quinta-feira, 23 de outubro de 2014

EDIÇÃO 1957

Durante dos dias em que a chuva não dava trégua na região, bem como o medo dos possíveis alagamentos, um morador resolveu se prevenir de forma criativa. A medida chamou a atenção de muitos motoristas e pedestres que passavam pela Rua Fernando Ferrari, no Centro. Foi a construção de uma espécie de uma ponte, próximo a um estabelecimento comercial, que possibilitava as pessoas se deslocarem, pois nas imediações há um ponto de ônibus. A foto constava na página de uma rede social de uma moradora da cidade.


23 de outubro: Um ano após a tragédia
que destruiu Esteio 
O fato poderia ter sido evitado se houvesse uma
manutenção na rede de esgoto e obras de contenção
Um dos bairros mais prejudicados com as cheias, inclusive, durante a Expointer
Neste 23 de outubro, é lembrado como uma das datas mais tristes nestes quase 60 anos de Esteio, devido a enxurrada que atingiu o Município, bem como outras cidades no Estado. A tragédia resultou em centenas de famílias desabrigadas que perderam objetos pessoais, eletroeletrônicos, móveis, entre outros, praticamente todos os bairros foram registrados pontos de alagamentos. Inclusive o Parque de Exposições Assis Brasil ficou submerso, com a invasão das águas, devido ao transbordamento dos arroios Esteio e Sapucaia. De acordo com o presidente da Comissão de Urbanização do Legislativo, Marcelo Pereira, a limpeza dos arroios e o hidrojateamento nas bocas de lobo contribuíram para evitar maiores tragédias, mas mesmo assim só amenizaram o problema. “Talvez um dos empecilhos para avanços é a captação de recursos financeiros, bem como para a realização de obras como diques auxiliares e casas de bombas, ao entorno das BR’s 116 e 448. O Município está se empenhando, através de projetos para a União, conseguir dinheiro para essas ações”. Pereira informou que recentemente foi comunicado sobre o repasse de dinheiro para PAC Mobilidade Urbana em prol de melhorias da BR 116. “Além dos investimentos para o fluxo de veículos, deve-se destinar planejar medidas contra as enchentes. Entre elas, aumentar a rede de canalização na via expressa, no trecho da Vila Osório/Três Portos”. Marcelo Pereira ressaltou que o Executivo está fazendo sua parte, mas deve promover ações permanentes e fiscalizar o trabalho de outros órgãos estaduais e federais, o impacto das obras. A equipe do JD entrou em contato por telefone com o secretário José Luiz da Silva e não obteve retorno.
Novo Esteio debaixo d’ água 
Após longos anos sem registrar alagamentos de grandes proporções, o bairro Novo Esteio, voltou a ser atingido, primeiramente em agosto, durante a realização da 36ª Expointer. Parte do Parque Assis Brasil ficou submersa, principalmente a área onde ficam as máquinas e os implementos agrícolas. A enxurrada causou grandes prejuízos aos expositores e na visitação do público no evento. Em outubro, praticamente todo o bairro ficou alagado, tanto que chegou invadir muitas casas, em locais nunca antes registrados. De acordo com o líder comunitário do bairro Novo Esteio, Ênio Florêncio da Silva, o trabalho de limpeza e desobstrução das bocas de lobo na localidade, que há muitos anos não eram feitas surtiu um efeito imediato, pois não houve mais registro de alagamentos no local. “A medida de retirada de sujeira dos bueiros proporcionou que pelo menos alagamentos de grandes proporções não serão registradas no bairro, mas que precisa ser feito ações como obras ligadas a bacia de contenção e o dique, nas dependências do Parque Assis Brasil”, explicou Ênio. Ele frisa que apesar dessas medidas não estamos salvos de outra grande enchente, principalmente quando os índices pluviométricos forem acima do normal.

MEDIDAS A SEREM TOMADAS NO SÃO SEBASTIÃO
Mesmo com algumas obras, ainda são registrados alagamentos na rua e imediações
Moradora da Rua Theodomiro Porto da Fonseca, no bairro São Sebastião, Janaina Bittencourt destaca que há anos as famílias que residem na rua, bem como nas imediações sofrem constantemente com alagamentos. Ela disse que nos últimos anos a situação piorou, tanto que o agravamento do problema se deu em 2013, quando em um período de menos de 90 dias, a cidade foi cometida com pelo menos três grandes enxurradas que devastaram diversos bairros. “Mesmo com algumas medidas paliativa, as ruas do bairro ainda continuam registrando pontos de alagamentos”, informou. Janaína ressaltou que uma das ações para combates as enchentes foi a limpeza das bocas de lobo, através do sistema de hidrojateamento, que não chegou a ser concluído, pois trancou. “O problema foi amenizado, mas não resolvido, pois as promessas que foram ditas em reuniões e audiências públicas ficaram apenas no papel”. Outra questão que tem chamado a atenção de Janaína, assim como de outros moradores da redondeza é que nos dias de chuva intensa, sai água pelas tampas do esgoto cloacal, sendo este não se encontra ainda interligado com a Estação de Tratamento de Água (ETA), que está em fase de conclusão no bairro Novo Esteio.

DIQUE E LIMPEZA AJUDARAM AMENIZAR O PROBLEMA
Apesar de alterações no projeto original, a Beira Arroio pretende coibir o transbordamento do arroio 
Líder comunitária da Vila Nova, sendo um dos locais mais atingidos pela enchente, em outubro de 2013, Nádia Pereira disse que pelo menos, nas últimas chuvas torrenciais que foram registradas na região, não ocorreu grandes transtornos para os moradores, se comparado com anos anteriores. “A limpeza nos arroios, talvez seja o principal motivo para que a Rio Grande e imediações não ficassem submersas”, informou Nádia. Ela frisa que outra medida importante que mesmo sem ter sido concluída, mas já teve efeito significativo para os moradores desta região da cidade foi o dique, dando origem a Avenida Beira Arroio que irá ligar a Avenida Presidente Vargas até a Rua Dona Isabel, no bairro São José. “Mesmo assim, quando aumenta o volume no arroio, a água invade algumas casas pela rede de esgoto, principalmente pelas instalações nas residências”. Nádia comentou que assim mesmo, com as melhorias, pretende cobrar mais investimentos como a construção de galerias e a manutenção constante nos arroios. “Com a conclusão da Avenida Beira Arroio, boa parte do problema será solucionado e assim poderemos viver sem ter medo da chuva”.


Educadores de Esteio são homenageados
Dentre as atividades previstas no mês dedicado ao professor, a Câmara de Vereadores de Esteio promoveu na noite do dia 21 de outubro, um ato solene a esses profissionais. O evento foi realizado na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da comunidade. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo com duração de aproximadamente cinco minutos, relatando um pouco da história das homenageadas. O documento foi elaborado pela assessoria de imprensa da Câmara, sob a supervisão de Terezinha Bobsin e da direção do Parlamento municipal. Segundo o presidente do Legislativo, Leonardo Dahmer, esta solenidade que ocorre anualmente na cidade vem se tornando algo que já faz parte do calendário de ações do Município, com o propósito de valorizar estes profissionais. “Uma das profissões que possuem uma importância mais que significativa na formação de uma Nação é o professor e por isso devemos sempre reverencia-los”. De acordo com a proponente do ato solene, a vereadora Beatriz Lopes, apesar de ser uma data festiva, também pode ser um momento oportuno para reavaliar a atual condição do professor na sociedade. “Como educadora, tenho convicção que já tivemos avanços expressivos nos últimos anos, mas que precisam ser revistos. Além disso, em 2015, deve-se trabalhar através de um diálogo democrático entre as redes de ensino, no que tange a elaboração do plano de Educação”, ressaltou Beatriz. Ela enfatizou que a luta do professor é diária e que os investimentos na área de educação infantil, como também as melhorias no sistema devem ter continuidade. “Temos condições de avançar e construir ainda mais uma educação de qualidade e gratuita para todos os cidadãos”.
VALORIZAÇÃO - Representando o Executivo no ato, a diretora de Educação, Sílvia Hasler frisou que a cerimônia é algo emocionante, pois traça o panorama do sistema educacional da cidade, ao longo dos anos. Em nome dos homenageados, a educadora Jaqueline Viegas Pereira destacou que além de ter sido uma grata satisfação em receber esta distinção do Legislativo pelo Dia do Professor, demonstra-se que aos poucos estão sendo reconhecidos pelo comprometimento em prol da educação. “Em quase duas décadas de trabalho na rede municipal, um dos principais objetivos é visualizar o aprendizado de qualidade de crianças e adolescentes”. Durante a solenidade, as mestres de cerimônias, Andressa Michels e Natália Ostjen leram um breve histórico dos educadores homenageados. Além disso, houve a apresentação musical de Maiquel e Juliana Daitx da Família Serginho Show.
LISTA DAS HOMENAGEADAS 
Jaqueline Viegas Pereira, Marlusa Machado da Rosa, Scheila Magali Muller, Thays Rockenbach Auler, Gilda Maria Barboza Perfeito, Amábile Lima de Oliveira, Eliane Araujo Mello dos Santos, Ivani Lima de Souza de Almeida, Sirlei Schull, Maria do Carmo Cerveira, Ester Souza de Mello, Aline de Oliveira Silva Padilha, Maribel da Silva Cheruti, Raquel Machado Prux, Geneci Maria Rosa e Silva, Adriana da Silva Tedesco, Jordana de Avila Rodrigues, Maria Izabel Porto da Silveira, Jenifer Vargas de Mellos, Maricléia da Silva de Oliveira, Giane Barboza da Silva, Stela Mares Mendel, Sandra Maria de Assis Lima, Ivana Elisa Ferreira, Voltair Marques, Cátia Simone Ramos Belmonte, Camila Possebon Bueno, Fernanda Zacharias Mangan, Ana Luiza Machado da Silveira, Marlene Terezinha Doff Southa, Andréa Scherer Guedes e Míria Regina Kourausch Siqueira.


Comenda da Notte Italiana realiza ação social
Celso Dalmás, coordenador da Comenda, Daniela Detoni, diretora do ISEV, Toninho Belorini,
integrante da Comenda, Longuinho Muzykant, coordenador da Comenda, Andressa Ávila, psicóloga do ISEV
e Claudio Storck, integrante da Comenda
O ISEV – Instituto de Saúde e Educação Vida, é uma comunidade terapêutica voltada para a gestão e ensino na área da saúde e que hoje atende em sua unidade de Esteio a 20 internos do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 50 anos.  O ISEV, por tratar-se de uma associação civil, sem fins lucrativos, passa a receber a partir deste mês de outubro um reforço mensal para a alimentação dos internos, ajuda que chega através da Comenda da Notte Italiana, que entregou no dia 20, cerca de 300 kg de alimentos não perecíveis e 20 latas de óleo, produtos adquiridos através do lucro obtido com a 2ª edição do jantar-baile promovido pela Comenda no final de junho deste ano. Segundo a diretora do ISEV, Daniela Detoni, com formação em administração hospitalar, os internos permanecem nove meses na instituição, sendo que os cinco primeiros meses em regime de internato, e posteriormente em regime de reinserção social. Durante os nove meses os internos passam por um cronograma diário de  atividades, que inclui reuniões terapêuticas, educação física, yoga, musicoterapia, videoterapia, informática, entre outras ações. Durante os cinco anos de existência do ISEV, já passaram mais de 500 internos pela instituição, sendo que, segundo avaliação da diretora, 30%, aproximadamente, reincidem. Dos internos do ISEV, aproximadamente 20% são dependentes do álcool e 80% de drogas, sendo o craque a droga mais usual. Segundo a diretora da instituição, a grande maioria dos internos tem família e as causas mais freqüentes da dependência estão diretamente ligadas ao local onde residem e às amizades. O ISEV continuará a receber doações, que se somarão às doações que há cinco anos já são feitas, de forma ininterrupta, pela Distribuidora de Alimentos Valmás.




LORI EMANOELA DA SILVA 
Conversando com acadêmicos... 

Distante de uma realidade dura e calejada pelas lutas do dia a dia, os estudantes das universidades chamados acadêmicos, estão se aproximando da nossa comunidade. Muitos deles desenvolvem teses e pesquisas que nada acrescentam em nossas vidas; refiro-me a todos aqueles que se acham no direito de literalmente vasculhar nossas habitações. Certa vez, ao receber em minha tenda um deles que insistiu em ir a um rancho e saber dos hábitos cotidianos, se cigana estava sempre fugindo da polícia e coisas do tipo; deixei-a falar tudo que pretendia e fiz a ela a seguinte comentário: - Bom, estou feliz em saber que você deseja conhecer minha cultura, mas o que você ainda não sabe que eu também tenho mesmo desejo... Qual a surpresa quando continuei meu diálogo: Quero ir a sua casa e ver como vocês vivem, onde costumam fazer suas refeições, como dormem se usam travesseiros e seu banheiro tem vaso sanitário? Quero visitar cada parte de sua habitação e saber se cuidam dos mais velhos e se amparam as crianças da família? Não preciso dizer que este acadêmico ficou completamente vermelho e mudou o rumo da prosa... Ganhamos quando desmistificamos os arquétipos negativos de nossa etnia, gostamos que as pessoas fiquem sabendo como somos. Mas o que nos incomoda verdadeiramente quando somos rotuladas como mulheres perversas, promiscuas e coisas do tipo, isso leva a nos portar de certa forma reservada diante tanta provocação e desrespeito. Ainda que sejamos educadas nas ruas somos repugnadas, comprovação essa constatada em uma pesquisa recente da fundação que constatou um alto índice de repulsa pela população cigana no Rio Grande do Sul como podemos nos sentir totalmente dispostas a contribuir com aqueles que nos desprezam nas ruas? Mas voltando ao mundo acadêmico, digo com satisfação todos que recebi em minha tenda comprovadamente, respeitosamente publicaram em suas pesquisas e trabalhos a verdade sobre a que veio buscar, uma troca bonita que divulgaram ao meio acadêmico de forma clara e sem pejorativos técnicos consolidando as conquistas (que são poucas) de nossa comunidade. Minha gratidão aos acadêmicos, e professores que recebi em minha tenda que colaboraram com a imagem positiva da mulher cigana: ULBRA, UNISINOS, UFRGS, IPA, UPEL e PUC. Universidades fora do estado do RS, através de vídeos, entrevistas, fotografias, rádios universitárias jornais e revistas. Imaginem vocês, uma cigana paramentada dos pés a cabeça transitando num campus universitário, isso mesmo, em algumas universidades da área da saúde costumo falar em saraus, palestras e formações de servidores da saúde sobre as especificidades da saúde da mulher cigana, das crianças e tudo que e refere à comunidade. Ainda assim, inclusive corpo docente não aceita muito não, mas como o que me move é maior que a limitação de alguns humanos respiro fundo e sigo em frente, porque sei que neste mundo o mais importante é o que temos de bom em nossa alma.


Comunidade escolar adere a campanha 
de prevenção ao câncer de mama 
Devido a um caso registrado na instituição, os alunos se
uniram em prol da causa
Foram doados para a Liga Feminina de Combate ao Câncer da cidade,
lenços para as pacientes que perderam o cabelo
A ação mobilizou a comunidade escolar, em prol da causa
No dia 14 de outubro, por volta das 17 horas, o Colégio La Salle Esteio realizou ato simbólico em relação à prevenção do câncer de mama, alusivo ao ‘Outubro Rosa’. Foram convidadas as mães, meninas, jovens, familiares e amigas para que se unissem a nós neste gesto de amor e esperança. Conforme dados apresentados pelos serviços públicos de saúde alertamos que o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira. A partir de uma situação concreta de câncer de mama em uma de professoras da Educação Infantil em 2014, infelizmente, a partir da dor, passamos a pensar, enfrentar e a nos olharmos diferente. Com uma certeza de que a professora irá se curar começamos a movimentar a comunidade educativa. Informações foram dadas para todas as famílias, convocamos para que todas as mães, avós, madrinhas, tias, primas e amigas realizassem autoexames, agendassem suas mamografias, marcassem seus exames ginecológicos. O Colégio La Salle Esteio esta imbuído em alertar, comentar e refletir sobre a necessidade dos cuidados básicos e que todas as mulheres devem estar atentas aos sinais de seu corpo. Um dos principais objetivos da direção e da equipe pedagógica é proporcionar que as mulheres busquem fazer periodicamente exames para seu cuidado e das pessoas que o amam. A ideia surgiu de maneira especial, onde cada uma das convidadas e mais as alunas, as professoras e as funcionárias que trouxeram um lenço de cabelo, utilizaram os mesmos na hora da foto e logo após foram embalados e serão doados para as mulheres que estão com câncer através da Liga de Combate ao Câncer.


Menina ‘Laurinha’ precisa de ajuda 
para retornar ao lar 
Família e amigos estão unindo forças para angariar recursos para adequar a casa, situada no bairro São Sebastião
A pequena ‘Laurinha’, que está internada no Hospital da Criança em POA
A pequena Laura Pereira de Souza, conhecida entre os familiares e amigos mais próximos como ‘Laurinha’ desde seu nascimento, em setembro de 2013 encontra-se internada no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre. Para poder vir para casa, ‘Laurinha’ precisa estar instalada em um quarto adaptado, conforme especificações da junta médica da Casa de Saúde, como também de um gerador e um ar condicionado. Para conseguir isso, está se formando uma corrente do bem para que essas primeiras necessidades sejam conquistadas. A mãe de Laura, Miriam Bujes disse que a menina nasceu com uma síndrome rara, que se chama ‘Síndrome de Jeune’, também conhecida em alguns locais como DTA (Distrofia do Tórax Asfixiante). Desde seu nascimento, a garotinha já passou por três cirurgias para ampliar o tórax, bem como a colocação de placas de titânio. Além disso, ‘Laurinha’ tem gastrostomia, em que os alimentos são ingeridos por traqueostomia e ainda utiliza um respirador. Para poder vir para casa, Laura precisa ter uma infraestrutura adequada em casa, com a construção de um quarto de alvenaria, de acordo com normas hospitalares, que tem um custo aproximado de R$ 15 mil. “Atualmente contamos apenas com o salário de meu marido, pois diante dos fatos tive que parar de trabalhar para me dedicar integralmente ao tratamento da pequena ‘Laurinha’”. Miriam destacou que ao descobrir, ainda durante a gestação da síndrome da filha, teve apenas um único pensamento em que ela nascesse e ficasse no convívio da família e dos amigos, independente qual fosse a situação. “O que nos importa agora é que possamos vencer esta etapa e que ela venha para a casa”. Ela ressaltou que a campanha que os amigos estão fazendo para angariar recursos para as obras do quatro, fraldas e dos equipamentos tem deixado a família contente, diante de uma grande felicidade. “A solidariedade é tão grandiosa, que como diz no popular não cabe no coração e a torcida para que a ‘Laurinha’ venha para casa tem nos motivado ainda mais”.
AJUDA - Interessados em ajudar a pequena Laura Pereira de Souza, através de dinheiro, pode depositar a quantia na Caixa Econômica Federal, banco 104, agência 1852, na conta poupança 2693-7, operação 013. Além disso, também estão sendo comercializadas algumas camisetas com a estampa a foto da Laurinha. Aqueles que quiserem adquirir podem retirar as camisas na Rua Viamão, 198, bairro São Sebastião. “Toda a ajuda será de grande valia e ajudará a atingir os objetivos”, falou Miriam.


Colégio Coração de Maria promove 
II Feira das Regiões Brasileiras
Houve uma integração, onde os alunos expuseram sua pesquisa aos visitantes
A professora Adenísia Tavares, da disciplina de Geografia, organizou, com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, a 2ª edição da Feira das Regiões Brasileiras, cujo objetivo era divulgar características, como área territorial, população, vegetação, clima, imigração e fatores culturais das cinco regiões brasileiras, como comidas típicas, que eles ofereceram aos visitantes. Para isso, os alunos se organizaram, pesquisaram informações sobre as regiões – houve dez grupos, e dois grupos ficavam encarregados por cada região, podendo se verificar semelhanças e diferenças entre eles. Foi realizada visitação da comunidade escolar no turno da manhã, bem como professores, funcionários e pais de alunos que puderam avaliar, por meio de fichas, a qualidade e a relevância dos trabalhos. A professora aproveitou essa avaliação para premiar os alunos por meio de medalhas. O resultado disso tudo, na análise da docente, é divulgar as potencialidades das regiões brasileiras e oferecer aos estudantes a oportunidade de expor aspectos de sua pesquisa para visitantes, desenvolvendo competências e habilidades como desinibição, desenvoltura e domínio de assunto.


Integrante do Conselho de Saúde 
participa de ação solidária
Representando o órgão, Carlos Brito vestiu a camiseta alusiva a data
Dentro das atividades relacionadas ao ‘Outubro Rosa’, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Carlos Brito, esteve realizando uma visita de cortesia na Unidade de Saúde Básica (USB) Claret. Na oportunidade, ele foi recebido pela equipe de agentes comunitários de saúde que lhe entregaram uma camiseta cor de rosa, alusivo a data. Na visita, Carlos Brito esteve conversando com os profissionais e também com a enfermeira responsável sobre a área que abrange os serviços do posto. O presidente da entidade tomou conhecimento sobre o procedimento em relação as visitas às famílias, como também a quantidade de habitantes atendidos na região. Brito agradeceu a camiseta e disse que já vestirá na próxima reunião do Conselho e fará divulgação do trabalho aplicado na Unidade de Saúde, alertando as mulheres sobre a importância dos exames preventivos do câncer de mama, que mesmo tendo uma redução, ainda é considerada uma das mais principais causas de morte entre as mulheres. Através do diagnóstico precoce, as chances de cura podem atingir sua totalidade.


Pe. Andre Carbonera - Missionário Claretiano 
PADRE CLARET 

Vivemos a primavera, com sabor de verão... Mais ainda, vivenciamos os exemplos de inúmeros santos “outubrinos.” Alguns modelos: Santa Teresinha do Menino Jesus; Santos Anjos; São Francisco de Assis; Nossa Senhora Aparecida; Santa Teresa de Jesus, a Teresona; São Lucas, Padroeiro dos Médicos; Santo Antônio Maria Claret; Santa Teresa Verzeri; São Simão e São Judas. Todos são importantíssimos, indubitavelmente. Como claretiano, gostaria de me ater mais ao Padre Claret. De estatura pequena, um metro e cinquenta, mas de uma envergadura moral extraordinária! Muito inteligente. Ele projetava máquinas para as fábricas de tecido. Em sua autobiografia, ele diz que na mente, durante as missas, ele tinha mais máquinas do que santos nos altares... Sempre quis ser Padre para “salvar todas as almas do mundo”. Sentindo-se pequeno, fundou a congregação dos Filhos do Coração de Maria, ou Padre Claretianos. Padre Claret escreveu muito. Pregou enormemente. Desenhou. Divulgou e comunicou JESUS E SEUS PROJETOS. Em 35 anos de sacerdócio, pregou muito mais de 25 mil vezes. Seus sermões se gravados, produziriam uma discoteca de 111 mil cedês. É mole?... Criou uma “Livraria Religiosa.” Em 18 anos, publicou e distribuiu gratuitamente, 9.569.800 trabalhos seus. Baita COMUNICADOR DE CRISTO! Padre Claret não tinha pêlo na língua, por isso, apanhou muito e foi perseguido demais. Sofreu 14 atentados graves. Por milagre de Deus, não morreu... Mesmo depois de morto, tentaram violar seu caixão. Foi Arcebispo de Cuba. Já naquele tempo, lutou pela justiça social, em Cuba. Ele afirmava: “Se não houver mudanças sociais e profundas, alguém dominará e massacrará o povo, por muitos anos!” Com a palavra, o senhor Fidel Castro... Padre Claret foi um devotíssimo da Eucaristia e do Coração de Maria. Bem! Ninguém fica SANTO, sem Eucaristia e sem Maria!... Os claretianos foram para Esteio em fins de 1939, com o Padre Felipão. Podem ser colocados entre os “fundadores” de Esteio. Por esta e por outras razões, Padre Claret é muito lembrado, em Esteio. Os claretianos precisam retornar, em definitivo, para Esteio. Os políticos, se o quiserem, terão uma parte muito importante... Mais uma das qualidades do Padre Claret: proteção contra assaltos e a violência. Padre Orlando Andrade claretiano, criou o adágio: “Mais uma vez, ladrão sem vez!” E exemplifica... Uma famosa drogaria no interior de São Paulo foi assaltada por diversas vezes. Então, os proprietários decidiram fixar santinhos do Padre Claret em pontos estratégicos. Após a operação “pega-ladrão”, os ladrões sumiram. Os donos afirmam, com muita gratidão: “Mais uma vez, ladrão sem vez!” Padre Claret, defendei-nos dos marginais! Padre Claret, rogai por nós! Asim seja!


Maria Rita comemora um século de vivências 
em Sapucaia do Sul 
Entre as atrações da data estava uma missa de ação 
de graças e uma festa com a família
Maria Rita com familiares durante a festa 
A aniversariante juntamente com os filhos
 Maria Rita, no momento do ‘ parabéns à você’
A aniversariante ilustre com o pároco da Igreja matriz da cidade, Adilson Kuntzler
Em cem anos, a Humanidade passou por várias transformações expressivas que tem efeito até os dias atuais. Essa evolução foi acompanhada por Maria Rita Dias dos Santos que completou 100 anos, em 18 de outubro. Para marcar essa data significativa entre familiares e amigos, aconteceu neste dia, uma missa de Ação de Graças, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Sapucaia do Sul. E no dia 19, ocorreu uma confraternização, em sua residência, localizada na Rua Plácido de Castro, no Centro. Descendentes de portugueses, de onde vieram seus avós, Maria Rita nasceu em 1914 em Sapucaia do Sul e reside até hoje no Município. Na época, as terras sapucaienses faziam parte do 7º Distrito de São Leopoldo. Seus pais, Modesto Silveira Dias e Cândida Bernardina Silveira Dias, juntamente com os filhos Natálicio Silveira Dias, Matilde Silveira Dias e Marfisia Silveira Dias, além de Maria Rita fixaram residência no Morro, em que atualmente é conhecida como Lomba da Palmeira, que hoje correspondem ambos os lados da Rua Justino Camboim. Parte dessas terras foi instalada o cemitério. A família viveu muitos anos da agricultura, plantando entre outros alimentos, o aipim, pois seu pai tinha um equipamento que era utilizado para fazer a farinha de mandioca. A aposentada relatou que um das principais diversões na época era dançar no salão Ipiranga, situado em um bairro que leva este nome e encontra-se em funcionamento. No local, ainda são realizados bailes direcionados para a terceira idade. Em relação como era a sociedade, Maria Rita enfatiza sem saudosismo que a sociedade em sua juventude. “Tanto nos dias atual, quanto naquela época era ótimo, mas devemos ter um olhar para o futuro, sem esquecer do passando, pois não é possível refazer”.
CASAMENTO - Maria Rita casou-se com Antônio dos Santos, em 24 de setembro de 1938, aos 24 anos e em 30 de junho de 1942, Antônio faleceu, tornando-se viúva com apenas 28 anos, com dois filhos pequenos, sendo que o caçula, que nasceu 24 dias após o falecimento do esposo. Devido a situação, Maria Rita frequentou pouco a escola, mas que não impediu de progredir na vida. Em função dos fatos familiares, a jovem precisava trabalhar para sustentar os filhos, foi quando iniciou suas funções na fábrica de papel, localizada no bairro Três Portos. Pela necessidade ou pelo prazer que o trabalho lhe proporcionava, Maria Rita trabalhou por 40 anos da empresa, que se desligou após sua aposentadoria.
LEMBRANÇAS - Segundo Maria Rita, um dos momentos que lembra e que ficou marcado em sua memória foi a morte do ex-presidente da República Getúlio Vargas. Ela relata que uma das características de Getúlio era a bondade com o povo brasileiro e que cometeu suicídio deste homem. “Entre os momentos alegres foi meu casamento e o nascimento dos filhos. E a tristeza ficou por conta da morte do marido e de alguns familiares”. Para Maria Rita, chegar a um século de vida, acompanhando a transformação do mundo é algo que devo agradecer a Deus, pois tinha este pensamento e consegui atingir. No dia da festa de aniversário, por volta das 18 horas, Maria Rita fez uma oração, pois diariamente exerce sua fé, rezando e pedindo a proteção Suprema. Além disso, uma das principais dicas desta mulher centenária é ter uma alimentação saudável. A família é formada pelos filhos Eracy, Geneci e Antônio. A segunda geração, ao todo são onze netos, entre eles, Marcelo, Carla, Camila, Geison, Fábio, Carolina, Adriano, Juliana, Jeferson, Juliano e Joviano (ambos já falecidos). Já os bisnetos são Eduarda, Géssica, David e Ana Luiza. Foram duas noras, Marlene e Teresinha, que já faleceu e um genro, Ilto.


Semana de Incentivo à Doação de 
Medula Óssea encerra no dia 30 
Dando continuidade a programação de eventos da Semana Municipal de Incentivo à Doação de Medula Óssea - Lei Nickollas Gomes segue no dia 26 de outubro, com uma mateada, a partir das 15 horas, no Parque de Exposições Assis Brasil. Na oportunidade estão previstas panfletagem, exposição de banner’s e apresentação musical de gaita e violeiro. Já no dia 28 de outubro, no período da tarde, integrantes da associação e interessados farão uma visita ao Hospital da Criança Santo Antônio, às 14 horas e às 16 horas, no Hospital de Clínicas. O encerramento, no dia 30, ocorrerá uma cerimônia de gala, bem como apresentação de coral e atividades surpresas. O show de encerramento será do grupo de pagode Soul Samba, a partir das 20 horas, no espaço coberto da Rua Garibaldi. Nos dias 27 e 29 de outubro, às 10 horas, ocorrerão palestras em instituições de ensino do Município.


Associação Comercial de Esteio lança 
o ‘Cartão Desconto’ 
A ideia é fortalecer o comércio, bem como o trabalho 
dos prestadores de serviço
Durante o evento, houve o sorteio de prêmios entre os associados da entidade
Em um clima descontraído de happy hour foi realizado na noite do dia 15 de outubro, o lançamento do ‘Cartão Desconto Acise’. O lançamento aconteceu no espaço de festas do shopping Vida Bella, em Esteio, que contou com a participação de empresários, autoridades e associados a entidade. Segundo a presidente da Acise, Alice Grecchi, há um trabalho que vem sendo desenvolvida alguns meses para que este projeto seja importante, em especial para contribuir para o crescimento do comércio e os prestadores de serviço do Município. “É uma ideia que visa incentivar a arrecadação de impostos e que as pessoas optem por consumir na cidade”, disse Alice. A idealizadora do projeto, a corretora de seguros Adriana Colombo falou que a proposta em implementar este serviço na cidade surgiu em 2013 após conhecer o trabalho que é feito na cidade de Santo Antônio da Patrulha. “Quando retornei para a diretora da entidade apresentei o projeto e tive uma boa aceitação”, frisou Adriana. Ela destacou que as empresas associadas terão uma rede credenciada e que além de usufruir a infraestrutura disponibilizada pela Acise, para os associados, os consumidores serão instigados a comprar na cidade, não precisando se deslocar para outros municípios da Região Metropolitana ou Porto Alegre. Representando o Sindilojas, Denério Neumann relatou que durante uma viajem pelos Estados Unidos pode observar que em muitas cidades norte americana, essa ideia existe de forma similar e tem conquistado uma grande parcela dos consumidores. “Aprovo essa iniciativa, pois entre os benefícios é a oportunidade de fidelizar a participação do cliente, assim como incentivar o crescimento do comércio e de serviços prestados na cidade”. Informações pelo telefone 3473-0123.


Inaugurado o Centro Especializado 
a Moradores de Rua 
Representantes do Executivo, Legislativo e de outras entidades municipais participaram do ato de inauguração do Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua (Centro POP), no dia 20 de outubro. A instituição prestará serviços de acolhida a moradores em situação de rua e encaminhamentos para a rede de atendimento do Município que prestam serviços na área de saúde, educação e habitação. O Centro POP, coordenado pela Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social e funcionará na Rua Padre Felipe, 1331. A unidade ofertará, também, o Serviço Especializado em Abordagem Social, que visa garantir a inserção dos usuários na rede de serviços socioassistenciais e acesso às demais políticas públicas. Com a ação, estima-se atender cerca de 50 pessoas por mês no local. O Centro POP atenderá de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Maiores informações pelo telefone 3078-0499.


Encontro sobre orçamento do 
Município acontece no dia 29 
No dia 29 de outubro, os esteienses terão a oportunidade de verificar a previsão do orçamento do Executivo para 2015. A audiência pública sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) vai especificar, por secretaria, investimentos previstos em obras e despesas com pessoal. O evento inicia às 19 horas, em um espaço situado nas dependências do Centro de Educação Básica Oswaldo Aranha. A previsão de receitas para o próximo ano é de R$ 232.067.383,00, incluindo o Regime Próprio de Previdência Social (Prev-Esteio). Entre as secretarias com maiores recursos estão Educação, Saúde e Obras. A LOA de 2015 será definida a partir da divisão de recursos proposta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que, antes de ser sancionada pelo chefe do Executivo, também foi alvo de reunião, ocorrida em agosto. A análise e votação do documento será na Câmara de Vereadores. O Centro Educacional Oswaldo Aranha fica localizado na Rua Rio Grande, 1285, Centro.


O dia mais importante 
do ano 
Carlos Próspero 

Neste domingo, dia 26 de outubro é o dia mais importante do ano, pois entre 8 e 17 horas estaremos escolhendo quem comandará o nosso Estado e a nossa Nação pelos próximos 4 anos. Claro que muitos dirão: que democracia é esta, onde o voto é obrigatório e não facultativo, pois bem, infelizmente somos obrigados a votar, então vamos cumprir nosso dever cívico e escolher um dos candidatos e depositar toda a nossa esperança de que realize um bom governo, independente de partido ou tendência política. Temos a oportunidade neste próximo domingo de fazermos a revolução sem armas, mas o nosso voto é uma arma poderosa onde colocamos a nossa vontade de mudanças através de uma manifestação silenciosa sem quebradeiras ou arruaças e mesmo assim a nossa voz será ouvida durante os próximos 4 anos. Reconheço que os nossos políticos não inspiram a confiança necessária para que possamos de peito aberto gritarmos aos 4 ventos que estamos escolhendo este ou aquele candidato por ideologia política ou simplesmente escolhemos alguém por que o voto obrigatório, já que a regra é esta, relaxe e aproveite. Afinal de contas, daqui a 2 anos teremos outra eleição, mas isto é outra coisa. Neste domingo, a eleição é para Governador e Presidente da República. E aí vai mudar alguma coisa? Sim vai. O nosso sistema presidencialista concentra o poder em Brasília, tanto o econômico quanto o político. De lá, saem as decisões que mudam os rumos da nossa nação e que nos próximos 4 anos serão tomadas por alguém que você vai escolher neste domingo. Em relação ao governador, a ideia é parecida, pois as decisões que vem de Brasília e principalmente aquela verba tão necessária para a realização das obras que os municípios necessitam virão do Estado e aí quem nós escolheremos no domingo vai administrar o que fazer, afinal são 497 municípios no RS. Alguns devem estar pensando: esta eleição nem acabou e os municípios estão pensando em 2016, as eleições para prefeitos. Afinal moramos nos municípios. Raciocínio correto, mas os recursos são administrados e distribuídos pelo Presidente da República via Governador do Estado e chegam aos municípios. Entenderam a lógica do processo? É complicado? Não é simples. Poderiam facilitar a vida do cidadão, mas já que é assim que funciona, então vamos fazer o seguinte: neste domingo, dia 26 de outubro entre as 8 e 17 horas pegue o seu título de eleitor e um documento de identificação e dirija-se até a sua seção eleitoral e escolha o seu candidato a governador e depois seu candidato a presidente. Pronto. Vá para a casa, pois você já cumpriu a sua obrigação como cidadão, apesar do voto ser obrigatório e não facultativo.


Charles Fernandes
Artista esteiense realiza workshop para as mulheres 
O curso oferecido pelo dançarino foi 
realizado em Esteio e em Porto Alegre 

O dançarino esteiense radicado no Rio de Janeiro, Charles Fernandes realizou na noite dos dias 14 e 16 de outubro, um workshop intitulado ‘Só para Elas’, que aconteceu na Casa de Cultura. Ele relatou que desenvolve este projeto há alguns anos na capital fluminense. Devido a um evento familiar, Charles passou alguns dias em Esteio e mediante a contatos com amigos gostou da ideia em promover o curso na cidade natal. “Por ser professor de dança e observar ao longo dos anos que a mulher é dependente do homem neste quesito, resolvi desenvolver ações, onde a proposta é que ela fique mais livre”, explicou Fernandes. Ele frisou que a maioria das táticas utilizadas no curso pode ser aplicada com facilidades, no decorrer do processo, quando se começa a dançar. Charles comentou que no primeiro dia do curso contou com a participação de aproximadamente 20 alunas e não se preocupa da quantidade de pessoas participantes, mas sim a qualidade e o aprendizado. “Em aproximadamente 90 minutos de curso, as mulheres elogiam a atividade e prometem que pretendem fazer uma oportunidade, bem como, há relatos que após ter participado da oficina começou uma série de mudanças positivas para algumas frequentadoras”. Ele enfatiza que a técnica da dança é apenas um artifício para integrar o corpo, mente e a alma. O curso também contribuiu para melhorar a postura, coordenação motora, motivação e principalmente, a sensualidade feminina. Além de Esteio, Charles Fernandes ministrou o workshop, em Porto Alegre, nos dias 18 e 19. A divulgação foi somente pelas redes sociais e entre os amigos que residem na cidade e região.
VIDA - Charles Fernandes nasceu em Esteio, na maternidade do Hospital São Camilo. Durante parte da adolescência deu aula de modelo e manequim na Casa de Cultura. Também chegou a participar dos shows de dança do grupo liderado por Sílvio Mezzanotti. Aos 18 anos, com vontade de crescer profissionalmente, em especial na dança resolveu ir para o Rio de Janeiro, em busca dos seus sonhos. Sem conhecer ninguém e nem onde morar, um dos primeiros locais que conseguiu um emprego foi numa escola de idiomas e logo em seguida começou a fazer figurações em propagandas como modelo. Aos poucos, Charles foi trilhando seu caminho, mas o que impulsionou sua carreira foi passar na seletiva da Companhia de Dança Carlinhos de Jesus, por onde permaneceu por 14 anos, interruptamente. “Durante este período dei aulas na Alemanha, Paris, viajei para a Ásia e outros pontos do planeta”. Nos últimos anos, Charles Fernandes tem intensificado seus estudos no teatro, que lhe resultaram em participações em programas como ‘Caras de Pau’ e no filme ‘Se eu fosse você 2’. Além disso, o artista faz parte do elenco de dança da TV Globo, quando é solicitado. Atualmente, o dançarino e ator integra o elenco do espetáculo teatral ‘Cabaré Dulcina’.
O curso foi direcionado exclusivamente às mulheres, integrando-se com a dança

GEDE realiza apresentação na Casa de Cultura 
O Grupo Estilo e Dança de Esteio (GEDE) está preparando mais um espetáculo musical, que já é tradicional há alguns anos na cidade. Em 2014, o tema escolhido será ‘Sessão de Cinema’ e ocorrerá no dia 29 de outubro, às 20 horas, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. Os dançarinos irão mostrar através da dança, a evolução do cinema ao longo das décadas, chegando até os dias atuais.









Policiais prendem homens no 
Novo Esteio e na Pedreira 
Entre os detidos, durante a operação, havia um 
adolescente com uma garrucha
Drogas e dinheiro foram apreendidos pelos policiais
A arma foi encontrada durante uma abordagem em um suspeito 
A Brigada Militar, por intermédio de uma guarnição do 34º BPM prendeu na noite do dia 16 de outubro, dois suspeitos, sendo um por receptação e outro por porte ilegal de arma. Os suspeitos foram capturados enquanto fugiam pela Avenida Celina Chaves Kroeff, no bairro Novo Esteio. Segundo informações obtidas pela BM do município, os indivíduos estavam em uma motocicleta, com placa adulterada, quando tentavam fugiram da localidade, mas foram capturados. Com a dupla, os policiais militares ainda encontraram uma garrucha calibre 22 com dois cartuchos intactos. Os homens foram levados para a Delegacia de Polícia, onde prestaram depoimento e onde as medidas cabíveis foram feitas.
PEDREIRA - No dia 18 de outubro, na Vila Pedreira, dois homens foram presos por tráfico de drogas. A prisão aconteceu às margens da BR 116, próximo a localidade. A prisão se deu após denúncia anônima de que no local estava sendo comercializados entorpecentes. Durante a abordagem, os policiais militares ainda encontraram 29 pedras de crack, R$ 45,35 em dinheiro e um aparelho de telefone celular.

Posse de servidores 
No dia 29 de outubro, será realizada a solenidade de posse dos novos servidores da Susepe, bem como o início do curso de formação, preparado pela Escola de Serviço Penitenciário (ESP).

Entrega de coletes 
Cerca de 40 novos coletes balísticos foram destinados para a secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. Os equipamentos serão divididos entre a Guarda Municipal, que ficará com 30, e a fiscalização de trânsito, que receberá o restante.


Trio é detido por furto em loja no Centro 
Três indivíduos foram detidos por policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar do município. O fato acontece no dia 14 de outubro, em um trecho da Avenida Presidente Vargas, área central. De acordo com informações obtidas no Batalhão, durante uma abordagem, representante de um estabelecimento comercial reconheceu os suspeitos de terem furtado algumas peças de uma loja. Após isso, os homens foram levados para DP, onde prestaram esclarecimentos e também foi tomada as medidas cabíveis.

Indivíduo é capturado 
Um suspeito foi preso por PM’s do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio, na madrugada do dia 15 de outubro. O delito aconteceu na Rua Pedro Lerbach. Segundo os policiais militares, o indivíduo foi abordado, quando caminhava na rua de portando em atitudes suspeitas. Durante a revista, os brigadianos encontraram uma bolsa. Ao levar levado para órgão competente, a vítima o reconheceu, inclusive com seus pertences. O homem foi indiciado por furto.


Suspeitos são presos por policiais militares
A parceria entre os Policiais do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul (BPM) e do 34º BPM de Esteio resultou na prisão de dois suspeitos por roubo de veículos. O fato aconteceu no dia 16 de outubro, em uma residência localizada na Rua Tocantis, no bairro Horto Florestal, em Sapucaia do Sul. Conforme informações obtidas no BPM, a dupla havia há poucas horas de ter sido vista roubando um veículo nas imediações onde aconteceu a prisão. Com os suspeitos, os PM’s encontraram um revólver calibre 38 com duas munições intactas e três deflagradas. O proprietário do automóvel reconheceu os indivíduos como sendo os autores do delito.


Adolescente é preso
Dois indivíduos, sendo um menor de idade foram presos por policiais do 34º Batalhão de Polícia Militar de Esteio (BPM), no dia 18 de outubro, enquanto trafegavam pela Avenida Luiz Pasteur, no bairro Tamandaré. De acordo com o relato de um dos policiais que participaram da ação, um veículo foi abordado durante uma blitz na região, onde haviam duas pessoas, sendo que um se identificou sendo menor de idade e o outro acima dos 18 anos. Durante a revista feita pelos policiais militares, a guarnição encontrou de posse de um dos suspeitos, um revólver calibre 32 sem numeração aparente e uma espingarda de pressão calibre 4,5. O adolescente disse aos policiais que seria de sua propriedade a arma, mas não obteve êxito ao dar mais explicações. Enquanto o menor foi levado ao órgão competente, o outro indivíduo foi preso. Já o armamento foi aprendido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário