História de Esteio é apresentada
para alunos e professores
A explanação aconteceu durante a Feira do Livro
Miguel Luz, entre as educadoras Adriana Bruscato e Elisabete dos Santos |
Leitura - De acordo com o palestrante, uma das dicas repassada aos estudantes foi a inserção da leitura em seu cotidiano, podendo ser revistas, livros e até os gibis. “Algo importante também é estar atento e ouvir o que as pessoas têm a contar”. Miguel falou também sobre o sacrifício que teve para realizar seu sonho de publicar sua primeira obra literária. “Cheguei a vender um carro para poder proporcionar para as pessoas uma leitura aprazível e que relata a verdadeira história de Esteio”. Segundo a educadora Adriana Bruscato, a participação do escritor esteiense foi importante, devido aos relatos históricos repassados pelo autor do livro.
Registros nas páginas do JD
Durante a participação do diretor do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz, na Feira do Livro, entre os assuntos tratados e questionado por uma das educadoras foi em relação sobre a origem do nome da cidade de Esteio. Ela comentou que em uma pesquisa que fez sobre a região, havia diferentes versões sobre o nome. Miguel Luz explanou ao público em breve palavras o verdadeiro motivo para o nome dado a cidade. Luz também destacou que as páginas do Jornal Destaque, que em 2016, completa 50 anos de existência, é uma forma também de registrar a história contemporânea. “As novas tecnologias são importantes, mas devemos preservar e guardar os registros atuais para que as futuras gerações possam ter acesso”.
Estreia do novo programa do
Anonymus Gourmet
Anonymus, Linda, Alarico e Márcia, na apresentação da receita |
Buraco em avenida revolta a comunidade
Um buraco aberto na esquina entre a Avenida Dom Pedro I e a Rua Bento Gonçalves, no Centro, tem deixado pedestres e motoristas indignados. O fato, inclusive, vem sendo alvo de questionamento nas redes sociais. O problema é que tem prejudicado o trânsito no local, apesar da sinalização e por estar próximo a uma boca de lobo e a calçada. Além disso, a cratera que se formou na via foi aberta há algumas semanas e não foi coberta.
Segundo relato de pessoas, o buraco foi aberto por uma empresa de telefonia fixa que está instalando uma rede subtérrea na região. Além disso, quando abriram o buraco é que foram observar que havia canos da rede de esgoto próximo. O cuidado em passar pelo local deve ser redobrado para evitar acidentes, devido a profundidade. A comunidade aguarda que seja consertado a cratera o mais rápido possível.
Diante da situação, alguns moradores colocaram cartazes de revolta e demora na obra.
Falta de segurança no bairro Novo Esteio deixa moradores assustados
Os constantes assaltos na localidade motivou o encontro com a BM
A audiência pública ocorreu no Centro Comunitário do Novo Esteio |
Eventos - O tenente coronel Damasceno enfatizou, ainda, que as duas BRs, 116 e 448, têm contribuído para o aumento da criminalidade. Alguns moradores relataram durante a audiência pública que as lâmpadas queimadas, às vezes, chegam a ficar mais de 30 dias nesta situação, o que também contribui para os assaltos no bairro. Questionado sobre o período de realização da Expointer, Damasceno explicou que a BM está aguardando reforços no Parque de Exposições e no Centro, época onde haverá mais concentração de pessoas, e que não pretende redirecionar o policiamento já existente na cidade. Segundo o tenente coronel Damasceno, as redes sociais estão auxiliando muito no reconhecimento de suspeitos, através do Facebook e do Whatsapp, as fotos são divulgadas e as vítimas de assaltos podem fazer o reconhecimento. “Os índices de assalto de março para abril diminuíram bastante e o nosso efetivo está comprometido e trabalhando com dedicação em prol da comunidade”.
Demora no atendimento do Sine revolta usuário
A demora no atendimento para fazer o Registro Geral ou conhecido como carteira de identidade no Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Esteio tem causado indignação, por parte de um usuário. Ele relatou que chegou à fila da agência, localizada na Avenida Dom Pedro I, no Centro, por volta das 8 horas, onde poucos minutos após a abertura recebeu uma ficha, passando algumas orientações ao público. Durante a espera na fila recebeu uma triste notícia, por parte de um dos servidores do órgão: são entregues diariamente dez fichas e nada mais. “Achei um absurdo, pois todo o cidadão que estava naquele lugar paga seus impostos em dia e pelo menos aguarda que seja respeitado e atendido”, desabafou o usuário que preferiu não se identificar.
Após não receber o atendimento na cidade, resolveu se deslocar para o município vizinho de Canoas, onde teve algumas surpresas. “A agilidade no atendimento me surpreendeu, bem como a informação que todos os dias são entregues 70 fichas, durante o período de funcionamento. Outro ponto positivo foi que o documento fica pronto para ser retirado num período de 12 dias úteis. “Não consigo compreender como pode haver diferença entre as cidades, em relação a prestação de serviço de um órgão público que está presente em várias cidades do Estado”. O Jornal Destaque entrou em contato com o órgão competente, mas não obtivemos resposta sobre o assunto.
Cultura indígena é apresentada
para estudantes na Feira
No dia dedicado a cultura e a história local, durante a Feira do Livro de Esteio, uma das atrações do dia foi o bate-papo e a sessão de autógrafos da escritora Ãngela Hofmann. A atividade aconteceu no dia 07 de maio, no palco de shows da festa literária.
Ângela disse que no evento foi à oportunidade de falar sobre seus livros que tratam sobre a etnia indígena existente na região do Vale dos Sinos e Metropolitana de Porto Alegre. “Um dos principais atrativos feitos pelos índios é o artesanato, que passa de geração em geração”, frisou. Ela informou que umas das etnias existentes são os caigangues, que vivem em São Leopoldo e Viamão. A escritora comentou que sua obra tem por objetivo explorar junto às crianças um pouco sobre a cultura indígena que é passada de geração em geração. “Os encontros em feiras ou eventos similares proporciona que possamos trocar experiências na mistura entre o branco, negro, índio e o amarelo”. Durante a apresentação, Ângela também mostrou algumas peças indígenas e leu trechos dos seus livros Yvi Porã Porau e Rio de Mel.
Esteio e Sapucaia do Sul aderem a campanha de vacinação contra a gripe
Dia D foi marcado com a presença de público nas unidades de saúde
Os postos de saúde darão continuidade até o término da campanha |
LORI EMANOELA DA SILVA
Posturas e pensamentos
As condições inconscientes através dos gestos e posturas mostradas pelo inconsciente revelam nosso interno. Observadores natos, nós ciganos olhamos sempre nos olhos dos gadjos para que possamos ver profundamente a alma que habita este corpo. Longe do que se possa imaginar falamos muito com nossos gestos inconscientes. A percepção humana vai além daquilo que verbalizamos, revelando assim que como seres integrais que somos, podemos estar falando uma coisa e nossos gestos sinalizando completamente o contrário que estamos dizendo. Ainda que relutemos com nossos pensamentos, sempre de alguma forma revelamos nossos desejos e intenções, quando estamos nos comunicando. Preste muita atenção quando for fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, sua postura, suas mãos, seu modo de olhar revela completamente sua intenção e sua pretensão em relação a vaga de trabalho que está pretendendo. Observe as crianças em seu cotidiano e veja a simplicidade que carregam em suas almas, quando dispostas a conquistar suas coisas, a postura que tomam, e a forma como verbalizam suas vontades. Queridos amigos estamos todos em uma dimensão de aprendizado um com os outros para que possamos realmente nos melhorar a cada dia como seres universais que somos; por tanto preste bem atenção nas suas palavras, na sua postura corporal quando se dirigir a qualquer ser, animal ou planta. Você pode sempre ser melhor do que já foi basta posicionar-se físico, emocionalmente, e psicologicamente com a força maior de seu coração. Abraço fraterno e toda a bênção.
Lions Industrial promove a 4ª edição
da ‘Cuca da Mamãe’
Integrantes do clube venderam quase mil cucas |
Lançamento da Expoleite/Fenasul marca nova etapa no setor leiteiro
Evento irá funcionar em espaços limitados, devido a
não conclusão de obras no Parque
Autoridades estaduais, dirigentes das entidades participantes e representativas da cadeira produtiva do leite participaram no dia 12 de maio, da solenidade de lançamento da 38ª Expoleite e 11ª Fenasul. O evento aconteceu no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
O governador José Ivo Sartori destacou a importância de fortalecer o setor leiteiro, que hoje mobiliza 130 mil famílias no Estado. A produção diária no RS é de aproximadamente 12 milhões de litros/dia, conforme a Secretaria da Agricultura e Pecuária, que concedeu ao Estado o segundo lugar no ranking na produção leiteira no país. “A cadeia leiteira movimento a economia gaúcha, além de gerar emprego no campo e na cidade, orgulha o Rio Grande do Sul”, disse Sartori. Ele destaca que a pasta responsável dará continuidade ao trabalho e oferecendo condições para melhoramento deste setor. De acordo com o secretário da Agricultura, Ernani Polo, o governo estadual, juntamente com as entidades como Gadolando, Simers, entre outros estão trabalhando em conjunto para recuperar o Parque Assis Brasil, que teve áreas danificadas após um tornado em dezembro de 2014. “O desafio é fazer as obras necessárias e buscar novos mercados para a cadeia leiteira”.Novidades - O presidente da Gadolando, Marcos Tang, comentou sobre a importância do evento e as ações que vem sendo feitas em parcerias com o Poder Público, no que tange a sanidade do rebanho leiteiro. Neste ano, a novidade fica com o espaço Mundo do Leite, dentro do Pavilhão de Gado Leiteiro, que proporciona aos estudantes contato com a realidade do segmento de leite. A Expoleite Fenasul ocorre entre os dias 27 e 31 de maio e é uma promoção da Associação os Criadores de Gado Holandês do RS e da Secretaria da Agricultura e Pecuária e os apoiadores são: Sistema Farsul, Febrac, Fetag, Apil, Simvet e Famurs. Estão confirmadas participações de expositores das raças Holandês, Jersey, Girolando, Gir Leiteiro (bovinos de leite), Angus (bovinos de corte), Árabe e Mangalarga (equinos). Também fazem parte do evento a 13ª Feira do Terneiro, Terneiras e Vaquilhonas e a 4ª Feira de Ventres Selecionados. Estão programados também o 5º Simpósio Qualidade e Mercado, 23º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura e 3º Dia da Qualidade e Gerenciamento de Propriedades Leiteiras. Em 2014, o volume de negócios foi de R$ 1,052 milhão, com a venda de 855 animais. No total, foram expostos 1.312 animais no Parque Assis Brasil.
Pedágio beneficente da Liga é
realizado na Avenida
Voluntárias e colaboradores que atuaram no pedágio da entidade |
Unidade de Saúde em Sapucaia é inaugurada
A UBS Pasqualini marca uma nova etapa na saúde |
Museólogo fala sobre a importância dos museus
Na região Metropolitana, existem poucos espaços sobre a história
Marcos Costa esteve na Rádio Jornal Destaque |
Novidades no Museu Histórico Destaque
A partir do dia 19 de maio, no prédio onde está localizado o Museu Histórico Destaque estará aberta a exposição de fotos e peças que marcam o término da 2ª Guerra Mundial. No local, os visitantes poderão conhecer um pouco mais desse acontecimento que marcou o século 20 e hoje é alvo de assunto em sala de aula. Os interessados em visitar pode entrar em contato pelo telefone 3473-1712 ou pelo e-mail jdestaque@terra.com.br. O espaço cultural fica localizado na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Centro/São Sebastião.
Exposição de Gisele Spessatto chega à Capital
Gisele expõe imagens de várias partes do Estado |
PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA - Missionário Claretiano
MAIO
O ano corre velozmente. O simpático maio voa... Na opinião do Filólogo Deonísio da Silva, maio é uma homenagem à deusa Maia, esposa do deus Vulcano. Trata-se dum mês muito querido. Maio! Mês de Maria. Os devotos da Santa Virgem, neste mês, esbaldam-se e demonstram seu carinho profundo e renovador. Maio! Mais novenas marianas. Mais pequenos sacrifícios em louvor da Mãe de Jesus e nossa Mãe espiritual. Maio! Em muitos locais, mês das flores. Maio! Mês das noivas, embora, hoje, ocorram mais ajuntamentos do que casamentos... Maio! Maio, mês de Maria, mês de Nossa Senhora de Fátima. Maio! Sinais da chegada do frio, em muitos locais. Maio! Mês querido e muito agradável. Maio! Prenúncio do inverno e do frio. Maio! Mais terços e devoções marianas. Maio! Mês tocante e transformante. Maio! Mãe do céu, abençoai as mães da terra! Maio! Renovadora esperança e mais alegria. Maio! Amamos, de fato, nossas mães? Maio! Mês marcante. Vivenciamos, realmente, este mês? Reflitamos. Mudemos. Ponto final.
Parlamentar comemora ação a favor da cultura
Em visita recente a Feira do Livro de Esteio, o vereador Marcelo Pereira foi conferir a implantação de seu anteprojeto de Lei que visa a criação do ‘vale-livro’. Trata-se de um ticket entregue à alunos das escolas da rede municipal para que possam adquirir um exemplar. Na oportunidade, a coordenadora de bibliotecas escolares, Maria Rita Ortiz, mostrou-se otimista com a implementação do projeto. “Temos projetos de incentivo à leitura e essa ação irá beneficiar cerca de 800 alunos. Os vales foram aceitos nas 16 bancas que aderiram à ideia, sendo que cada aluno tem o direito de adquirir um livro”.
Pereira comemorou a aplicação do anteprojeto. “Acho excelente o Executivo estar colocando em prática e vamos pleitear que o vale- livro se estenda a todos alunos, pois fomentar a leitura colabora com a qualidade da educação”.
Material reciclado é utilizado para confeccionar placas de sinalização
O projeto vem sendo desenvolvido pela
Guarda Municipal de Sapucaia do Sul
Oficina onde é desenvolvido as placas de sinalização |
Trabalho - Formado como técnico em eletrônica e eletricidade, Zig, como é conhecido pelos colegas, está desenvolvendo uma placa móvel com sinal piscante para as escolas. “Já temos uma placa fixa de advertência com sinal piscante em frente à escola Vanessa Ceconet, agora estamos desenvolvendo um móvel, que funcionará por bateria ou placa de luz solar”, comentou. Outros trabalhos que estão sendo estudados são um controlador de velocidade e um com câmera para fotografar os carros que ultrapassarem o sinal vermelho. Ziege disse que muitas secretarias têm contribuindo com o projeto. Alguns materiais que estavam estragados e iriam para leilão de sucata. Um miniscope, equipamento para medir batimentos cardíacos, foi transformado em um osciloscópio, que serve para fazer medição de placas eletrônicas.
Sociedade Vila Vargas comemora 52 anos
Grupo de homenageados que fazem parte historia da Vila Vargas |
Resultados: Veteranos - Grêmio 1 x 1 Inter; Sub-13 - Grêmio 1 x 1 Inter (Inter 4 a 3 nos pênaltis); Livre - Grêmio 3 x 2 Inter
Tiroteio e morte durante a madrugada
em Sapucaia do Sul
Além de quatro suspeitos terem sido presos,
um homem foi encontrado morto
Material apreendido pelos policiais após o tiroteio |
Crime - No momento em que a guarnição efetuava a prisão do grupo, outro grupo de PMs, que atuam motorizadas, durante uma averiguação nas imediações do local da prisão. Durante a ronda, os policiais ouviram alguns disparos e a poucos metros do local encontraram um homem, não identificado, atingido por disparos, que perfuraram várias partes do corpo da vítima. Ao lado do corpo estava vários cartuchos de 9mm. Foi solicitada a Perícia no local e os presos encaminhados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.
Indivíduos são detidos no Centro de Esteio
O indivíduo havia assaltado um pedestre no Centro |
Um dos suspeitos foi capturado durante o dia |
Homem é enquadrado na Lei Maria da Penha
Uma mulher foi mais uma vítima da violência doméstica em Sapucaia do Sul. No dia 11 de maio, um homem foi preso em sua residência, suspeito de agredir sua companheira. O casal residia na Avenida Mauá, no bairro Bela Vista.
Segundo informações, uma guarnição do 33º BPM foi acionada através de uma denúncia pelo número de telefone 190. Foi relatado aos policiais militares, que uma mulher estaria trancada dentro da casa e vinha sendo constantemente agredida pelo companheiro. Ao chegar, os PMs encontraram o irmão da vítima, que conseguiu arrombar a porta com a ajuda dos policiais. A guarnição constatou que a mulher estava com o rosto machucado, oriundo de agressão de socos pelo o suposto marido. O agressor foi identificado e encaminhado para a DPPA, em Canoas, onde foi lavrado o flagrantes por Maria da Penha e estipulado o pagamento de uma fiança, no valor de R$ 5.000,00. Por não conter no ato a quantia em dinheiro, o homem permaneceu preso.
Homem é capturado por conduzir
veículo roubado
Uma guarnição do 34º BPM de Esteio efetuou a prisão de um suspeito, no bairro Parque Amador. O fato foi registrado no dia 10 de maio, por voltadas 7h30.
Segundo informações do BPM, um homem estava conduzindo o veículo Focus, com placas de Novo Hamburgo. Diante da situação, os PMs resolveram fazer uma abordagem. Durante a revista, os policiais militares detectaram que o indivíduo tem antecedentes criminais por ameaça, abandono intelectual, falsa identidade, roubo de veículos, entre outros. A receptação de automóveis foi registrada na DPPA, em Canoas.
Dupla é presa com droga e arma
Durante um patrulhamento do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 33º Batalhão de Polícia Militar de Sapucaia do Sul resultou na prisão de dois indivíduos. A detenção dos envolvidos ocorreu no dia 07 de maio, por volta das 22h30, no bairro Sete.
De acordo com informações do Batalhão, os homens caminhavam pela via em atitude suspeita. Na revista feita pelos policiais, um deles possuía um revólver calibre 38 e seis munições intactas. Com o outro indivíduo, os PMs acharam aproximadamente 50 pedras de crack que já estavam prontas para ser comercializada. Um dos detidos possui antecedentes por perturbação da tranquilidade, tráfico de entorpecentes e porte ilegal de arma. Já o outro preso não tinha nenhum registro. Após ser dado voz de prisão, a dupla foi levada para o DPPA, em Canoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário