terça-feira, 12 de maio de 2015

EDIÇÃO 1979

Reabertura do Parque Assis Brasil 
é alvo de reunião 
 Parte da área está interditada desde janeiro, 
em função do forte temporal
Em de zembro de 2014, grande parte do parque foi destruído em um tornado
A reabertura aos domingos do Parque de Exposições Assis Brasil foi um dos temas da reunião entre o Subsecretário do Parque, Sérgio Foscarini e os vereadores da Frente Parlamentar em Defesa do Parque Assis Brasil e da Estação Trensurb, formada por integrantes do Legislativo esteiense. Durante a reunião, que ocorreu no prédio administrativo do parque, Foscarini ressaltou o problema que vem enfrentado para resolver a situação de interdição do local pelo Corpo de Bombeiros, após inspeção, no dia 13 de março. A expectativa, conforme o subsecretário, é que num prazo de até 60 dias, algumas áreas possam começar a ser liberadas.  “Os maiores problemas são na parte elétrica do parque, bem como a existência de alguns pavilhões destelhados, inclusive os que estavam em desuso, após o tornado que atingiu o Novo Esteio, em dezembro de 2014. Com a interdição, alguns eventos programados por criadores de cavalos crioulos foram prejudicados, com alteração de local ou de datas”, relatou.
Domingo - Conforme Foscarini, a abertura do parque aos domingos pode retornar após a reforma e a adequação às normas vigentes do Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI), mas com a parceria entre a administração do Parque, Executivo e Legislativo, especialmente na área de segurança.  “É preciso reforçar a segurança no parque em função do grande número de usuários”, destaca. O subsecretário ainda relatou a redução de custos, de R$ 303 mil para R$ 110 mil, com a vigilância armada. Os vereadores que integram a Frente, criada em 2013, também aproveitaram para relatar em relação aos eventos de finais de semana, a exemplo do Universo Alegria, devido a falta de acústica, fato que vem incomodando a comunidade conforme denúncias, além do lixo deixado para a cidade. Sobre o assunto, Foscarini garantiu que vai buscar informações sobre os relatos. No encontro, ficou definida a realização de calendário integrado para maior divulgação dos eventos que ocorrem no parque.


Anonymus Gourmet estreia no SBT/RS
Linda Uflacker Lutz, Marcia Uflacker Lutz,
José Antonio Pinheiro Machado e Miguel Ângelo (Alarico)
O programa Anonymus Gourmet está de casa nova, a partir de sábado, 09 de maio, véspera de Dia das Mães. Desde a saída da RBS TV, José Antonio Anonymus Gourmet Gomes Pinheiro Machado, 65 anos, que incorporou esse nome à sua carteira de identidade, negociava  com o SBT/ RS. Agora, com contrato firmado com a emissora de Sílvio Santos, Anonymus terá um programa com duração de aproximadamente 30 minutos, aos sábados, a partir das 12h15. A ideia é manter o mesmo estilo de programa, com receitas fáceis e toda sua equipe: a esposa Linda, a cunhada Márcia Lutz e o sobrinho Alarico.


Uma das últimas criações
de Giovane Rodrigues
Materiais recicláveis 
dão tom em brincadeiras de crianças
Voluntário consegue transformar objetos que iam para o lixo em peças lúdicas 

Utilizar materiais que poderia ser jogado no lixo, mas nas mãos do voluntário Giovane Rodrigues se transforma em brinquedos que são adquiridos por crianças e até pelos adultos. Segundo Giovane, sua trajetória iniciou há mais de dez anos, fazendo trabalhos voluntários em comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade da cidade. “A vontade de ajudar o próximo e poder transformar a vida das crianças foi um dos motivos para começar a atuar no voluntariado”, disse Rodrigues. Ele comentou que para atrair esse público optou por fazer brinquedos com materiais reciclados, que em alguns casos poderia ser jogado na natureza e estar prejudicando o ecossistema. “Aprendi que isso se pode refletir no futuro, quando teremos um ambiente mais limpo para viver”, falou Giovane.
Variedades - Giovane enfatizou que nestes anos de voluntariado já desenvolveu produtos como um boneco feito com caixas de iogurte e tampas de garrafa, bem como uma horta de garrafas pet e até decorações temáticas como Natal, utilizando somente materiais recicláveis. “Isso encanta não somente as crianças, mas também muitos educadores que estão utilizando esses trabalhos em sala de aula”. Ele salienta que as doações sejam de pessoas ou do empresariado da Região Metropolitana ou Vale do Sinos são importantes neste processo. Interessados em fazer doações de materiais ou agendar palestras ambientais pode entrar em contato pelo telefone 8555-1150, após as 16 horas, devido ao trabalho.
COMO FAZER UM PEÃO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS 
Materiais 
CDs ou DVDs inutilizados
Lápis ou caneta, neste caso, sem carga Cordão
Tubos pequenos de conta gotas vazios e limpos
Modo de fazer 
1º - Lavar o tubo e cortar o fundo
2º - Retirar a tampa e o lacre, se houver e encaixar o CD ou DVD
3º - Enrolar um pedaço suficiente de cordão
4º - Colocar a caneta ou lápis na ponta aberta
5º - Coloque no chão em pé, puxe o cordão e se divirta com o peão


Combate ao mosquito da dengue 
segue no inverno
A prevenção é importante no combate a larva do mosquito
Apesar da chegada dos dias mais frios, os agentes de saúde do município permanecem na atuação de combate à dengue. Uma das últimas mobilizações ocorreu no bairro Três Marias, em uma residência, onde os profissionais estavam atrás de larvas do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. “Já tinha recebido a visita outras vezes. É um trabalho muito importante, pois às vezes as pessoas não têm consciência do risco da dengue. Eu tento fazer a minha parte, não deixo água empoçar, tomo todos os cuidados”, afirmou Ana Fidélis Dias, moradora do bairro que recebeu a visita dos agentes. Além do Três Marias, os agentes também já percorreram moradias nos bairros Jardim Planalto e o Cemitério Municipal. Em alguns locais, foi encontrada água em pneus, potes, baldes e outros recipientes, que foram virados para evitar o acúmulo. Larvas foram coletadas e encaminhadas para verificação, no laboratório instalado na Secretaria da Saúde, se são ou não de mosquito da dengue. Além de preencher dados para o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), os agentes também aproveitam para conversar com os moradores, orientam sobre a doença e entregam materiais informativos. Em 2015, Esteio teve três situações, nos bairros Centro, Liberdade e Três Marias, e o inseticida foi passado em um raio de 150 metros dos pontos onde ocorreram as suspeitas. Após exames, nenhuma delas foi confirmada como caso de dengue. A comunidade também pode denunciar para a equipe de combate à dengue lugares com possíveis focos do mosquito. Para isso, basta entrar em contato com a Ouvidoria da Prefeitura, através do telefone 0800-541-0400 ou a Ouvidoria do SUS, pelos números 3473-6377 ou 3473-8964, ramal 113.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano 
MÃE 

Indubitavelmente, o tempo voa. Mais uma vez, o DIA DAS MÃES. Para variar, o comércio não perde tempo. A velha propaganda: - Faça sua mãe mais feliz, com um presente da loja X, ou da loja Y! Como capelão de hospitais, tive a oportunidade de acompanhar o carinho e a dedicação das mães para com os filhos. Tive e tenho, até hoje. Inúmeras mães passam horas e horas, ao lado do esposo ou dos filhos. Dia e noite. Não se queixam. Não se lamuriam. Sempre dispostas. Sempre dedicadas. Mesmo que os maridos sejam infiéis, ou que os filhos tenham aprontado, as mães cuidam, carinhosamente. Podem estar morrendo de cansaço, contudo, demonstram amor, generosidade, afinco. Dói observar a ingratidão de tantos filhos. Alguns sentem vergonha das mães. Pelo menos, parece que não gostam das mães. - Minha  mãe é muito chata! - Minha mãe é ignorante! - Não gosto de sair com minha mãe! - Minha mãe parou no tempo. Não evoluiu! - Não preciso da sua mão, mãe! -Larga meu pé, mãe! - Já sou grande, mãe! Outrossim, quando o filho cai, ou adoece, ou se machuca, daí, haja mãe! - Quero minha mãe! - Onde está a minha mãe? -Manhêêêêê!?...  Manhêêêêê!?... - Mãe, fica aqui, bem pertinho! - Chama a minha mãe! E quejandos... Como tratamos as mães? Realmente, damos valor às mães, em todos os dias, ou apenas, no dia das mães? Dia das mães! Data importante. Oportuna, transparente. Prática e eficaz. Renovadora. Rica. Carinhosa. Amorosa. De fato, amamos nossas mães? Oramos por nossas mães? Somos agradecidos para com nossas mães? Mãe do céu, abençoa as mães da terra! Jesus, o maior dos filhos, protege todas as mães! Viva o dia das mães! Vivaaaaaaaaaaaaaaa!!!! Fim de papo.


Modelo esteiense concorre ao título da
Mais Bela Gordinha do Brasil
Carine ressalta em suas fotos a beleza da mulher gaúcha
Em apenas dois anos envolvida no mundo da moda, a modelo Carine Jacobus tem conquistado títulos importantes para sua carreira. Sua trajetória é ligada as mulheres conhecidas como Plue Size. Um dos eventos que Carine irá participar será no mês de maio, no Rio de Janeiro, durante o concurso ‘Mais Bela Gordinha do Brasil’. “É um evento que possui grande repercussão no público ligado ao mundo da moda. Isso oportuniza as participantes a abrir espaços para esse tipo de beleza”, disse. A modelo relatou que um dos primeiros trabalhos com moda surgiu em 2014, quando participou de um concurso em Porto Alegre e fez algumas fotos. O resultado não poderia ser melhor possível, pois em apenas um fim de semana, 11.925 compartilhamentos nas redes sociais. “A partir disso não parei mais de trabalhar e me engajar na causa”. Ela ressaltou que a internet tem um papel importante, no que tange a divulgação de trabalhos, bem como as atividades que estão sendo organizadas. Apesar de fazer parte do grupo das mulheres Plue Size, Carine Jacobus sempre foi adepta a pratica esportiva e atualmente é praticante de aulas de musculação, boxe e zumba. “O movimento não é uma apologia a gordura, pelo contrário, queremos mostrar que as pessoas podem ter uma vida saudável, mesmo acima do peso. Além disso, enfatizar que as mulheres acima do peso têm uma beleza especial”. Carina falou que desde criança sempre foi acima do peso, o que não impediu que jogasse vôlei e outros esportes. “Mesmo sendo gordinha, é fundamental ter uma alimentação saudável, que também ajuda a ter uma pele bonita para as apresentações”. Mesmo acima do peso, Carine destacou que a mudança radical em sua vida aconteceu quando chegou a pesar mais de 140 quilos. “Foi uma virada expressiva em minha vida, pois comecei a ir a academia e ter uma vida mais saudável, que me ajudou a emagrecer cerca de 20 quilos”. Interessados em contratar a modelo esteiense através do Instagram @carinejacobus ou pelo Face Carine Jacobus.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Dizer uma coisa e fazer outra 

Ainda que tenhamos muitas ideias sobre alguma coisa poderemos mesmo assim, pensar que temos razão em absolutamente tudo, ledo engano, as verdades não são absolutas. Diante disso, refletimos como podemos supor que tudo deva ser como queremos, que tudo seja completamente apenas como enxergamos. Falar em equidade, em direitos humanos, e continuar negligenciando seu cachorro, seu parente, sua própria vida, os gadjos costumam falar uma coisa e fazer outra... Quando me refiro literalmente às condições que vivemos e as diferentes formas de manifestação de nossas vontades, temos obrigação de observar o outro que nos acompanha, que muitas vezes se anula para que possamos ser um pouco mais feliz. Nós ciganos confiamos na boa vontade em nossa comunidade por saber que sempre poderemos contar uns com os outros, apesar de tudo. Uma das grandes lições que trago em minha alma é viver em grupo, resolver em grupo, por isso às vezes, não entendo certas posturas dos gadjos quando dizem ser uma equipe, independente de segmento. Seja verdadeiro consigo mesmo, para que possa reconhecer em si o valor inerente nas almas tranquilas e serenas, somente quem se reconhece tem força suficiente para seguir seu caminho...


Melissa Salgado é um dos destaques
da dança na cidade e no Estado
A arte da dança que
mexe com os sentidos
das pessoas
Dedicação e amor de Melissa Salgado à dançarina mobiliza 
suas seguidoras 

No dia 30 de abril é lembrado em diversos países, como sendo o Dia Internacional da Dança. Uma arte secular que vai passando de geração em geração, encantando os mais diversos públicos. Desde as danças típicas, passando pelo clássico e chegando ao moderno, a expressão corporal e também de encenação causa as mais diferentes sensações. Para evidenciar a data, uma das mais importantes representantes desta classe na cidade, Melissa Salgado relembra os primeiros passos na dança, bem como sua trajetória em outros estados e no exterior. Melissa relatou que seus primeiros passos com a dança foi em Esteio, mais precisamente no ano de 1988. “Praticamente foi um amor a primeira vista e não demorou muito para ter certeza do que era que eu gostava de verdade”, disse a bailarina. Ela ressaltou que após alguns anos, devido a desenvoltura e a expressividade, o primeiro reconhecimento foi de seus pais, que acreditavam que seria uma profissional reconhecida. “Diante disso meus pais resolveram me matricular em estúdios de dança mais qualificados, foi quando tive a oportunidade de estudar no bale no Studio Chemalle, em Porto Alegre”.
Viagens - Após um período no Sul, Melissa foi dar passos mais amplos na carreira. Em 2003, já estava morando no Rio de Janeiro, onde dava aula de bale e jazz. Neste mesmo ano, Caio Nunes, coreógrafo da Rede Globo a convidou para uma audição (teste), pois as seis melhores seriam selecionadas para dançar em um espetáculo de teatro que seria realizado em um navio e que iria percorrer países da Europa e na Ásia. “Fui fazer o teste sem a expectativa, pois naquele momento havia cerca de cem meninas em busca do mesmo objetivo”, comentou Melissa. Ela enfatizou que passado uma semana do teste recebeu um telefonema informando que havia sido selecionada para a turnê. “Não tinha ideia do que viria pela frente, mas era o momento de ter uma experiência na dança e também na vida pessoal. A Cia de dança foi montada em SP e de lá partimos para a Malásia. Ficamos um mês hospedados em um hotel, no qual ensaiávamos o espetáculo diariamente 10 horas por dia, antes da estreia. Os coreógrafos eram rígidos e queriam tudo perfeito”.
Trabalho no exterior incentivou a bailarina 
Melissa Salgado disse que a estreia do show foi em Cingapura, em seguida foi para Tailândia, Austrália e Índia. “Os espetáculos eram diários e com pelo menos duas folgas semanais. Nós, bailarinos éramos tratados como verdadeiros astros e estrelas, com respeito e reconhecimento pela nossa arte”. Ela citou que seguiu na turnê até 2005 e em 2006 retornou para o Brasil, onde trabalhei em um projeto de dança em Florianópolis. “Após um tempo no país, recebi um convite para fazer parte de um espetáculo de danças folclóricas da Rússia. Aceitei sem pensar, onde embarquei feliz e agradecida por estar conhecendo o mundo e fazendo o mais eu gostava: dançar”.
Talentos - A dançarina disse que depois da Rússia, seguiu para Alemanha, que resultou em uma nova audição para participar de um grupo de dança, em Luxemburgo, onde mais uma vez esteve trabalhando em alguns países como França e Espanha. Em 2008, Melissa Salgado retornou para a capital catarinense, onde teve uma das suas maiores realizações na vida que foi o nascimento da filha Flora. Em Esteio, Melissa tem o Studio de Dança La Flore, localizado na Avenida Padre Claret, onde tem contribuído em descobrir novos talentos para a dança e lançá-las ao estrelato. Além disso, anualmente, a professora de dança organiza um espetáculo musical com um tema diferente a cada edição.

Bailarinas tomam conta das ruas do Centro
A dança tomou conta da Avenida Padre Claret, na área central da cidade
Para comemorar o Dia Internacional da Dança, diversas cidades no país e no mundo realizaram atividades para lembrar a data. Em Esteio, meninas que participam das atividades vinculadas a dança, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya mostraram suas habilidades, durante uma apresentação, em frente ao espaço cultural. O Studio de Dança La Flore, localizado na Avenida Padre Claret levou a dança para a rua. Jovens que fazem parte da entidade pararam por alguns minutos a avenida e se apresentaram para os condutores que trafegavam pela via, bem como para as pessoas que passavam pela região. A ideia é mostrar a importância do movimento na vida.


Investimentos na cidade é tema 
de encontro empresarial 
Na reunião, os empresários puderam conhecer mais sobre as obras
Ademir Sauthier, Vilmar Ballin e Mauro Sauthier
O prefeito Vilmar Ballin realizou no dia 29 de abril, uma palestra promovida pela Associação Comercial Industrial e de Serviços de Sapucaia do Sul (Acis) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Sapucaia do Sul (CDL), oportunidade em que falou sobre  “Perspectivas  2015/2016”. Antes da fala do prefeito o presidente da ACIS, Ademir Sauthier, lembrou da visita técnica à empresa Fruki, no dia 07 de maio, enquanto o presidenta da CDL, Mauro Sauthier, fez a entrega da prestação de contas relativa a Campanha de Natal 2014 e comunicou sobre a reunião mensal com os associados, no próximo dia 21 de maio. Em sua fala aos empresários, o chefe do Executivo municipal abordou as conquistas do governo e atualizou informações mais recentes como o Programa Nota Fiscal Gaúcha que beneficia consumidores e comércio local, além da Nota Fiscal Eletrônica, que reduz custos e promove a competitividade. A revitalização do Calçadão, investimento de R$ 1 milhão, cujo projeto está  em fase de atualização para ser encaminhado para nova licitação. Na área da Saúde, Ballin referiu-se a UPA 24 horas, investimento de cerca de R$ 3,7 milhões e que já está com aproximadamente 70% das obras concluídas.
Obras - Em relação aos postos de saúde lembrou que desde 2009, dez novos postos foram inaugurados e nos próximos meses mais três passarão a funcionar, além do recentemente inaugurado no Fortuna. Também na explanação do prefeito Ballin, as novas escolas de educação infantil, a duplicação da Avenida Justino Camboim, com investimento total de R$ 22 milhões, e que ligará os bairros ao Trensurb; a urbanização do Colina Verde; revitalização do Arroio José Joaquim e o estacionamento rotativo, que após duas licitações frustradas será novamente encaminhado para edital na próxima semana para novo processo de licitação e contratação de empresa  responsável.
Duplicação da via expressa muda a realidade da região 
A duplicação da RS 118 e o Distrito Industrial, dois temas que são de grande interesse dos empresários, estão em andamento. O primeiro, seguem as tratativas com o governo do Estado, no sentido de agilizar as obras e que sejam construídas passarelas e passagens de nível. Sobre este assunto, o prefeito Ballin rememorou as ações até hoje feitas, como a remoção das casas das margens da rodovia e o aluguel social para 926 famílias. Quanto ao Distrito Industrial, a informação foi que as 47 empresas selecionadas já escolheram seus lotes e que foi feito encaminhamento junto ao cartório de registro de imóveis pedindo o desmembramento dos lotes para geração das matrículas.









Dupla é detida pela BM
Na reunião, os empresários puderam conhecer mais sobre as obras 
Um dos suspeitos detidos pelos integrantes da POE
Alguns objetos roubados foram recuperados
Durante uma ronda do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de dois suspeitos na manhã do dia 28 de abril, no bairro São José. Os agentes do POE informaram que o indivíduo havia assaltado um pedestre no bairro, por volta das 7h30 e o ato está sendo feito com uma motocicleta de cor cinza, que também foi apreendida no ato. A poucos metros do primeiro registro de prisão, os PMs também prenderam um homem pelo crime de receptação. Com ele, os policiais encontraram diversos objetos roubados. O fato foi registrado na Delegacia de Polícia do município. Um dos detidos possui diversos registros policiais como assaltos e furtos. Já o receptador tem antecedentes por ameaça e lesão corporal. Na DP esteiense, o suspeito de ter assaltado um pedestre de motocicleta foi reconhecido por uma de suas vítimas, pois havia cometido o mesmo delito no dia anterior. De acordo com o delegado Leonel Baldasso, possivelmente outras vítimas também podem reconhecê-lo por estar envolvido neste mesmo ato.


Homem é preso por assalto a 
veículo em Sapucaia
 O indivíduo foi detido pelos policiais na RS 118  
Um suspeito foi preso por uma guarnição do 34º BPM de Esteio, após o assalto a um motorista de táxi, no bairro Walderez, em Sapucaia do Sul. O fato foi registrado no dia 30 de abril, por volta das 4 horas. Conforme informações do 34º BPM, um homem ingressou no táxi, solicitando uma corrida até o Novo Esteio, em Esteio. Ao chegar ao local indicado realizou o assalto levando o veículo. O motorista de táxi conseguiu avisar a Brigada Militar que ficou monitorando o automóvel. Quando o carro chegou às imediações da RS 118, o motorista foi parado para uma abordagem e capturado. O homem possui diversos antecedentes na polícia como furto de telefone celular, lesão corporal, estelionato, posse de entorpecentes, entre outros.


Fórum de Sapucaia divulga julgamentos de maio
O Fórum de Sapucaia do Sul vem a público divulgar a pauta dos julgamentos referentes ao Tribunal do Júri, relacionado ao mês de maio. O encontro é em função da 2ª reunião ordinária do ano. A Comarca sapucaiense fica situada na Avenida João Pereira de Vargas, no Centro.


BM efetua prisão de suspeito por roubo 
Uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Esteio realizou a prisão de um suspeito, que estaria cometendo delitos no Centro. A detenção se deu no dia 02 de maio, por volta das 6h30. Segundo informações dos policiais militares, uma guarnição foi acionada, pois um indivíduo havia tentado assaltar um pedestre no Centro, mas não obteve êxito. Em seguida, o suspeito entrou em uma farmácia, onde chegou a cometer o roubo e também conseguiu levar alguns pertences de um cliente que estava nas dependências do estabelecimento adquirindo medicamentos. Após alguns metros do local, os PM’s conseguiram prende-lo. Com ele, os policiais apreenderam um relógio de marca, uma quantia de R$7,00 em dinheiro e objetos pessoais da vítima. O suspeito possui antecedentes por tráfico de drogas, estupro de vulnerável e lesão corporal.


Foragido do sistema prisional é capturado
Policiais militares do 34º BPM de Esteio prenderam um homem que se encontrava foragido do sistema prisional. A detenção aconteceu no dia 02 de maio, por volta das 13h30, no bairro São José. De acordo com o relato de um dos PMs que atenderam a ocorrência, o suspeito possui antecedentes por furto qualificado, lesão corporal no trânsito, perturbação da tranquilidade, estupro, entre outros. O caso foi registrado na DPPA, em Canoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário