quinta-feira, 22 de setembro de 2016

EDIÇÃO 2038

PM’s da cidade passam por qualificação
A atividade ocorreu no Plenário da Câmara Municipal
Policiais militares ligados ao 34º BPM de Esteio participaram no dia 12 de setembro de uma formação com o efetivo. O encontro ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Na oportunidade, o tenente-coronel do 34º José Nilo Corrêa Alves falou com a guarnição assuntos importantes, entre eles, parabenizando o grupo pelos bons serviços prestados durante a realização da 39ª Expointer, que aconteceu entre 27 de agosto e 04 de setembro, no Parque Assis Brasil. Em seguida, o capitão João Claudio da Silveira Lopes, chefe da 2ª e 3ª Seção do Batalhão esteiense abordou algumas orientações em relação ao sigilo, entre outros questionamentos.


Acessibilidade no prédio do Legislativo
A ideia é proporcionar um melhor conforto para os cadeirantes no espaço público
Com o objetivo de oferecer mais comodidade aos cadeirantes e aqueles que possuem mobilidade reduzida direcionada a inclusão, a Câmara de Vereadores de Esteio instalou espaços dedicados para aqueles que utilizam cadeira de rodas. Os locais destinados ficam na primeira fileira no auditório propondo que as pessoas possam acompanhar as sessões ordinárias, audiências públicas e atos solenes durante ano, assim como eventos de escolas, entre outros. Além disso, o prédio do Legislativo Municipal possui diversos espaços com o objetivo de atender a demanda deste público e pela acessibilidade, com rampas, elevadores e pisos retráteis.


Trabalhos científicos são premiados 
A INICIATIVA foi da Escola Estadual Jardim Planalto que reuniu a 
comunidade escolar numa solenidade
Os trabalhos proporcionaram um aprendizado complementar e cotidiano
Foi realizada na tarde do dia 16 de setembro, a solenidade de entrega de medalhas e troféus para os vencedores da 16ª Feira Multidisciplinar da Escola Estadual Jardim Planalto. A cerimônia ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, no Plenário da Câmara e contou com a participação de alunos, professores e integrantes da comunidade escolar. A abertura da festa foi conduzida pela Banda da Brigada Militar de Novo Hamburgo, seguida da premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos pelos estudantes, assim como os piquetes do acampamento farroupilha feito nas dependências da instituição. Na ocasião, 17 projetos de iniciação científica foram premiados nas seis diferentes áreas de conhecimento da feira. Além disso, o trabalho “Efeito estufa”, da categoria Ciências Exatas, composto pelos estudantes Bruno Ebertz, Bruno Santin e Gabriel da Silva, selecionado através da votação popular, recebeu três credenciais para a 10ª Mostra Científica Latino-Americana (MCL), que acontecerá em Trujillo, no Peru, em 2017. Inclusive, um representante do país anfitrião do encontro esteve em Esteio conhecendo o trabalho que é realizado no Estado. Além do Peru, também estarão projetos de países da América, ente eles, Paraguai, Colômbia, Peru e Brasil.
PESQUISA - Segundo o chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi, a realização desta atividade em uma das mais importantes instituições do município representa o comprometimento em prol da educação e da iniciação cientifica. “A pesquisa eleva o conhecimento e o aprendizado. A parceria para a realização da feira faz com que haja uma motivação entre os jovens”, comentou Rinaldi. A diretora da instituição Rossana Menegaz dos Santos disse que a iniciativa foi do professor da disciplina de química e atual vice do turno da tarde da instituição, Claudio Goetz, juntamente com o Clube de Ciências e o apoio do grupo de professores. A Escola Jardim Planalto talvez seja a única na região metropolitana que possui uma associação ligada a iniciação científica. O piquete escolhido foi Estância do JP. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook da Escola Estadual Jardim Planalto.


Cartório Eleitoral de Esteio realiza
treinamento de mesários
Cerca de 10% dos eleitores já irão testar o sistema biométrico
Nos dias 14 e 15 de setembro, o Cartório Eleitoral de Esteio promoveu um treinamento para os presidentes de seção e 1ºs mesários. A atividade foi realizada na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. O servidor da Justiça Eleitoral do município, Gilmar realizou uma apresentação sobre o pleito, em relação a normas que devem ser cumpridas no dia da eleição. “A participação dos voluntários são fundamentais para o sucesso de um pleito”, disse Gilmar. Ele comentou que também fazem parte deste processo a juíza eleitoral, Jocelaine Teixeira e o representante do Ministério Público, o promotor público, André Côelho. A chefe do Cartório esteiense é Evânia Núbia Oliveira. Gilmar enfatizou que neste ano, as eleições municipais terão uma novidade. Aproximadamente 10% do eleitorado já irão utilizar o sistema biométrico e os outros 90% ainda será pela maneira convencional. “Aos poucos, aqueles que trabalham nas eleições e os próprios votantes poderão se adaptar com este novo formato”. De acordo com o servidor da JE, em Esteio irão participar voluntariamente 868 mesários, para atuar junto a mais de 60 mil eleitores. “Os votantes podem intensificar ainda mais a fiscalização no que tange a questão da contagem dos votos, pois os cidadãos que possuem aparelhos de telefone celular com câmera fotográfica e com aplicativos pode utilizar o sistema QR Code. Com isso, pode-se ler e comparar o que foi impresso na boletim de urna com os dados do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. Nas próximas eleições, devem ser escolhidos por voto direto, o prefeito e os representantes da Câmara de Vereadores. A votação acontece das 8h às 17 horas, em cerca de 5.570 municípios do país, com mais de 140 milhões de votantes e aproximadamente dois milhões de voluntários.


Crocheteiras da região participam de encontro 
PELA SEGUNDA VEZ, o município sediou o evento, onde as artesãs tiveram 
a oportunidade de mostrar seus novos trabalhos
As participantes com brindes ganhos durante a festa
O 9º Encontro de Crocheteiras foi realizado no dia 17 de setembro, no refeitório da Apae – Escola Novo Horizonte de Esteio. Cerca de 30 pessoas, em sua maioria mulheres participaram da festa, que contou com a presença de artesãs do município anfitrião, Sapucaia do Sul, Canoas, Porto Alegre e São Leopoldo. Além de brincadeiras, aconteceu entrega de brindes e brincadeiras através do ‘amigo secreto’. Segundo uma das organizadoras do evento, Mara Ferreira, a cidade é pela segunda vez o palco do encontro, que tem entre os objetivos, reunir pessoas que atuam neste segmento, bem como trocar experiência e divulgar o que vem sendo feito pelas artesãs. “Além da confraternização, a integração entre as participantes é de grande importância. Podemos conhecer também as novidades que estão sendo feitas e em breve já estarão sendo comercializadas”, disse Mara. Ela informou que muitas participantes do encontro mantêm contato, a partir do surgimento do blog ‘Amigos do crochê’. “Em relação as novas tecnologias, buscamos sempre estar antenadas com o que é produzido. Mesmo assim, cada peça é personalizada e uma sai diferente da outra”.
ESPAÇOS - A organizadora do encontro, que aconteceu em 2013, Lucia Elena Fonseca Freitas frisou que na época foi difícil conseguir um local apropriado para fazer o encontro. O local escolhido foi Cia do Lanche, situado na área central do município. “Tanto que nesta segunda oportunidade, a parceria foi expressiva para que ocorresse dentro da normalidade e todas com satisfação”, enfatizou Lucia. Ela ressaltou que desde a primeira edição, que aconteceu em Porto Alegre, os maridos também fazem parte do grupo, onde acompanham as esposas e ainda dão palpites. Moradora do bairro Walderez, em Sapucaia do Sul, a autônoma Maria da Glória Correia da Silva participa pela primeira vez do encontro. “Fui convidada por uma amiga e em pouco tempo pude conhecer mais pessoas e mostrar meu trabalho. Foi um momento agradável e de troca de ideias”.
CEDÊNCIA - A representante da instituição que cedeu o local, Neidi Ittner falou que teve conhecimento do evento, durante uma viagem de ônibus pela cidade, quando uma passageira, através de uma conversa informal relatou sobre a dificuldade em conseguir espaços gratuitos para fazer a festa. “Ao saber disso, a diretora da Apae, Fernanda Girardi se sensibilizou e resolveu ceder o local para o encontro”.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Serviço que presto 
ao planeta... 
O trabalho de cada um representa a forma que retribuímos ao planeta, há um propósito oculto por trás de tudo e de cada ato por isso, deveríamos estar sempre abertos a  uma nova oportunidade de prestarmos maior dedicação a nossas próprias vidas. Qual o significado e a missão deste trabalho? Se prestarmos atenção, a cada um de nós foi dada a graça, segundo nossos talentos, não é porque o outro não nos valoriza que não temos o nosso valor. Não é porque o outro não reconhece o que fazemos que nossas atitudes não são válidas. Nem sempre as nossas atitudes serão compreendidas, nem sempre nossos esforços serão reconhecidos, ainda assim isso não nos tira o mérito de tentar oferecer sempre a nossa melhor parte. Devemos buscar sempre fazer as coisas da melhor maneira possível, dando o nosso melhor, não para que os outros percebam ou notem o quão bom nos somos, mas sim porque quando fazemos o bem e agimos de maneira correta colocamos amor, ternura, carinho, em nossas atitudes e ampliamos dentro de nós o nosso potencial divino, entrando em sintonia com a vida, promovendo assim a satisfação interior que nos permite estar em paz com nossa consciência e em harmonia com nossos pensamentos e sentimentos...
Abraço fraterno, toda bênção!



Revitalização do Seminário Claretiano
será entregue dia 28

A SEGUNDA PARTE DA OBRA corresponde um trabalho realizado na parte externa do prédio
Seminário Claretiano é um dos poucos patrimônios históricos existentes
A 2ª etapa da revitalização do Seminário Claretiano será inaugurada durante um ato que irá ocorrer no dia 28 de setembro, às 18 horas, no próprio seminário. Nesta fase, foi feito um trabalho na área externa do complexo histórico, com: instalação de iluminação; colocação de mesas e bancos; calçamento com blocos de concreto; plantio de grama; ampliação de rampa de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida; e construção de pedestal para colocar novamente a imagem da santa no Seminário, que antes ficava sobre a fachada de um dos prédios. O valor investido na 2ª etapa foi de R$ 212 mil.  As ações da primeira etapa, entregues em novembro de 2015, somaram cerca de R$ 475 mil, incluindo aterro do estacionamento, terraplanagem, colocação de material fresado, barras para banheiros e divisórias para a instalação da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, instalação da a Sala de Leitura Quintanares (minibiblioteca baseada em projeto dos alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Flôres da Cunha), entre outros.  O Seminário deve passar ainda por revitalização do espaço destinado ao Museu Histórico de Esteio (MHE). O processo licitatório está previsto para iniciar em outubro. Essas e obras ações foram divulgadas recentemente pela diretora de projetos da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Gabriela Scrinz e o arquiteto José Dall’ Agnese, em visita ao Jornal Destaque.
HISTÓRIA - Os prédios do Seminário Claretiano fazem parte da história da cidade, pois existem desde a década de 40, no município. Muitas crianças e jovens estudaram no local por décadas que foi desativado nos anos 90. Neste período, um dos poucos moradores do local foi o pároco André Carbonera. Atualmente, ele reside na cidade de Clevelândia, no Paraná. Após um período de empurra-empurra, entre os claretianos e o Poder Público, no dia 13 de agosto de 2005, o fogo destruiu parte do prédio frontal. O complexo integra a prédios e espaços tombados pelo patrimônio histórico do município, desde os anos 2000.


Lucas Ferreira ficou em terceiro
lugar no concurso
Esteiense conquista título em evento tradicionalista
Representando Esteio, o garoto Lucas Nunes Ferreira, de 11 anos ficou em terceiro lugar no concurso Piá Farroupilha que foi realizado nos dias 16 e 17 de abril, no município de Portão. Ele havia ganhado a primeira etapa pelo CTG Chama Nativa e em seguida representando a 12ª Região Tradicionalista (RT). Lucas comentou que desde bebê frequenta espaços culturais, pois seus pais e o irmão mais velho são atuantes no segmento. “É um local que gosta de estar, onde tenho a oportunidade de fazer novos amigos e conhecer pessoas. Além disso, posso cultivar a cultura gaúcha”, falou o menino. Ele ressaltou que por estar dentro do CTG, o que mais gosta é estar envolvido com a dança, especialmente as invernadas, no qual participa e também gosta de assistir nas demais categorias. Estudante do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Jardim Planalto, Lucas Ferreira neste ano participou do desfile farroupilha, que aconteceu na manhã do dia 20 de setembro, em Porto Alegre. “Foi muito legal ter desfilado. É uma festa muito bonita e significativa para todos os gaúchos de coração”.


Lançada o 3º Esteio da Poesia Gaúcha
durante a Semana Farroupilha 
A FINAL DO FESTIVAL está previsto para ocorrer em março de 2017
Representantes de segmentos prestigiaram a festa de lançamento
Uma das últimas atividades do Acampamento Farroupilha de Esteio, que terminou no dia 20 de setembro, foi o lançamento da 3ª edição do Esteio da Poesia Gaúcha. A solenidade ocorreu no palco de shows, que se localizava no pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque Assis Brasil. O responsável por conduzir o ato foi o jornalista Djalma Corrêa Pacheco. Representantes do movimento tradicionalista, do Executivo e do Legislativo prestigiaram a atividade. Ele comentou que as duas primeiras edições do evento foi sucesso absoluto de público e também pela qualidade dos trabalhos artísticos apresentados. “Estamos a cada ano buscando melhorar ainda mais a festa, mostrando os talentos que existem na cidade e no Estado”, ressaltou Pacheco. Ele frisou que além da apresentação de artistas locais, também deverá pisar no palco, um músico de abrangência estadual. “Por ser um ano eleitoral, os organizadores do festival promoveram um encontro com os quatro candidatos a prefeito por Esteio, no qual, todos se comprometeram que o evento está confirmado para o próximo ano, mesmo enfrentando dificuldades”.
VALORIZAÇÃO - Segundo a titular da pasta de Arte e Cultura, Ângela Ruas, um dos principais objetivos do festival é proporcionar a valorização da literatura e da música tradicionalista. “Em pouco tempo de existência, o evento já é considerado um dos mais importantes do Rio Grande do Sul, devido à dimensão e também pelo fato de agregar artistas de várias gerações”, disse Ângela. O coordenador geral do festival, Paulo Roberto Domingues Vargas declamou um dos poemas vencedores da mostra. A comissão organizadora é formada pelas secretarias de Comunicação Social e Cultura. Já está à disposição para os interessados o regulamento do festival. Informações podem ser obtidas através dos telefones 3433-8125, 3473-0414 ou 9151-3893. O endereço eletrônico é www.esteio.rs.gov.br ou pela página Facebook.com/esteiodapoesia. O 3º Esteio da Poesia Gaúcha ocorrerá no dia 11 de março de 2017, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
Um Espetáculo Maravilhoso 
As mais de 800 pessoas que foram à Igreja do Imaculado Coração de Maria, no domingo passado (17/09), assistir ao concerto com o coral e a orquestra da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) saíram maravilhadas por poderem contemplar um espetáculo que há mais de 15 anos não ocorria em nosso município. Foi uma apresentação maravilhosa com uma bela variedade musical. Foram músicas de autores como Giuseppe Verdi e Pietro Mascagni com partes de óperas como La Forza del Destino, Cavalleria Rusticana e obras do musical Les Misérables. Primeiramente, eu gostaria de agradecer à OSPA e aos seus patrocinadores pela presença que abrilhantou a noite de domingo em nossa cidade. Além disso, gostaria de agradecer a cada um e cada uma que se fez presente naquele belo espetáculo. Bem como a todos os colaboradores de nossa paróquia, muitos dos quais agradeci pessoalmente, pois foi por meio da doação deles, do esforço feito no anonimato, mas com muita dedicação, que ajudou para que esse evento se tornasse uma realidade em nossa cidade. Aquela apresentação ficará por longo tempo presente em nossa memória, durante o espetáculo, nenhuma palavra, nenhum comentário. Apenas as pessoas escutando e admirando a boa música que reverberava em nossa Igreja Matriz. E, por fim, quando uma parte da apresentação se concluía, as pessoas aplaudiam efusivamente. Muitas vezes de pé, os presentes aplaudiam diante da alegria de participar daquele evento. O regente, maestro Manfredo Schimiedt, percebeu a alegria e o entusiasmo do público. Quando da última música, Oh happy day, ele próprio incentivou os membros do coral a bater palmas. Palmas, aliás, que não estavam previstas no espetáculo. Este fato mostra como ocorreu uma grande sintonia entre os músicos e cantores da OSPA e todo o público presente. Ao pensar no espetáculo do domingo passado, é importante pensar como se faz um músico. Num país com uma significativa evasão escolar e onde alunos são aprovados sem terem condições para tal, cabe-nos perguntar sobre o que é possível fazer para se transformar esta realidade. Sobre o que pode ser feito para se mudar essa situação difícil, de modo particular em nosso Estado. Uma das soluções para se modificar a realidade se dará com o empenho e a dedicação de todos. Não basta aguardar pelo poder público. Não basta esperar para que os governantes façam algo. Os próprios cidadãos precisam mostrar uma das características marcantes do brasileiro: a criatividade. A criatividade é uma capacidade para produzir algo que vai além dos recursos dos quais dispomos. Uma pessoa criativa não se deixa prender pelos limites e dificuldades. Ela é capaz de superar as limitações pela sua capacidade de improvisação e de superação dos obstáculos. É isso que precisamos ter presente, se quisermos mudar essa realidade. Não podemos nos lamentar porque as coisas são difíceis, porque não dispomos de todos os recursos que deveríamos ter. É preciso buscar alternativas para solucionarmos os problemas. Nós temos capacidade para tal, somos inteligentes e criativos. Concentremos as nossas forças na busca de soluções. Tomemos nós próprios as rédeas e superaremos as dificuldades, que não são poucas. Somos capazes de superar, o que é preciso, é de um trabalho duro e dedicado. Que todos nós nos empenhemos na busca de soluções para os nossos problemas.


Ginásio é palco de boxe olímpico 
COMPETIDORES DA CIDADE e até do Uruguai agitaram o espaço esportivo
Atletas esteienses tiveram um resultado expressivo na competição
Alguns dos melhores boxeadores do Rio Grande do Sul participaram no dia 15 de setembro, de lutas através do ‘Maior evento de Boxe Olímpico de Esteio’. O evento ocorreu no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, situado no bairro Olímpica. Os alunos das oficinas de boxe do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), coordenadas pelo professor Abílio Mobus, foram os anfitriões do evento e além disso, aprenderem um pouco mais, como também disputarem medalhas da competição. Foi realizada em torno de 25 lutas, incluindo duelos pelo campeonato estadual e um duelo internacional entre o boxeador Gabriel Amaral e um atleta uruguaio. De acordo com Abílio Mendes, quatro atletas de Esteio foram classificados. Rodrigo Alexandre Barco consagrou-se campeão estadual elite, na categoria 64kg. William Covolo se tornou vencedor estadual juvenil categoria 64kg. Já Wesley Marques, também campeão estadual juvenil, na categoria 69 kg. Um dos destaques no esporte nos últimos anos, Thayno Ferreira lutou que figura como campeão estadual elite, categoria 75 kg.
GANHADORES - Com o segundo lugar estadual elite, na categoria 60 kg ficou Diego Andrade e Emerson Oliveira ficou com a prata, na categoria 64kg. No feminino, Brenda Souza foi campeã na categoria 81 kg. “Foi importante o evento na cidade, pois pudemos mostrar o potencial que há entre os competidores locais e a preparação que teve para poder subir ao pódio e ficar entre os melhores”, disse Mendes. Além disso, seis food trucks ficaram estacionados aos arredores para aqueles que estavam interessados em fazer um lanche. Em alguns estandes foram comercializados produtos diversificados para os participantes e convidados do evento. Abílio frisou que a maioria dos vencedores esteienses surgiram no Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS), que tem dado a oportunidade de revelar talentos, no esporte e nas artes.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Semana Farroupilha 
Em Semana Farroupilha que se encerra, considero adequado que discorramos um pouco sobre os principais símbolos de nossa Terra, o Rio Grande do Sul. Conforme lei específica que dispõe sobre o seu uso, os símbolos oficiais do Estado Gaúcho são: O Hino, a Bandeira e o Brasão de Armas. Além destes, são considerados símbolos, ainda, o Cavalo Crioulo, a ave Quero-quero, a planta Marcela, a bebida Chimarrão, o prato típico Churrasco, a flor Brinco de Princesa, a estátua Laçador e a árvore Erva-Mate. Sobre o Hino, consta que a 30 de Abril de 1838 os farroupilhas obtiveram uma de suas maiores vitórias em todo o decênio revolucionário: a conquista da vila legalista de Rio Pardo. Em meio à euforia do triunfo, eles se deram conta de que havia sido aprisionada a Banda Militar do 2º Batalhão Imperial de Caçadores e seu respectivo maestro, Joaquim José de Mendanha. Então lhe deram o encargo de compôr a música do Hino da República Rio-Grandense, cuja primeira execução os historiadores afirmam ter acontecido em 5 de Maio de 1838. Quanto à Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul, foi utilizada pela primeira vez no dia 12 de Novembro de 1836 quando o governo da República Rio-grandense, instalado em Piratini, baixou o decreto criando o Escudo d’armas da República, assim entendido o Pavilhão dos Farroupilhas. Compõe-se de três panos: verde (acima), vermelho (no centro) e amarelo (abaixo) em tonalidades normais. Possui uma elipse vertical em pano branco, onde está inserido o brasão. Num lenço, ao centro do brasão, se lê a inscrição “República Rio-Grandense” e sob o brasão, o lema “Liberdade, Igualdade, Humanidade”. Foi oficialmente adotada pelo Decreto Estadual nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966, sendo Governador o Sr. Ildo Meneghetti, e deve sua concepção ao farroupilha Bernardo Pires, em trabalho conjunto com José Mariano de Mattos. As cores referenciam a Bandeira do Brasil (verde e amarelo) e a faixa vermelha que a atravessa diagonalmente significa todo o sangue gaúcho derramado tanto na Revolução que ocorreu entre a República do Rio Grande e o Império do Brasil quanto as demais guerras e disputas que ocorreram na região. Já o Brasão, foi adotado pelo mesmo decreto que instituiu o Hino e a Bandeira do Estado. Acredita-se que foi desenhado originalmente pelo padre Hildebrando e, em arte final, pelo Major Bernardo Pires, sendo muito semelhante ao usado na época dos farrapos. O Brasão é o mesmo que aparece no centro da Bandeira Estadual. Interessante conhecer os símbolos e, acima de tudo, cultuar os valores tradicionalistas que incentivam a honestidade, o respeito ao próximo e o espírito de luta por uma sociedade sempre melhor para todos. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM



Dupla é detida com motocicleta furtada no bairro Santo Inácio 
O VEÍCULO havia sido furtada em agosto, 
na cidade de São Leopoldo
A motocicleta de cor preta tinha placa de São Leopoldo
Um homem de 40 anos e um adolescente de 15 anos foram detidos por uma guarnição do 34º BPM, na noite do dia 10 de setembro, em uma rua do bairro Santo Inácio. De acordo com informações do BPM, um motociclista se encontrava em atitude suspeita percorrendo uma rua do bairro, quando foi abordado por uma guarnição. Além do motorista tinha um menor na carona de uma motoneta Biz, de cor preta. Os PM’s vistoriaram que o veículo possuía uma ocorrência de furto registrado no dia 27 de agosto, no Centro de São Leopoldo. O veículo foi recolhido e os indivíduos levados para a DPPA, em Canoas. Em relação ao adolescente, pais e responsáveis foram acionados para resolver a questão.


Indivíduo que estava envolvido em crime de natureza sexual é localizado 
Policiais da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) prenderam um homem em Esteio, por suspeita de ser o autor de crime de natureza sexual. A detenção ocorreu em cumprimento a mandado de prisão preventiva contra o indivíduo. Conforme o delegado do DPCA, Pablo Queiroz Rocha, o homem possui diversos antecedentes por assédio sexual, estelionato, estupro, ameaça, exploração sexual e roubo a residência. Após os procedimentos normais, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional.


Drogas, armas e dinheiro são encontradas
em casa no Vargas
No imóvel os policiais acharam drogas e armas
No dia 17 de setembro, por volta das 2 horas da manhã, policiais militares do 33º BPM de Sapucaia do Sul prenderam um homem de 45 anos, em uma residência na Avenida Valdomiro Machado, que fica no bairro Vargas. Com o indivíduo, os PM’s encontram dois revólveres, sendo calibre 38, três munições intactas e outras duas já deflagradas. A arma, de calibre 22, possuía duas munições, que já havia sido executado os disparos. Os policiais informaram ainda que além do armamento, o suspeito tinha escondido no imóvel um tablete de maconha, uma balança de precisão, 22 pedras de crack e uma quantia de R$ 45, 00, em dinheiro.



Suspeito com tornozeleira eletrônica é preso no Primavera 
Um jovem de 20 anos foi preso por policiais militares do 34º BPM, na noite do dia 13 de setembro, em uma rua do bairro Primavera. Segundo informações obtidas pelo batalhão, a prisão ocorreu após a abordagem a um indivíduo em atitude suspeita em via pública no bairro. Durante a revista, os brigadianos verificaram junto ao sistema prisional que ele se encontrava foragido da justiça e com a tornozeleira eletrônica desligada. O suspeito foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia do município.




BM encontra veículo após assalto na região 
A Brigada Militar de Sapucaia do Sul localizou na manhã do dia 18 de setembro, o carro roubado durante um assalto que terminou com a morte de uma mulher, na cidade de Canoas. O veículo foi encontrado na Travessa do Patronato, no bairro Novo Horizonte, na zona rural do município. Os policiais militares foram até o local, por volta das 10 horas, após a Sala de Operações ter recebido informações através do número 190. A vítima tinha 25 anos e foi atingida com um tiro na cabeça quando chegava em casa com a família, após ter ido visitar o acampamento farroupilha do município onde ocorreu a tragédia. Ela foi morta na frente do marido e da família de um ano de idade.





Foragido é capturado e conduzido ao sistema prisional 
Policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 38 anos que está foragido do sistema prisional. A detenção aconteceu no dia 10 de setembro, por volta da uma hora da manhã, no bairro Primavera. O suspeito estava caminhando em uma das ruas da localidade e foi abordado por uma guarnição. Os PM’s verificaram que o indivíduo possuía um mandado de prisão. Ele foi preso e levado para a DPPA.
DP prende homem por violência doméstica 
Agentes da Polícia Civil de Esteio prenderam em flagrante um homem de 31 anos, por ameaça – violência doméstica. O titular da DP esteiense, André Sperotto falou que o indivíduo foi preso após ter realizadas diversas ameaças de morte contra sua companheira e seus familiares. “A prisão ocorreu no momento em que ele agredia um das testemunhas que havia tentado ajudar a vítima”, informou Sperotto. Ele comentou que logo em seguida ter prestado esclarecimento e serem tomadas as medidas cabíveis, o homem foi levado para o sistema prisional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário