quinta-feira, 15 de setembro de 2016

EDIÇÃO 2037

Candidatos ao Executivo de Esteio
expõem seus planos em entrevistas 
OS ASSUNTOS QUE FORAM tratados deverá ser cumprido por aquele 
que for eleito dia 02 de outubro 

Entre os dias 08, 09, 12 e 13 de setembro, os quatro candidatos a prefeito por Esteio, Fladimir Costella (PMDB), Getúlio Fontoura (PSDB), Leonardo Pascoal (PP) e Joceane Gasparetto (PT) tiveram a oportunidade de expressar seus respectivos planos de governo e ações que pretendem tomar, quando assumirem a função como chefe do Executivo Municipal, a partir de 01 de janeiro de 2017. O público pode conferir as entrevistas no canal TV Jornal Destaque, no You Tube, no Facebook e nas páginas do Jornal Destaque.

GETÚLIO FONTOURA 
O primeiro candidato a se apresentar foi o candidato pelo PSDB, Getúlio Fontoura, que na oportunidade esteve acompanhado do candidato a vice-prefeito, Manoel Jair dos Santos. Por mais de uma hora, ambos tiveram a oportunidade de mostrar seus planos de governo, caso sejam eleitos no dia 02 de outubro. Entre algumas propostas divulgadas foi a implantação da robótica nas escolas, assim como na época em que foi chefe do Executivo Municipal, na década de 90, levou os computadores para as escolas. Além de investimentos na área da saúde, uma das metas do plano de governo é viabilizar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou similar na região que abrange os bairros Novo Esteio e arredores. No setor cultural pretende retomar o carnaval de rua, aniversário da cidade, assim como os festejos da Semana da Pátria, Farroupilha e o Esteio da Canção Gaúcha. Getúlio falou que irá trabalhar para evitar novas tragédias como ocorreu em julho de 2015, onde grande parte da cidade sofreram com as enxurradas.

FLADIMIR PERONDI COSTELLA 
No dia 09 de setembro, o candidato a pela coligação “Experiência, Competência e Transparência”, formado pelos partidos PMDB, PDT, PSC e PPS, Fladimir Costella, apresentou algumas ações que pretende tomar caso seja eleito prefeito. Na questão de educação, uma das medidas a serem tomadas é relacionada com investimentos na educação infantil e melhorias na rede municipal. Algumas questões ligadas à saúde, como algumas ações que deverão ser continuadas como MedCasa e o estudo para a descentralização da Farmácia Municipal, abrangendo os bairros como Parque Amador, Santo Inácio, entre outros. Um diálogo junto as entidades como Acise e CDL para fortalecer o comércio e analisar os projetos para o Distrito Industrial. O que dará continuidade e faz parte do plano de governo é a preservação do patrimônio histórico, entre eles, a área que pertenceu ao Seminário Claretiano. A limpeza nos arroios e bocas de lobo, bem como os investimentos para bacias de contenção também fazem parte do plano de governo.

LEONARDO PASCOAL
Leonardo Pascoal (PP) foi o candidato que participou no programa de apresentação de propostas a candidato a prefeitura de Esteio. O encontro aconteceu no dia 12 de setembro. Na oportunidade, Leonardo que faz parte da coligação “Mudança de Verdade” formada pelos partidos PSB, PHS, PTC, PTN entregou e falou sobre as ações que pretende fazer, caso seja eleito no pleito que acontece no dia 02 de outubro. Um dos focos do trabalho é dar mais agilidade e oferecer um serviço público de qualidade dos munícipes. A redução do número de cargos comissionados (CC’s) e uma reestruturação na máquina pública poderão resultar em mais recursos públicos. Em relação a cultura, Leonardo falou que pretende dar continuidade as ações que vem sendo feita no Seminário Claretiano, bem como a recuperação e a preservação do patrimônio histórico existente. O Carnaval e o aniversário de Esteio, em fevereiro deverão ocorrer, mas sem grandes produções, como vinha sendo feito nos últimos anos. Em relação aos alagamentos, Leonardo manter uma limpeza constante nos arroios e nas bocas de lobo e viabilizar recursos com parcerias para obras das bacias de contenção, nos municípios que ficam nos arredores.

JOCEANE GASPARETTO
A última candidata a se apresentar na Rádio e na TV Jornal Destaque, foi a candidata Joceane Gasparetto pela coligação “Juntos Fazemos Mais”, que engloba as siglas PT, PTB, Rede. PV, PSD e PC do B. Joceane falou sobre as ações que precisam ser feitas na cidade em prol dos esteienses. Na área da saúde é oferecer um serviço de qualidade aos munícipes nas UBS’s, agregando com o trabalho que será desenvolvido com o funcionamento da UPA 24 horas, que deverá estar em funcionamento a partir de 2017. Na questão de preservação do patrimônio histórico cultural, entre as benfeitorias será dar continuidade a restauração ao complexo do Seminário Claretiano, através de captação de recursos seja do governo ou privado, bem como a outros espaços importantes na cidade. O plano de governo possui ações e obras que grande valia para diversos bairros da cidade. Caso seja eleita, um dos legados que pretende deixar após quatro anos de mandato é uma cidade melhor para viver, recuperando a dignidade e a autoestima das pessoas.





Problema em calçada na avenida é resolvida 
Após o término do período de chuva, funcionários da secretaria competente fizeram o conserto de um buraco localizado na calçada, próximo ao novo canteiro da Avenida Presidente Vargas, no Centro. O perigo não era pelo tamanho, mas pela profundidade e também por estar próximo a uma calçada, que se desabasse poderia causar problemas para os pedestres que passam pela região diariamente. Talvez um dos problemas no local tenha sido em função de rompimento de canos que causou o dano.







Prevenção contra cheias é tema 
abordado por moradores 
ALÉM DISSO, também foi tratado a questão dos repasses a Casa de Saúde, 
através do projeto 100% SUS
Um grupo levou faixas e cartazes com o propósito de chamar a atenção dos vereadores
A moradora do Condomínio Residencial Village, Josefa Oliveira utilizou a Tribuna Popular na Câmara de Vereadores, durante a sessão ordinária que aconteceu na noite do dia 13 de setembro. Entre os assuntos abordados por Josefa, que estava na companhia de arquiteto e urbanista Jorge Moacir Oliveira, foi sobre as galerias de contenção, que eram para ser construída no bairro São Sebastião, através da desapropriação de um terreno na região para a obra. Josefa falou que as ações de melhorias contra as enchentes, principalmente nas áreas próximas aos arroios Esteio e Sapucaia não ocorreram de maneira adequada. Uma das medidas que era para ser feitas seria a galeria na Rua Bento Gonçalves, que por enquanto não saiu do papel. “Além disso, alguns espaços que poderia ser utilizado como pequenas bacias de contenção tiveram outras utilizações. Uma primeira opção foi destinada para a construção de um loteamento para famílias que foram retiradas da beira do arroio e o outro lugar, para a instalação de uma empresa. O que sobrou está se tornando um lixão a céu aberto”, desabafou a moradora. Outro ponto citado na Tribuna por Josefa foi a questão do Hospital São Camilo ter se tornado ‘100% SUS’. Ela enfatizou que a partir da crise econômica e política em que o país se encontra, os repasses para a Casa de Saúde esteiense tem sido precária e não está conseguindo sanar as dívidas. “Se alguma medida não for tomada o mais rápido possível podemos ter problemas que serão refletidos junto à comunidade”.
PLANO DIRETOR - De acordo com Jorge Oliveira, a questão dos alagamentos na cidade tem muito a ver com a questão proposta no Plano Diretor do município que foi aprovado em 2006 e que até dezembro deste ano precisa ser entregue devidamente revisado. “Tenho acompanhado esta situação na última década e a tendência só piorou, inclusive atingindo outras localidades que antes não sofriam com a questão das cheias”, comentou Oliveira. Ele frisou que a construção da Rodovia do Parque - BR 448 e o aterramento de parte da área para o Loteamento Industrial causou impactos em toda a cidade.


Caixas coletoras da Corsan ficaram com
água após a chuva do dia 13
Grupo de moradores vem atuando em questões ligadas ao Novo Esteio 
Em função dos transtornos onde os proprietários de imóveis do bairro Novo Esteio deveriam fazer a instalação da rede doméstica junto ao esgoto cloacal gerou polêmica, mas também proporcionou uma mudança de comportamento, por parte das pessoas. A partir disso, um grupo de moradores tem se reunido pelo menos uma vez por semana para tratar o assunto, bem como outros questionamentos que vem surgindo, conforme a demanda. Uma das lideranças do bairro e integrante do grupo, Mariza Iracet, a questão é que não somos contra a instalação deste serviço, que é de grande valia para a sociedade e para a natureza, mas a forma que vem sendo conduzida pelos responsáveis é uma das principais questões que vem sendo abordadas. “Estamos nos mobilizando e pressionando o Executivo Municipal, Ministério Público e Corsan para que as ações devam acontecer da maneira correta e não sob pressão”, disse Mariza. Ela informou que pretende em breve tratar com os setores competentes o estudo para a realização de uma audiência pública para abordar o caso. “A comissão tem por objetivo captar as dúvidas os munícipes e a partir disso apresentar os questionamentos para que sejam resolvidos”. Mariza enfatizou que o grupo de moradores não está somente tratando sobre as obras da Corsan no bairro, mas também em virtude dos últimos alagamentos que vem atingindo a região, como também a instalação do Ecoponto, que será construído na Rua Monteiro Lobato, próximo a BR 448 - Rodovia do Parque e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “Parece algo distante, mas não. Tudo está interligado e se não for resolvido isso, a questão não ficará apenas num ponto, mas a cidade sofrerá com graves problemas.


Ginásio Municipal será palco 
de torneio de boxe 
No dia 18 de setembro, está previsto para ocorrer no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, um torneio de boxe. O evento terá início a partir das 15 horas e serão realizadas cerca de 25 lutas, incluindo uma competição entre atletas do Brasil e do Uruguai. O valor dos ingressos é de R$ 10,00, antecipadamente e R$ 13,00, no dia do evento. Crianças com até dez anos acompanhada pelos pais ou responsáveis não pagam a entrada. Além do ringue, o público também poderá ver outras atrações como food truck, stands de produtos e serviços variados, apresentações, sorteio de brindes, entre outros. A festa tem como organizadores o grupo Gladiadores do Ringue de Esteio, tendo como um dos incentivadores, o educador Abílio Mendes, com o apoio da Federação Brasileira de Boxe e da Federação Rio grandense de Pugilismo. Informações sobre a competição e o evento podem ser obtidas pelo telefone 9325-7910. O Ginásio fica na Rua Taquara, 225, bairro Olímpica.


Ospa e seu Coro Sinfônico fazem
apresentação em Esteio 
A CIDADE ESTÁ NA ROTA da série de concertos, onde o público poderá conferir trechos de óperas e “black music” compõem os repertórios
A proposta é que mostrar o potencial dos músicos gaúchos e descentralizar a cultura
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre dá sequência à Série Interior de concertos percorrendo cidades da região metropolitana. No dia 18 de setembro, às 20 horas, em Esteio e no dia 19, em Gravataí, a Ospa apresenta-se com seu Coro Sinfônico na Igreja Imaculado Coração de Maria, que fica localizada na área central do município. Sob a batuta do maestro Manfredo Schmiedt, os músicos interpretarão trechos de óperas e “black music”. Os eventos, patrocinados pela Corsan, têm entrada franca e contam com a participação especial dos solistas:  Elisa Machado e Ricardo Barpp.
CLÁSSICO - A primeira parte das duas noites será dedicada à música lírica italiana. A Abertura da ópera “La Forza del Destino”, de Giuseppe Verdi, dá início às apresentações. Depois, Ricardo Barpp assume o personagem Don Magnifico de “La Cenerentola”, composta por Gioacchino Rossini a partir do conto de fadas da Cinderela - ele cantará a área ”Miei rampolli femminini” da produção. Na sequência, a soprano Elisa Machado une-se aos músicos e encarna o papel-título de “Tosca”, de Giacomo Puccini, interpretando ”Vissi d’Arte”. “Regina Coeli” e “Inneggiamo”, da “Cavalleria Rusticana” de Pietro Mascagni, fecham a homenagem ao gênero operístico em grande estilo, com a participação do Coro. POPULAR - Na segunda parte dos concertos, o vibrante gênero musical “negro spiritual” tomará as igrejas com o conhecido hino ”Amazing Grace”. Ainda destacando a música norte-americana, os instrumentistas revisitarão quadros de “Porgy and Bess”, ópera de George Gershwin que mistura técnicas orquestrais europeias com jazz e música folk. “Summertime” é um de seus trechos mais famosos. Por fim, para encerrar as noites, serão tocados excertos do musical ”Les Misérables” de Claude-Michel Schönberg. A entrada é franca e mais informações sobre o evento pode ser obtido pelo site www.ospa.org.br ou pelo telefone 3222-7387.
PROJETO PELO INTERIOR 
Depois da inédita inauguração de Temporada de 2015, ocorrida pela primeira vez na história da orquestra no Interior do Estado, a Ospa voltou a fazer o concerto de abertura do ano fora de Porto Alegre em 2016, reforçando a meta de tornar mais constante sua presença pelas diferentes cidades do RS. A “Série Interior” de apresentações concretiza esse compromisso, colocando municípios diversos na rota da orquestra. Promovida pela Fundação em parceria com a Corsan, a série leva alguns dos mais qualificados maestros e solistas gaúchos a Teatros, Igrejas e Auditórios de todo a região.


O poder de cura das mãos 
APESAR DE SER DEFICIENTE visual, Mauri dos Santos 
leva uma vida normal e utiliza terapias holísticas para o 
tratamento de doenças físicas e espirituais 

O poder das mãos pode ser transformador na vida de qualquer pessoa. Com este instrumento de trabalho, o terapeuta holístico Mauri dos Santos Teixeira iniciou sua carreira há aproximadamente treze anos, por gostar de utilizar o reiki e também por estudar as cartas ciganas. “O estudo com as cartas ciganas surgiu ainda na adolescência, por afinidade e pelas boas influências. Mas como a vida segue por diversos caminhos estive em outros rumos”, disse Teixeira. Ele comentou que sua vida mudou quando detectou que era portador da doença Retinopatia Diabética, que ocasionou a perda total da visão. “A partir desta mudança significativa busquei fazer algo que me proporcionasse alegria e também que pudesse ajudar as pessoas. Então fui fazer curso de massagem e atualmente trabalho com cromoterapia, aromoterapia e flores de bah. O contato das mãos e destes objetos podem ajudar a mudar a vida das pessoas e melhorar inclusive sua saúde”.
TRATAMENTO E ESPORTE - Mauri dos Santos falou que as pessoas que vem em busca de tratamento, muitas vezes, é um acalento, pois a medicina convencional não esta dando resultado. Já outras pacientes estão somente à procura de aconselhamento. “Apesar de não enxergar, a energia é algo importante neste processo, assim como a conexão com o mundo espiritual”. De acordo com Mauri, as Paralímpiadas, que nesta edição vem sendo realizada no Rio de Janeiro mostrar para as pessoas que aqueles que possuem alguma deficiência possuem outras habilidades. “Mesmo com alguns avanços nos últimos anos, estamos ressaltando que não somos incapazes, pois o corpo humano pode-se considerar perfeita”. Ele frisou que no evento esportivo, há pessoas com próteses nas pernas, que corre igual ou até mais que corredores, pois é algo que impressiona”.
Profissional durante a entrevista no programa
‘Tenda da Lori’, com a educadora Rosemar Heinz
MÃOS QUE CURAM - O terapeuta holístico Mauri dos Santos disse que a deficiência visual não o impede de ter uma vida normal e social. “Aqueles que possuem uma deficiência visual enxerga a vida com uma outra percepção. Há problemas que originou-se ao longo dos tempos está ligado a questão física e emocional. A cura com as mãos tem poder que é difícil de descrever”. Natural do município de Santa Rosa, mas ao longo dos 53 anos esteve residindo em diversas cidades pelo Estado. Há quase dois anos, por influência da namorada, veio para passar as festas de fim de ano e acabou fixando residência. Esteio é o local no qual Mauri adotou e tem boas recordações, mesmo com pouco tempo de moradia.

Acampamento farroupilha termina 
dia 20 de setembro 
DIVERSAS ATRAÇÕES serão realizadas durante a semana dedicada a cultura
A chama crioula ficará no espaço próximo ao palco de shows
Com o tradicional acendimento da Pira Crioula, foi aberta na noite do dia 13 de setembro, a Semana Farroupilha de Esteio. O evento acontece até o dia 20 nos pavilhões da Agricultura Familiar, do Artesanato e Internacional do Parque de Exposições Assis Brasil. O prefeito Gilmar Rinaldi, recepcionou os cavalarianos, que conduziram a Chama Crioula, acesa este ano em Triunfo. O fogo foi acesso por Gilmar e pelo coordenador dos cavalarianos, Dirceu Gonçalves. Depois de percorrer por ruas de Esteio, o grupo chegou ao parque, onde o público já estava aguardando. “Agradeço aos cavalarianos que, independentemente do local onde ela é acessa, vão buscar a Chama. Agradeço também aos CTGs e a Associação dos Piquetes que nos ajudam a organizar essa Semana Farroupilha. É por vocês que trabalhamos pela qualificação deste evento”, falou Rinaldi. Ele comentou que cada entidade tradicionalista e piquete aqui instalados desenvolvem tradição e cultura.
ORGULHO - De acordo com a secretária de Cultura Ângela Ruas, a parceria entre os CTG’s e piquetes são importantes para a realização e o sucesso do evento. “Uma Semana Farroupilha nos enche de orgulho, e a cada ano evolui, e que está entre as melhores do Estado. Aqui, temos num mesmo ambiente onde estão confraternizando juntas diversas gerações e cultuando as tradições”, afirmou Ângela. Também participou do ato, Lucas Ferreira, representando o CTG Chama Nativa que conquistou o título de 3º Piá Farroupilha do Estado, espécie de competição com provas artísticas, culturais e campeiras realizado pelo MTG. A pira ficará acessa até às 18 horas, do dia 20, ao lado do palco principal montado no Pavilhão da Agricultura Familiar. A entrada é gratuita e os portões fecham às 23 horas.
PROGRAMAÇÃO 
16 de setembro 
10h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas  Contação de histórias com Clair Liska e Débora Martins Apresentação da Lenda do Boitatá (Vitrine Multicultural) 14h - Roda de chimarrão e acolhimento às escolas  Contação de histórias com Clair Liska e Débora Martins Apresentação da Lenda do Boitatá (Vitrine Multicultural) 19h - Apresentação das Invernadas do CTG Independência Gaúcha - Mirim, Juvenil e Veterana (Vitrine Multicultural)  Apresentação da Invernada do CTG Esteio da Tradição - Veterana 20h30min - Show Anderson Cruz (Vitrine Multicultural) 22h - Baile com Recuerdos (Vitrine Multicultural)
17 de setembro 
9h - Alvorada - ASPE 10h - Roda de chimarrão 12h - Almoço festivo  14h30min - Bailanta com Grupo Campereadas  17h - Missa Crioula  18h30min - Final do Concurso de Cucas (ASPE) 19h - Patrícia Correa 20h30min - Apresentação das Invernada do Chama Nativa - Mirim e Juvenil  22h - Baile com Conjunto Moda Antiga
18 de setembro 
10h - Roda de chimarrão 12h - Almoço festivo  15h - Domingueira com Fábio Duzac, o Cardeal Missioneiro e O Grupo Karaguatta 18h - Apresentação da Invernada do GAN Yvi Maraé - Adulta 19h - Apresentação das Invernadas do Tropeiros do Ouro Negro - Mirim Juvenil e Adulta 20h - Show com Wilson Paim 22h - Baile com Conjunto Sina Fandangueira
19 de setembro 
10h - Roda de chimarrão 12h - Almoço festivo  14h - Visitação aos Piquetes 16h - Tertúlia Livre  19h - João Luiz Correa 21h - Show com Leandro Cachoeira 23h - Baile com Os Ruanos
20 de setembro 
10h - Roda de chimarrão 12h - Almoço festivo  15h - Bailanta com Grupo Sul Tchê 18h - Extinção da Chama Crioula


Olívia mostrando as anotações do
 popular ‘questionário’
Caderno de anotações que retrata a história de alunos em Esteio 
PASSADOS MAIS DE SEIS décadas, uma ex-interna de uma escola busca reencontrar pessoas que marcaram sua vida, enquanto morava e estudava no município, entre as décadas de 1940/1950 

Olívia Garcia da Cruz, 75 anos, esteve visitando na manhã do dia 12 de setembro, o Jornal Destaque. Moradora da cidade de Viamão, Olívia tem uma missão quase impossível. Buscar informações sobre pessoas que registraram em dois cadernos datados do ano de 1957 sobre assuntos relacionados à infância e a adolescência. Este objeto, na época era conhecido como ‘questionário’. No material, há raridades, como a letra das crianças, o que mais gostava, entre outros depoimentos. “Quero reencontrar as pessoas ou familiares daqueles que fizeram parte de minha vida, quando era estudante”. Olívia relatou que nasceu em Montenegro e tinha alguns conhecidos da família que residiam na então vila de Esteio e faziam parte da Igreja Episcopal. Em função da separação dos pais, por volta dos cinco/seis anos fui internada no Lar de Meninas do Exército de Salvação. A instituição ficava localizada na então Avenida São Leopoldo (hoje Presidente Vargas), no nº 1949. “Passei parte da minha infância e juventude em Esteio o que me ajudou na minha formação como pessoa e cidadã. Esta passagem por estas terras foram tão expressivas que guardo até hoje boas recordações, em que haviam regras e devíamos cumpri-las”. Além da instituição, que não existe mais na cidade, Olívia também frequentou a Escola Estadual Bernardo Vieira de Mello e na Escola Evangélica Luterana São João, que ficava na Avenida Arnaldo Bart, que hoje é conhecida como Padre Claret. “Tenho viva em minha memória, o trajeto que fazia pela avenida até chegar a fazenda dos Kroeff, onde está instalado o Parque de Exposições Assis Brasil. Vinha de bicicleta pegar leite para o café da manhã das internas”, informou Olívia.
MOMENTOS - Entre as recordações que tem daquele período, além dos colegas de infância era outra Avenida Presidente Vargas, diferente dos dias atuais. “Naquele tempo, haviam residências e alguns estabelecimentos comerciais. A vida da cidade girava em torno da via. Nos arredores era tudo mato. Hoje se transformou numa cidade em desenvolvimento”. Ela disse ainda que em frente ao Lar de Meninas tinha um bar chamado ‘Gruta’, em que as moças não podiam frequentar e ficavam na janela cuidando o movimento. “Outro ponto comercial que havia e era ponto de encontro das famílias era o conhecido ‘X do Bindinha’. Os desfiles de Sete de Setembro era uma festa que era planejada há meses, incluindo o ensaio para que não ocorresse nada de errado no dia do evento. Além disso, as roupas deveriam estar em perfeito estado de limpeza”. Olívia Garcia é casada tem dois filhos e dois netos, sendo uma jovem de 26 anos e um de oito.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
A influência da moda
em nossa vida
Lembro-me da copa do mundo de 2002. Naquela copa, acordávamos de madrugada para ver os jogos. O Brasil foi à final. A decisão foi entre Brasil e Alemanha. Naquela época não tínhamos medo de levar 7X1! O resultado foi 2X0 para o Brasil com um gol de Rivaldo e outro de Ronaldo Nazário. O Brasil se tornou pentacampeão. Mas gostaria que você fizesse um exercício mental. Tente lembrar do corte de cabelo que foi usado por Ronaldo. Na época, considerei um corte duvidoso, para mim parecia o corte do Cascão. No entanto, como o Brasil ganhou aquela copa e Ronaldo foi o artilheiro, muitas crianças e jovens imitaram o seu corte de cabelo porque o Brasil havia vencido. Hoje em dia, como há muito tempo, muitas pessoas seguem a moda. Um outro nome, mais simpático para não dizer moda, é dizer: “tendência da estação”. Diz-se aquilo que é mais adequado para vestir, a cor mais adequada para a estação. Claro que cada estação tem a sua vestimenta própria. Não tem sentido usar um sobretudo pesado no verão, ou uma bermuda em uma noite fria de inverno na serra! Apesar de que, em alguns momentos do ano, todos nós já vivemos a sensação de ter as quatro estações do ano num mesmo dia!!! A moda pode ser útil, pois facilita às pessoas saber qual peça de vestuário é bem aceita pela sociedade. Especialmente para as pessoas que têm uma vida social mais intensa. No entanto, confesso aos leitores que me causou certo estupor quando descobri que a famosa cor da moda e que a tendência da estação é determinada pelos estoques das lojas. Ou seja, a cor bem aceita, a tendência da estação, é relacionada com a quantidade dos produtos existentes nas lojas. Se há muito produto vermelho, esta pode se tornar a cor da estação. Se há muito jeans estocado, esta roupa pode se tornar a tendência. Assim, aquela calça boca de sino, ou um terno listrado, que nós achamos ridículo, pode se tornar tendência e inclusive ficar na moda. Daí se torna lindo e maravilhoso da noite para o dia. Em geral, quem dita a moda, serve-se de atores e atletas na divulgação da mesma, especialmente aqueles que fazem sucesso na TV. Estes atores e atletas entram em nossas casas, e nós simpatizamos com eles, repetindo em nosso meio os usos e costumes que eles têm. Além disso, nós também nos interessamos por aquilo que eles fazem fora da tela e pode acontecer que alguns se inspirem na vida deles para tomar alguma decisão em sua própria vida. Essa influência, que poderia ser restrita às peças do vestuário, ou ao tipo de corte de cabelo, acaba se direcionando aos usos e costumes das pessoas em geral. Ou seja, há muitas pessoas que tomam decisões sobre a sua vida pessoal a partir daquilo que viram em certo programa, ou que determinado atleta faz, ou ainda que uma apresentadora famosa decidiu. Diante dessa realidade, pode-se constatar o perigo que existe em sermos manipulados por opiniões e conceitos alheios à nossa vida. Diversos daquilo que acreditamos. A moral e os bons costumes não deveriam ser ditados por alguma coisa que vêm de fora de nós. A moda não deveria ditar nossas decisões e pautar as nossas escolhas em nossa vida moral pessoal. Não é porque muitas pessoas – ou personagens famosos – fazem algo que aquilo se torna justo e bom. Os próprios cidadãos e, em particular, cada pessoa deveria se sentir responsável, e ter consciência das decisões que são tomadas em sua própria vida. No que diz respeito à vida pessoal, não se pode seguir a moda. Cada um é chamado, no seu interior, a seguir o que sua consciência lhe diz. Assim, antes de tomar qualquer decisão, a pessoa deveria avaliar os prós e os contras de sua decisão. Pensando e refletindo de modo responsável sobre a sua própria vida, a partir de suas convicções pessoais, que também leva em consideração a fé que cada um possui. A moda não é ruim. Ter seus programas favoritos de TV e seus atores prediletos não é mau. O problema está em permitir que estas pessoas, exteriores a você, decidam o que você vai fazer, os passos que você vai dar. Pense, reflita, medite! Não tome atitudes precipitadas! Seja você mesmo senhor de suas decisões. Defina quais são e siga as suas próprias convicções.




Clarissa Bassin, diretora do Simers
Valorização dos profissionais da área de saúde é um dos principais anseios dos gaúchos 
O recado da população de Esteio é claro. A valorização dos profissionais de saúde pública foi apontada como o anseio mais votado durante a Campanha Desejos para a Saúde, plataforma digital inédita lançada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) para captar as prioridades da população. Além de Esteio, moradores dos demais municípios (476) do Rio Grande do Sul também elegeram seus anseios. A população foi convidada a indicar três desejos. Mais de 145 mil votos foram computados entre 21 de julho e 30 de agosto através desta ferramenta. Mediante ao resultado final, os novos prefeitos que deverão ser eleitos em 02 de outubro irão receber o documento e a partir desta ação, poderá desenvolver um plano de trabalho para resolver os apontados dos cidadãos. Apesar da valorização dos profissionais tem sido o primeiro lugar na pesquisa, para Esteio, três itens ficaram empatados e sendo uma das principais demandas para o próximo administrador público. A agilidade no atendimento, seguida por melhor infraestrutura na saúde pública e disponibilidade de especialistas no SUS. Todos estes também atingiram uma porcentagem de 13%. A segunda posição ficou com a agilidade para a realização de procedimentos, com 12%. Já a valorização dos profissionais ficou em terceiro lugar, com 11%.
RESULTADO FINAL RESULTADO FINAL 
Agilidade no atendimento 13%
Melhor infraestrutura na saúde pública 13%
Disponibilidade de especialistas no SUS 13%
Agilidade para realização de procedimentos 12%
Valorização dos profissionais de saúde pública 11%
Agilidade para realização de exames 7%
Contratação de mais profissionais para o SUS 7%
Aumento nas unidades de saúde pública 5%
Aumento nos leitos em unidades de saúde pública 5%
Melhoria na segurança nas unidades de saúde 4%
Melhores condições de trabalho para os profissionais do SUS 3%
Melhoria na estrutura de atendimento para saúde mental 3%
Melhor estrutura de apoio aos familiares de pacientes 2%
Aumento da frota de ambulâncias 1%
Medicamentos para a população 1%
Melhora no atendimento e cobertura dos convênios médicos 1%

Apaixonados por futebol precisam ter cuidado com o orçamento doméstico 
ALGUNS AFICCIONADOS pelo esporte chegam a ter gastos excessivos

Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em todas as capitais revela que gastos excessivos com produtos e serviços relacionados ao futebol foram responsáveis por desequilibrar o orçamento mensal de dois em cada dez (21,3%) torcedores brasileiros, principalmente entre aqueles que têm de 18 a 24 anos (29,7%) e que fazem parte das classes C, D e E (23,1%). Outra constatação do levantamento é que são poucos os torcedores que efetivamente fazem um controle adequado quando realizam esse tipo de compra: 58,9% admitem não anotar, controlar ou analisar os gastos relacionados ao futebol. Apenas 20,1% assumiram ter o hábito de anotar essas despesas, ao passo que 21,1% só o fazem ocasionalmente. A pesquisa comprova que o futebol segue como a grande paixão nacional do brasileiro: 67,4% da amostra total consideram-se pessoas interessadas no tema futebol, sendo que entre os homens esse percentual salta para 80,0%. Somente 12,1% do total de pessoas ouvidas disseram não ter nenhum interesse pelo esporte.
GASTOS - Se não bem administrada, o paixão pelo time do coração pode pressionar o orçamento e causar outros prejuízos mais sérios à vida financeira. A pesquisa mostra que dois em cada dez (18,7%) torcedores entrevistados já deixaram de comprar algo que precisavam por acabarem direcionando seus recursos para produtos ligados ao futebol, especialmente os mais jovens (25,9%). Além disso, 10,1% já deixaram de pagar alguma conta para comprar ingressos, viajar para assistir partidas ou adquirir camisetas de times, por exemplo. Dentre os compromissos financeiros que deixaram de ser pagos, os mais citados são faturas do cartão de crédito (34,7%), contas de telefone (25,8%), cartões de loja (22,8%) e contas de luz (19,3%). As aquisições de itens relacionadas ao futebol já deixaram um em cada cinco (21,8%) torcedores com o nome inscrito em cadastros de inadimplentes, sendo que 9,5% ainda se encontram com o CPF negativado por causa disso.


ESPORTE FAZ TORCEDOR GASTAR CERCA DE R$ 250 
Durante o período em que foi feita a pesquisa, foi detectado pelos pesquisadores que o torcedor brasileiro gastou, em média, R$ 255,72 com itens ligados ao universo do futebol. Nesse caso, os produtos mais procurados pelos torcedores foram bebidas (33,8%), camisetas de times (31,9%), ingressos para partidas (29,5%), aperitivos (28,0%), idas a bares e restaurantes para acompanhar jogos (26,3%), pagamento de TV por assinatura (25,6%) e pay per view (15,9%). Outra revelação é que 40,6% dos torcedores consultados admitiram que essas compras geralmente são feitas de forma impulsiva. Ou seja, quando gostam, compram. A tentação ao ver o produto exposto na vitrine (64,5%), a propaganda na internet (15,5%) e na TV (9,7%) são os fatores de maior influência para a compra de produtos, segundo essa parcela de entrevistados. As lojas físicas especializadas em materiais esportivos (21,4%) são os locais mais comuns para realizar esse tipo de compra, seguidos pelas lojas físicas do próprio time (21,2%) e pela internet (16,8%). Cada torcedor compra, em média, quatro produtos relacionados ao futebol por ano, de acordo com o levantamento.

JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Pedofilia 
Hoje falaremos sobre um assunto que tira o sono de todos os pais preocupados com seus filhos: a Pedofilia. Atualmente, com as facilidades da internet, diversos sites e redes sociais oferecem um enorme perigo a nossas crianças e adolescentes, pois são facilitadores para a ação de criminosos que, com toda falta de humanidade, tiram de uma criança o que ela tem de mais precioso: a inocência. No Brasil, crimes sexuais que envolvem crianças e adolescentes são considerados crimes hediondos e enquadrados no Código Penal como estupro (Art 213) e atentado violento ao pudor (Art 314), agravados pela presunção de violência prevista no Art 224, alínea “a”, ambos com pena de 6 (seis) a 10 (dez) anos de reclusão, ou seja, regime fechado. Infelizmente, por diversas circunstâncias, estamos acostumados a ver os criminosos presos em flagrante e condenados sendo colocados em liberdade após um pequeno tempo atrás das grades, o que, evidentemente, coloca a sociedade em perigo. Ora, a alegação de bom comportamento não se justifica neste caso pois, por óbvio, o comportamento social de um criminoso deste tipo não pode ser mensurado pelo seu bom convívio em uma prisão com adultos. Na realidade, muito deste descalabro ocorre pela inexistência de Lei específica mais rigorosa para tratar a matéria, tipificando a conduta de abusos sexuais contra crianças ou adolescentes. Cabe aos nossos legisladores a urgente criação de leis eficazes que efetivamente inibam a prática delituosa e acabem com pretensa sensação de impunidade. Sabemos que o mundo inteiro discute medidas para controlar as ações de “pedófilos” como tratamentos psiquiátricos, medidas de segurança, castração química, listagem de criminosos à disposição da sociedade, monitoramento por chips e outros. É algo que aflige a população mundial e medidas eficientes devem ser compartilhadas. Neste sentido, é dever de cada um pressionar os nossos representantes que tem a tarefa de legislar, uma vez que cabe ao Estado intervir criando leis penai e outros mecanismos de responsabilização dos infratores. Por outro lado, faz-se necessário que famílias, escolas, igrejas, médicos, cidadãos e grupos sociais em geral participem orientando nossas crianças contra esse mal que compromete o sossego de pais e de toda a sociedade organizada. Algo que devemos ter em mente é o cuidado especial com email’s recebidos, abordagens inocentes e a oferta de presentes e brinquedos por estranhos, pretensos convites de trabalhos fotográficos, enfim, qualquer sinal que possa indicar a ação de um “pedófilo”. A Brigada Militar está e estará sempre à disposição para, quando acionada, adotar as providências legais cabíveis com relação a este crime terrível que atinge nossos pequenos e fere a comunidade como um todo. Até a próxima. *Comandante do 34º BPM


Atletas de Taekwondo conquistam
medalhas em competição 

OS COMPETIDORES obtiveram o primeiro e terceiro lugar em algumas 
categorias do evento que ocorreu na região central do Estado
Os vencedores desfilaram com as medalhas pela área central da cidade
Os atletas esteienses que participaram do campeonato brasileiro de Taekwondo e obtiveram resultados expressivos na competição que aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de setembro, no município de Santa Maria foram recepcionados em grande estilo. A comitiva formada pelos competidores Maurício Santos, 17 anos; Érica Orengo, 14 e Luan Ferreira, 15; assim como educadores e convidados foram recebidos na tarde do dia 13 de setembro, no gabinete do chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi. Na oportunidade, os jovens mostraram as medalhas de ouro e bronze que ganharam no evento, assim como em outras atividades em que faziam parte. Após a recepção no Paço Municipal, os ganhadores saíram no caminhão do Corpo de Bombeiros fazendo o percurso, Rua Engenheiro Henner de Souza Nunes e as avenidas Presidente Vargas e Padre Claret. De acordo com a coordenadora do Programa ‘Mais Educação’, do Centro Municipal de Educação Básica Dulce Moraes, Elisabete Antônio, para a comunidade é um orgulho termos meninos e meninas que estão se dedicando ao esporte e devido a disciplina estão subindo no pódio, cada vez que participam de algum evento esportivo. “Acredito que talvez nas Olimpíadas seguintes poderemos ter um representante da cidade, pois estão sendo preparados para serem os melhores”, disse Elisabete. Ela explicou que Érica Orengo estuda no Dulce e Luan, no Vitorina Fabre. Ambos são integrantes do programa e bolsistas da academia.
TALENTOS - Uma das principais incentivadoras para a prática deste esporte na cidade é Viviane Padilha, que atua como oficineira no ‘Mais Educação’, junto com o marido, Carlos Magalhães. Além disso, Viviane é integrante do projeto Tiger, desenvolvido pela academia Black Tiger da cidade. Ela relatou que o espaço seleciona alunos com potencial e treina, oferecendo toda a estrutura de maneira gratuita. “Esta medida faz com que possamos ter as crianças e os adolescentes aprendam algo e que mude suas vidas para melhor”, comentou Viviane. Ela informou que o ex- aluno do Centro de Educação Maria Marques, Eduardo Scheid, 16 anos, se consagrou campeão brasileiro, na categoria juvenil. A diretora do Dulce Moraes, Elenara Negruni esteve acompanhando os atletas.
PERDA DE PESO QUE AJUDOU A REVELAR UM COMPETIDOR
Maurício Santos contou que entrou para o Taekwondo, aos dez anos de idade, quando foi matriculado, pois estava pesando cerca de 90 quilos e integrantes da família achavam que se encontrava acima do peso para a pouca idade. “Fui descobrindo aos poucos este esporte e acabei me apaixonando. A primeira medalha que conquistei foi num campeonato realizado em Canoas, em 2013. De lá para cá já consegui quinze e não pretendo parar”, ressaltou Santos. Ele enfatizou que o esporte que optou em praticar lhe ensinou ter determinação, como princípio. Mas também ajudou a ter mais respeito ao próximo, controle e foco.
CATEGORIAS 
Maurício Santos – 3º colocado – ranking preta (desafio Brasil X Uruguai) Érica Orengo – 1º lugar – categoria catete Luan Ferreira – 1º lugar – categoria juvenil


Tentativa frustrada de assalto termina na prisão 
de dois suspeitos
Foi recuperado o automóvel e até a réplica do revólver
A DUPLA PRETENDIA roubar uma loja 
de material de construção, mas devido 
ao movimento levaram um cliente que chegava ao local 

Policiais militares do 33º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Sapucaia do Sul prenderam dois indivíduos, sendo um adolescente de 17 anos, por assalto no bairro Camboim, em Sapucaia do Sul. Segundo informações do BPM, por volta das 14h20, a Sala de Operações recebeu uma denúncia para atender uma ocorrência relacionada a um assalto num estabelecimento comercial que fica na Avenida Justino Camboim. Ao chegarem no local, os PM’s foram comunicados que os suspeitos não tinham conseguido assaltar a loja de material de construção, mas levaram um veículo, obrigando o proprietário do carro a dirigir. Um cidadão que presenciou o episódio começou a seguir o carro e durante o percurso avisou a Brigada Militar, através do número 190. De imediato foram repassadas para as guarnições que estavam na rua sobre o caso. Ao ser avistado, iniciou uma perseguição que teve fim somente na Rua Martim Pescador, no bairro Colina Verde. Os indivíduos abandonaram o veículo e a vítima conseguiu escapar dos homens e adentrou num matagal existente na região. Um cerco policial foi montado, onde os PM’s conseguiram prende-los. Um dos criminosos tinha 21 anos e com diversos antecedentes criminais, principalmente ligado a roubo a pedestre. Já o menor de 17 anos, não tinha nada em seu desfavor. Com o maior de idade, os policiais encontraram uma réplica de uma pistola calibre 40.


Com os suspeitos foi encontrado drogas e dinheiro
Dupla é capturada durante ação no Jardim América 
No dia 11 de setembro, policiais participaram de mais uma edição da ‘Operação Avante’. Desta vez, a ação ocorreu no bairro Jardim América, em Sapucaia do Sul, onde integrantes da Brigada Militar do município efetuaram a prisão de um jovem de 23 anos e a apreensão de um adolescente, de 17. Conforme informações do BPM, por volta das 15 horas, os PM’s foram comunicados por um grupo de pessoas, que um indivíduo, em atitude se encontrava nas dependências de um condomínio residencial, que fica na Rua Gonçalino Lucas. Além disso, as pessoas que fizeram a denúncia falaram que ele estava comercializando e consumindo drogas no local. Quando chegaram, o suspeito foi preso e identificado. Ao verificar a ficha no sistema de segurança detectaram que possuía vários antecedentes ligado ao tráfico. Com ele foi detido um morador que portava três pinos de cocaína, uma porção de maconha e uma quantia de R$ 55,00. Junto com o menor, havia uma pequena porção de maconha. Ele tinha sido detido por posse de entorpecentes.


Suspeito é detido no bairro Olímpica
O homem foi localizado em uma rua do bairro
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 27 anos. O fato ocorreu no dia 07 de setembro, por volta da meia noite, quando o indivíduo caminhava por uma rua do bairro Olímpica e durante um blitz foi abordado. Quando foi verificado através do nome e do número dos documentos foi constatado pelos PM’s que havia um mandado de prisão para o suspeito. Ele foi preso e levado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Dupla é detida por envolvimento 
a receptação de veículo
Carro foi localizado em uma residência no Primavera
Dois suspeitos, com 19 e 20 anos foram detidos por policiais militares por estarem envolvidos por receptação de veículos. A prisão aconteceu no dia 12 de setembro, por volta das 22h30, em uma rua do bairro Primavera. Os PM’s que estavam na Sala de Operações receberam uma denúncia de que no pátio de uma residência na localidade alguns homens estavam desmanchando um veículo, de cor preta, o qual havia sido roubado no mesmo dia, no bairro Novo Horizonte, em Sapucaia do Sul. A guarnição chegou no local e detectaram que o automóvel foi tapado com uma lona. Já na casa, os PM’s receberam a informação que próximo ao imóvel estaria o estepe do carro, sendo localizado logo depois. Os presos foram encaminhados ao Hospital São Camilo e em seguida levado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde foi registrado o fato.


Indivíduo é localizado no Primor 
Durante uma barreira policial, policiais militares do 33º BPM prenderam um homem de 42 anos, quando caminhava pela Avenida João Pereira de Vargas, no bairro Primor. O fato aconteceu por volta das 18 horas do dia 11 de setembro. Ele possuía diversos antecedentes como falsidade ideológica, receptação, porte de ilegal e dirigir sem habilitação.






Foragido é preso

Um rapaz de 19 anos foi preso na tarde do dia 08 de setembro, por policiais militares do 34º BPM de Esteio. Segundo informações, a prisão aconteceu por volta das 15h50, na área central do município, quando foi abordado em via pública. Durante uma consulta no sistema prisional foi verificado que havia um mandado de prisão em seu desfavor. O suspeito foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia do município.




Indivíduos são mortos no São José e Primavera
O feriado de Sete de Setembro foi marcado por dois homicídios em Esteio. O primeiro registro aconteceu por volta das 19 horas, em uma rua do bairro São José, quando um homem de 43 anos foi alvejado por oito tiros. Após 90 minutos, um indivíduo de 35 anos foi assassinado com seis tiros, no bairro Primavera. De acordo com o integrante do Setor de Investigação da DP esteiense, André Rosa, ambas as vítimas tinham envolvimento pelo tráfico de drogas e também alguns registros no sistema da polícia. “A maioria dos homicídios registrados no município é vinculado com a drogadição”, disse André. Ele comentou que as testemunhas já foram convocadas e estão prestando depoimento, para melhor esclarecer o fato. Outro fato alarmante, segundo André, em 2015, foi registrado na cidade 25 mortes com armas e até os primeiros dias de setembro, os homicídios já atingiram o patamar de 20, sendo que ainda faltam cerca de três meses para o término do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário