quinta-feira, 1 de setembro de 2016

EDIÇÃO 2035

Lama em calçada na frente do parque
A obra foi feita próximo ao portão de acesso das autoridades
Pedestres que estão utilizando a calçada em frente ao Parque Assis Brasil devem ficar atentos. Após o fechamento de um buraco, a poucos dias da abertura da 39ª Expointer, que aconteceu no dia 27 de agosto, a grande quantidade de lama que ficou ao redor, em função da chuva. Mas antes do mau tempo, a poeira predominou no local. Devido a isso, foi colocado um cordão de isolamento para que as pessoas não pisassem no barro para evitar acidentes e também para não danificar as pedras que recém foram colocadas. Com isso, o canteiro de grama ficou soterrado pela grande quantidade de terra que foi retirado do local.


Loteamento Bom Jesus é tema de reunião
Representantes do poder público e a comunidade debateram sobre as ações na localidade
Integrantes da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, formada por representantes do Legislativo estiveram reunidos no dia 23 de agosto, para tratar do andamento das obras de saneamento básico no Loteamento Bom Jesus, de responsabilidade da Corsan. Também estiveram presentes moradores e o secretário de Obras e Serviços Urbanos, José Luiz da Silva. Na oportunidade, Silva, questionado pelos vereadores, esclareceu que os serviços da empresa contratada pela Corsan, tinha prazo para terminar as atividades no dia 26 de agosto. Além disso, o titular da pasta de Obras informou que as obras de infraestrutura, de responsabilidade da prefeitura, consistem em promover a drenagem, pavimentação, acessibilidade e sinalização, devem ser iniciadas após encerradas as intervenções da Corsan no local. A previsão de conclusão das intervenções, segundo Silva, é de 90 dias. A Corsan, convidada para a reunião, informou que não poderia se fazer presente.


Subseção da OAB Esteio adere a campanha nacional sobre eleições 
OS INTERESSADOS em participar da iniciativa podem baixar um aplicativo 
 e fazer denúncia, quando observar algo errado com os candidatos
A diretoria da Subseção esteiense durante o ato de combate a corrupção
A Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Esteio realizou na noite do dia 29 de agosto, um ato de assinatura para a criação da Comissão de Fiscalização das Eleições Municipais e de Combate ao Caixa 2. A solenidade ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença de integrantes da entidade do município e da região, assim como advogados. O presidente da Subseção local, Higidio Dassi comentou que um dos principais objetivos da iniciativa é concentrar denúncias, filtrar e fiscalizar possíveis irregularidades nas eleições, seja por meios físicos e virtuais. “A comissão local atua na operacionalidade da campanha que está em âmbito nacional, onde os interessados podem baixar um aplicativo e informar os responsáveis sobre a compra de votos ou algo errada na campanha”, disse Higidio. Ele ressaltou que a iniciativa vem ao encontro de uma ação da OAB/RS, no que tange com a luta pela reforma política e pelo fim do financiamento de campanha empresarial.
PARTICIPAÇÃO - Higidio falou ainda que farão parte do grupo que irá participar da mobilização, além da entidade, também integram a Associação dos Juízes Federais, Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, Procurador Geral do Estado e um representante da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O grupo foi apresentado durante o lançamento da campanha, no dia 27 e toda a informação sobre o caso, o aplicativo irá detectar e os representantes ao tomar ciência do caso, deverão ir atrás e resolver o problema. No município, o Ministério Público será representado pelo promotor da área específica, que está a cargo de André Côelho. “A Subseção esteiense está aberta para receber os políticos, candidatos e a comunidade que queiram fazer uma denúncia, onde o responsável pode se identificar ou não”. Para baixar o aplicativo nas plataformas digitais, os interessados podem acessar a página do Facebook da OAB – Subseção de Esteio, onde pode-se encontrar todos os caminhos para utilizar no aparelho celular, tablet ou smartphone.


Conferência dos Povos de 
Terreiro ocorre no dia 03 
A Coordenadoria Municipal dos Direitos Humanos, o Conselho Municipal do Povo de Terreiro, a comunidade Irmão do Axé e o Conselho Estadual do Povo de Terreiro realiza, no dia 03 de setembro, a 2ª Conferência dos Povos de Terreiro de Esteio. O encontro será realizado das 13h30 às 18 horas, na Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya e terá a presença de diversos representantes dos povos tradicionais da matriz africana. A conferência, aberta a toda comunidade, trabalhará em cima de quatro eixos temáticos de discussões com o objetivo de pensar e construir ações afirmativas e políticas públicas dos povos africanos. No encontro, serão escolhidos delegados que serão representantes de Esteio na Conferência Estadual dos Povos de Terreiro deste ano. O evento é um marco conceitual do Município. O Rio Grande do Sul é o Estado com maior concentração de conselhos dos povos tradicionais de matriz africana no Brasil. A Casa de Cultura fica na Rua Padre Felipe, 900, Centro.
EIXOS DE DISCUSSÃO 
Eixo 1 - Matriz Civilizatória Africana: Democracia e Direitos Humanos.
Eixo 2 - A Matriz Civilizatória Africana: Justiça Civilizatória, Racismo e Intolerância Religiosa. Eixos 3 - A Matriz Civilizatória Africana: Participação Popular e Desenvolvimento Sustentável. Organização Eixos 4 - A Matriz Civilizatória Africana: Social, Política e as Fronteiras Institucionais.


Ronald da Silva trabalhando em uma festa na cidade
História de 
um profissional 
que serve personalidades com discrição
GARÇOM QUE INICIOU a carreia 
por casualidade hoje é um dos 
mais requisitados para festas e 
eventos na cidade 
Aprender a servir um cliente e muitas vezes ser confidente do mesmo. Esta e outras histórias fazem parte do cotidiano de um profissional conhecido como garçom. Em agosto, mais precisamente no dia 19, é lembrada como forma de reconhecimento e atuação. Em Esteio, um dos mais conhecidos é Ronald da Silva, 55 anos. Ele relatou que o primeiro contato com garçons foi em 1994, na então casa de espetáculos Latimosfer, em Porto Alegre. “Na época estava desempregado e fui indicado para trabalhar numa vaga de copeiro. Ao longo dos anos busquei me profissionalizar e sai do local, em 1999, como garçom”, disse Ronald. Ele comentou que na casa de shows teve a oportunidade de conhecer artistas como à cantora Alcione, o dançarino carioca Carlinhos de Jesus, o músico Billy Pool, entre outros. “Por alguns anos trabalhei em uma das festas mais populares do espaço que ficou conhecido na noite como ‘Festa da Bia’. A passagem por Porto Alegre me oportunizou a aprender fazer coquetéis, utilizando frutas, alguns inclusive sem teor alcoólico, mas de sabor indispensável”. Ronald enfatizou que por aproximadamente quatro anos esteve no segmento trabalhando apenas como freelancer em eventos e festas na cidade e região. Nos primeiros anos da carreira, Ronald citou que muitos garçons ganharam dinheiro, devido a grande quantidade de festas que havia. A partir de 2004, uma nova chance surgiu com sua contratação para trabalhar no Clube Aliança. Um dos primeiros contatos foi no Boliche e também passei a atuar no restaurante Santa Gula, durante o dia, nas dependências do clube. “Mesmo trabalhando no clube não abandonei alguns clientes que conquistei ao longo da carreira e prestando serviço à domicílio. Com isso, criou-se um laço de amizade e confiança”.
NOVIDADES - Ronald da Silva disse que nos últimos anos tem trabalhado em eventos como chá de fralda, aniversários de um ano, entre outros. “Tenho orgulho e gosto do que faço. Os clientes que me contratam me deixam à vontade para exercer minhas funções e assim como me realizo a lidar com o público. É uma profissão em que o aprendizado é constante”. Devido ao tempo que já atua com o público, Ronald é uma pessoa observadora, no que tange ao seu trabalho. Observa onde o cliente vai sentar e sabe, muitas vezes, até a bebida que vai tomar, mas de forma discreta. “Um dos principais segredos da profissão é a descrição. Talvez é uma dica para ter sucesso na carreira”. O garçom Ronald da Silva é casado, pai de três filhos e
dois netos.


Grupo ajuda dar nova vida aos idosos
Grupo de idosos que participam de atividade no Coração de Maria
O grupo da Melhor Idade Unidos do Coração de Maria foi formado no dia 12 de julho de 2012, com o auxílio do padre Darley José Kummer. Fazem parte aproximadamente 80 pessoas, em sua maioria com mais de 70 anos de idade. Segundo uma das voluntárias, Claudia Foljarini, um dos principais objetivos é proporcionar que os idosos tenham uma vida saudável, possa conviver em grupo. Durante o ano, além das tradicionais brincadeiras, são realizados passeios, atividades de entretenimento, assim como palestras, entre outras ações. A integrante mais idosa é Dona Maria Lídia que tem 87 anos. Ela é lúcida e ativa nas brincadeiras. Também há seu Romário, de 86 anos, que durante os encontros atua secretário. “Ambos são dois, dois são exemplos de vida, sempre prontos para o que der e vier. Na verdade nunca vi nada igual”, comentou Claudia. Ela destacou que são integrantes com uma enorme vontade de viver sem ter medo de nada. “É emocionante conviver com eles”. Já a integrante mais nova é a pequena Helena de 12 anos. “Pra mim é um privilégio em participar e coordenar juntamente com voluntários o grupo que me inspira todos dias”. Interessados em fazer parte, os encontros acontecem na primeira quarta-feira de cada mês, a partir das 14h30, no salão da Paróquia Imaculado Coração de Maria, que fica na Rua Coração de Maria, 120, Centro. O grupo é aberto a toda a comunidade que queira participar.


LORI EMANOELA DA SILVA
Antes que o mundo acabe... 
Antes que o mundo acabe, tente ser um pouco mais coerente em suas atitudes em relação a si mesmo e ao lugar onde você vive... Antes que o mundo acabe perceba a beleza das margaridas, em sua singela existência... Antes que o mundo acabe sinta a brisa do vento em seu rosto, numa doce fragrância, inebriando a alma... Antes que o mundo acabe permita-se viver... Antes que o mundo acabe tome um banho de chuva... Antes que o mundo acabe conte historias de sua juventude... Antes que o mundo acabe ande descalço na grama... Antes que o mundo acabe abrace forte seu filho... Antes que o mundo acabe chore de dar risada... Antes que o mundo acabe dance no meio da rua... Antes que o mundo acabe declare seu amor... Antes que o mundo acabe visite um amigo distante... Antes que o mundo acabe ame, um pouco...bastante... Antes que o mundo acabe ande pelo menos uma vez de bicicleta... Antes que o mundo acabe suba uma montanha... Antes que o mundo acabe sinta, veja, perceba, entregue, perdoe, realize, recomece,desarrume, limpe, ande, dance, grite,leia,junte, espalhe,ame, ame, ame tudo que a vida te proporciona, porque o mundo....ah, meus caros o mundo acaba quando extinguimos os nossos mais grandiosos sonhos... Abraço fraterno, toda bênção!

Chegada da chama marca a abertura 
da Semana da Pátria 
FOGO SIMBÓLICO SERÁ conduzido por um grupo de corredores da Acores
Corredores irão levar a chama da Igreja Coração de Maria até a Prefeitura
No próximo dia 07 de setembro é lembrado como um dos marcos mais importantes da História do país. Trata-se da Independência do Brasil, onde em inúmeras cidades é comemorado com desfiles patrióticos, que acabam envolvendo toda a comunidade, desde as escolas, instituições representativas, clubes de serviço, entre outras atrações. Após um período de apogeu, em que as famílias iam assistir seus filhos ou familiares desfilando, nos últimos anos, em especial, Esteio e Sapucaia do Sul, os organizadores estão optando por uma caminhada cívica ou até outras atividades dentro das instituições. Em território esteiense, os grandes eventos da Semana da Pátria ocorriam na Avenida Presidente Vargas, no Centro e reunia milhares de pessoas. Após isso, os últimos eventos foram realizados na Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio.
CHAMA - Para marcar a data, no dia 01 de setembro, a partir das 9 horas, será acessa a chama da pátria em frente à Paróquia Imaculado Coração de Maria, dando início às comemorações do Sete de Setembro. O fogo simbólico será trazido até ao Paço Municipal Clodovino Soares pelos membros a Associação de Corredores de Rua de Esteio (Acores) e atletas da equipe Eu Corro e Família de Corredores. A chama passará pelas ruas Coração de Maria, Avenida Padre Claret, Presidente Vargas e Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes. A chama ficará acessa até o dia 07. Em Sapucaia do Sul, também a festa era na avenida principal, em frente a Praça General Freitas. A Prefeitura de Sapucaia do Sul informou através da assessoria de imprensa que no Município não haverá atividade de chegada da Chama da Pátria.


Rádio e TV Jornal Destaque promove apresentação de propostas de candidatos
a prefeito por Esteio
Entre os dias 08, 09, 12 e 13 de setembro, a Rádio, TV e o Jornal Destaque irão promover a apresentação de propostas e plano de governo dos candidatos a prefeito por Esteio. O evento inicia a partir das 9h30 e pode ser ouvido pelo site www.radiojornaldestaque.com ou pelo canal no You Tube TV Jornal Destaque e pelas páginas do JD. Outra ferramenta utilizada será a página do Jornal Destaque, no Facebook, que onde os usuários também podem assistir o programa. O primeiro entrevistado será o candidato Getúlio Fontoura (PSDB), No dia 09, será a vez do candidato Fladimir Costella (PMDB). Já no dia 12 de setembro, o candidato será Leonardo Pascoal e no último dia, 13, será Joceane Gasparetto. Perguntas podem ser enviadas pelos e-mails jdestaque@terra.com.br ou jornaldestaquenovo@gmail.com ou pelo espaço na rede social e no portal da TV. O telefone do jornal é 3473-1712. Os estúdios da rádio e da TV fica na Rua Theodomiro Porto da Fonseca, 134, Esteio.


Etapa final do Freio de Ouro marcou 
fim de semana na Expointer 
PÚBLICO QUE ACOMPANHOU o evento vibrou e torceu para os melhores na competição
Incontestável é a palavra que define a decisão do Freio de Ouro, que terminou em grande estilo na tarde do dia 28 de agosto, na arena montada no Parque Assis Brasil, durante a 39ª Expointer. Com a supremacia de Farrera de Los Campos e Harmonia Temprano. No ano em que chega a três décadas e meia de seleção, o evento consolidou-se como um dos melhores eventos do cavalo crioulo. O ouro foi para Antonieto Rosa, ginete da nova geração e que ganhou pela primeira vez, com 100% de aproveitamento nas classificatórias do Bocal pela região. No caso dos campeões, também não há espaço para coincidências. A Estância Temprano chegou à Expointer com a melhor campanha da temporada e garantiu o terceiro lugar na fila morfológica no primeiro dia, assim como Farrera também teve um bom desempenho, ficando entre as quatro primeiras em um plantel de 48 matrizes. O encalço do Ouro foi um páreo bastante duro de conquistar. Tanto que na fase final, enquanto Farrera cravava seu lugar como a melhor, o embate pelas primeiras posições - assim como também foi com os machos – foi uma luta de tirar o fôlego até da pessoa mais calma na plateia. E como nada é por acaso - até mesmo quando a superação do Crioulo está em jogo - o que parece uma competição pelo coração da arquibancada, nunca deixa de ser a seleção de uma raça.


CEF pretende investir R$ 93 milhões 
em crédito imobiliário
A Caixa Econômica Federal pretende investir R$ 54 bilhões no segundo semestre e fechar este ano com investimento total de R$ 93 bilhões, sendo R$ 16 bilhões para habitação de mercado e R$ 38 bilhões para habitação social. Para atingir esse objetivo o banco promoveu ajustes na política de crédito imobiliário nos últimos meses e relançou o Plano Empresário (PEC) que proporciona condições especiais para o setor da construção civil. As medidas para reaquecer o setor também estão voltadas para os clientes pessoa física. Entre as mudanças, estão o aumento da cota de financiamento, de 70% para 80%, nos imóveis novos, e de 60% para 70% em caso de imóveis usados no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). “As medidas que estamos adotando agora vão aumentar a velocidade das contratações. Isso é bom para a CAIXA, para o cliente, que tem juros menores e para economia, porque gera emprego e renda”, avalia o vice-presidente de Habitação da CEF, Nelson Antonio de Souza. O banco federal continua líder no segmento de habitação, com 66,7% de participação no mercado.


Padre Túlio Melo Wavginiak
Campanha eleitoral 
Estamos vivendo um momento de campanha eleitoral. O tempo de campanha foi reduzido em relação a eleições anteriores e com um menor contingente de recursos. Diante disso, pode-se pensar no que diz respeito às qualidades dos candidatos e algumas atitudes de nossa parte.
1) Evite de votar nos candidatos que só aparecem durante o período eleitoral. Muitos candidatos procuram os eleitores durante o período eleitoral e, escutam o que eles tem a dizer, ouvem as suas reivindicações, fazem promessas, marcam agendas e são atenciosos com os eleitores. No entanto, depois de passado este período, deixam de lado as bases, não se preocupam mais com os seus eleitores e cuidam apenas das suas atividades particulares. Este tipo de candidato não tem compromisso com o eleitorado, mas está preocupado com o bem comum de todos e lhe diria de evitar de votar em um candidato assim.
2) Evite de votar nos candidatos que prometem coisas demais. Muitas vezes, pensando na eleição, os candidatos fazem promessas, muitas delas que eles próprios sabem que não tem condições de cumprir, pois estarem além das capacidades deles. Muitas delas tratam de atribuições que não são responsabilidade imediata do município. Fique atento e desconfie de candidatos que prometem que vão resolver todos os problemas. Esteja atento e questione o candidato sobre o modo como ele pretende solucionar as problemáticas da cidade. Quais os recursos que ele vai utilizar e de onde vai sair estes recursos.
3) Evite de votar nos candidatos que lhe oferecem algum benefício pessoal. Ocorre ainda hoje candidatos que oferecem algum tipo de recurso ou que prometem resolver os problemas particulares dos eleitores. A política não deveria resolver problemas particulares, e sim tratar do bem comum da cidade e dos cidadãos. Se você recebe alguma coisa para si, é provável que esse recurso deixe de ser investido na cidade. Exija os seus direitos. Não aceite favores, estes podem gerar clientelismo. Cobre aquilo que é atribuição do candidato.
4) Vote nos candidatos que se preocupam com o bem comum de nossa cidade. A nossa cidade é o nosso maior patrimônio, acima de qualquer projeto político. O cidadão deve estar atento aos candidatos que se preocupam com o bem da cidade, que valorizam o trabalho feito anteriormente. O que sabe ver as coisas boas realizadas pelos outros políticos. Evite de votar nos candidatos que denigrem a imagem dos outros e que não respeitam os demais candidatos. O candidato que ataca os demais acaba por não apresentar propostas para melhorar a cidade.
5) Se interesse por aquilo que acontece na sua cidade. É importante estar atento àquilo que acontece na câmara dos vereadores e em nossa prefeitura municipal. É difícil de acompanhar o que acontece em Porto Alegre e na Capital Federal. É muito mais fácil verificar e estar à parte daquilo que acontece em nossa cidade. Pois as distâncias e a complexidade política são menores no município do que ocorre a nível estadual e federal. Não diga: isso não é meu problema. A administração pública precisa de participação popular e isso só vai acontecer quando nós nos preocuparmos com aquilo que ocorre em nossa cidade. A omissão e a falta de interesse dos eleitores são prato cheio para pessoas inescrupulosas. Se interesse por sua cidade.
É o seu lar.
6) Organize-se, não espere tudo do poder público. O maior erro dos eleitores é pensar que os seus problemas vão ser resolvidos apenas pelos políticos. Os cidadãos comprometidos com a cidade são os primeiros que podem mudar algo. Não existe salvador da pátria. Os cidadãos podem resolver junto com o poder público os problemas da cidade. Participe, o melhor modo de nossa cidade mudar para melhor é com o nosso comprometimento com ela. As coisas só vão melhorar quando os cidadãos trabalharem juntos pelo bem de toda a cidade. Exerça a sua cidadania. Vote consciente.


39ª Expointer é aberta com público expressivo 
ESTA FOI UMA DAS principais novidades da festa do agronegócio
Os primeiros dois dias do evento, o bom tempo colaborou
Diferente dos anos anteriores, a solenidade de abertura da 39ª Expointer ocorreu uma hora e meia após os portões do Parque Assis Brasil, serem abertos, no dia 27 de agosto. A inovação foi construída em parceria com entidades promotoras da feira para valorizar os vencedores da mostra agropecuária, deixando para o dia 02 de setembro, o desfile dos campeões. Representantes de diversos segmentos da cidade, região e do agronegócio participaram do ato, que ocorreu no Restaurante Internacional. Conforme o governador José Ivo Sartori, o governo do Estado é parceiro do setor primário e entende que deve ajudá-lo com todos os meios à sua disposição. “A Expointer é o espaço de difusão de informações, de novos conhecimentos e do que melhor se faz no campo. A qualidade e a tecnologia incorporadas às nossas máquinas e implementos são exemplos para a agricultura brasileira”, afirmou Sartori.
SETOR - Ele destacou que a recuperação econômica começa pelo setor primário em todas as suas vertentes. E os gaúchos da cidade, muitas vezes, não têm uma ideia sobre o tamanho da contribuição que o setor agropecuário oferece ao Estado do Rio Grande. “O agronegócio representa mais de 40% do PIB estadual e suas consequências virtuosas se espalham por todos os setores da economia. E toda a força desse setor se manifesta em sua plenitude no Parque Assis Brasil”, enfatizou o governador. O secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, anunciou em breve será dada a largada para a criação de um ‘grupo de trabalho’ para reformular a legislação agro conforme a federal, lançando o programa Agro Mais Gaúcho”, baseado no projeto recém lançado pela União. Polo também assegurou que a Expointer é construída em três pilares: conhecimento, negócio e integração, e que esta é a “feira da integração do campo com a cidade”.
Aumento nas vendas da Agricultura familiar 
O volume de vendas no primeiro fim de semana da 18ª Feira da Agricultura Familiar, na 39ª Expointer, aumentou 8% em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com informações divulgadas nos primeiros dias do evento, indica que os 227 estandes, com vinhos, sucos, queijos, embutidos, artesanato, plantas e flores e cozinhas, comercializaram R$ 474,7 mil. “O aumento das vendas decorre do trabalho dos agricultores familiares, que trazem produtos de ótima qualidade e com ampla diversidade e inovação para o consumidor”, comentou o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto. No balanço da comercialização, as agroindústrias concentraram R$ 194,1 mil em vendas, enquanto o setor de artesanato faturou R$ 28,6 mil, e as cozinhas e sucos, R$ 32,2 mil. No primeiro fim de semana da edição passada da feira, os negócios ficaram em R$ 440,6 mil. As famílias vêm de 131 municípios e os espaços se subdividem em 170 agroindústrias, 44 estandes de artesanato, nove expositores especializados em plantas e flores e quatro cozinhas para comercializar produtos da agricultura familiar. Os orgânicos estão presentes em 16 expositores das agroindústrias, com itens como sucos, chás, temperos, mel, rapaduras e cachaças com certificação. Dos 227 expositores, 83% estiveram em edições anteriores da feira, e 94% participam do Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), e utilizam o Selo Sabor Gaúcho, 38% empregam matéria-prima vegetal e 35% animal em seus produtos, e 15% trabalham com produtos orgânicos. Em 2015, foram R$ 2,2 milhões em negócios na Feira da Agricultura Familiar.


Corredores participam de mais uma 
etapa da Cross Country 
ALÉM DISSO, alguns esportistas da Acores estiveram em outras competições pelo Estado
Equipe de Acores que subiu ao pódio nas atividades esportivas realizadas em agosto
O circuito Acores de Cross Country 2016, que está na sexta etapa foi realizado no dia 27 de agosto, nas dependências do Parque Galvany Guedes. O evento que tinha como foco principal ‘Desafio Olímpico’, reuniu aproximadamente 60 atletas, entre adultos e crianças.  O circuito que tem nove etapas e um dos propósitos é a integração social e uma melhor utilização da área do Parque que fica entre os bairros Jardim Planalto e Santo Inácio. Os atletas adultos somam pontuação a cada etapa, e na categoria infantil, as crianças têm a oportunidade de praticar alguma atividade física, assim como um momento de lazer aliado a competição. Entre os adultos, Richard Pacheco, da equipe ‘Eu Corro’ foi campeão completando a prova de 4,5 km, o que vale a pelo menos seis voltas na pista de caminhada do parque fazendo em 15 minutos e 24 segundos. No feminino, a atleta Márcia Pereira, de Porto Alegre, da equipe ‘Família de Corredores’ faturou o troféu de campeã completando a prova em 26 minutos. Na categoria associado, o campeão foi Leonardo Zanata, de Esteio, completando a prova em 16 minutos e 37 segundos. Dos 27 atletas adultos disputaram as primeiras colocações, 33 eram do infantil, foram subdivididos em bateria de 2 a 5 anos, 6 a 9 anos, 10 a 12 anos e 13 a 15 anos. O destaque foi para equipe de Canela, do projeto Hemitrias Salagil que se fêz presente na disputa. A campeã entre 2 a 5 anos foi Guilhermina da Silva, de Esteio, nos 50 metros. A Cross Country ocorre no último fim de semana de cada mês até novembro, no Parque Galvany Guedes.
PARTICIPAÇÃO DA ACORES EM OUTRAS COMPETIÇÕES 
No dia 30 de agosto, Marcos Mairesse, representando a Acores participou da corrida ‘Caminho da Aventura, que aconteceu no município de Dois Irmãos. Esta atividade teve um gosto especial, pois marcou 16 anos em que Marcos participa de corridas de rua e trilhas em montanhas. Outro integrante da associação foi Richard Pacheco que venceu mais uma prova. Tratou-se da 3ª Rústica SESC e Bancários do Litoral Norte, que foi realizada na cidade de Tramandaí. Um dos objetivos da competição é difundir e incentivar o esporte de rua, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.
ALGUNS VENCEDORES 
 6 a 9 anos (200 metros) - João Francisco - Canela / Larissa - Canela; 10 a 12 anos (7.144 metros) - João Pedro - Acores - Porto Alegre / Lilian Dnei - Canela; 13 a 15 anos (714 metros) - João Fábio - Canela / Amanda Elias - Canela


29ª Semana Espírita de Esteio encerra no dia 03
A XXIX Semana Espírita de Esteio foi aberta no dia 28 de agosto, com a explanação do tema ‘O Desconhecimento de Si Mesmo’. A ação ocorreu nas Sociedades Espíritas Gabriel Delanne e A União Faz a Força. Os palestrantes são Maria da Graça Conforti e Luiz Claudio Azambuja, respectivamente. No dia 02 de setembro, o assunto abordado será ‘O evangelho e o Homem de Bem’, às 15 horas, na Sociedade Gabriel Delanne, apresentado por Breno da Silva Júnior. E às 20 horas, será a vez de Sandro Pires e Velocino Camargo, sendo um no Ponto de Luz e A União Faz Força. O encerramento do evento está previsto para ocorrer na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara de Vereadores, no dia 03. A abertura será às 14 horas, com ‘Hora da Arte’, com os grupos AIJ, AFA e UME. Às 19 horas, está previsto apresentações musicais com o Grupo Nós, Grupo GD e Unidos pela Música. Em torno das 20 horas, o tema apresentado será a ‘Contribuição do Espiritismo para a Evolução e Reforma Íntima’, com o expositor Roberto Kischer. A Câmara Municipal fica na Rua 24 de Agosto, 535, Centro. A Sociedade Gabriel Delanne está situada na Rua Coração de Maria, 341 e a União Faz a Força, na José Martins, 249, Tamandaré. Já o Ponto de Luz localiza-se na Rua da Constituição, 153. A organização do evento está a cargo da UME.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Policiamento na Expointer 
Estamos em pleno período de Expointer, o maior evento programado anualmente em nosso município. A maior feira do agronegócio da América Latina congrega centenas de expositores nacionais e internacionais que atraem milhares de visitantes todos os dias. Este ano, ocorrendo no período de 27 de agosto a 04 de setembro, a previsão é de que aproximadamente 600.000 pessoas transitem pelo Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A Brigada Militar, através do 34º BPM de Esteio, é responsável pelo policiamento ostensivo no interior e entorno do Parque e, para isso, conta com o apoio de diversos batalhões da região e até da Capital. Na realidade, a segurança pública para um evento como este é um trabalho integrado que envolve vários órgãos como a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Trensurb, entre outros. Um criterioso planejamento foi realizado com bastante antecedência e, contando-se com uma grande infraestrutura na área, pretende-se reduzir os índices de ocorrências constatados em anos anteriores garantindo-se ao máximo a segurança de expositores, público visitante e trabalhadores do parque. No policiamento ostensivo mais de 100 policiais militares trabalham diariamente nas mais variadas funções, em modalidades diversas (a pé, montado, motorizado, com a utilização de cães e apoio aéreo), e ocupando 25 postos de observação elevados (pedestais) espalhados no interior e pontos externos estratégicos que servem como referência e proporcionam visibilidade de grandes distâncias. Por outro lado, pelo segundo ano consecutivo está-se utilizando a ferramenta cedida pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Plataforma de Observação Elevada que, instalada em um caminhão postado em local centralizado do parque, possui 16 câmeras de videomonitoramento que podem ser direcionadas, de acordo com a necessidade, e proporcionam uma visualização efetiva de até 3,5 Km. Este equipamento é um legado da Copa do Mundo de 2014 e multiplica consideravelmente a capacidade de acompanhamento de situações por parte da polícia. Assim, todo o esforço está sendo realizado pelos órgãos de segurança para que a Expointer se desenvolva em clima de máxima tranquilidade. Para isso, conta-se, ainda, que a comunidade visitante também participe proativamente preocupando-se com alguns aspectos: se possível utilize-se do trem evitando o transtorno no trânsito e as dificuldades de estacionamento no entorno do PEEAB; se for utilizar o automóvel, procure deixá-lo em local seguro e sem objetos à mostra no interior. Se for vítima de extorsão por parte dos chamados “flanelinhas” procure um policial militar e registre o fato. Sempre, em caso de necessidade, acione a BM através do 190 ou de forma presencial na sede do 34º BPM no parque. Juntos faremos a segurança de todos. Até a próxima. *Comandante do 34º BPM



Mulheres de PM’s fazem manifestação
dentro da Expointer 

ATO OCORREU EM frente a casa oficial do chefe do Executivo estadual
As manifestantes fizeram um ato durante a Expointer
Um grupo de esposas de policiais militares de Esteio realizaram no dia 28 de agosto, uma manifestação em frente ao portão de acesso a residência oficial do governador, José Ivo Sartori, nas dependências do Parque Assis Brasil, durante a realização da 39ª Expointer. Um dos objetivos da atividade foi chamar do governo estadual e da população que visita a maior feira agropecuária da América Latina sobre o parcelamento dos salários dos servidores do Executivo estadual. Além disso, alertar as pessoas sobre a crise econômica do Rio Grande do Sul, onde os gestores não estão tendo recursos financeiros conseguindo manter as contas em dia, bem como novos investimentos nas principais áreas como educação, saúde e segurança. Segundo informações de uma das integrantes do movimento, após algumas horas de movimentação, o chefe de gabinete do governador esteve falando com uma das representantes. Ele alegou que devido ao evento estava com agenda comprometida com as atividades na feira e que não dispunha de tempo. Além disso, frisou que todos os salários do Executivo foram parcelados e em alguns casos, estão sendo pagos com atrasado. Esta não é a primeira vez que ocorre uma mobilização similar. Em 2015, o grupo de mulheres dos PM’s, juntamente com outros familiares e amigos ficaram em frente ao portão de entrada e saída das viaturas, impedindo que saíssem para o patrulhamento. Ficaram fazendo a ronda, somente aquelas que estavam em trabalho, durante a noite. Neste ano também elas promoveram uma nova ação, por algumas horas, pois a situação permanecia sem solução.
METROVIÁRIOS TAMBÉM FAZEM MOBILIZAÇÃO 
Outra mobilização que também chamou a atenção principalmente de pedestres, na Avenida Independência, em frente ao Parque Assis Brasil foi ligada a um grupo de pessoas que fazem parte do Sindimetrô. Com uma tenda montada, nas imediações da passarela que dá acesso ao parque, os manifestantes estavam com faixas e entregando panfletos explicativos sobre a não privatização da empresa, bem como a convocação dos aprovados no último certame que foi feito pela empresa. Outro ponto citado pelos manifestantes é relacionado às melhores condições de trabalho e reajuste dos salários, que encontram-se defasados.


Quadrilha é detida após constantes assaltos a comerciantes da região 
OS HOMENS FUGIRAM, mas foram capturados 
em uma residência em São Leopoldo
O veículo abandonado pelos suspeitos após a perseguição
Uma quadrilha foi presa em Sapucaia do Sul, na noite do dia 29 de agosto, por estar envolvida em assaltos em estabelecimentos comerciais na cidade e também em São Leopoldo. Dois dos suspeitos presos tinha 31 anos e um outro, 25 e bem como um adolescente, onde a idade não foi revelada. Todos os detidos possuem diversos registros no sistema de segurança do Estado. De acordo com informações do 33° BPM, o grupo assaltou uma padaria que fica na Rua 25 de Julho, no bairro Vargas, por volta das 19 horas. Diante da situação, as vítimas entraram em contato com a Brigada Militar e uma guarnição saiu pelas ruas do bairro em busca dos indivíduos. Um veículo Celta, que havia sido usado pela quadrilha foi encontrado na Avenida Mauá, no sentido São Leopoldo. Já na cidade capilé, os PM’s conseguiram abordar os homens, em frente a uma residência, próximo onde foi deixado o automóvel sem confronto entre os policiais e os criminosos. Com a quadrilha, foi encontrado um revólver calibre 38, uma pistola 9 mm e uma quantia de R$ 195,00, em dinheiro. O material estava com um dos suspeitos na moradia.
DROGAS - Nas dependências, os policiais militares localizaram duas toucas ninjas, três balanças de precisão e 22 munições. Além disso, também foi encontrado três aparelhos celulares de origem desconhecida, papel laminado para embalar drogas, duas pedras de tamanho médio de crack e 114 ‘petecas’ fechadas de crack. Os indivíduos foram levados para a DPPA, em São Leopoldo e presos em flagrante. Para o adolescente foi acionado o órgão competente e os responsáveis.

A arma foi encontrada pelos
 policiais não continha munições
Menores são detidos 
com arma no Centro 
Dois adolescentes, com 13 e 16 anos foram detidos por policiais militares do 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) da cidade, em torno das 11h30, no dia 24 de agosto. Segundo informações do Batalhão esteiense, após uma denúncia efetuada através do número 190, os PM’s apreenderam a dupla e com um deles foi encontrado um revólver calibre 32 sem munição. Após ser tomada as medidas cabíveis, foi realizado o contato com os responsáveis da dupla e encaminhados para a Delegacia de Polícia de Esteio.

Enquanto um suspeito
foi preso, o outro
conseguiu escapar
Roubo de carro termina em
tiroteio e prisão na BR 448 
Um homem de 32 anos foi preso por uma guarnição do 34º BPM de Esteio, por estar envolvido no assalto de um automóvel. A detenção aconteceu no dia 24 de agosto, por volta das 21 horas, próximo ao bairro Novo Esteio. De acordo com informações do BPM, policiais que estavam na sala de operações repassaram para as guarnições que estavam na rua sobre o roubo de uma caminhonete Hilux, de cor branca, efetuada por dois indivíduos no município de Gravataí. A dupla vinha se deslocando pela RS 118, em direção a Esteio. Nas proximidades do km 100 da via expressa, os PM’s visualizaram o carro, onde iniciou-se uma perseguição. No trajeto houve disparos de arma de fogo, por parte dos suspeitos contra os policiais militares que também revidaram. Na fuga, os homens ingressaram na BR 448 – Rodovia do Parque, mas ao chegar próximo ao km 02, pararam o veículo e desceram correndo, buscando refugio em um matagal próximo. Um dos suspeitos conseguiu fugir, enquanto o comparsa foi capturado e reconhecido pelas guarnições que participaram do cerco. Após ter sido preso, o homem foi levado para o Hospital São Camilo, para exames de lesões e em seguida para a DPPA, em Canoas.

Dupla é presa com dinheiro falso 
Dois homens foram presos por policiais militares do 34º BPM na área central do município. O fato foi registrado no dia 22 de agosto, por volta das 14 horas. Os suspeitos estavam envolvidos por posse de entorpecentes e moeda falsa. De acordo com informações do 34º BPM, o fato se deu após a guarnição suspeitar de um veículo Kadett, de cor branca, estar trafegando pelo Centro. Durante a revista no interior do carro foi encontrada uma quantia de R$ 140,00, supostamente falsificadas, além de uma porção de maconha. Os indivíduos foram presos e levados a Delegacia de Polícia de Esteio, juntamente com todo material apreendido.

Criança de seis anos leva choque 
em roleta no Parque Assis Brasil 
O primeiro dia de Expointer foi marcado por um episódio que poderia ter sido uma tragédia para uma família. Na tarde do dia 27 de agosto, um menino de seis anos levou um choque na roleta de entrada do Parque Assis Brasil. O garoto estava na companhia dos pais e foi atendido no posto de saúde local. Segundo informações, o caso foi comunicado no posto da Polícia Civil no parque e será investigado pela delegacia de Polícia do município anfitrião do evento. O titular da DP, André Sperotto comentou que a vítima sofreu a descarga, pois tentou passar por baixo de uma das catracas, por ser isento de pagamento e encostou em uma placa energizada. O IGP esteve no local e identificou que a empresa terceirizada, responsável pelos equipamentos instalou fiação elétrica sob as roletas, e que a pressão constante desencapou o cabeamento, energizando o metal. Apesar do susto, o menino passa bem. A organização do evento informou que o problema elétrico foi corrigido. A bilheteria, que até 2015 era gerenciada pelo governo estadual, recomenda que crianças não pagantes passem sob a roleta para ter acesso à Expointer.



Rapaz é preso 
no Santo Inácio 
Policiais militares do 34º prenderam um jovem de 19 anos, na tarde do dia 24 de agosto, no bairro Santo Inácio. Por volta das 15h30, uma guarnição que estava fazendo um patrulhamento de rotina pela região, quando verificaram um indivíduo próximo ao Centro Municipal de Educação Básica Santo Inácio, agindo de forma suspeita. Ao ser abordado, os PM’s observaram que havia um mandado de prisão em seu desfavor, onde ele foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário