
RELIGIOSIDADE 
Já a igreja Betel foi criada em 1934, quando Esteio era Vila de São Leopoldo e tinha aproximadamente mil habitantes. O missionário sueco Carlos Espor, procurou Onofre Silva para juntos, fundarem uma congregação religiosa , cuja a matriz era em Porto Alegre. Quando já havia um número expressivo de pessoas fundaram a Igreja Betel, onde o primeiro pastor foi João Batista da Silva. A Sociedade Avenida serviu para as primeiras reuniões. A seguir a sede passou para a Rua dos Ferroviários, onde permaneceu até 1946, no ano seguinte é inaugurado na Rua Pelotas, onde permanece até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário