segunda-feira, 4 de maio de 2015

EDIÇÃO 1978

Trânsito no Centro de Esteio sofre mudanças
O semáforo na esquina entre as ruas 24 de Agosto e Fernando Ferrari é
uma reivindicação antiga da comunidade e dos comerciantes
O trânsito em mais dois cruzamentos importantes e movimentados de Esteio já está sendo controlado com o uso de semáforos. Os equipamentos foram instalados nas esquinas da Rua 24 de Agosto com Fernando Ferrari e da Avenida Padre Claret com a Rua Rio Grande. Na 24 de Agosto com Fernando Ferrari, não há nenhuma alteração nos sentidos ou mudanças de sinalização. No local, além das sinaleiras para os automóveis, foram instalados equipamentos para conduzir a passagem de pedestres. No cruzamento da Padre Claret com a Rua Rio Grande, os motoristas precisam de uma atenção especial, principalmente estes primeiros dias. A rótula que existia na intercessão das duas vias deu lugar a quatro novos semáforos principais e dois auxiliares. Com as sinaleiras, quem trafegar em ambos os sentidos da Rua Rio Grande não poderá fazer a conversão à esquerda para entrar na Avenida Padre Claret. Também será proibido fazer o retorno na avenida. De forma semelhante, também foram alteradas as proibições de conversão no cruzamento da Rua Pelotas com a Avenida Padre Claret. Quem seguir em ambos sentidos da Pelotas não poderá mais converter à esquerda para entrar na Claret. Em compensação, agora é permitido virar à esquerda para entrar na Rua Pelotas, a partir da Avenida Padre Claret, o que antes era proibido. Para agilizar o trânsito e evitar congestionamentos, os equipamentos dos dois cruzamentos (Claret/Rio Grande e Claret/Pelotas) são sincronizados. As adequações têm a finalidade de reduzir o número de acidentes na avenida, a quarta mais perigosa de Esteio, segundo dados do Observatório da Segurança e da Mobilidade.

Feira do Livro inicia no dia 06 
Patrono do evento e uma das organizadoras estiveram
divulgando a festa literária no Centro
Jauri Machado, Mara Solange e Miguel Luz
O patrono da Feira do Livro de Esteio, o escritor Jauri Machado, juntamente com a bibliotecária da Biblioteca Municipal Rui Barbosa, Mara Solange Franke, estiveram realizando uma visita a sede do Jornal Destaque. Os visitantes foram recepcionados pelo diretor do periódico Miguel Luz, na tarde do dia 24 de abril. Jauri relatou que ao receber o convite para ser o patrono do evento, no ano em que a cidade comemora 60 anos de emancipação política foi emocionante. “Isso representa a valorização dos escritores locais, sendo que a maioria já ocupou este cargo que é de grande responsabilidade”, disse Machado. Ele comentou que durante os dias do evento pretende dar atenção aos leitores e visitantes de um evento que ao longo dos anos vem se consolidando na região Metropolitana. Há três anos participando ativamente da organização da Feira, Mara Solange enfatizou que houve um crescimento expressivo na festa literária, tanto na questão relacionada a participação da comunidade, como também na presença dos livreiros. “Nesta edição da feira, o espaço montado no espaço coberto na Rua Garibaldi contará com a presença de 15 estandes para os livreiros, além de um direcionado para a Biblioteca Municipal e um para as secretarias de Educação e Cultura”, informou Mara. Ela frisou ainda que no local haverá um palco para apresentações artísticas, praça de alimentação, espaço para artesanato e uma unidade móvel do Sesc. Uma das novidades desta edição da feira é que cada dia do evento haverá um tema específico, como teatro, história local, tradicionalismo, dia das Mães, literatura, diversidade e cultura africana.
Programação - Neste ano, a Feira do Livro tem como tema “60 anos de histórias para contar” e ocorrerá entre os dias 06 a 13 de maio, no espaço coberto da Rua Garibaldi, ao lado do Clube Aliança. Além do patrono Jauri Machado, os escritores homenageados serão professor Luis Carlos Spessatto, poetisa Elenita Mattos e a professora Jane Tutikian. Paralelo a feira, também haverá uma mostra fotográfica, bem como a mostra literária dos escritores locais e a presença do grupo de artesãos da cidade. Também estarão participando integrantes da secretaria da Saúde e da Educação. Mais informações através do endereço eletrônico www.esteio.rs.gov.br.


Campanha de vacinação contra a 
gripe termina em 22 de maio 
A meta é atingir 80% da população que faz parte do grupo prioritário 
A 17ª edição da campanha de vacinação contra a gripe - Influenza será realizada até o dia 22 de maio. Em Esteio e Sapucaia do Sul, a aplicação das doses iniciou no dia 27 de abril em praticamente todas as unidades de saúde básicas de ambas as cidades. No município esteiense, a meta é vacinar 26.739 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha. Enquanto isso, em território sapucaiense, são aguardados 35.700 pessoas para receberem a dose. A secretaria estadual de Saúde informa que a aplicação da dose contra a influenza no RS, acontece uma semana antes da data definida pelo Ministério da Saúde. Um dos objetivos da mobilização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus. Neste ano, o Rio Grande do Sul receberá aproximadamente 3,5 milhões de doses, onde a meta é vacinar pelo menos 80% de cada um dos grupos prioritários, igualando ou superando os números da edição de 2014. A mobilização nacional para vacinação contra a gripe será realizada no dia 09 de maio, das 8h às 17 horas.
Grupos que irão receber as doses 
Indivíduos com 60 anos ou mais
Trabalhadores da saúde
Povos indígenas
Crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos
Gestantes
Puérperas (até 45 dias após o parto)
Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais
População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
Contágio e prevenção
A transmissão dos vírus Influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). A melhor solução para evitar a gripe é a prevenção. É importante lembrar algumas ações simples que ajudam a combater a doença como:
Lavar as mãos com água e sabão com frequência, ou, quando não for possível, com álcool gel
Não compartilhar talheres e objetos pessoais com pessoas que apresentem os sintomas da gripe, como febre, tosse e dores no corpo
Cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar
Manter ambientes limpos e ventilados, especialmente os úmidos e frios, pois favorecem a multiplicação do vírus
Em caso de sintomas compatíveis com a doença, procurarem o posto de saúde mais próximo


Dia Nacional da etnia cigana 
LORI EMANOELA DA SILVA 

Criado a partir de um decreto instituído pelo presidente Lula, com objetivo de reconhecer a contribuição da maior comunidade cigana da América Latina, justamente no dia de nossa padroeira universal Sarah Kali, 24 de maio. Durante o mês de maio, reverenciamos a trajetória de nosso povo milenar, que habita a terra há séculos. Considerada comunidade tradicional em nosso país, repercute nas diferentes esferas da sociedade um equívoco, transformando em ato religioso a comemoração do nosso dia. Dia 24 de maio, dia nacional dos ciganos, etnia que veio para o Brasil através dos degredos da corte portuguesa e ainda vive na extremidade, na invisibilidade da sociedade brasileira. Reitero meus respeitos a diferentes filosofias religiosas, mas, alerto para o discernimento que não devemos em hipótese alguma associar a etnia cigana a segmento religioso, visto que, temos nossas crenças baseadas nas orientações de nossas famílias, e nunca nos apropriamos daquilo que não nos pertença. As manifestações de diferentes segmentos com relação à população cigana é preocupante, pois, além de lutarmos por práticas nas políticas públicas, temos ainda que reagir a estas manifestações, que reforçam o arquétipo completamente distorcido. Por favor, cigano não é religião é etnia!


Abandono de prédios públicos é tema 
de audiência pública
O prédio da antiga secretaria de Saúde encontra-se em péssimo estado de conservação 
A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Esteio está organizando uma audiência pública, com o propósito de dialogar com o Poder Público e a comunidade a situação em que se encontram os prédios públicos do município. O encontro acontece no auditório da entidade, localizada na Avenida Presidente Vargas, 1575, Centro. O início dos trabalhos está previsto para iniciar às 17 horas. Um dos principais objetivos da OAB é buscar alternativa para que os espaços que pertencem ao Poder Público no município não seja abandonado e destruído por vândalos, como exemplo, a edificação situada ao lado da praça Irmão Egydio Justo, que por alguns anos funcionou a secretaria de saúde do município. Hoje é local encontra-se em péssima condição de uso, onde já foi destruído vidraças e parte do telhado. Além disso, o prédio tem servido para residência de moradores de rua, assim como abrigo para dependentes químicos. Outro problema que é acarretado pelo abandono desses espaços é os elevados índices de delitos como furtos e assaltos a pedestres, motoristas e até em estabelecimentos comerciais situados nas proximidades. Interessados podem entrar em contato pelo telefone 3033-1978 ou pelo endereço eletrônico oabesteio@oabesteio.org.br.


Escola Tomé de Souza promove 
o ‘Mutirão do Bem’ 
Um dos principais objetivos dessa ação é a integração entre pais, alunos e a comunidade
Pais, alunos, professores, familiares e equipe diretiva da Escola Estadual de Ensino Fundamental Tomé de Souza participaram no dia 25 de abril, da 2ª edição do ‘Mutirão do Bem’. A ação contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas, inclusive com uma equipe do Senai, do município de São Leopoldo, sob a coordenação do professor Cleomar. Segundo o diretora da instituição Maria Cristina, a ideia pelo segundo ano consecutivo é proporcionar uma integração entre a comunidade escolar, bem como realizar melhorias na infraestrutura para benefícios dos estudantes. “Todos aqueles que participaram deste processo tem um foco principal que trata de construir uma instituição de ensino adequada, que resultará um estudantes mais qualificados”, disse Maria Cristina. Ela ressalta que as instalações estando em condições dignas também é possível oferecer mais segurança aos estudantes e funcionários.


Vanderlan ressaltou as primeiras ações
Diretor da Ceasa 
visita o JD 
Vanderlan Vasconselos falou sobre o novo desafio em sua carreira

O diretor administrativo e financeiro das Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa/RS), Vanderlan Vasconselos esteve realizando uma visita na manhã do dia 24 de abril, na sede do Jornal Destaque. Ele foi recepcionado pelo diretor do periódico Miguel Luz, que além de falar ao JD, também concedeu uma entrevista a Rádio Jornal Destaque, durante o programa Opinião. Vanderlan comentou que desde o dia 12 de março iniciou uma nova etapa em sua carreira profissional trabalhando nesta função do atual governo do Estado. “É um novo desafio, mas não fica longe da gestão pública e administrativa de prefeituras e de câmaras municipais”, disse Vasconselos. Ele ressaltou ainda que o grupo funcional é formado ainda por mais dois profissionais que auxiliam no gerenciamento do órgão. “Na Ceasa se concentra 40% dos alimentos que são distribuídos para aproximadamente 135 cidades do Estado”. De acordo com Vanderlan, a Ceasa é uma sociedade de economia mista, que presa pela valorização do produtor gaúcho e pela qualidade dos alimentos que chegam à casa das pessoas. “Em quase 30 anos de carreira, a empresa possui um equilíbrio financeiro dentro da normalidade, longe de alguns setores que administrei que estavam em péssimas condições”. Vanderlan enfatizou que a situação da Ceasa é diferente, em relação a diretoria de Portos e Hidrovias, no qual as finanças pertencem ao caixa único do Estado e que tem um gasto de aproximadamente R$ 38 milhões por ano e arrecada cerca de R$ 9 milhões. “É um setor que precisa ser reavaliado e até estudada a possibilidade de devolução, inclusive para a União”. 
2016 - Ao ser questionado sobre o futuro político na cidade, Vanderlan Vasconselos disse que depende de vários fatores, principalmente pela direção do partido em que encontra-se filiado. “Ainda é cedo para ser tratado do assunto. Acho que Esteio está carente de uma representação, em âmbito estadual e federal”. 
Primeiro deputado estadual 
Durante o mês de janeiro de 2015, Vanderlan Vasconselos foi o primeiro esteiense a assumir uma vaga na Assembleia Legislativa. Na oportunidade, Vanderlan falou que nestes 30 dias pode atuar como fiscalizador e realizou quase 200 pedidos de ações, não somente para Esteio, mas para diversas regiões do Estado. “Outra medida importante foi a devolução de ajuda de custo, no valor de R$ 26 mil. Muito desse montante é um desperdício de dinheiro público”. Vanderlan frisou ainda que ficou orgulhoso de poder feito parte do Parlamento estadual e ter representado a região. “As mudanças que estão sendo feitas através da reforma política pode dar um avanço expressivo para a democracia. Um deles é o voto distrital, que pode contribuir com o processo político”.
HISTÓRICO DA CEASA - A Ceasa é uma sociedade de economia mista, com grande parte das ações do Governo do Estado. Formada por 35 funcionários, sendo 20 aposentados. Além disso, possui aproximadamente 200 empregados de empresas terceirizadas. Apesar de ser um órgão estadual, a área onde está instalada a entidade pertence a Prefeitura de Porto Alegre. No início do ano, parte da Ceasa foi destruída em um incêndio e que ainda neste ano precisa ser recuperado o espaço destruído para dar continuidade ao trabalho que vem sendo executado.


Esgotamento sanitário da Vila Bom Jesus
é alvo de debate
O novo representante da Corsan de Esteio, Luciano Brandão, esteve realizando uma visita ao Parlamento Municipal. Luciano esteve participando recentemente de uma reunião com representantes da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação. No encontro, também estiveram presentes o secretário de Obras, José Luiz da Silva, e também os  moradores da Vila Bom Jesus, Jaime Silveira e João Laranjeiras. Durante a reunião foi discutida a situação do esgotamento sanitário da localidade, problema que vem se arrastando há vários anos. Brandão disse saber dos problemas, e que inclusive foi conhecer o local. Segundo ele, a Corsan realizou grandes investimentos em saneamento básico e irá buscar informações da tratativa, que não aconteceu, para tentar trazer uma solução para o problema ou ao menos uma resposta. De acordo com o titular de Obras, foi feita uma proposta, onde a Corsan entraria com material e a Prefeitura com mão de obra e máquinas para a realização das obras de infraestrutura. Porém, a Corsan não conseguiu o material suficiente, e não houve acordo e nem resposta para o problema. A Corsan disponibilizou um local em Canoas para o depósito dos resíduos, mas, os caminhões que fariam o transporte não possuem autorização para trafegar. “É uma questão de transporte e logística, sem equipamento adequado”. O vereador Leonardo Dahmer, também explicou que, em alguns pontos da cidade, a rede coletora tem seis metros de profundidade em obras que poderão ser concluídas em breve. “Temos que rever o cronograma dessa rede, antes que essas obras sejam concluídas, caso contrário, poderá estragar três obras”, concluiu.

Retomada das obras na RS-118 deve começar ainda neste semestre 
O trabalho de duplicação da via se arrasta por quase 20 anos
Um dos maiores projetos rodoviários do Rio Grande do Sul deverá ser retomado ainda no primeiro semestre de 2015. A boa notícia foi dada pelos novos contratados do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), em relação à duplicação da RS-118, durante uma audiência pública na Assembleia Legislativa. Promovida pela Comissão de Assuntos Municipais do Parlamento estadual, a iniciativa teve a participação do diretor-geral do Daer, Ricardo Nuñez, que respondeu aos questionamentos feitos por representantes dos municípios atingidos pela duplicação da rodovia. O dirigente estima que os serviços, suspensos desde outubro de 2014, sejam reiniciados até junho. “Estamos tomando pleno conhecimento dos problemas que envolvem a RS-118 para formatar um relatório completo e assim garantir a liberação dos recursos”, enfatizou Nuñez. O diretor-geral afirmou que a preocupação do Daer é evitar novas paralisações dos trabalhos. “Queremos obter um aporte de recursos que nos permita executar a obra ininterruptamente e estabelecer um cronograma, pelo menos, até o fim do ano.” Um dos pontos mais debatidos durante a audiência pública foi à ocupação da faixa de domínio por moradores e comerciantes. Hoje, cerca de 200 famílias permanecem no trecho. Nuñez disse que o Daer está atento à situação, assim como às novas ocupações que vêm ocorrendo. “Já temos ações de reintegração de posse e acreditamos que a solução quanto aos casos mais recentes ocorrerá de forma rápida”, salientou.
Alagamentos - O diretor-geral da autarquia falou durante o encontro que os moradores de Esteio e Sapucaia do Sul que os alagamentos na Avenida da República serão tratados com prioridade. O Daer fará intervenções localizadas para solucionar o problema mais crítico da obra. “Com isso, impediremos que o bueiro represe a água que vem de Sapucaia e, da mesma forma, deixaremos o escoamento seguir seu fluxo natural”, explicou. A duplicação da RS-118 abrange 22 quilômetros entre os municípios de Sapucaia do Sul a Gravataí, passando, ainda, por Esteio e Cachoeirinha. O projeto foi lançado em 1996, mas as obras tiveram início dez anos depois. A duplicação está dividida em três lotes.


Grupo de Escoteiros esteienses são homenageados pela Câmara 
Ato solene aconteceu nas dependências da Praça da Juventude
Homenageados receberam uma placa alusiva a data
A Câmara de Vereadores realizou no dia 23 de abril, na Praça da Juventude, um ato solene para celebrar o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado na mesma data. A iniciativa foi da vereadora Michele Pereira.  Na oportunidade, com a participação do representante da União dos Escoteiros do RS, Paulo Palma, e da vice-presidente Regional, Rebeca Pizzi Rodrigues, e representantes de Sapucaia do Sul, os grupos esteienses, Anauê e Capitão Bressane receberam uma distinção do Legislativo. Para a vereadora proponente, foi um grande privilégio conceder a honraria, integrada aos 60 anos de aniversário da cidade, aos escoteiros.  Michele lembrou que é a primeira vez que o escotismo é homenageado pelo município. “Por ser movimento de extrema importância,  especialmente pelo trabalho solidário realizado na cidade, bem como pelo desenvolvimento de cidadania, caráter e personalidade dos jovens, é que realizamos a cerimônia”, destacou.
Cidadania - Conforme o diretor do Grupo Anauê, Altair Mossi,  a entidade, que possui quase 30 anos de atividades voltadas ao desenvolvimento integral do jovem, apresenta um mundo de educação de uma forma agradável. “Complementamos  a função da família, da religião e da escola, além de desenvolver o caráter, a personalidade e a boa cidadania nos jovens, formando e contribuindo para que sejam responsáveis e úteis em suas comunidades”. Já o diretor presidente do Capitão Bresane, Borges Rodrigues, destacou que através do método escoteiro e do ‘aprendendo fazendo’, os participantes deste movimento estão constantemente participando de atividades ligadas à natureza, a exemplo de Mutirões Ecológicos, limpeza na beira do arroio e plantio de mudas, entre outras ações. “Também estamos atuando nas campanhas que tratam sobre a coleta de óleo de cozinha, de solidariedade , Campanha do Quilo, na Semana da Pátria, sempre representando a cidade de Esteio”, informou Rodrigues. Os encontros com os integrantes de ambos os grupos ocorrem todos os sábados das 14h às 17 horas. O Anauê fica localizado na Rua Ieda Nunes Pizza de Azevedo, 177, junto a Casa de Humanização Teresa Verzeri. O Capitão Bresane tem como sede um espaço no parque Galvany Guedes.


Jovens participam de projeto cultural
Integrantes que participam do projeto na Praça da Juventude
A Praça da Juventude, localizada nas dependências do Parque Municipal Galvani Guedes, tem se tornado palco também para a realização do projeto ‘FotoPoesia – Dando Palavras ao Olhar’. Segundo o idealizador do trabalho, Tiago Palma, a oficina é dividida em dois momentos, onde é tratado sobre a história da fotografia, entre outros conceitos que levam a este segmento. “O segundo passo dado é oferecer condições para que os participantes do curso é em seguida, ao escolher a imagem transforme e crie uma poesia”, explicou Palma. Ao todos são sete encontros, sempre realizados a partir das 15 horas. O último dia será no dia 10 de maio. O projeto tem um apoio do Fundo Municipal de Cultura (Fumproarte) e Teg Design.


Festa em homenagem a São Jorge 
atrai fiéis no Centro
Mãe Dalva conduziu a festa em seu templo religioso
Caminhada percorreu praticamente a área central da cidade
O Centro de Religião de Matriz Africana Mãe Dalva de Xapanã realizou na tarde do dia 25 de abril, a 21ª procissão em homenagem a Ogum, também conhecido entres os católicos como São Jorge. A festa religiosa teve início por volta das 17 horas, quando saiu a procissão defronte do prédio da prefeitura, localizado na Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes, que percorreu a Avenida Presidente Vargas, passando pela Rua São Sebastião do Caí até chegar ao templo localizado na Rua Lajeado. Durante a caminhada, as pessoas que se encontravam pelas ruas se manifestavam em honra ao conhecido como santo guerreiro. O cortejo foi acompanhado por um caminhão do Corpo de Bombeiros, que conduziu a imagem de São Jorge, bem como alguns policiais militares do 34º BPM, que fizeram a segurança. A Casa de Religião Mãe Marli, do bairro Tamandaré também esteve presente prestigiando o evento. Antes do início dos trabalhos, houve uma bênção especial, bem como uma roda de capoeira no Paço Municipal Clodovino Soares. Após o término da procissão, houve uma grande festa no terreiro, que contou com a presença de seguidores da religião, convidados e devotos do santo guerreiro. No dia 23, data magna em homenagem a São Jorge, ocorreu no templo religioso uma festa, que é conhecida entre os frequentadores como ‘feijoada de Ogum’.


Renan Cunha é o novo 
Mister Brasil Universo 2015
Bebeto, Renan Cunha e Laney Langaro
Familiares e amigos recepcionando o vencedor do concurso
O professor de Educação Física e modelo, Renan Cunha, 26 anos, foi o grande vencedor do concurso Mister Brasil Universo 2015. O evento aconteceu na noite do dia 24 de abril, na casa de recepções Boulevard, em Natal, no Rio Grande do Norte. A festa contou com a presença como dos ex-BBBs Natalia Casassola e Daniel Rolim, além da modelo Mayrielle Abranches. Quem também esteve por lá foi o coordenador do Miss Brasil Evandro Hazzi, Ralph Santos - diretor do Mister Brasil e o produtor do Mister Brasil Universo no Nordeste Miguel Braga. Renan havia ganho o título em âmbito estadual no dia 04 de abril, no CSSGAPA, em Canoas. Natural de Esteio, o jovem iniciou a carreira aos 19 anos e teve que abandonar por alguns anos para se dedicar aos estudos. Renan trabalha na FitFlex, em Esteio e uma academia em Canoas.


Campeonato de vôlei
A Praça da Juventude, no Parque Galvany Guedes localizado no bairro Jardim Planalto foi palco no mês de abril, do campeonato de vôlei de praia dupla masculino. A atividade foi promovido pelo Sesi de Esteio. Participaram 13 equipes, representando diversas empresas como Alisul, Artestampo, Bettanin, Saint Gobain/Brasilit e Solae. Os atletas da empresa Bettanin se consagraram campeões da competição.

Pedestres são alvo de assaltantes em menos de uma hora na cidade 
Os delitos ocorreram nos bairros Parque Amador e Três Portos

Em menos de 60 minutos, policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio efetuou a prisão de indivíduos envolvidos em assalto a pedestres. Ambos os fatos ocorreram no dia 23 de abril, nos mais diversos bairros da cidade. De acordo com informações da BM, o primeiro registro aconteceu por volta das 20h35, em uma rua do bairro Parque Amador, quando uma guarnição abordou dois indivíduos que estavam em um veículo numa atitude suspeitas. Durante a revista, com um dos envolvidos, os PM’s encontraram uma réplica de uma pistola plástica, de cor preta. Nas dependências do automóvel, de cor verde, os policiais militares acharam uma bolsa de uma vítima que havia sido assaltada, a poucos metros de onde foi abordada a dupla. Um dos integrantes da dupla possui antecedentes por lesão corporal e ameaça. Enquanto o outro tem registros relacionado a tráfico de entorpecentes, vias de fato, entre outros.
Vítimas - O segundo registro sobre assalto a pedestre aconteceu em torno das 21h15, no bairro Três Portos, que resultou na detenção de um indivíduo. Segundo os policiais militares que atenderam a ocorrência, um homem foi capturado após ter assaltado três pessoas, nas proximidades de um hipermercado, localizado nas imediações do estabelecimento. Com o indivíduo, os PMs apreenderam uma arma tipo pistola de pressão, bem como seis aparelhos de telefone celular, dos quais três eram das vítimas. Os PMs falaram que no momento da abordagem, o suspeito tentou sacar uma arma e foi atingido com um disparo, que passou de raspão por uma das pernas do homem. Mesmo ferido, ele tentou fugir para um matagal, mas foi capturado e encaminhado para o Hospital São Camilo. O preso possui antecedentes por furto qualificado, lesão corporal, entre outros delitos. Em ambas as situações, os suspeitos foram encaminhados a DPPA, em Canoas, onde foi registrado as ocorrências.
Carro era utilizado nas ações dos suspeitos

Trio é detido pelo POE de Sapucaia do Sul 
Três homens foram detidos por uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE) de Sapucaia do Sul. O fato aconteceu no dia 15 de abril. Segundo informações do POE, policiais militares que estavam trabalhando na sala de operações do 33º BPM foram comunicados que ocorreu um roubo de veículo, no município de Gravataí e que os suspeitos de terem cometido o ato estariam se deslocando pela RS 118, no sentido Sapucaia/Esteio. Durante uma passagem pela via expressa, os PMs avistaram o carro, modelo Meriva, de cor vermelha, que por coincidência eram as mesmas características do automóvel roubado. Houve uma perseguição que terminou na Avenida João Pereira de Vargas, no bairro Walderez. No local os indivíduos abandonaram o veículo e fugiram a pé em direção a um mato, situado próximo a via. Os suspeitos foram cercados pelos policiais militares que resultou na prisão do trio. Um dos envolvidos, além de foragido do sistema prisional, possuía uma pistola calibre 9mm e 30 munições.


Drogas 
Um homem foi preso por uma guarnição do Pelotão de Operações Especiais (POE), ligado ao 34º BPM de Esteio. O fato aconteceu no dia 15 de abril, por volta das 19 horas. De acordo com o relato dos policiais que atenderam a ocorrência, durante um patrulhamento na Rua Orestes Pianta, no bairro Primavera avistou um indivíduo em atitude suspeita no pátio de uma residência. Durante a abordagem foi verificado pelos PMs que o homem tinha antecedentes por lesão corporal culposa. Numa vistoria no imóvel, os policiais militares encontraram dentro de um roupeiro, quatro porções de cocaína, pesando 200 gramas, além de material para embalar a droga e uma balança de precisão. Após receber voz de prisão, o homem foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

Assalto 
Policiais militares do 34º BPM de Esteio prenderam na noite do dia 13 de abril, um homem em sua residência localizada na Avenida Luiz Pasteur, no bairro Santo Inácio. Segundo informações da BM do município, o fato se deu após uma viatura ter recebido um sinal de alerta referente a tentativa de assalto a pedestre, por parte da vítima. Durante as buscas, o suspeito, que possuía antecedentes por roubo a residência foi abordado próximo a sua casa. Na revista feita pelos PMs, foi localizado na cintura uma réplica de plástico de uma pistola, de cor preta. Os policiais militares deram voz de prisão e encaminharam o suspeito para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

Detenção 
A Brigada Militar, por intermédio do 34º BPM efetuou a prisão de um homem por estar envolvido com alguns delitos como furto, roubo a pedestre e lesão corporal. O fato ocorreu após uma abordagem a um homem que estava transitando pela Rua José Casimiro Castilho, no bairro Vila Olímpica. Durante a consulta dos PMs ao sistema de segurança pública, foi detectado que o homem encontra-se foragido do sistema prisional. Após ser dada voz de prisão, o suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário