quinta-feira, 17 de setembro de 2015

EDIÇÃO 1997

Empresa mapeia cidades da região em 3D
O carro trafegou por diversas ruas e avenidas da cidade
A equipe do JD teve a oportunidade de conversar com a equipe da empresa HERE.COM que vem mapeando em 3D as cidades brasileiras. E empresa que pertence a Nokia foca no fornecimento de mapas digitais para montadoras de veículos, que com a atualização trimestral de seus mapas garante mais segurança e economia de combustível aos motoristas. O sistema utilizado pela empresa baseia-se em coleta realizada por veículo adaptado com uma série de câmeras e sensores conectados diretamente o satélite. Somente em dias de chuva e com pouca luminosidade a coleta de dados é interrompida. Os dados são capturados com o veículo em movimento e armazenados em um disco rígido de 1Tb de capacidade, que ao ter consumida toda sua capacidade de armazenamento é enviado para a sede Paulista da empresa, que posteriormente envia para sua matriz em Chicago, para finalmente no México os dados serem tratados e distribuídos para as montadoras de veículos.  Mesmo com foco em atender as montadoras, os mapas podem ser acessados no site da empresa e em aplicativos de celular, até o momento as cidades de Esteio e Sapucaia possuem apenas mapas convencionais, o que deve mudar com o processamento das imagens obtidas.


Verbas e nova diretoria são tratadas em reunião 
O ASSUNTO FOI debatido no primeiro encontro da 
nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde
Assuntos ligados a Casa de Saúde deverão ser debatidos nos próximos encontros
A primeira reunião sob o comando do novo presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Luis Antônio Oliveira aconteceu na tarde do dia 10 de setembro, no auditório da Casa dos Conselhos, localizado no sub-solo do prédio administrativo da Prefeitura. Entre os assuntos tratados no encontro foi apresentado o saldo das cotas de consultas e exames do município, assim como um demonstrativo da aplicação dos recursos em ações de saúde e informações sobre os gestores públicos do segmento. Conforme o titular do CMS, no período em que esteve na entidade, mas como conselheiro, num período de dois anos, praticamente poucas alterações no sistema público de saúde em Esteio. “Agora é o momento em que todos os envolvidos no processo precisam dialogar a respeito das ações que foram tomadas, analisando os prós e contra”, disse Oliveira. Ele salientou que algumas iniciativas que foram feitas de forma rápida precisam ser reavaliadas. “Durante os seis anos em que atuei como presidente do Conselho, a entidade conquistou respeito e atenção por parte do Poder Público e inclusive de outros segmentos da sociedade”.
HOSPITAL - Na condução dos trabalhos a frente do CMS, Luis Antônio informou que após o feriado de Sete de Setembro, a diretora administrativa da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Tatiane Dela Pase foi exonerada da função e logo em seguida, o diretor técnico da Casa de Saúde, Marcelo Saldanha. Em uma das funções, o advogado Norberto Bierhals de Oliveira ficará interinamente até a contratação de novos profissionais. “Uma das ações que o grupo de conselheiros pretende fazer ainda nesse ano é solicitar junto ao gabinete do prefeito e ao setor competente documentos para que se possa avaliar a atual situação do São Camilo. “A partir do resultado final dessa analise é que se pode tomar decisões mais expressivas e fazer as devidas cobranças”. O próximo encontro está previsto para acontecer no dia 01 de outubro, às 17 horas, no espaço da Casa dos Conselhos.
Avaliação sobre termo de cooperação e gestão ‘100%SUS’ 
O presidente do CMS, Luis Antônio Oliveira comentou que uma das primeiras iniciativas a serem tomadas, juntamente com os demais conselheiros e representantes é analisar os documentos relacionados ao termo de cooperação assinado entre a Fundação de Saúde Pública São Camilo com o Hospital Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul. “Na época, da forma agilizada como ocorreu o fato precisa ser avaliado, para observar qual é a maneira mais concreta, no que tange a administrar a Casa de Saúde”. Em relação ao programa ‘100% SUS’, o titular do Conselho de Saúde, que os valores destinados para o município são significativos, mas desde a mudança no governo federal e estadual, o repasse de verba está enfrentado algumas dificuldades.


As promessas para resolver a questão dos
alagamentos ficaram somente no papel
Obras contra enchente é reivindicado por moradora 
Durante seu pronunciamento na Câmara de Vereadores, Josefa Oliveira falou que na última década, as promessas feitas pela Administração Municipal para conter a fúria da água ainda não saiu do papel. Ela relatou que esta aguardando para que sejam construídas as galerias na Rua Bento Gonçalves, bem como uma limpeza mais profunda nos arroios Esteio e Sapucaia. “Apesar disso, a retirada das famílias da beira do arroio Sapucaia, para a construção de uma avenida foi importante, mas deveriam ser instalados em locais mais dignos e não em uma área que alaga. Simplesmente jogaram o problema de um lado para o outro. Isso é uma falta de respeito ao povo”, desabafou Josefa. Ela informou que devido a enchente que atingiu sua residência em outubro de 2013 e pelos danos causados pela enxurrada na ocasião, a dona de casa resolveu ingressar na Justiça contra o Executivo Municipal, onde teve uma surpresa desagradável. “Tive um resultado a meu favor, mas será pago uma quantia de aproximadamente R$ 5 mil, sendo que 40% do montante deverá ser pago ainda nesse ano e o restante em 2016. Não preciso de esmolas, quero somente que o problema das enchentes seja resolvido e em dias de chuva possamos estar tranquilos em nossos lares”.


Acampamento Farroupilha reúne CTGs 
e piquetes no Parque Assis Brasil 
MESMO COM FESTA alguns problemas no local ainda não foram resolvidos como a iluminação e segurança
Apresentações artísticas tem atraído um público expressivo
Foi aberto oficialmente na tarde do dia 13 de setembro, os festejos farroupilhas no município. As atividades estão sendo realizadas nos pavilhões do Parque de Exposições Assis Brasil, localizado no bairro Novo Esteio. Conforme a titular da pasta de Arte e Cultura, Ângela Ruas, a cada edição da festa estão ocorrendo melhorias e uma organização, no que se refere ao cumprimento das regras, tanto por parte dos CTGs, quanto dos piquetes que participam do evento. “A expectativa é a melhor possível, pois desde o primeiro dia, o retorno do público já foi expressivo e com a qualidade das apresentações artísticas a tendência é superar o público de 2014”, disse Ângela. Ela comentou que um dos diferenciais da Semana Farroupilha de Esteio com outras da região é dar espaço aos artistas locais. Entre eles estão Patrícia Côrrea, Ciro Ferreira, entre outros. “Outro ponto importante na festa é o tema que vem sendo desenvolvido pelos CTGs, através de uma mostra intitulada camperismo, bem como a temática de alguns piquetes sobre o aniversário da cidade, passando inclusive pela construção da lenda do João de Barro”. Ângela frisou ainda que alguns piquetes que estão pela primeira vez participando da festa, estão buscando respeitar a tradição, mas utilizando a criatividade.
PARCERIAS - Uma das parceiras do evento é a Aspe. De acordo com a presidente, Michele de Azevedo Cardoso, a entidade, que faz parte da comissão organizadora tem por objetivo somar esforços para que a Semana Farroupilha da cidade se torne ainda mais bonita e que a comunidade venha prestigiar o trabalho dos CTGs e dos piquetes. “Para manter viva a cultura gaúcha, a Aspe já vem organizado atividades importantes como a 1ª cavalgada da macela e dos pais; tal qual o Natal de Galpão. Uma das atrações artísticas que a entidade será o show de Wolmir Martins”.

Iluminação deixa parte do parque às escuras 
Desde que foi aberto ao público no domingo, dia 13, alguns problemas pontuais tem causado desconforto aos visitantes do Acampamento Farroupilha no Parque Assis Brasil. Um deles é a falta de iluminação em partes onde fica o estacionamento. A escuridão é tamanha, que muitas vezes, os motoristas precisam usar lanternas para abrir o carro. Outro fator que em virtude da má iluminação da área são os delitos como furto ou arrombamento em veículos. A secretária de Arte e Cultura, Ângela Ruas informou que em relação a problemas com a iluminação do espaço, os organizadores da festa entraram em contato com a direção do Parque, comunicando o fato. A direção informou que está providenciando o conserto.


60 anos de Esteio é tema de piquete
José e Lisiane Montenegro reproduziram pontos de referência
Participando pelo quarto ano do Acampamento Farroupilha no Parque Assis Brasil, um dos piquetes que tem chamado a atenção do público visitante é do Rancho Montenegro. A temática escolhida pelos tradicionalistas foi alusiva aos 60 anos de Esteio. Uma das representantes do piquete, Lisiane Montenegro explicou que a ideia surgiu em março, como forma de resgatar a história da cidade e tendo uma das fontes de pesquisa foi a obra literária ‘Ao Longo dos Trilhos’, de autoria de Miguel Luz. “É uma oportunidade de evidenciar e reconhecer os pioneiros que contribuíram para o desenvolvimento da localidade”, comentou Lisiane. Ela ressaltou que grande parte do material exposto foi confeccionado pelo patrão do piquete, José Montenegro. “Os principais pontos de referência da cidade como o arco e as esferas são o cartão de visita no espaço, seguido de maquetes que retratam a ponte e o arroio que divide Esteio e Canoas, os pontos de ônibus existentes e os desbravadores dessa terra”. Lisiane falou ainda que um dos pontos no piquete que trata do tradicionalismo esteiense é a fachada de um galpão, simbolizando o CTG Quero Quero, que é um dos mais antigos do Estado. Desde a participação do grupo no acampamento desde 2012, Lisiane disse que a cada ano o piquete seleciona um tema específico. Já no primeiro ano em que o piquete esteve na competição, obtivemos uma colocação importante na competição entre os piquetes. “Em 2014, o grupo ficou em primeiro lugar como melhor piquete do acampamento. E agora pretendemos conquistar mais um título e nesse ano tivemos o auxílio do Fundo Municipal de Cultura”.


Festa no CTG Poncho Crioulo
Durante a semana estão previstas diversas atrações na entidade
A abertura da 3ª Semana Farroupilha, organizada pelo CTG Poncho Crioulo aconteceu no dia 12 de setembro, com a chegada de centelha da chama. Segundo um dos organizadores do evento, Paulo Campos, nessa edição, onze piquetes estão montados em uma área que pertence a entidade. “Até o encerramento da festa, diversas atrações artísticas e culturais estão previstas para ocorrer”. Campos salientou que o primeiro fim de semana farroupilha foi marcado pelo torneio de bocha e tertúlia livre. Paulo Campos informou ainda que estudantes de algumas instituições de ensino da cidade como Apae, Colégio La Salle, Caetano Gonçalves da Silva e Caic, entre outros, visitaram o acampamento. O representante do CTG ressaltou que os piquetes são formados por entidades e empresas, que se reúnem pelo menos uma vez por mês para uma janta de confraternização e o dinheiro arrecadado com a venda dos convites é revertido para benfeitorias no local.


Preços da gasolina em alta
A composição do preço da gasolina para o consumidor final é pré-definida, mas não fixada, pela Petrobras. Sendo fixo o percentual de carga tributária, o que muda são os valores cobrados pelas distribuidoras, que vendem aos postos e por sua vez a margem de lucro desejada pelos postos de combustíveis. Somente isto explica a grande diferença de preços na bomba praticados na cidade de Esteio e suas cidades limítrofes. E por sua vez mais distantes da refinaria Alberto Pasqualini e suas distribuidoras. A poucos metros da refinaria um posto de combustível da cidade vende a gasolina comum por R$ 3, 299 enquanto que mesmo com mais de 20 km de distância entre a refinaria e a cidade de Novo Hamburgo e o valor de R$ 2,98 permanece o mesmo conforme informado por leitor do JD na edição 1995. Enquanto na cidade de Sapucaia do Sul, um posto a margem da BR-116 fornece o mesmo combustível produzido na REFAP por um valor ainda menor R$ 2,97. Os custos de transporte até o posto parecem não seguir a lógica para os empresários do setor em Esteio.
Semana da Pátria do Oswaldo Aranha é marcado com apresentações artísticas e culturais 
UMA DAS ATIVIDADES DA DATA foi a palestra do responsável do Museu Histórico Destaque, Miguel Luz que falou sobre a história do município 

Dentro das comemorações de encerramento da Semana da Pátria em instituições de ensino do município, o Centro de Educação Básica Oswaldo Aranha promoveu uma série de atividades, que envolveu a comunidade escolar com apresentações artísticas e culturais. O evento aconteceu na manhã do dia 12 de setembro, nas dependências do ginásio poliesportivo da escola. As primeiras ações alusivas a data foi marcada pela execução do Hino Nacional e de Esteio, seguido pelas apresentações dos alunos que fazem parte do programa Mais Educação e dos primeiros anos do ensino Fundamental. A professora de teatro, Suzane Cardoso organizou a apresentação, assim como os alunos do 1º ano mostraram seus talentos na esquete ‘Dia Sim a Paz’. Segundo a vice-diretora, Vivian Rolim, o tema escolhido nesse ano foi ‘meu jeito de ser esteiense’, que tem por finalidade valorizar a essência de cada um com seus defeitos e sua qualidade, inserido no local onde residem. “Durante o planejamento da atividade, os organizadores tiveram o cuidado de tratar do assunto, em função de que muitos alunos sofreram com as consequêncas da enxurrada em julho e por isso, resolvemos tratar sobre o que pode melhorar para que isso não se repita mais, bem como era a cidade em décadas passadas e nos dias atuais. E como queremos para o futuro?”, explicou. Uma das atrações do encontro foi uma breve explanação sobre a história de Esteio, com apresentação do responsável do Museu Destaque, Miguel Luz. Na oportunidade, Miguel falou desde os primeiros donos dessas terras, passando pelos primeiros habitantes e anos subsequentes relacionados a emancipação política de São Leopoldo. O palestrante tratou também sobre a vinda dos primeiros segmentos religiosos, entre eles, a construção do Seminário Claretiano e dos templos religiosos, como Coração de Maria e Nossa Senhora das Graças. As apresentações que marcaram o encerramento da festa foram a exibição teatral ‘Atitude deficientes’, que faz parte da Semana de Valorização as diferenças, coordenados por Romarcio Salva. Após a solenidade, dois educadores, que também são músicos cantaram duas canções ligadas a cultura gaúcha, que marcou a abertura dos festejos farroupilhas na instituição.
Miguel Luz falou desde os primeiros donos da terra até os dias atuais

Diego Andrade está se preparando para
poder fazer bonito no concurso
Beleza esteiense em semifinal de concurso de beleza 
O MODELO é um dos 
fortes candidatos a estar 
na final do evento 

O estudante de Arquitetura e Urbanismo Diego Andrade de Araújo, 26 anos, representando Esteio participou da semifinal do concurso Mister Rio Grande do Sul. O evento ocorreu em 29 de agosto, na Sociedade Ginástica localizada no município de Novo Hamburgo. Ele relatou que foi o primeiro concurso de beleza que participou, devido a incentivo de várias pessoas, desde a família, amigos até de profissionais da beleza. “Talvez um dos obstáculos que tive em inscrever nos concursos foi a timidez que em certos momentos me travou. Mas aos poucos, com maturidade e confiança tem realizado mudanças expressivas em minha vida”, disse Araújo. Ele salientou que é desde o início da presença no concurso teve consciência da responsabilidade em levar o nome da cidade que me acolheu para eventos desse porte. São concursos que acontece em âmbito estadual, nacional e internacional. “Para chegar nesse ponto, o preparo não dever somente fisicamente, mas também mentalmente e por tanto, o trabalho é intenso e diário”. Diego Andrade falou ainda que além de sua escolha para essa etapa do concurso, Esteio nesse ano teve o modelo Renan Cunha que foi eleito o Mister RS e Mister Brasil, que resultou em sua participação do evento, com dezenas de candidatos de vários nacionalidades em um país da América Central. “O conterrâneo é um exemplo e tanto, não apenas na beleza, mas de caráter e coração”. A próxima etapa e a grande final do concurso deve acontecer em novembro. Data, local e hora serão confirmados pelos organizadores.


Titulares de contas do FGTS podem retirar 
Dando continuidade ao trabalho que vem sendo feito com as pessoas atingidas pela enxurrada de julho de 2015, no que tange a retirada do FGTS, entre os dias Já o atendimento para quem mora nos apartamentos dos primeiros andares da Morada de Esteio 2, assim como nos primeiros andares dos condomínios Morada de Esteio 1 e Vitória Régia, será realizado entre os dias 21 de setembro e 02 de outubro. O titular da conta do FGTS deverá fazer o encaminhamento pessoalmente, das 8h às 18 horas. Todos os solicitantes que apresentarem a documentação completa terão seu atendimento com a Caixa Econômica Federal agendado, sem precisar passar por nova fila de espera. Há um limite de retirada de R$ 6.220 por conta. É necessário, ainda, que o endereço do titular conste na declaração de áreas afetadas pelas A regionalização dos atendimentos se mantêm, e quem perdeu o prazo para o seu bairro pode retornar a partir do dia 21 de setembro, quando serão realizados agendamentos para todas as regiões. A data limite para encerrar os atendimentos da Caixa Econômica Federal é 20 de outubro.

Relação de documentos a serem apresentados 
Carteira de Identidade e CPF
Carteira de Trabalho com nº do PIS
Cartão do Cidadão (para quem possuir)
Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, bloquetos bancários, carnês de pagamentos) emitido, obrigatoriamente, entre 20 de abril e 20 de julho deste ano. O endereço deverá constar na declaração de áreas afetadas pelas chuvas


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
BÍBLIA VERSUS MOTOQUEIROS 

Dia feio. Parecia que escaparíamos do temporal. Contudo, fomos totalmente envolvidos pela chuva. As duas motos que usávamos se tornaram um baita pepino. A estrada se encontrava em obras. Com a chuva transformou-se em violento barro. Estávamos exaustos. Vimos uma casa. Que esperança! Tentamos alugar uma carroça. Levaria as motos até o asfalto. Resposta do moço, com a bíblia na mão: - Não posso socorrer. A Bíblia me proíbe de trabalhar aos sábados. Quem mandou vocês viajarem num sábado?... Virem-se! O moço estava longe. Sorte dele! Se não, ele apanharia... Ou, levaria as motos... Poxa! Em nome de Jesus, não socorrer três moços esgotados e semimortos?... Arrotou com empáfia: - A Bíblia me proíbe de trabalhar aos sábados! Diabólica ignorância! Os rapazes encontraram um “Polaco”. Este cristãmente, ajudou-os, e eles chegaram ao destino. Nosso coração é generoso, ou é fechado?... Parecemo-nos mais com o “irmão crente”, ou com o “Polonês?” Poxa!... Aquele “Polaco”, que bênção do céu! E fim de papo.


Elke Maravilha a estrela da festa de 2014
Sem recursos para a Parada Livre de Esteio
Na sessão desta última terça-feira, 15 de setembro, a Câmara de Vereadores de Esteio rejeitou o Projeto de Lei enviado pelo Executivo Municipal que destinava recursos para a realização da 8ª Parada Livre na cidade. O evento é organizado pela ONG Amigos da Diversidade. O projeto enviado pelo Executivo destinaria uma quantia de R$ 20 mil para a realização de palestras, debates, e demais assuntos relacionados aos homossexuais e da tradicional festa que no ano passado contou com a presença da atriz e jurada de televisão, Elke Maravilha como atração principal do evento. Durante a sessão, como justificativa, a Parada Livre foi comparada ao evento dos festejos carnavalescos que foram cancelados por falta de recursos nos cofres municipais. O tema escolhido para esse ano é ‘Não é opção, ta Legal? Nasci assim e ponto final’. Os vereadores Beatriz Lopes, Jane Battistello, Michele Pereira, Rafael Figliero, que votaram a favor do projeto que beneficiaria das atividades da ONG, enquanto que os vereadores, Felipe Costella, Harri Zanoni, Jaime da Rosa, Leonardo Pascoal, Marcelo Pereira, foram contrários ao repasse de verba prevista no Projeto de Lei. Caso fosse aprovado, as despesas encontra-se amparada na dotação orçamentária do exercício financeiro de 2015, oriunda da secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana.


Feira de ciências mobiliza 
comunidade do Olímpica
O evento foi realizado nas dependências da instituição
Faltando poucas semanas para a realização da Feira Municipal de Ciências (Femuci), as escolas já estão promovendo as atividades para escolher os melhores trabalhos que estão participando da competição da mostra. No dia 29 de agosto, o Centro Municipal de Educação Básica Érico Veríssimo, organizou uma grande festa que reuniu pais, estudantes e a comunidade em geral. Segundo a diretora da instituição, Ronise Nunes, juntamente com a supervisora Aline Manueli, a feira tinha como objetivo trabalhar com os estudantes ações construtivas em prol da aprendizagem, de forma diferente e diversificada. “Todos os participantes foram de extrema importância nesse processo. Por isso, que mais uma vez, a feira foi um sucesso na escola e irá fazer bonito na Femuci, em setembro”, disse Ronise.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Amizade... 

Umas das grandes relíquias humanas destaca-se pelo seu comprometimento e sua dedicação, quando reconhecemos no outro sua melhor metade;  onde segredos e confissões fazem parte deste parentesco, desenhado pela empatia entre os indivíduos. As condições humanas nos levam a manter entre nossa convivência aqueles que de alguma forma temos afinidades, podendo ser o único elo com alguém fora do grupo familiar. Algumas duram a vida toda, outras perdem-se na lembrança do tempo, trazendo saudade, e boas lembranças, algumas nem tanto. Entre verdades e mentiras, o mundo prossegue em sua rotação intermitente fazendo aos poucos a vida passar como nuvem em dia de céu azul, nem por isso, menos importante. Temos oportunidades diversas de estabelecer contato com diferentes pensamentos humanos, e a liberdade de escolha daqueles que de alguma maneira farão parte de nossas vidas, e contraditoriamente sem escolhas convivemos com pessoas insatisfeitas em ambientes que somos por algum motivo frequentar; mas que devemos respeitar, pois, não sabemos se alguém ao nosso lado pensa desta maneira. Para nós ciganos, é algo divino e levamos para a vida toda. Reverenciamos e fazemos disso parte de nossa família. Caros amigos, amizade já dizia o poeta é amor que nunca morre, sentimento verdadeiro sem parentesco que nos fortalece, motiva e faz feliz. Gratidão aos meus amigos leitores! Abraço fraterno, toda benção! ciganabrazil@yahoo.com.br


Thaynô Ferreira tem sido uma
revelação no esporte no Estado
Atleta se classifica
para campeonato 
no Nordeste 

O boxeador esteiense Thaynô Ferreira classificou-se para o campeonato brasileiro da modalidade, que será realizado em Aracaju, em novembro. O jovem competiu representando o Estado, onde lutou contra atletas de São Paulo, na Copa Sul-Sudeste de Boxe que aconteceu entre os dias 10 a 12 de setembro, no município de Osório. Thaynô integra a seleção gaúcha que disputou o torneio, na categoria Elite (Adulto) venceu dando duas quedas no atleta paulista. Além disso, Ferreira faz parte das oficinas de boxe do Programa Integrado de Inclusão Social (PISS). O rapaz está apenas duas vitórias de obter o cinturão da sua categoria. Segundo o treinador e educador social, Abílio Mendes, o trabalho que vem sendo desenvolvido tem obtido resultado expressivo e contribuindo para a formação de mais atletas. “Com essa conquista, o Município pode fazer história e mostrar o potencial existente no esporte”, comentou Mendes. Interessados em participar da oficina de boxe, basta entrar em contato com o professor Abílio Mendes pelo telefone 9325-7910.


Trabalho escolar irá render espaço
dedicada a poesia no Seminário
Estudantes do Flôres da Cunha declamaram poemas aos visitantes
Maquete de como ficará após a restauração
Durante a visitação de representantes do Poder Público e do empresariado local nas obras de restauro do complexo do Seminário Claretiano, no dia 09 de setembro, um grupo de estudantes do 4º ano do Centro Municipal de Educação Básica Flôres da Cunha mostraram seu talento, ligados a cultura, em especial a literatura brasileira. A professora Carla Bertotto Hoffmann falou que a presença dos alunos nesse momento especial é importante, pois eles tiveram a oportunidade de conhecer onde será a sala onde será instalada uma biblioteca dedica a poesia, em especial reverenciar os poetas gaúchos. “O trabalho iniciou em 2014, com a educadora Sílvia, que por problemas de saúde encontra-se afastada as funções, mas os alunos estão dando continuidade a obra. Tanto que solicitaram junto a prefeitura que no local fosse instalada uma biblioteca para a comunidade”, explicou Carla. Ela informou que o projeto fez parte da Feira Municipal de Ciências (Femuci) 2014, que ocorreu no salão paroquial da Igreja Imaculado Coração de Maria. No decorrer do encontro, os meninos e meninas fizeram declamações de poemas, como do Mário Quintana.


BM e PC recebem novas viaturas 
O INVESTIMENTO na compra dos veículos foi 
de aproximadamente R$ 140 mil
 Dra. Camila Santos da Cunha, promotora de Justiça de Esteio,
Dr. Leonel Baldasso, delegado de Esteio, Longuinho Muzykant, presidente do CONSEPRO
e Dr. Fernando Domingues Soares, delegado regional de Polícia
Ten. Cel. Nilo Correa Alves, Comandante da BM de Esteio, Dr. Marcos La Porta da Silva,
juiz de direito da Vara Criminal de Esteio e diretor do Fórum, Longuinho Muzykant
O CONSEPRO - Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública,  através de seu presidente Longuinho Muzykant, entregou à Brigada Militar e Delegacia de Polícia de Esteio duas viaturas adaptadas para as  atividades policiais. A solenidade aconteceu na tarde do dia 15 de setembro. O índice  crescente da criminalidade em Esteio acelerou por parte do CONSEPRO  a entrega de duas viaturas adaptadas para as atividades policiais no município. Segundo o presidente do CONSEPRO, o Estado não tem condições de arcar com o custo da segurança, motivo pelo qual a entidade encontrou no Poder Judiciário e Ministério Público o apoio necessário para fazer frente às necessidades dos órgãos de segurança do município, viabilizando instrumentos para que a segurança em Esteio seja feita com maior eficiência. O investimento nas duas viaturas - uma Duster adaptada para transporte de presos e uma Strada adaptada para transporte de materiais apreendidos - ficou em torno de R$ 140 mil.
INTEGRAÇÃO - Longuinho Muzykant ressalta que Esteio tem um importante diferencial que é a integração das instituições, o que pode ser observado através das instalações da Brigada Militar, Delegacia de Polícia e Corpo de Bombeiros, que tiveram também a relevante colaboração da comunidade. Desde que reativado o CONSEPRO no município, há cerca de dois anos, o órgão tem feito a cobertura dos gastos de manutenção das instituições ligadas a Segurança, fato confirmado no depoimento do delegado regional de Polícia, Fernando Domingues Soares, que vê no CONSEPRO de Esteio um órgão que realmente cumpre com sua missão e expectativa da comunidade. As viaturas foram entregues ao Ten. Cel. Nilo Correa Alves, comandante da BM de Esteio e ao delegado Leonel Baldasso, chefe de Polícia do município.


Executivo intensifica trabalho 
na limpeza para prevenir alagamentos
Por conta da previsão de fortes chuvas na região nos próximos dias, a Prefeitura de Sapucaia do Sul, através da Secretaria de Obras, intensificou o trabalho de limpeza de arroios, córregos e bocas de lobo na cidade. No Arroio José Joaquim está sendo realizado o serviço de dragagem, que é a retirada do excesso de terra acumulada do local. A dragagem está sendo realizada no trecho do arroio entre a BR 116 e a Rua Maurício de Souza, no Bairro Cohab. Além do José Joaquim, as galerias dos arroios Boa Vista e São Bento passaram por desobstrução. Também foram desobstruídos os córregos que passam pelos bairros Carioca e São Jorge. Além das ações para prevenir os alagamentos na cidade, as pastas de Obras e Serviços e Mobilidade Urbana estão realizando capina, roçada e recolhimento de entulhos em toda a extensão da Avenida Mauá.  Também passaram por limpeza as avenidas Sapucaia, João Pereira de Vargas e Francisco Albano da Silveira. O mesmo trabalho é realizado nos cemitérios Pio XII e João XXIII.


Longo período de chuva 
excessiva com temporais
O Sistema Metroclima adverte para um cenário meteorológico significativamente adverso na região de Esteio e arredores, durante a segunda metade de setembro com chuva em volumes extremamente acima do normal. No período, são esperados acumulados de chuva que se situem no dobro ao triplo da média histórica de setembro, colocando a região na considerada zona de alto risco. As simulações computadorizadas indicam 200 mm a 300 mm para Porto Alegre na segunda metade do mês, entretanto podendo chegar a 400 mm. A média histórica de chuva (1961-1990) de setembro inteiro em Porto Alegre é de 139,5 mm e nos primeiros 15 dias de setembro choveu apenas 10 mm a 20 mm.  Mas as previsões  apontam para chuvas intensa que atingem as nascentes dos rios dos Sinos, Jacuí e Gravataí, o que sugere um alto risco de uma nova enchente para a cidade de Esteio e regiões que sofreram com a enchente do último mês de julho.  Para os próximos sete a dez dias, a chuva deve ser volumosa e persistente durante muitos dias seguidos, com possibilidade de alagamentos e outros transtornos, semelhantes ao ocorrido em julho. Este longo período de intensa instabilidade teve início no dia 16 de setembro e pode durar, ao menos, sete a dez dias seguidos. Existe o risco eminente de temporais de raios e granizo. Na quinta, o risco de chuva forte permanece, diminuindo na sexta para aumentar de novo no fim de semana e na primeira metade da semana que vem. 
PREVISÃO DIÁRIA
Quinta (17/9): Muitas nuvens e chuva no decorrer do dia com ocasionais trovoadas. Segue o risco de chuva por vezes moderada a forte com ocasionais trovoadas. Mínimas de 15ºC a 17ºC e máximas de 17ºC a 19ºC.
Sexta (18/9): Muitas nuvens com períodos de chuva e garoa no decorrer do dia, contudo podem ocorrer intervalos de melhoria. A temperatura segue com pequena oscilação. Mínimas de 14ºC a 16ºC e máximas de 17ºC a 19ºC.
Sábado (19/9): Mais um dia de abundante nebulosidade com períodos de chuva. Chance de trovoadas à medida que começa a ingressar ar mais quente. Não se afasta chuva moderada a forte na cidade em alguns momentos. Podem ocorrer intervalos de melhoria. Mínimas de 14ºC a 16ºC e máximas perto de 20ºC.
Domingo (20/9): Permanece o quadro de instabilidade. Domingo farroupilha com muitas nuvens e períodos de chuva ocasionalmente com pancadas fortes e trovoadas em Porto Alegre, mas podem ocorrer alguns intervalos de melhoria. Mínimas de 16ºC a 18ºC e máximas de 20ºC a 22ºC.
Segunda (21/9): Instabilidade não dá trégua. Muitas nuvens e chuva no decorrer do dia que não se afasta possa ser moderada a forte em alguns momentos com trovoadas. Outra vez a temperatura tem pequena variação com mínimas de 15ºC a 17ºC e máximas de 17ºC a 19ºC. (Meteorologistas Eugenio Hackbart, Luiz Fernando Nachtigall e Estael Sias/MetSul Meteorologia)


Ações são tomadas para reduzir 
riscos de alagamentos
Em alguns dias, os trabalhadores chegaram a trabalhar durante a noite
Mais vazão nos arroios  foi uma das ações para impedir alagamentos
Com a previsão de muitas chuvas para esta segunda quinzena de setembro, a Prefeitura está adiantando ações previstas para ampliar a capacidade de vazão dos arroios esteienses. Uma das medidas está na base de concreto do Arroio Sapucaia, perto do local de encontro com o Arroio Esteio, vai garantir maior velocidade no escoamento da água. O término da concretagem , mas, devido à possibilidade de mau-tempo, a empresa responsável pela obra antecipou o trabalho, trabalhando na noite do dia 14 e normalizando o canal já no dia seguinte. Outra novidade iniciada no dia 15 é o alargamento da margem do Arroio Sapucaia no lado canoense, nas proximidades da ponte da Avenida Presidente Vargas. A retirada de parte da margem e vegetação circundante permitirá o revestimento em concreto deste trecho, medida prevista no estudo do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH). O Executivo, através da secretaria competente também efetuou a demolição de mais duas casas no final da Rua Theodomiro Porto da Fonseca, permitindo a entrada de maquinário no leito do Arroio Esteio para efetuar sua limpeza. As moradias estrangulavam o curso d´água, que deveria ter até dez metros de largura mas, em alguns pontos, não passava de dois. A Secretaria de Obras Viárias realizará ajustes nas redes de drenagem do local e fará uma dragagem. No último dia 4, a Prefeitura concluiu a ligação do trecho final da Avenida Brasil (Beira-Arroio) com a Rua Érico Veríssimo. O terreno ao lado da via receberá também a bacia de amortecimento, com capacidade para reservar até 14,8 milhões de litros d’água.


Estudantes visitam o 
acampamento no Parque 
A PROPOSTA TEM por finalidade inserir 
as crianças com a cultura gaúcha
Crianças ficaram atentas a contação da história
Alunos das escolas municipais e particulares do município percorreram na tarde do dia 15 de setembro, os pavilhões do Parque Assis Brasil, no espaço onde encontram-se instalados os CTGs e piquetes da Semana Farroupilha de Esteio. Na oportunidade, os estudantes puderam viajar nos pampas do Rio Grande do Sul, usando como transporte contos e cantos gauchescos oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). O espetáculo de contação de histórias “Contos & Cantos Farroupilhas”, apresentado pelo grupo “Lado A, Lado B”. Os artistas mostraram às crianças e também aos professores e responsáveis um pouco da cultura gaúcha. As turmas de jardim de infância ao quinto ano conheceram a história do Duende Pingo Verde, ajudaram a dar vida ao Boitatá, dançaram o Xote Carreirinha e cantaram o ‘hino gauchesco’ Céu, Sol, Sul, Terra e Cor. De acordo com informações da secretaria de Cultura, na apresentação que aconteceu as 10 horas, no palco de shows, o teatro recebeu cerca de 250 crianças de escolas da cidade e de cidades vizinhas. No período da tarde, a quantidade de estudantes foi a mesma que da manhã. Ao se despedirem, os artistas lembraram que as histórias funcionam com contos ouvidos em um lugar e contados em outro. Se for assim, as crianças terão muito o que contar.



Brigada apreende mais de 100 armas e 1000 munições
O Jornal Destaque sempre noticia as ações dos órgãos de segurança da cidade, solicitamos ao 34º BPM da Brigada Militar e à Delegacia de Polícia Civil seus registros dos índices de criminalidade sobre apreensões de armas de fogo no ano de 2014 e 2015. Constatou-se o aumento no índice de apreensões de armas, munições e simulacros (armas falsas) entre o ano de 2014 até o fechamento desta edição. Os números são impressionantes, no total foram mais de 1.000 munições apreendidas de diversos calibres. No mesmo período foram aprendidas pelo 34º BPM mais de 100 armas de fogo. Destas armas 14 eram de origem estrangeiras, 6 de calibre restrito as forças armadas e forças auxiliares, além destas outras 25 estavam com sua numeração raspada para impedir sua identificação de origem. A segundas informações fornecidas pelo Ten. Cel. Nilo Alves, comandante do 34ª BPM, a maioria destas armas e munições foi aprendida em regiões que ocorrem tráfico de drogas na cidade, sendo que a maioria dos indivíduos presos já possuíam antecedentes por tráfico de entorpecentes, furtos e roubos. Durante este período nenhuma das ocorrências apreendeu arma de fogo devidamente registrada na Polícia Federal, órgão responsável pelo registro no país. A maioria dos 33 simulacros de arma de fogo foi utilizada para a prática de roubos a pedestres e veículos. Se por um lado aumentou-se os números de apreensões, por outro lado, na próxima edição do JD vamos apresentar os índices de outros crimes que acabaram por ser consumados e registrados pela Brigada Militar e Polícia Civil. A edição de nº1995 do Jornal Destaque causou grande repercussão, com a matéria de tratou da busca de cursos de manuseio de armas de fogo por mulheres. Assim na próxima edição do JD será divulgado mais informações levantadas junto aos órgãos de segurança. Os números levam em conta o Estado do Rio Grande do Sul, eles são impressionantes, aguarde a edição 1998 do JD. A agilidade no fornecimento de informações pelo Ten. Cel. Nilo do 34º BPM, foram de extrema importância para o JD informar a comunidade com transparência.


Suspeitos são detidos com mercadorias furtadas
Os materiais encontrados no automóvel
Quatro indivíduos com idades entre 19 e 36 anos foram presos por uma guarnição do 34º BPM de Esteio. O delito aconteceu no dia 10 de setembro, por volta das 17h30, na área central do município. Conforme o relato dos PMs que prenderam o quarteto, eles foram abordados por trafegarem em atitude suspeita pelo Centro da cidade. Durante a vistoria no porta mala do automóvel, os policiais militares encontraram diversas mercadorias oriundas de furtos cometidos pelo grupo. Praticamente todos os envolvidos possuem diversos antecedentes por furtos e um por formação de quadrilha. Os brigadianos conduziram os indivíduos a DPPA, onde foi registrado a ocorrência e o grupo foi autuado em flagrante pelo crime de roubo.


Perseguição termina em tiroteio 
em Sapucaia do Sul
As armas e munições que foi recuperada
Uma ação policial em Sapucaia do Sul resultou em pelo menos dois suspeitos feridos, durante uma perseguição policial, ocorrido no dia 10 de setembro, por volta da meia noite e meia. Segundo informações do 33º BPM, uma guarnição avistou um veículo Kadet, de cor cinza se deslocando pela Avenida Theodomiro Porto da Fonseca em direção a RS 118, com os faróis apagados. Ao se aproximarem, os PMs verificaram através da placa que o automóvel encontrava-se em situação de furto/roubo. Quando os policiais militares foram tentar uma aproximação para prender a dupla, iniciou-se uma perseguição, que deixou perplexos motoristas que estavam trafegando pela BR 116. Para fugir do cerco policial, os indivíduos fugiram pela 116, em direção a cidade de São Leopoldo, no qual iniciou uma perseguição entre os criminosos e os policiais. Durante o trajeto na via expressa, os indivíduos efetuaram disparos contra a guarnição que revidou, próximo a um estabelecimento comercial, que as margens da BR. Diante dos fatos, os indivíduos invadiram a Rua Concórdia e pararam o veículo. Ao descerem do automóvel e pararam em frente a uma residência localizada na Rua Concórdia. Na abordagem, quatro indivíduos desceram do carro, sendo que um deles estava com um revólver calibre 38 contendo seis munições intactas e mais oito no bolso. Já o carona ao lado do motorista estava com uma pistola 9mm, além de mais sete munições intactas e de igual quantidade no bolso. A perseguição resultou em um indivíduo baleado no braço e outro com um tiro na coxa. Ambos receberam os primeiros socorros pela SAMU e levados para o Hospital Centenário, em São Leopoldo. Os outros dois foram encaminhados a DPPA, da cidade capilé.



BM prende jovem por roubo de veículo no Jardim Planalto 
Um jovem de 19 anos foi preso na tarde do dia 15 de setembro, em uma rua do bairro Jardim Planalto, por volta das 16h30. Conforme informações dos policiais que atenderam o fato, o suspeito havia roubado um veículo Honda/Fit na Rua 24 de Agosto, no bairro Centro. Diante do relato da sala de operações do 34º BPM, uma guarnição saiu em perseguição por ruas e avenidas. Após algumas horas, o carro foi localizado próximo a uma residência no Jardim Planalto. No local, além da prisão do rapaz, os brigadianos encontraram um revólver calibre 38 e um rádio HT, bem como os objetos pessoais do dono do automóvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário