quinta-feira, 24 de setembro de 2015

EDIÇÃO 1998

Câmara aprova projeto de desapropriação
de área no Parque Votorantin
Alguns moradores inclusive já estão residindo no local
Apesar de algumas famílias já estarem residindo em novas casas construídas em uma área localizada na Avenida Luiz Pasteur, no Loteamento Parque Votorantin, foi aprovado recentemente o Projeto de Lei (PL) que desapropria um espaço de terras, que pertence ao Município, com o intuito de viabilizar a construção de habitações de interesse social pelo programa Minha Casa, Minha Vida. De acordo com informações do documento, serão realizados ajustes após a mediação topográfica para ser inserida na matrícula para o reassentamento das famílias que moravam nas proximidades do leito do Arroio Esteio.


Empossada a nova titular da pasta de Meio Ambiente 
Sandra Beatriz Silveira, 54 anos, assumiu no dia 21 de setembro, a titularidade da Secretaria do Meio Ambiente, em substituição a Orides de Oliveira. Com a substituição, Orides volta a diretoria de Planejamento e Serviços Ambientais da pasta. Sandra é natural de Esteio e tem dois filhos. Foi vice-prefeita do Município de 2001 até abril de 2002, quando assumiu a Prefeitura. Em 2004, foi eleita prefeita, mandado que cumpriu até o ano de 2008. Formada em Letras no Centro Universitário La Salle (Unilasalle), depois pós-graduou-se em Gestão Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi presidente da Fundação de Proteção Especial do Rio Grande do Sul. Também lecionou Português e foi diretora do Colégio Estadual Augusto Meyer, o Premem.


Multas de trânsito - Para onde vão? 
A FALTA DE fiscais torna o trânsito confuso e causa acidentes
Durante a última terça-feira, dia 15 de setembro, a cidade enfrentou uma série de transtornos em sua principal avenida à Avenida Pres. Vargas. Por volta de 18h, um veículo colidiu em outro ao converter para acessar à Rua Josué Guimarães, grandes estragos materiais foram constatados. A poucos metros, bem no acesso à cidade junto à divisa com o município de Canoas o trânsito estava parado, sendo necessário muita paciência para cruzar a ponte divisória entre os municípios. O que chamou muito a atenção dos motoristas foi o fato de a avenida Presidente Vargas, estar engarrafada enquanto a Av. Brasil estava completamente liberada, mas interditada. Alguns intrépidos motoristas arriscavam cruzar a ponte da Av. Beira Arroio, movendo os obstáculos que estavam impedindo a passagem, poucos se arriscaram, mas comemoravam o uso da tão falada avenida. Motoristas entrevistados lamentavam ficar parado no engarrafamento, perdendo tempo e gastando combustível que “está muito caro disse o motorista Jorge Fernandes”, residente do bairro Vila Olímpica. “Faz mais de 10min que o trânsito não anda, completou D. Jessie Dutra que buscava os filhos na escola em Canoas”. O que novamente impressionou, foi a falta de fiscalização de trânsito por parte dos agentes municipais, segundo informado para o JD, pela secretaria de comunicação, Esteio conta atualmente com 10 fiscais de trânsito em seu quadro de funcionários. Pode-se dizer então que temos uma média de apenas um fiscal de serviço por dia, tendo em vista que o funcionalismo precisa de folga, férias, licença maternidade e possivelmente algum com atestado médico. Obvio, não podemos esquecer dos que estão lotados na fiscalização com radar móvel pelas ruas do município.


Cidade em obras - trânsito caótico
Há algumas semanas o JD, solicitou a Secretaria de Comunicação algumas informações sobre a prática de seus fiscais de trânsito quanto às multas utilizando “radar móvel”. Até o fechamento desta edição não foram enviadas as informações solicitadas. Portanto, não sabemos quantas infrações foram registradas por tal equipamento no município em 2014 e 2015. Muito menos os pontos onde são realizadas as fiscalizações. É sabido que tal procedimento tem cunho educativo, mas é amplamente utilizado de forma punitiva, afinal o motorista não é parado e receber orientação evitando repetir o delito de trânsito. Contudo nem os pontos “camuflados” servem de prevenção, apenas como pontos para “faturar”. Assim o coerente seria necessário indicar e informar estes pontos. A exemplo do que já é feito na Capital de nosso Estado. Não recebemos informações sobre os valores arrecadados, seu destino, nem os locais das atuações destas fiscalizações. Bem como se destes recursos, alguma parte é utilizada para a educação de trânsito nas escolas, para num futuro próximo possuirmos novos motoristas mais conscientes e educados. As declarações de que o efetivo de fiscais de trânsito no município de Esteio é tão baixo, qual o motivo que este equipamento fica guardado em algum lugar incerto, ao invés de ser repassado para a Brigada Militar. Assim os fiscais poderiam marcam mais presença nas vias da cidade, evitando todos os transtornos que estamos presenciando dia a pós dia.


Professora lança livro baseado 
em trabalho escolar 
A IDEIA é contar histórias de forma para atrair e divertir as crianças
Thatirê com o boneco ‘alfabeto’, juntamente com a obra literária
estiveram divulgando o trabalho no JD
Foi realizada na noite do dia 17 de setembro, a festa de lançamento do livro ‘A Mudança do Alfabeto’ escrito pela professora Thatirê da Cósta Hack com ilustrações de Graciela da Rosa Lopes e diagramado por Claudio Dusik. A solenidade aconteceu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Thatirê falou que a ideia que originou o livro surgiu quando confeccionou um boneco chamado ‘alfabeto’ que tinha por objetivo através das letras contar para as crianças da Educação Infantil sobre a história e pontos de referência da cidade para os pequenos. “Foi um trabalho especial que foi escolhido para fazer parte da Feira de Ideias do município do ano passado, que tinha como tema principal os festejos dos 60 anos. Por não haver literatura para menores sobre isso, revolvi colocar no papel e transformar em livro”, explicou a professora. Ela salientou que devido à estrutura corporal do boneco, por não ter cabelo, orelha e ter pernas e braços de tamanho grande chamou a atenção dos estudantes. “Diante disso me motivou a também escrever o livro em braile e escrito em sua integralidade totalmente de forma artesanal. Isso se tornou importante, pois já havia desenvolvido trabalho voluntário com deficientes visuais, no qual tenho grande admiração por esse público”.
APRENDIZADO - A educadora e escritora ressaltou que além da história, o boneco tem papel importante no processo educacional com os alunos nas disciplinas como na matemática, como por exemplo, a altura das crianças e geografia, no qual o boneco indica no mapa o local onde eles nasceram e onde residem. “Por ser uma obra de interesse da comunidade, as organizadoras do livro cederam os direitos autorais para a prefeitura, onde parte dos livros será distribuída pela secretaria de Educação que a grande parceira nesse trabalho”, frisou a professora. Thatirê que já apresentou o trabalho durante uma das edições do Seminário MudaMundo e outras atividades ligadas a educação na cidade. Esse trabalho possibilitou que a história fosse aplicada no ciclo de alfabetização. Durante a solenidade, a escritora e a ilustradora prestaram uma homenagem especial aos estudantes que ajudaram a tornar a obra uma realidade.


Colégio Coração de Maria realizará a 19° Feiccom
A edição passada da feira foi sucesso de público
Nos dias 24 e 25 de setembro, estará acontecendo a 19° Feira de Ideias do Colégio Coração de Maria (Feiccom). Com o foco principal em despertar à iniciação científica e explorar o potencial investigativo dos alunos, de todos os níveis da educação básica da instituição e de escolas convidadas. Ao total foram selecionados 60 projetos de diferentes áreas do conhecimento que farão parte da atividade. A Feiccom ficará aberta ao público das 9h às 19 horas e será realizada no ginásio poliesportivo da instituição. A feira contará com a presença de avaliadores de universidades parceiras e autoridades do município. Paralelamente a Feira de Ideias, também está ocorrendo o 6º Campeonato de Robótica do Coração de Maria, que terá a participação dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental.

Wilson Paim
Wilson Paim 
lança CD durante a Semana Farroupilha 
Uma das atrações da Semana Farroupilha de Esteio que atraiu um público expressivo foi na noite do dia 17 de setembro, com o show do músico gaúcho Wilson Paim. Com 30 anos de carreira e 50 trabalhos lançados, entre LPs e CDs, Paim falou que apesar de já ter realizado apresentações durante a Expointer é a primeira vez em que canta para o público esteiense. “A expectativa é grande, pois a região possui uma forte influência ligada ao tradicionalismo e cultua ativamente a cultura gaúcha”, disse o músico. Ele salientou que ao percorrer aos pavilhões do Parque Assis Brasil onde está ocorrendo o evento ficou impressionado com a infraestrutura montada para a festa, organizado pelo Poder público e com o auxílio das parcerias. “É com alegria que se pode observar a integração e a união entre os CTGs e os piquetes para que cada ano a Semana Farroupilha se torne um atrativo a mais para os participantes e visitantes”. Em relação a trajetória da música, Wilson Paim destacou que na sua opinião, a música passa por uma renovação há cada dez anos. “Na atualidade, a musicalidade dos pampas está melhor, o que se tornou mais gaúcha e menos tradicionalista. Hoje existem artistas importantes como Luiz Marenco, Joca Martins, além de Cesar Oliveira e Rogério Melo”.


As tendências para 
móveis e decoração 
GISELE LEITE 

Hoje em dia, mistura-se o retrô com o moderno, o rústico com o clássico, o alumínio com a madeira. Essa contradição de elementos em um mesmo ambiente faz dele singular e com conteúdo, com personalidade. Texturas amadeiradas estão cedendo lugar às cores lisas, como chamois, cinza e linho. A cor cinza atualmente é o novo branco. É uma cor básica que dá espaço a essa mistura de materiais, criando uma ligação e harmonização entre eles. Uma peça que está voltando com muita força no design de interiores e virando “Estrela” é o Cobogó. Originário de Recife, no século XX, é um elemento vazado, inicialmente produzido de cimento, que serve para dividir um ambiente, sem perder luminosidade e ventilação. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. Hoje em dia, ele é feito de vidro, cerâmica, ferro, couro ou MDF. É um verdadeiro trunfo na arquitetura, garantindo soluções inteligentes, bonitas e eficientes. A leveza da iluminação indireta, a transparência dos vidros e o  brilho dos espelhos nunca serão demais e são eles os pivôs que proporcionam destaque e requinte aos ambientes. Na decoração, inovar é surpreender e esse desafio é muito bem atendido com a variedade de materiais, padrões e possibilidades que a tecnologia proporciona hoje. O objetivo é que essas infinitas combinações possam permitir que as pessoas expressem cada vez mais seu estilo e personalidade no ambiente em que convivem.

Trabalhadores se revoltam contra o 
não pagamento de salários 
POR ALGUNS minutos, a parte frontal do parque se tornou
um campo de guerra com a destruição das bilheterias
Os trabalhadores se aglomeraram em frente o portão principal
do parque para receber o salário
Funcionários de uma empresa contratada que trabalharam durante a 38º Expointer realizaram na tarde do dia 22 de setembro, uma manifestação em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil. A revolta principal era que a grande maioria dos trabalhadores não haviam recebido o salário ou o dinheiro entregue com valores abaixo do valor estipulado no contrato. Diante disso, por volta das 15 horas, os funcionários trancaram a BR 116 e a Avenida Independência, no bairro Novo Esteio. Moradora de Esteio, Daniele da Silva Farias, 22 anos relatou que assim como outras pessoas, entre homens e mulheres trabalhou pela empresa BH Produções e Serviços na limpeza do Parque Assis Brasil. “Fomos comunicados que o salário seria depositado no dia 18 de setembro e quem não tinha conta bancária, o dinheiro seria entregue no dia 22 em mãos. Mas o acordo não foi cumprido, tanto que já fui à agência bancária tirar o extrato e até o momento não havia sido ingresso o montante na conta”, comentou Daniele. Ele frisou que havia trabalhado na mesma função em 2013, mas por outra empresa, mas que não teve problemas ao receber o salário. “Pretendo não trabalhar mais na Expointer para evitar novos aborrecimentos”.
DESCUMPRIMENTOS - Residente em Sapucaia do Sul, Maicon dos Santos Oliveira, 30 anos ressaltou que foi informado, por parte dos funcionários da empresa que nos contrataram que cada domingo trabalhado era o equivalente a dois dias de serviço, somando mais dois dias no feriado de Sete de Setembro. “Além disso foi nos prometido que teríamos 20% de insalubridade. Nada disso foi cumprido. Quando estive verificando o meu saldo bancário, onde a empresa não havia depositado o dinheiro, resolvi dormir na fila, desde o dia 21, quando cheguei por volta das 19h30 para conquistar meus direitos, mas os responsáveis não estão sendo honestos com o trabalhador”, desabafou Oliveira.
Sonho de trabalhar na feira virou um pesadelo 
Ao ver a oportunidade de incrementar a renda da família, durante um período, Sandra Mara Ferreira, 33 anos, resolveu se inscrever e trabalhar na maior feira agropecuária da América Latina, em Esteio. Mas o sonho se tornou um pesadelo ficou indignada com o descaso e com a omissão da empresa, perante aos funcionários. Moradora do bairro Mathias Velho, a diarista falou que começou a trabalhar no parque no dia 24 de agosto e terminou suas atividades no dia 18 de setembro, onde após os trabalhos iriam receber o salário estabelecido. “Desde a data indicada estou imprimindo os saldos da conta e até o momento não havia entrado o dinheiro. Inclusive pegaram algumas carteiras de trabalho e não devolveram ainda”.
Brigada Militar foi acionada para conter o tumulto 
Para manter a ordem e evitar mais danos ao patrimônio público e a integridade de alguns trabalhadores que estavam no local para receber o salário, pelo menos três viaturas do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) se revezaram para manter a ordem no lugar. Devido a não resposta, em relação ao depósito ao pagamento dos salários, revoltados, os manifestantes chegaram a colocar fogo em um dos guichês, assim como quebraram os vidros. Um vigilante que trabalha no parque conteve as chamas com um extintor. Na oportunidade, os responsáveis da empresa não se manifestaram e deliberaram um funcionário para comunicar aos presentes que estão sendo efetuados o pagamento dos trabalhadores e que todos irão receber o salário acordado.


Situação do Parque Zoológico deixa
servidores e comunidade apreensivos 
O MEDO é a venda de alguns hectares para 
 empresários internacionais
Eduardo e Delaney falando sobre as ações que estão sendo tomadas contra o meio ambiente
O biólogo Eduardo Polanczyk da Silva e o chefe da reserva florestal do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, Delaney Fagundes foram entrevistados recentemente no programa Opinião, apresentado na Rádio Jornal Destaque. Um dos principais objetivos do encontro foi sobre a situação em que está a Fundação Estadual de Zoobotânica, que inclui do Zoo sapucaiense. Segundo Eduardo, a tentativa de conceder para a iniciativa privada o parque é uma afronta para as políticas feita ao longo dos anos em prol do meio ambiente. “É uma falta de respeito com aqueles que ajudaram a construir a Fundação, pois tinha como objetivo deixar um legado para as futuras gerações”, disse o biólogo. Ele salientou que a principal revolta da grande maioria dos servidores é relacionada o não acesso, por parte do funcionalismo, no que tange ao Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa sobre a concessão do Parque Zoológico a empresários interessados em explorar a área. “O Zoo é um dos principais pontos turísticos do Estado e recebe aproximadamente 600 mil pessoas durante o ano. Além de 40 hectares de área para visitação, outros 160he estão reservados para o hospital veterinário, centro de triagem de animais silvestres, central de nutrição, bem como a seção do núcleo industrial, como serralheria, entre outros departamentos”, explicou Polanczyk. Funcionário há quase dois anos, Eduardo falou que em outubro de 2014 foi regularizada e autorizada a exploração no valor de R$ 390 mil em investimentos para o local, mas na troca de governo, não houve mais avanços, em relação a esse trabalho. “A concessão já existe, mas alguns processos licitatórios precisam ser revistos e outras já estão prontos para serem executados. O problema é que não temos mais informações sobre essa medida”.


Atitudes humanas 
LORI EMANOELA DA SILVA

Grandes transformações planetárias estão ocorrendo, sutilmente ao longo dos anos, embora estejamos avançados tecnologicamente, ainda engatinhamos nas relações humanas. Percebemos um desconforto em diferentes ambientes, e ainda para completar uma falta de otimismo e sentimentos autodestrutivos causando desconforto aos que de coração realizam suas atividades. Nestes momentos devemos entrar em estado de oração independente de credo religioso para não permanecer na faixa vibratória densa que acomete nosso planeta, intensificando assim uma barreira de energia abrandando as “formas sentimentos” que endurecem os corações quando sua frequência é negativa. Na etnia cigana, temos uma educação não só reforçando valores humanos, mas trabalhamos desde cedo as questões de percepção além dos olhos, daquilo que podemos ver além das aparências, para poder compreender a nossa existência, e aqueles que nos cercam; percebemos com tristeza muitos mau intencionados ,temos compaixão por esses irmãos que permanecem nas trevas da ignorância, querendo levar vantagens, com línguas afiadas, esquecendo que existe a lei do retorno que é implacável. Tenhamos em nossas almas a convicção e a certeza que somente através de nossas atitudes poderemos melhorar nossas vidas, e quando estamos em equilíbrio absolutamente nada nos tira do prumo, por tanto, observe sempre a natureza das coisas. Abraço fraterno, toda benção! Maiores informações: ciganabrazil@yahoo.com.br


Membros do Conselho são empossados 
A SOLENIDADE aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos
Jauri Machado conduziu os trabalhos na Casa dos Conselhos
O auditório da Casa dos Conselhos localizado no sub-solo do prédio administrativo da Prefeitura ficou lotado na noite do dia 03 de setembro, para a escolha dos integrantes da sociedade civil na primeira gestão do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade de Direitos do Povo de Terreiro e de Matriz Africana. Entre os 21 inscritos para participar da eleição, foram escolhidos um titular e um suplente de sete segmentos diferentes, para um mandato de dois anos. O conselho atua na defesa dos direitos da pessoa religiosa de Matriz Africana, promovendo a inclusão, a integração e o acesso a serviços públicos, entre outros objetivos. O órgão foi instituído pela Lei Municipal n° 6.169, de 02 de julho de 2015.
Integrantes do Conselho  
Segmentos: Umbanda - Titular: Dalva Torquato Santos - Suplente: Cátia Jaqueline Vargas Alves; Quimbandeiros (Exú): Titular: Nazareno de Jesus Baick - Suplente: Sergio Souza Oliveira Junior; Nação de Matriz Africana: Titular: Paulo Ricardo Soares - Suplente: Jones Benemann; Alabês: Titular: Francisco Carlos de Oliveira - Suplente: Robert Alves Ferreira; Mulher Cultuadora da Religião de Matriz Africana: Titular: Giovana Pacheco - Suplente: Cristina Maria Santos; Prestadores de Serviços ao Povo de Terreiro: Titular: Alexandre Cardoso Roldão - Suplente: Marco Antonio Monteiro; Entidade Afro Umbandista de Esteio: Titular: Marli Terezinha Pereira Alves - Suplente: Ailto Machado


Passaportes brasileiros passam a ter validade
de 10 anos 
O passaporte comum eletrônico brasileiro passa a ter validade de 10 anos. Desde o dia 06 de julho de 2015, a Polícia Federal e a Casa da Moeda começaram a emitir o novo documento. Como o prazo de validade foi dobrado, novos itens de segurança foram implementados. Adotou-se o padrão de criptografia de curvas elípticas brainpool para assinatura digital, proporcionando maior segurança aos dados gravados no chip. Foram também realizadas modificações na capa e na imagem invisível fluorescente para aumento da durabilidade do passaporte. O Brasil passou ainda a fazer parte do PKD, o Diretório de Chaves Públicas da ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), o que agilizará a verificação de autenticidade do passaporte brasileiro em postos de controle migratório no exterior, além de proporcionar maior segurança aos viajantes brasileiros. O sistema brasileiro de emissão de passaportes também passou por novas adaptações e nova certificação digital, o que garantirá maior segurança ao documento. Maiores informações podem ser encontradas no site www.dpf.gov.br.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA
Missionário Claretiano 
PÁTRIA 

Aconteceu. Em todo o Brasil, inúmeras manifestações em homenagem à querida PÁTRIA ocorreram. Ótimo! País, sem amor pátrio, demonstra sinais fúnebres... Pessoalmente, tenho muita saudade dos velhos desfiles. Havia muita preparação, muito capricho, muito carinho. Por outro lado, vivemos em meio a infindas injustiças e a terríveis falcatruas. A imprensa, frequentemente, aponta e demonstra as embutisses. Na prática, pouquíssimos são castigados. Daí surge um bom Advogado. Pronto: Tudo permanece na mesma!... Orgulho-me do Brasil. Porém, muita coisa deve ser melhorada. As cadeias revolvem alguma coisa? Trata-se dum amontoado humano, antissocial, antipedagógico. Sempre escrevi e comentei: Menos presídios e mais cemitérios... Pátria amada! Os meios de comunicação, diariamente, mostram desvios e roubos. Em que país vivemos, hem? Ainda bem que a natureza, à noite, repõe o que os homens destroem, durante o dia!...    Por que certos jogadores devem receber tanto?... Os senadores e deputados e vereadores e prefeitos e governadores e ministros recebem demais, pelo que realizam... Quem paga o pato? Os aposentados e pensionistas... Para estes, nunca há dinheiro, no caixa... Os políticos divulgam, em alto e bom som: Educação, Saúde e Segurança... Quem quiser acreditar, faça-o! Porém, com infindos “pêsames!...” E a tal de liberdade religiosa? Em nome dela e do Senhor Jesus, falsos milagres são apresentados, muito dinheiro é surripiado dos fiéis, a par dos constantes ataques à Igreja Católica. Isto não é LIBERDADE RELIGIOSA. Sim, LIBERTINAGEM RELIGIOSA!... Adorada PÁTRIA! E os preços dos combustíveis, hein?... Os dirigentes da Petrobras têm vergonha na cara? Possuem, na verdade, os bolsos bem recheados... Muita coisa precisa ser modificada logo, logo! Quem quiser entender, entenda! Fim de papo.


Parque Assis Brasil vem sendo 
alvo de polêmicas 
Com o atraso no pagamento dos funcionários de empresas terceirizadas, que trabalharam durante a Expointer, na tarde do dia 22 de setembro, houve quebra- quebra, principalmente nos guichês em frente ao portão central. Soma a isso outros fatores polêmicos envolvendo o Parque Assis Brasil. Durante a feira do agronegócio, servidores da SEAPA entraram de greve trancando a entrada dos portões para o ingresso dos animais no evento. Durante a festa, também houve registro de manifestação dentro e fora do parque, além de queda na arrecadação.


‘Costelão 12 horas’ atraiu convidados
Rafael Vieira, Clovis Vieira e Marcelo Pereira
O assador comemorou o sucesso do evento
O piquete Vento Forte, que se tornou o palco de confraternização entre entidades de classes da cidade como CDL, Acise, Acess, OAB, entre outras. O local aconchegante proporcionou durante o acampamento farroupilha, nos pavilhões do Parque Assis Brasil a integração de diferentes profissionais do município. Na noite do dia 17 de setembro, um jantar de confraternização reuniu empresários e representante de diversos segmentos da sociedade num ‘costelão’ 12 horas. O assador da noite foi o empresário Clóvis Vieira que deixou os convidados satisfeitos pela qualidade da carne e também por estar bem assada.


Extinção da chama marca encerramento
dos festejos tradicionalistas 
A PRESENÇA maciça dos CTGs e piquetes da cidade 
foram um atrativos do evento
O encerramento aconteceu por volta da meia noite no Parque Municipal
Foram nove dias vivenciando a história e a tradição do Rio Grande em Sapucaia do Sul. Encerrou no dia 20 de setembro, a 35ª edição da Semana Farroupilha da cidade. Segundo o chefe do Executivo Municipal Vilmar Ballin, mais uma vez os sapucaienses tiveram um evento à altura da sua paixão pela tradição rio-grandense. “Sapucaia do Sul cultua as suas raízes e tem mostrado, a cada ano, esta paixão renovada. Com a construção do Parque Jayme Caetano Braun, pudemos oferecer à população um espaço apropriado para este culto e para todos os demais festejos que exaltem o tradicionalismo. A todos os sapucaienses e envolvidos nesta edição da Semana Farroupilha o meu muito obrigado”, ressaltou o prefeito. Durante a semana, além da presença maciça dos CTGs e piquetes da cidade, a programação do evento contou com grandes nomes da música nativista, visitação de escolas, concurso de gastronomia campeira, entre muitas outras atrações.
CHAMA – Presença garantida nos principais eventos tradicionalistas de Sapucaia do Sul, Pedro Ortaça e Família subiu ao palco por volta das 21h30, para fazer o show de encerramento do evento. No repertório grandes sucessos que marcaram a trajetória do grupo. Às 24 horas em ponto o momento simbólico que marca o encerramento dos festejos farroupilha emocionou a todos. O prefeito Ballin, juntamente com o coordenador da busca da chama, o tradicionalista Beno Alves Silveira, o Tio Beno, extinguiram a chama crioula.


CDL Sapucaia comemora 43 anos
Representantes de vários segmentos participaram do encontro
O 43º aniversário da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapucaia do Sul foi comemorado no dia 18 de setembro, no Piquete da entidade instalado no Parque Jayme Caetano Braun, onde recebeu associados, autoridades e convidados. Ao fazer uso da palavra o presidente da CDL, Mauro Sauthier, se disse gratificado com a atuação da entidade junto aos associados e comunidade, pois seus projetos são marcados pelo êxito. A CDL permaneceu durante a Semana Farroupilha em seu Piquete festejando a data e recepcionando amigos que estiveram em visita ao Parque Jayme Caetano Braun.


Lançada o 2º Esteio da Poesia Gaúcha 
na Semana Farroupilha
Djalma Pacheco, Ângela Ruas, Daniel Mello e Paulo Roberto Vargas, na solenidade de lançamento
No penúltimo dia dos festejos farroupilhas do município, centenas de pessoas acompanharam, no dia 19 de setembro, o lançamento do 2º Esteio da Poesia Gaúcha, festival de poemas inéditos promovido pelas secretarias de Arte e Cultura e de Comunicação Social. A solenidade foi realizada no palco de apresentações montado no Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil. Segundo o titular da pasta de Comunicação Social, Luiz Damasceno, a primeira edição da festa superou as expectativas dos envolvidos na organização do evento e a proposta para o próximo ano é fazer melhor e maior. “Além de fazer parte do calendário de eventos do Município e a festividade fora a Expointer que traz um público expressivo de outras cidades do Estado e da região”, comentou Damasceno. Ele enfatizou que uma das novidades para a segunda edição são avanços em relação ao valor pago nas premiações. Para a secretária de Arte e Cultura, Ângela Ruas, afirmou que o 2º Esteio da Poesia Gaúcha tem condições para repetir o sucesso do primeiro evento. “No dia 27 de fevereiro de 2016, queremos fazer na Casa de Cultura um belo evento, que valoriza nossa cultura, tradições e queremos contar com a participação de todos vocês”. A solenidade encerrou-se com a apresentação de Silvana Andrade, que declamou a poesia ‘É Bem Assim lá no Campo’, trabalho com o qual conquistou o primeiro lugar entre os intérpretes do 1º Esteio da Poesia Gaúcha. A jovem pisou no palco acompanhada do músico Jadir Oliveira, amadrinhada pelo esteiense Vladimir Guará.


Organizadores pretendem qualificar o evento
Silvana Andrade declamou a poesia vencedora da primeira edição do evento
Um dos organizadores do Festival, o declamador Paulo Roberto Domingues Vargas destacou que o evento já se tornou referência entre os apreciadores do verso gaúcho no Rio Grande do Sul e em estados vizinhos. “Estamos recém na segunda edição e o Esteio da Poesia já é, sem dúvida, um dos maiores festivais do gênero em nosso Estado. Tenho certeza que será, mais uma vez, um sucesso”, afirmou. Atuante no movimento tradicionalista há alguns anos, o jornalista Djalma Correa Pacheco, comentou que desde junho já estão trabalhando na organização do evento. “Estamos na expectativa de superar os números de participantes e de público da primeira edição”. Djalma falou ainda que em relação a outros festivais pelo Estado, a antecedência com a entrega dos poemas é importante, devido à seleção dos trabalhos.


DESAPOSENTAÇÃO 
POR DRA. SUZANA JABONSKI 

O trabalhador quando se aposenta e continua trabalhando é obrigado a continuar contribuindo para o INSS sem receber nenhuma contra-prestação, ou seja, é obrigado a pagar INSS sem receber nenhuma compensação financeira, por isso muito tem se falado recentemente sobre a chamada “desaposentação”, que é um processo judicial que busca computar todos os períodos contribuídos após a aposentadoria como tempo de contribuição para fins de concessão de uma aposentadoria mais vantajosa. É válido esclarecer que o  entendimento do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que é possível essa “desaposentação”, e que o INSS não pode querer exigir de volta os valores que o segurado recebeu durante a aposentadoria, tendo em vista o caráter alimentar. A matéria ainda aguarda desfecho pelo Supremo Tribunal Federal.  Não restam dúvidas de que há uma grande pressão do Governo Federal no julgamento do processo pelo STF, bem como para que o segurado que se aposentou e continua trabalhando e contribuindo com o INSS não receba nenhuma contra-prestação. Contudo, existem decisões favoráveis aos segurados, sendo que em uma delas uma segurada do INSS de Novo Hamburgo que recebia R$ 1300,00 de aposentadoria e continuou trabalhando e contribuindo por mais de 10 anos, conseguiu através do processo de desaposentação  passar a receber uma aposentadoria mensal de R$ 4600,00  e recebeu mais de R$ 70.000,00 de valores retroativos. E ainda, a nova aposentadoria foi implantada imediatamente levando em consideração todo o período contributivo, não tendo a segurada ficado nenhum dia sem receber a sua aposentadoria e nem teve que devolver os valores recebidos. Tal decisão transitou em julgado e não cabe mais recurso.  Assim, como o INSS não reconhece a chamada “deposentação”, somente terão direito ao computo de todos os períodos contribuídos após a aposentadoria os segurados que ingressarem com ações judiciais, sendo que é possível ingressar com ação sem correr nenhum risco, desde que o cálculo elaborado por perito qualificado comprove que o novo beneficio será mais vantajoso ao segurado. Faça valer seus direitos, procure-nos.





Morre mais uma vítima do atirador da Vila Ezequiel 
O HOMEM de 53 anos era dono do estabelecimento
comercial e foi ferido na nuca
O proprietário foi ferido com um tiro na altura da coluna
Morreu no dia 20 de setembro mais uma das vítimas feridas por disparos de arma de fogo efetuados por um homem em um bar situado na Rua Guido Possamai, Vila Ezequiel. José Amaral Luz Nunes, 53 anos, proprietário do estabelecimento comercial onde ocorreram os disparos, faleceu no Hospital São Camilo, onde estava internado após ser atingido por um tiro na altura do pescoço. No dia 07 de setembro, um homem descontrolado que morava nas imediações abriu fogo contra as pessoas que estavam em um estabelecimento comercial, após discussão com vizinhos por motivo de som alto em um veículo. Os disparos resultaram na morte de José Isidoro, 58 anos, funcionário da Prefeitura de Esteio e mais três pessoas gravemente feridas, dentre eles uma mulher. Com a morte do homem vítima do atirador, que resultou em dois óbitos, eleva para o total de 21 homicídios cometidos em Esteio, somente entre o período de janeiro a setembro de 2015.  Segundo o delegado Leonel Baldasso, o atirador fugiu do local após ter cometido o crime, ocasião em que moradores revoltados com o caso depredaram a casa onde ele morava sozinho há vinte anos. A Polícia Civil procura o atirador para prendê-lo, após ter sido decretada a sua prisão preventiva a pedido da DP esteiense.


Indivíduo é capturado por PMs
O suspeito estava foragido do sistema prisional
Por volta das 19h30, uma guarnição da Brigada Militar de Esteio realizou a prisão de um homem de 30 anos. Os policiais relataram no boletim de ocorrência que no dia 16 de setembro, estavam fazendo um patrulhamento pela área central da cidade, quando avistaram o indivíduo em atitude suspeita. Na abordagem, os PMs verificaram que o homem encontra-se foragido do sistema prisional, além de possuir antecedentes criminais. O fato foi registrado na DPPA, em Canoas.


Assaltos em Esteio está chegando 
ao patamar de 800 registros 
Entre o período de janeiro até o dia 10 de setembro de 2015, a Polícia Civil já registrou aproximadamente 800 assaltos na cidade. O delegado Leonel Baldasso informou que durante o ano de 2014 ocorreu 714, entre janeiro e dezembro. “Ainda falta alguns meses para o encerramento do ano e podemos ter um aumento significativo”, disse. Ele salientou que muitos dos assaltos registrados na cidade são oriundos de assaltos a pedestres. “A maioria dos registros de roubos é relacionado ao levar objetos de pequeno porte, em que é fácil comercialização, com o propósito de trocar por drogas”, enfatizou. Baldasso ressaltou ainda que muitos dos envolvidos nesses delitos são moradores de outras cidades próximas a Esteio, como Canoas, Sapucaia do Sul e até Cachoeirinha. “Isso é que temos registrado fora as vítimas que, muitas vezes, por ter sido roubado objetos de pequeno porte não faz o boletim de ocorrência e não entra nas estatísticas”.


Jovem é esfaqueado no 
Acampamento Farroupilha 
Um adolescente de 17 anos foi ferido com duas facadas na região torácica, na noite do dia 18 de setembro, próxima aos piquetes montados nas dependências do Parque Assis Brasil. De acordo com o titular da DP esteiense, Leonel Baldasso, o setor de investigação da delegacia vai averiguar as possíveis causas do fato. “Se a vítima estiver em boas condições será ouvido para saber qual foi o real motivo da violência”, falou Baldasso. Ele informou além de não ser encontrada a faca que resultou na violência, dois suspeitos foram encaminhados a DP, pois acompanhavam a vítima. Após prestarem esclarecimentos, a dupla foi liberada.




BM prende suspeito 
no São José 
Um homem de 43 anos que se encontrava foragido do sistema prisional foi detido por uma guarnição do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) do município. O fato foi registrado no dia 20 de setembro, por volta das 14 horas, em uma rua do bairro São José. Conforme informações do BPM, o indivíduo possui antecedentes por tráfico de drogas, furto qualificado e apreensão de objetos. Ele foi encaminhado para a DPPA, em Canoas, onde prestou depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário