sexta-feira, 3 de outubro de 2014

EDIÇÃO 1954

Com a chegada da primavera, onde muitas pessoas achavam que a cidade ficaria mais bonita com a presença das flores. Isso não tem ocorrido em alguns pontos, em especial na área central da cidade. Um canteiro que é um dos símbolos da cidade, localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, que poderia estar mais bonito, tem se tornado um depósito de lixo. Recentemente, quem passa pela via observa que foi jogado um móvel danificado, que proporciona um péssimo olhar sobre a localidade. Por estar situado numa região central, as pessoas devem procurar os espaços onde se pode dar um destino correto ao bem material.

Procon em Esteio é inaugurado
Foi aberto no dia 30 de setembro, a sede do Procon de Esteio. A diretora do órgão, Jaqueline Martins fez um agradecimento especial as autoridades e falou sobre a sua equipe que irá trabalhar na unidade esteiense. O Procon funcionará das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia, e conta com uma equipe de quatro atendentes, advogado, auxiliar administrativo e diretora.  O Procon é um órgão administrativo vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana que busca garantir a defesa dos direitos do consumidor nos assuntos relativos às relações de consumo, além de receber consultas e denúncias. O estabelecimento fica localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, 102, 3º andar.


Reabertura do Parque Assis Brasil 
é dedicada ao esporte 
Entre as atrações estava uma pista de skate, dedicada 
aos jovens e aula de jump e kangoo jump
 Alunas do kangoo jump foram uma das atrações, durante o período da tarde no espaço
A reabertura dos portões do Parque de Exposições Assis Brasil, ao público, após um período fechado, em função dos preparativos da 37ª Expointer e em seguida a Semana Farroupilha ocorreu em grande estilo. Apesar do dia, que intercalava por períodos de nublado e sol, diversas famílias foram ao local em busca de diversão e momentos de descontração. Além disso, algumas pessoas aproveitaram do dia para a pratica de alguma atividade física. Entre as atrações foi a realização da mostra da aula de jumps e kangoo jumps, ministrados por professores de uma academia de Sapucaia do Sul. A professora Andressa Prestes explicou que a modalidade kangoo jumps é uma aula mais elaborada que o jumps, que é auxiliada por uma bota, que contribui para uma melhor evolução do exercício. “Os praticantes chegam a perder aproximadamente 800 calorias, em quase uma hora de prática”, comentou Andressa. Ela frisou que um dos diferenciais é que o jumps é realizado com o auxílio de uma mini cama elástica. “Nas aulas, as mulheres são maioria, mas devido aos benefícios do exercício, principalmente o melhor condicionamento físico, aos poucos os homens também estão aderindo ao esporte”, ressaltou a professora que estava acompanhada da estudante de Educação Física Elisy Medeiros. Além dos exercícios propostos pelos educadores físicos, o público também pode se exercitar na academia ao ar livre, que foi inaugurada, durante a Expointer e agora está ao alcance da população que busca qualidade de vida e saúde. Outro local que chamou a atenção do público foi o espaço dedicado a venda do artesanato local. Já os praticantes do skate puderam mostrar as manobras que encantam tanto os skatistas, quando ao público em geral, com a colocação de uma pista. A atividade fez parte do projeto ‘Juventude em Ação’.


Esteio sedia encontro da Pastoral da Criança
Encontro ocorreu no salão paroquial da Igreja Coração de Maria
Representantes da Pastoral da Criança dos municípios de Esteio, Sapucaia do Sul, Canoas e Nova Santa Rita, bem como um integrante da Arquidiocese de Porto Alegre participaram no dia 30 de setembro, de um ‘encontrão’, com as lideranças da entidade. O evento foi realizado no salão paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria. Durante o dia, aconteceram ações como dinâmicas em grupo, um almoço de confraternização e uma mostra do trabalho que vem sendo realizado nas cidades da região. Segundo a coordenadora da área do município, Maria Líbia, um dos principais objetivos da ação foi despertar o espírito de liderança e a autoestima dos voluntários que atuam em benefício das crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Também é oportuno reverenciar as três décadas de existência da Pastoral da Criança, onde uma das propostas é levar a vida em abundância para quem precisa”, disse Líbia. Ela salientou que estiveram prestigiando, as lideranças da Pastoral das paróquias Santo Inácio de Loyola, Imaculado Coração de Maria e Nossa Senhora Aparecida. Já de Sapucaia do Sul prestigiaram membros das comunidades São José, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida. Maria Líbia informou que um grupo de líderes da cidade e do Estado já estão se organizando para que no dia 10 de janeiro de 2015, participem de um encontro da Pastoral da Criança e também para dar início ao processo de beatificação de idealizadora do projeto, Zilda Arns Neumann, que foi uma das vítimas de um terremoto, em 2010, no Haiti.


Boxeadores conquistam 
medalhas em competição 
Com estas medalhas, o grupo vem ganhando destaque no esporte na região
Os boxeadores esteienses tem sido reconhecidos pela participação em campeonatos
Atletas de boxe do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) de Esteio competiram no dia 14 de setembro, em uma atividade ocorrida no Clube Bolão Gaúcho, em Canoas. Na atividade, os atletas conquistaram as medalhas de ouro e prata. Segundo o técnico Abílio Mendes, nos últimos anos está havendo uma melhor valorização dos boxeadores que estão representando a cidade em vários eventos na região e no Estado. “Uma das novidades neste ano foi a conquista de um ringue profissional para treinar, melhorando muito nossa qualidade técnica e tática”, disse Mendes. Ele informou que as aulas estão sendo realizadas no ginásio Sílvio Batista, localizado na Vila Osório, às terças, quintas e sextas-feiras, das 16h às 19 horas, onde as vagas são limitadas. Mendes frisou que em dezembro, alguns atletas irão disputar o campeonato estadual, conhecido como cinturão de ouro. No dia 13, os atletas Gabriel Moro, Gabriel do Amaral e Diego Andrade receberam uma homenagem e certificado da secretaria de Educação e Esporte. A solenidade foi realizada no ginásio municipal e contou com a presença de representantes do Executivo e do setor educacional da cidade. Além disso, no dia 16, o boxeador Gabriel Moro, foi agraciado com uma honraria do Legislativo, em homenagem ao Dia da Juventude. Gabriel havia representado o Estado no Campeonato Brasileiro de Boxel. A proponente foi a vereadora Beatriz Lopes. “Tenho ficado satisfeito e ao mesmo tempo motivando o grupo para a prática esportiva. Estamos mobilizando o grupo para novos eventos e que consiga trazer novos títulos”.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Nômades 

Existe certo mito e certa crença de que os ciganos são seres alados, oriundos de lugares mágicos e de mundos distantes... Na verdade, a origem dos povos ciganos (etnia Cigana) remota há séculos e séculos na terra, as condições de sobrevivência da cultura se mantêm de geração em geração, resguardando as memórias dos ancestrais, ensinamentos e sabedoria forjada pela experiência neste vasto mundo. Comum sermos confundidos com entidades espirituais, quando andamos pelas ruas das cidades, sendo motivo de ataques e grosserias pasmem, por seres que tendo doutorado, mestrado, pós, pós, pós de conhecimentos esquecem na gaveta, onde guardam seus diplomas o respeito e a capacidade de empatia que todo ser possui em sua alma. Estes eventos que aos olhos de muitos não influenciam em nada, são uma constante em lugares que sequer imaginaríamos que pudesse existir tal comportamento. Mas, deixando de lado essa parte doentia da sociedade, prestando atenção nas coisas que movem a vida de um cigano, e que para muitos parecem uma grande bobagem vale lembrar que muito de nossas vidas são estruturadas em bases que um gadjo (não cigano) sequer valoriza em sua vida; o voar de um pássaro, o barulho da chuva, a lua cheia pendurada no céu... Carregamos apenas o que precisamos (peso demais, atrapalha a caminhada) para ser feliz contemplamos a lua, saudamos o sol, conversamos olho no olho, somos gratos por tudo, em nossas vidas porque no final desta viajem neste plano, sequer o corpo levamos. A comunidade cigana, considerada comunidade tradicional, possui diretrizes básicas especificas nas diferentes áreas da saúde, educação, cultura, entre outras, leis federais que garantem direitos e o respeito a nossa tradição ancestral, muitas vezes, ignorada ou talvez, consideradas inexistentes como a nossa presença em certos “lugares” da sociedade dita civilizada. Enquanto os gadjos (não ciganos) preocupam-se com a marca do sapato, nosso pensamento flutua sobre as nuvens, projetando em cada coração a possibilidade de realização, sim, realização. Se pararmos para pensar desconhecemos funções invisíveis que fazem nosso corpo humano funcionar, mas o vizinho sabe a hora que a gente sai, conta quantas vezes chegamos tarde, quando cortamos a grama, nunca senta olhando nos olhos do filho, desconhece as amizades da filha , preocupam-se com a próxima partida de futebol... Nós ciganos reverenciamos a vida, por saber que justamente através das experiências que passamos compreendemos que somos tudo, que somos nada, viajantes temporários, nômades...


Legislativo conhece plano municipal
Representantes da cultura local entregaram o documento na Câmara
Representantes da secretaria de Arte e Cultura, do Conselho Municipal de Políticas Culturais e de movimentos culturais entregaram uma cópia do documento preliminar do Plano Municipal de Cultura do município ao diretor da Câmara de Vereadores, Ricardo Silva. A ação aconteceu no dia 24 de setembro, onde as cópias dos documentos servirá de guia para as atividades relacionadas à cultura na cidade, pelo menos nos próximos dez anos. O material também foi entregue nos gabinetes dos vereadores, com o propósito de estimular o debate e ajudar na construção do plano, com ideias e sugestões.


Colégio Coração de Maria realiza a 18ª Feiccom 
Trabalhos mostraram o potencial de projetos desenvolvidos
na instituição e convidados
Os principais trabalhos foram premiados durante o evento
A mostra foi realizada no ginásio poliesportivo da instituição
Nos dias 24, 25 e 26 de setembro foi realizada mais uma edição da Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (Feiccom), em sua 18ª edição. Cerca de 90 trabalhos científicos estiveram expostos na Feira, realizada no Ginásio de Esportes, que contou, além dos trabalhos internos de estudantes do Colégio, com projetos de pesquisa de escolas da região como de Sapucaia do Sul, Esteio, Canoas e outras localidades, cuja ênfase fosse a inovação e a relevância social em investigação científica que pudesse trazer alguma contribuição. Além disso, houve a 5ª edição do Campeonato de Robótica, que mobiliza alunos em torno de desafios temáticos usando robôs que completam circuitos pré-programados. Os alunos puderam aproveitar apresentações artísticas e culturais, tudo isso num clima de grande tranquilidade e confraternização. Houve a presença significativa de pessoas da comunidade escolar e de outras escolas, além de avaliadores provenientes de universidades, escolas e institutos de educação da região. Na opinião das pessoas convidadas, a qualidade dos trabalhos vem aumentando ano após ano. A Feira é uma oportunidade para trabalhos se credenciarem para feiras de destaque, com Mostratec (em Novo Hamburgo) e Febrace (São Paulo). A cerimônia de encerramento foi realizada no dia 26 de setembro, contando com a participação de autoridades municipais.

Encontro de Coros reúne artistas na cidade
O evento foi realizado no auditório da Casa de Cultura
Quatro grupos participaram do 6º Encontro de Coros de Esteio, realizado no dia 27 de setembro, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. O evento foi a 10ª etapa do 49º Festival de Coros do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul (Fecors) e que tem como tema “O Gaúcho quer Cantar”. Durante a etapa esteiense, foram apresentadas canções da Música Popular Brasileira, tradicionalistas e internacionais. Fizeram parte do Encontro o Coro Municipal de Esteio, o Coral da Associação dos Aposentados da CRT (AACRT), a Associação de Canto Coral de Guaíba (Ascorg) e o Coral Municipal São Gregório de Selbach. Além da confraternização e troca de experiências entre diversos coros municipais, o encontro foi uma oportunidade para o público conhecer os trabalhos de cada grupo. O Encontro de Coros de Esteio ocorre anualmente desde 2009 e tem recursos do Fundo Municipal de Promoção Artística e Cultural (Funproarte). O regente é o músico Renato Donini.
Locais que irão ocorrer encontro de Coros no Estado
Antônio Padro; Arroio do Meio; Cachoeirinha; Canoas; Erechim; Feliz; Fortaleza dos Valos; Ibirubá; Imigrante; Ivoti; Nova Petrópolis; Novo Hamburgo; Porto Alegre; Rio Grande; Roca Sales; Santa Bárbara do Sul; São Francisco de Paula; Sapucaia do Sul; Teutônia e Tramandaí.


Novena em homenagem a 
Nossa Senhora Aparecida inicia no dia 03
Entre os dias 03 a 11 de outubro, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Esteio, promove a tradicional novena. Neste ano o tema central será “Vida de Comunidade”. O primeiro dia de celebração terá início a partir das 20 horas, com o pregador, padre Talles, ministrando a solenidade com o assunto “Eu amo minha religião? Minha Paróquia”. A equipe litúrgica ficará a cargo do Apostolado da Oração. Já no dia 04, o pregador será o seminarista Fabrício que abordará o tema “A vida jovem na Igreja”. Uma das atrações será a procissão luminosa, sob o comando do terço dos homens e a liturgia será liderada pelos integrantes do CLJ. O terceiro dia da novena, o padre que irá celebrar é Gustavo André Haupenthal, que falará sobre “O meu zelo para com as coisas de Deus”. A equipe litúrgica terá como responsáveis o ONDA. No sábado e no domingo, a celebração inicia às 19 horas, enquanto nos demais dias, será às 20 horas. O encerramento será no dia 12. A Paróquia fica na Rua Agostinho Camilo de Borba, 456. Mais informações pelo telefone 3473-2943 ou pelo endereço eletrônico aparecidanovoesteio@hotmail.com.
PROGRAMAÇÃO 
06/10 – 20 horas Tema: Nossa relação com nosso pároco Pregador: padre Paulo Cézar Equipe litúrgica: Grupo de Oração ‘Jesus Luz da Vida’ 07/10 – 20 horas Tema: Comunidade de oração e devoção Pregador: padre Adilson Kunzler Equipe litúrgica: catequese 08/10 – 20 horas Tema: Confissão: A Beleza do encontro com Deus Pregador: Padre Wagner Equipe litúrgica: Ministros da Comunhão e coroinhas


Eleitores vão às urnas no próximo dia 05 
No pleito serão eleitos os representantes políticos 
para os próximos quatro anos
As urnas já estão prontas para serem montadas a partir do dia 04
No próximo domingo, dia 5 de outubro, a partir das 8 horas inicia um dos processos democráticos mais importantes da História recente do país. Trata-se da escolha de Presidente da República, Governador, Senador, Deputado estadual e federal. Segundo a chefe do Cartório Eleitoral de Esteio, Evânia Núbia Almeida, nesta eleição teremos 218 seções, sendo seis agregadas, o que resulta em 212. Entre os locais que aderiram o sistema foi no Centro de Educação Maria Marques e na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. “Em função de nosso trabalho, até às 19 horas, provavelmente, se não ocorrer problemas maiores já teremos uma prévia de como foi o pleito na cidade”, disse Evânia. Ela informou que irão trabalhar no dia 05, 38 funcionários na Junta Eleitoral, sendo 11 do Cartório, bem como 38 administradores de prédio. “Uma das principais focos é tornar o processo cada vez mais rápido e eficiente”. Em Esteio, o número de eleitores é de 68.183 eleitores, distribuídos em 28 locais de votação. Irão atuar, de forma voluntária, 848 mesários, além de mais 30 suplentes. Já em Sapucaia do Sul, a Zona 108ª possui 55.712 eleitores e a 126ª, agrega 47.279.
CLUBE DO COMÉRCIO – Evânia comentou que uma das novidades neste pleito é que os votantes, onde as urnas estavam instaladas no Clube do Comércio, agora devem se direcionar ao Colégio Adventista, situado na Rua Santo Amaro, área central da cidade. Um dos motivos foi que não tenha votação no clube é que o prédio está interditado pelo Corpo de Bombeiros desde fevereiro de 2013, por não atender as normas estabelecidas pelo órgão, em função da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, ocorrida no dia 27 de janeiro de 2013, que vitimou 242 pessoas.
Benefícios para o mesário 
Ato de cidadania: contribuir para o processo eleitoral democrático. Aprendizado: aquisição de novos conhecimentos. Dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral. Auxílio-alimentação para o dia da eleição. Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os tribunais regionais eleitorais. Vantagem de desempate em concurso público, se houver previsão em edital.


Patrões de CTG’s fazem uma análise
sobre a Semana Farroupilha 
Entre os assuntos abordados no programa radiofônico estava a real importância da festa e o trabalho do MTG
Os representantes dos centros de tradições esteienses participaram do programa ‘Opinião’
Após o término de mais uma Semana Farroupilha, os Centros de Tradições Gaúchas (CTG’s) do município já começam a se organizar para manter as entidades durante todo o ano, até a próxima festa em 2015. Diante disso, os patrões dos CTG’s Chama Nativa e Quero-Quero concederam uma entrevista recentemente no programa ‘Opinião’. Na oportunidade, expuseram um pouco mais sobre o tradicionalismo, em especial a realidade de Esteio, onde alguns espaços estão fechados e outros foram desfiliados do MTG.


João Carlos Felipetto 
Eventos e atividades para manter o CTG 

O patrão do CTG Chama Nativa, João Carlos Felipetto falou que para manter as finanças da entidade, uma das soluções é promover mensalmente, um baile para manter a casa, além da contribuição dos sócios que pagam as mensalidades. “A manutenção deste espaço requer uma quantia de dinheiro expressa, e muitas vezes, contamos alguns apoiadores”, disse Felipetto. Ele informou que em função do seu envolvimento com o tradicionalismo foi um dos fundadores da Sociedade Esteiense de Tradição Gaúcha (SETG), onde atuou como presidente nos anos de 2004 e 2005. “A proposta da entidade era válida, mas devido aos constantes problemas relacionados com as finanças e de pessoas com intenções erradas contribuíram para a não continuação do projeto”. Em relação a Semana Farroupilha do município, Felipetto enfatizou que precisa para as próximas edições mais investimentos e planejamento, por parte dos organizadores. “Talvez um dos pontos negativos é que alguns frequentadores de CTG’s, em setembro optam por montar seus piquetes, o que contribui para o baixo movimento da festa”. Ele disse ainda que a falta de segurança foi algo que preocupou tanto não apenas os envolvidos no evento, como também alguns visitantes neste ano. “A proposta do evento, como em Sapucaia, em relação a fazer estruturas fixas em um espaço pode ajudar em qualificar ainda mais a festa”.


Paulo Vargas 
Sem sede, mas com trabalhos
voltados a cultura 

O patrão do Quero-Quero, Paulo Vargas, falou que o trabalho dos CTG’s não deve fica restrito apenas no mês de setembro, durante a Semana Farroupilha, e sim durante todo o ano, inclusive nos meses de janeiro e fevereiro, onde muitas pessoas tiram férias e viajam. “É uma luta diária para se manter e no caso do Quero-Quero o fato é mais grave, pois estamos em busca de uma área para construir nossa nova sede, já que a atual encontra-se interditada”, desabafou Vargas, que estava na oportunidade acompanhado do vice-patrão, Anderson Lopes Machado. Sobre os festejos farroupilhas que ocorreu nos pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil, Paulo Vargas, disse que em relação as edições anteriores, o movimento foi abaixo da expectativa, principalmente, no que tange a visitação nos CTG’s. “Um dos motivos que pode ter ocasionado essa redução de público tenha sido a presença de atrações com expressão regional e grupos já consolidados no meio artístico”. Outro assunto abordado foi a questão da ajuda do MTG, junto aos Centros de Tradição. Paulo comentou que a entidade deveria ser mais atuante, pois nos últimos anos, os CTG’s têm sobrevivido com eventos e atividades para poder se manter. Os representantes do Poncho Crioulo, Esteio da Tradição e Independência Gaúcha foram convidados, mas não compareceram no programa radiofônico.


Encontro espírita reúne mais de 
300 jovens em Sapucaia 
O tema principal do evento foi evidenciar a 
espiritualidade do povo brasileiro
Debates e apresentações artísticas foram destaques do evento
Cerca de 300 jovens espíritas da região participaram nos dias 27 e 28 de setembro, da 31ª CONJES – Confraternização das Juventudes Espíritas da 2ª Região. Durante os dois dias de evento eles confraternizaram e aprenderam mais sobre a doutrina espírita. O evento foi realizado na Escola Municipal Santos Dumont, no bairro Vargas Este ano, a CONJES abordou o tema Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, título do livro homônimo psicografado por Chico Xavier, que fala sobre a missão espiritual do povo brasileiro. Para trabalhar a temática com os jovens, uma grande equipe preparou técnicas e módulos de estudo e debate sobre o tema. O primeiro dia da Conjes encerrou com muita música, dança e teatro. Durante a’ Hora de Arte’, os jovens puderam se expressar através da arte e contar o que aprendem nas suas casas espíritas ao longo do ano.
PALESTRAS - A programação no dia 28 iniciou com a palestra de Ana Jayci Guimarães, pedagoga e palestrante espírita do Rio de Janeiro, que falou aos jovens sobre a parábola da figueira que secou,convidando-os a fazerem a diferença dentro da sociedade, dando bons frutos de exemplo e caridade. Ao longo do dia, mais estudo nos grupos e integração. O encontro culminou com um bonito encerramento onde todos puderam mostrar a sua união dentro do pensamento espírita de amor e caridade, com vistas a construção de um Brasil melhor. Participaram do encontro, jovens espíritas de Sapucaia do Sul, Canoas, Esteio, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Taquara, Campo Bom, Sapiranga, Estância Velha, São Sebastião do Caí, entre outras cidades. A 31ª CONJES é uma realização do CRE-2 – Conselho Regional Espírita 2ª Região com apoio da UME-Sapucaia e Federação Espírita do Rio Grande do Sul – FERGS.


 Outubrinas 
Pe. Andre Carbonera 
Missionário Claretiano

Comecemos. Quem não ouviu falar a respeito de SANTA TERESINHA? Tão jovem e tão grande SANTA! Em apenas nove anos de vida religiosa, revolucionou o mundo cristão, sendo proclamada DOUTORA DA IGREJA E PADROEIRA DAS MISSÕES. Santa Teresinha, a santa das pequenas coisas e a santa da simplicidade. Santa Terezinha, a santa do AMOR. Que ela nos proteja e defenda junto de Deus! Em setembro, recordamos os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Em outubro, lembramos os SANTOS ANJOS DA GUARDA. Há pouco,em Erechim, no Rio Grande do Sul, um menino caiu do quarto andar. Nada sofreu. Deveria ter morrido. Ele afirmou: “- Um homem de branco me pegou no colo e me colocou na grama. Senti o calor do “HOMEM DE BRANCO.” Quem era “este HOMEM DE BRANCO?” Com toda a certeza, O ANJO DA GUARDA DO GAROTO... A mãe do guri se converteu e hoje é católica praticamente e convicta. Não deixemos de orar: Santo Anjo do Senhor, meu zeloso GUARDADOR, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, me guarda, me governa e me ilumina! Amém! Costumamos invocar os SANTOS ANJOS? No meio de tanta violência, de tamanhos assaltos, haja ANJO DA GUARDA!... E quem não ouviu citar o nome de São Francisco de Assis? Extraordinário SANTO, missionário, protetor dos animais, pregador, santo da alegria. Maaaasss, uma coisinha: São Francisco sempre deu mais valor ao homem do que aos animais. Hodiernamente, muitos bichos levam uma vida confortabilíssima, bem acima dos racionais e humanos. Sem dúvidas, uma afronta, uma vergonhosa vergonha!... São Francisco, rogai por nós! Outro santo muito popular: SÃO BENEDITO, o PRETO ou o MOURO. Destacou-se pelos trabalhos humildes e por milagres, já em vida. Muitas IRMANDADES ou grupos religiosos levam o nome de SÃO BENEDITO. São Benedito, intercedei por nós e que no Brasil diminuam os preconceitos racistas!... Amém! No dia 7 de outubro, prestamos homenagem à Virgem do Rosário. Costumamos rezar o terço? Nossa Senhora do Rosário, abençoai a Igreja Católica e o mundo e nos livrai do ateísmo! Assim seja! Logo mais, teremos outras OUTUBRINAS ... Fim de papo.


Crianças conhecem a história de Esteio 
Os alunos que integram as turmas de Jardim da escola situada no Tamandaré, visitaram o ‘Museu Histórico Destaque’
Um grupo de crianças de Educação Infantil do Centro Municipal de Educação Básica Clodovino Soares visitaram o Museu Histórico Destaque. O passeio aconteceu no dia 25 de setembro, onde no período da manhã estiveram presentes os estudantes do Jardim 2ª e à tarde foram as crianças da 1A e 2B. Segundo a professora Janice Oliveira, a iniciativa em visitar este espaço é dar continuação ao trabalho, através do projeto ‘Esteio, dia a dia, Esteio que eu queria’, baseado no livro “Dez casas e um poste que Pedro fez”, do escritor Hermes Bernardi Júnior. “Neste segundo momento da atividade, a proposta foi mostrar para os alunos como funciona uma cidade de verdade”, explicou. Ela destacou que a ideia as crianças tenham contato, com tudo aquilo que foi apresentado, através das propostas do escritor. Na companhia da professora Janice, também visitou o local a supervisora Sinara Furtado. Enquanto pela manhã foi cerca de 15 alunos, no período da tarde, quase 20 crianças visitaram o Museu Destaque. A professora Adriana Bastos Dias ressaltou que foi a primeira vez que visitou o Museu Destaque. “É um local em que podemos voltar no tempo e ver peças que foram utilizadas no passado”, comentou. Adriana ressaltou que conhecer locais históricos também faz parte do aprendizado, pois desde já devemos incentivá-los a cultivar a memória da cidade.








Polícia Civil fecha casa de jogos em Esteio
Os computadores usados foram destruídos pelos policiais 
Uma operação liderada pela Polícia Civil, tendo como responsável o delegado Leonel Baldasso resultou no fechamento de diversos estabelecimentos que era utilizado como casas de jogos de azar, algo proibido por lei. O fato aconteceu na tarde de 01 de outubro. Em um local, situado na Rua Fernando Ferrari, no Centro, mais de 25 máquinas foram quebradas pelos policiais civis, que invadiram o local. Além disso, foi fechado outros espaços para jogatinas como nas ruas 24 de Agosto, Padre Felipe e Machado Lopes. Segundo Baldasso, o trabalho vem sendo planejado há algumas semanas, com o propósito de coibir e terminar com a existência de casas de jogos. “Isso tem contribuído para que as pessoas que gostem de jogar gastem seu dinheiro. Além disso, muitos desses espaços servem para práticas ilícitas, como lavagem de dinheiro”.


Homem é preso por roubo a veículo na região 
Na captura do suspeito, estiveram envolvidos PM’s 
de Esteio, Gravataí e Cachoeirinha
 O veículo roubado se desgovernou e invadiu um estabelecimento comercial
Policiais militares da região recuperaram a arma com munição
Uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM) efetuaram a prisão de um homem, suspeito de estar envolvido no roubo de um carro, ocorrido no dia 27 de setembro. O fato aconteceu por volta das 19 horas, na Avenida Atlântida, no bairro Bethânia, no município de Cachoeirinha. Segundo informações da Brigada Militar, a prisão se deu após a vítima comunicar a BM que seu carro havia sido roubado em frente a um supermercado localizado na Rua 24 de Agosto, em Esteio e que o sistema de rastreamento havia sido acionado, onde apontava sua localização próxima a RS 118, no perímetro de Cachoeirinha.
CERCO POLICIAL - Durante as buscas na RS 118, na divisa entre Gravataí e Cachoeirinha, uma guarnição se deparou com o veículo, onde iniciou um cerco policial com policiais militares. Na fuga, o indivíduo perdeu o controle da direção do carro e acabou chocando-se em um muro de um estabelecimento comercial, que resultou em danos no local e até nas dependências do comércio. O suspeito foi preso e com ele, os PM’s encontraram um revólver calibre 38, além de cinco munições intactas.


Dupla rouba motorista na Vila Osório 
Dois suspeitos assaltaram um motorista na noite do dia 22 de setembro. O fato aconteceu por volta das 21h30, na Rua Brasília, na Vila Osório. Segundo informações da PC, os indivíduos sinalizaram para que a vítima parasse a motocicleta e em seguida apontaram um revólver. A dupla roubou a carteira com objetos pessoais da vítima e fugiram pela BR 116.


Adolescente morre ao ser baleado por amigo 
Um adolescente morreu ao ser atingido com um tiro no tórax disparado por um garoto de 12 anos, enquanto brincavam em Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 29 de setembro, por volta das 16h30, no imóvel situado na Travessa Carioca. Conforme informações, um jovem deu entrada no Hospital São Camilo, com um projétil na região torácica, mas ao chegar a Casa de Saúde, o jovem faleceu. A irmã do adolescente disse que o disparo foi efetuado pelo seu vizinho de 12 anos e que o revólver pertencia ao pai do adolescente. Ela falou ainda que o jovem fez o disparo sem querer. O delegado Leonel Baldasso foi acionado e consequentemente comunicou o plantonista do Setor de Investigação da 1ª DP de Sapucaia, que ficou responsável sobre o fato.


Jovem é detido com pé de maconha
A planta foi encontrada no imóvel localizado no Jardim Planalto
Um adolescente foi detido por policiais militares do 34º BPM de Esteio. O fato aconteceu no dia 28 de setembro, por volta das 20 horas, no bairro Jardim Planalto. Conforme informações da Brigada Militar, a prisão se deu após um desentendimento familiar, quando os PM’s foram até o local e observaram o jovem em atitude suspeita. Durante a vistoria no imóvel, foi encontrado uma muda da planta da maconha, no quintal da casa, situada na Rua Alvina Francisca.


Homem é assaltado na Vila Pedreira 
Foi realizada na tarde do dia 24 de setembro, a prisão de um homem suspeito de estar envolvido a um assalto a pedestres. A detenção se deu por volta das 18 horas, na Rua Edgar Piccioni, na Vila Pedreira. Conforme relato dos PM’s que atenderam a ocorrência, uma guarnição foi comunicada que um indivíduo havia roubado um aparelho celular de um pedestre na localidade, de cor cinza. Mediante as características, os policiais militares saíram na captura do suspeito, onde foi reconhecido, tanto pelos brigadianos, quanto pela vítima, sendo o autor do delito. Inclusive os policiais encontraram o aparelho no bolso do homem. Ele foi detido e levado a Delegacia de Polícia, onde prestou esclarecimentos.


Suspeito é capturado por invadir residências
Com o suspeito, os PM’s recuperam os objetos furtados
No dia 26 de setembro, por volta das 11 horas, uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de um homem, em atitude suspeita caminhando pela Rua Francisco Alves, no bairro Tamandaré. A prisão se deu após a BM ser comunicada de um arrombamento em residência. No local foi abordado um indivíduo que estava pulando a grade com uma bolsa. Além disso, os policiais militares encontraram na sacola um relógio de pulso, um vídeo game, um note book, duas jaquetas e uma câmera fotográfica. Também foi achado uma camiseta e um saco de moedas, sendo todos furtados do imóvel. Diante dos fatos foi dado voz de prisão e lavrado o flagrante.


Furto de veículo 
No dia 20 de setembro, por volta das 4 horas da manhã, um automóvel teve alguns objetos furtados, defronte de uma residência situada na Rua Luiz Pasteur, bairro Tamandaré.

Recuperação de veículo 
Policiais militares do 34º BPM recuperaram um veículo que estava abandonado em via pública. A recuperação aconteceu no dia 28 de setembro, por volta das 9 horas, na Travessa Pedreira.


Operação resulta em apreensões e estabelecimentos comerciais vistoriados 
Atividade foi organizada pelo GGI, que agrega diversos
órgãos de segurança e fiscalização
O primeiro bairro que iniciou a operação foi o Santo Inácio
Barreiras policiais foram feitas em diversos pontos da cidade
Os agentes que integram ao Gabinete de Gestão Integrada (GGI) realizaram no dia 26 de setembro, uma ação, que teve como foco fiscalização em estabelecimentos comerciais, bem como a abordagem a motoristas e pedestres. Participaram da operação, representantes da Brigada Militar e do Pelotão de Operações Especiais (POE), além do Corpo de Bombeiros. Também estiveram presentes, integrantes da Guarda Municipal, fiscais de trânsito, setor de alvarás, Patrulha Integrada de Preservação Ambiental (PIPA) e Vigilância Sanitária. A cerimônia de abertura da atividade aconteceu em um espaço da Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio, onde já se originou a mobilização. Segundo o tenente coronel do 34°BPM, Egon Kvietinki, um dos principais objetivos da atividade é autuar aqueles que se não estão executando suas funções dentro da lei, além de proporcionar um pouco mais de segurança a população. “A parceria com outros órgãos é fundamental para o sucesso do trabalho, pois a lei deve ser aplicada e para todos, não somente para alguns”, disse o tenente coronel. O capitão Daniel Araújo comentou que um dos objetivos desta mobilização é diminuir alguns índices na cidade, como de roubo a pedestre e de estabelecimentos comerciais. “Outra medida importante será o combate a outros delitos como o tráfico de drogas, porte ilegal de armas e a interdição em locais que estão irregulares”. Ele ressaltou que enquanto os agentes ligados ao trânsito irão verificar a documentação e outros detalhes no automóvel, os agentes policiais irão averiguar se há registros como roubou ou furto, assim como receptação.
COMBATE - O secretário interino de Segurança Pública e Mobilidade, Assis Brasil, desde que foi implementado o GGI, há aproximadamente três anos, o saldo tem sido positivo, em função do combate aos delitos. “A sociedade tem ficado satisfeito com os resultados obtidos nas operações que estão ocorrendo constantemente”. Ele frisou algumas medidas são tomadas, devido a solicitações da população que encaminha os pedidos.


Suspeitos são presos por roubo 
de cargas em Sapucaia
 Além da prisão dos indivíduos, também foi recuperado veículos envolvidos no caso
O município de Sapucaia do Sul foi um dos locais abrangidos pela operação ‘Guids’, deflagrada pela Polícia Civil, na manhã do dia 25 de setembro. Um dos objetivos da ação foi desarticular uma quadrilha que praticava furtos e roubos em caminhões de carga na Região Metropolitana. Ao todo foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, que resultou na prisão de dez pessoas e quatro caminhões foram recuperados, sendo um em situação de furto e três adulterados. Segundo o delegado Luciano Peringer, os suspeitos agiam sempre que os motoristas paravam para realizar refeições. “Quando suspeitavam que o veículo tivesse seguro o caminhão era desmontado, suas peças vendidas e a carga repassada; caso contrário o grupo tentava extorquir a vítima, prometendo a devolução do veículo após o pagamento entre 10 e 20 mil reais”, informou. A investigação iniciou em fevereiro deste ano, quando ocorreu o roubo de uma carga de tênis na região, fato que originou o nome da ação. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados ao Presídio Central.

Menor é detido por policiais militares
Com o adolescente, os PM’s encontraram drogas e dinheiro
Uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apreendeu um adolescente com maconha, crack e dinheiro. O fato aconteceu no dia 25 de setembro, por volta da 1 hora, na Rua Osvaldo Jesus Vieira, no bairro Primavera. De acordo com informações do BPM, o indivíduo estava caminhando na via, em atitude suspeita, durante uma ação policial. Durante uma revista, os suspeitos encontraram cinco prensados de maconha, sete pedras de crack e R$ 23,70, em dinheiro e moedas. O menor foi apreendido por tráfico de drogas.


Roubo a pedestre 
Um homem foi assaltado na Rua Novo Hamburgo. O delito ocorreu no dia 21 de setembro. A vítima relatou aos policiais que foi abordado por dois homens que levaram um aparelho celular, RG e R$ 30,00.

Resultado da operação 
Durante a operação, foram notificados três estabelecimentos, sendo um interditado. Além disso, foram abordadas e 70 veículos foram fiscalizados, que resultou em seis autuados e três veículos recolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário