sexta-feira, 4 de novembro de 2016

EDIÇÃO 2044

Av. Presidente Vargas é repavimentada
 Apesar do término da pavimentação, ainda faltam alguns ajustes na avenida
Na tarde do dia 28 de outubro, os condutores que utilizavam as principais vias centrais da cidade tiveram que ter atenção redobrada. Um dos motivos foi a repavimentação no trecho correspondente entre a Avenida Presidente Vargas, entre o viaduto João Goulart e a Rua Padre Felipe, no Centro. O trabalho faz parte de uma das últimas etapas de revitalização da principal via comercial da cidade. Apesar disso, ainda há pequenos detalhes que precisam ser ajustados, para que tudo fique dentro da normalidade.



Falta de servidores e não pagamento de horas extras prejudica atuação do Corpo de Bombeiros 
PRINCIPALMENTE AOS FINAIS DE SEMANA, os munícipes deverão ser 
atendidos pelas corporações da região
A unidade localizada no bairro Tamandaré atua há mais de 25 anos na cidade
Em função da crise econômica que encontra-se o governo do Estado, alguns serviços na cidade estão sendo prejudicados. Um dos mais importantes do município, a unidade do Corpo de Bombeiros vem sofrendo com estas medidas. Desde o final de outubro, os profissionais não estão trabalhando nos finais de semana, feriado ou fora do horário de expediente. Um dos principais motivos é o não pagamento das horas extras para estes servidores. Outro grave problema é a não vinda de novos bombeiros para o quartel esteiense, o que também tem contribuído com a triste situação. Esta questão vem tomando algumas proporções, que inclusive vem sendo discutidas em páginas nas redes sociais pelos moradores da cidade que estão se mobilizando para que este fato seja por um breve tempo. Apesar disso, os batalhões de Sapucaia do Sul e Canoas estão em alerta para que em caso de algum problema, tenham condições de suprir as necessidades.
LUTA - Fundado em julho de 1989, através do esforço da comunidade e de alguns grupos de parceiros, entre eles, o Consepro, o Corpo de Bombeiros de Esteio tem cumprido ao longo dos anos a função de salvar vidas e defender aqueles que mais precisam na hora do perigo. Mesmo com as últimas mudanças ocorridas, como o desmembramento com a Brigada Militar que entrou em vigor neste ano, entre outras questões, não afetou em nenhum momento o trabalho da corporação, que é uma das mais respeitadas pela região. Um dos momentos de grandeza, dentre outros, foi o trabalho incansável do grupo esteiense, juntamente com outros profissionais da região que ajudaram a salvar vidas, durante a grande enxurrada que devastou diversos bairros da cidade em julho de 2015. O atual responsável pela unidade é o sargento Álvaro do Nascimento.


Rafael Figliero esteve divulgando seus
trabalhos no Legislativo
Vereador Rafael Figliero visita o JD 
O vereador Rafael Figliero (PTB) esteve realizando uma visita à sede do Jornal Destaque, na tarde do dia 27 de outubro. O parlamentar foi recepcionado pelo diretor do periódico Miguel Luz. Na oportunidade, Rafael falou que é importante dialogar e ser aconselhado por uma pessoa que conhece como poucos a história do nosso município. Durante a vinda no jornal, o vereador anunciou que a partir de janeiro de 2017 será o novo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, a gestão do prefeito eleito, Leonardo Pascoal. “Também venho buscar mais informações sobre a trajetória do município, nos mais de seis décadas e também pela parceria em relação ao Museu Municipal”, comentou Figliero. Rafael comentou que entre 2009 e 2012 atuou como titular da pasta de Arte e Cultura, no qual foi um desafio, pois na época a secretaria possuía um dos menores orçamentos da administração municipal, mas ao final de sua gestão, houveram avanços importantes. “A partir do próximo ano, a proposta é dar continuidade aos projetos já existentes, além de buscar parcerias público e privado para dar continuidade as ações. A ideia é qualificar os equipamentos culturais e de lazer da cidade”. Após um período a frente da secretaria, Rafael assumiu um novo desafio, quando foi um dos vereadores eleitos para a legislatura 2013/2016. Na Câmara Municipal, atuou junto a Comissão de Cultura, Educação e Desporto. “Foi uma experiência expressiva poder ter passado pelo Legislativo. A partir deste trabalho, pude ampliar conhecimentos que irão permitir exercer funções no futuro, no que tange a desenvolver projetos”.


Carros antigos são destaque 
em encontro no Tamandaré 
MAIS DE 150 VEÍCULOS participaram da ação, que ocorreu na praça Premem
A exposição atraiu público da cidade e da região
Raridades que marcaram uma geração puderam ser vistos durante o Encontro de Carros Antigos em Esteio, que aconteceu das 10h às 17 horas, na Praça do Premem, localizada no bairro Tamandaré. Veículos que fizeram parte da história e deixaram boas recordações puderam ser vistas por famílias da cidade e da região. Segundo um dos organizadores, Edwilson de Oliveira, participaram desta atividade na cidade mais de 150 automóveis de vários modelos, a partir de 1929. “Foi um momento agregador de pessoas, que além disso, tiveram a oportunidade de se divertir em eventos paralelos, como food truck, praça de alimentação, venda de miniaturas de carros e até a comercialização de peças, conhecido como ‘mercado de pulga’”, disse Oliveira. Ele informou que além dos automóveis, esteve presente no encontro, motocicletas antigas e até bicicletas. Edwilson falou ainda que muitos destes veículos são de placa preta, exclusivo de colecionadores. Prestigiaram o encontro, representantes de clubes de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Alvorada, Viamão e Nova Petrópolis.
INICIATIVAS - Em menos de uma semana, este é a segunda atividade que é realizada no município. No dia 22 de outubro, o grupo Placas Amarelas promoveu um evento similar, num posto de combustíveis localizado na Avenida Presidente Vargas, no bairro São Sebastião. Durante a tarde, mais de duas mil pessoas passaram pelo local, onde puderam conferir automóveis com mais de 70 anos. Além disso, em novembro, a partir do segundo semestre, está previsto outro encontro, mais com um clube específico. Provavelmente, o evento irá se realizar no Parque de Exposições Assis Brasil.


LORI EMANOELA DA SILVA 
Ações que você faz 
no mundo
As coisas de nossas vidas são verdadeiramente interligadas as situações que supostamente nos guiariam por outros caminhos, penso que estando todos nós juntos numa frequência chamada Terra, onde realizamos a nossa experiência enquanto seres espirituais nesta dimensão, no mínimo deveriam refletir sobre as posturas diante o todo em qualquer situação... Ainda refletindo sobre isso vale dizer que esta semana tivemos um feriado que ninguém gosta de “comemorar”. Trata-se de Finados, ou dia de Finados é o dia criado para honrar e lembrar as pessoas que já faleceram. Esta homenagem é feita no dia 2 de Novembro. A palavra finado é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que finou que chegou ao fim, que está morto. Por esse motivo, o Dia de Finados também é conhecido como Dia dos Mortos. Nesse dia, as pessoas vão aos cemitérios levar flores, acender velas e rezar pelos entes queridos que já morreram. No Brasil, o dia de Finados é feriado nacional. As tradições variam muito de acordo com o país. No México, por exemplo, as celebrações duram 3 dias, as ruas são enfeitadas e são organizados vários desfiles.O Dia de Finados é comemorado por ordem da Igreja Católica desde o século XI, que no século XIII determinou que esse dia deveria ser celebrado no dia 2 de Novembro. Diferentes religiões ou denominações da mesma religião abordam este dia de forma diferente, não sendo um dia celebrado pelas pessoas de todas as religiões. É muito importante para a Igreja Católica, que afirma que no dia de Finados os vivos devem interceder pelas almas que estão no purgatório, esperando a purificação para entrarem no Céu. O protestantismo não acredita na existência do purgatório e não cultiva o hábito de orar por pessoas que já faleceram, e por esse motivo não celebra esta data. Por tanto, aproveite o “feriado” para refletir sobre suas ações neste mundo... Paz & bem!
Abraço fraterno, toda bênção!



Esteiense sobe ao pódio em competição

O representante brasileiro mostrou o potencial do atleta gaúcho
O atleta do esporte de força Carlos Eduardo obteve o terceiro lugar durante o campeonato intitulado SudaMericano de Powerlifting Push Bech Press Deardlift, que ocorreu na Argentina, em outubro. Segundo o participante, cerca de 200 atletas, de sete países. “Obtive esta colocação na modalidade bebech press (supino), na categoria até 90 quilos”, disse Eduardo. Ele comentou que o apoio de alguns representantes do Poder Público e da iniciativa privada foram importantes para a aquisição de recursos financeiros para ir ao evento. “Para isso, consegui prêmios para realizar uma rifa entre amigos, que auxiliou com dinheiro para a competição”. Carlos Eduardo falou ainda o evento esportivo faz parte de uma das maiores federações do Mundo GPA IPO. O vencedor se classificou para o mundial que ocorrerá em dezembro, na Rússia.

Voluntárias participam de caminhada no Centro 
A AÇÃO MARCA o encerramento das atividades que lembrou o ‘Outubro Rosa’
A cor rosa predominou em uma das campanhas mais importantes
Dentro das comemorações do ‘Outubro Rosa’ no município, voluntárias da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Esteio realizaram no dia 29 de outubro, a ‘Caminhada dos Amigos da Liga’. A ação teve início por volta das 9 horas, quando os participantes saíram do espaço coberto da Rua Garibaldi e percorreram a Avenida Presidente Vargas, na área central da cidade. Com camisetas temáticas e sombrinhas cor de rosa, a proposta era chamar a atenção do público sobre a prevenção do câncer de mama, que atinge milhares de mulheres. Segundo a presidente da entidade, Nahiene Closs, durante o último mês, foi realizada diversas atividades como palestras sobre as maneiras de prevenir a doença junto a comunidade, assim como as primeiras ações que devem ser tomadas no caso de ter sido diagnosticada. “De maneira abrangente, foi um mês, onde as ações obtiveram êxito expressivo de grande representatividade para a sociedade”, disse Nahiene. Ela comentou que a ideia para 2017 é mobilizar ainda mais pessoas, agregando não somente mulheres, mas homens, inclusive com a possibilidade de uma carreata. Além disso, Nahiene explicou que novembro, a Liga já possui atividades, alusiva ao ‘Novembro Azul’, direcionado aos homens referente à prevenção do câncer de próstata. Em função de alguns aspectos, esta doença é uma das principais causadoras de morte do sexo masculino. Um dos motivos, muitas vezes, é a vergonha de procurar um médico.


Padre Túlio Melo Wavginia
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
CREMAÇÃO, EXISTE 
ALGUM PROBLEMA? 
Ontem celebramos o dia de Finados, dia que dedicamos a fazer memória de nossos antepassados e de todos os que já morreram, e que nós amamos e que nos são caros. Hoje em dia, depois da morte de alguma pessoa cara para nós, podemos sepultá-la, ou ainda, cremá-la. A prática da cremação se difundiu no mundo, em particular no Brasil e em outros países de tradição cristã. Não se trata de uma novidade, pois a cremação já era praticada desde longo tempo, inclusive na Idade Média, especialmente no caso de pessoas que morreram, fruto de doenças contagiosas. A Congregação para a Doutrina da Fé, parte da organização da Santa Sé, que trata de esclarecer as questões mais importantes em relação à fé cristã católica, publicou uma instrução, chamada Ad resurgendum cum Christo’, que traduzida seria: Para ressuscitar com Cristo. Esta instrução, aprovada pelo papa Francisco, trata de algumas orientações para os fiéis cristãos em relação ao cuidado com os mortos e da conservação das cinzas, no caso da cremação. A Igreja Católica recomenda que se mantenha o piedoso costume de sepultar os corpos dos defuntos, sem rejeitar, no entanto, a cremação. A Igreja Católica recomenda aos seus fiéis que mantenham o costume de sepultar os mortos, presente já na Bíblia, desde o Antigo Testamento de sepultar os mortos. Abraão sepultou Sara (cf. Gn 23,19), Isaac e Ismael sepultaram Abraão (cf. Gn 25,9) e tantos outros exemplos. Desse modo, entre sepultar e cremar, para o cristão, a melhor seria sepultar os seus mortos, num cemitério ou num lugar sagrado, visto que a sepultura responde à piedade e ao respeito devido aos fiéis defuntos. Não é a toa que os antigos cemitérios eram chamados de “campo santo”. Desse modo, para os cristãos, a sepultura é um lugar sagrado, assim como o foi a de Jesus, pois ele é as primícias dos que morreram (1 Cor 15,20). A cremação deveria ser rejeitada por um católico, desde que esta difundisse conceitos contraditórios ao da fé cristã. Como não existia uma norma específica sobre a cremação, vários grupos de bispos se dirigiram à referida Congregação, para que orientasse os cristãos sobre como proceder em relação à prática da cremação e da conservação das cinzas. Espalhar as cinzas na natureza é uma das práticas comuns feitas por pessoas que praticam a cremação. Inclusive há pessoas que pedem para serem cremadas e que as suas cinzas sejam espalhadas no mar, num rio, ou jogadas na natureza. Esta prática não está de acordo com a fé cristã. O motivo é que este costume faz com que o corpo do falecido desapareça. O que nega de certo modo a ressurreição dos mortos. Outras práticas, que não são adequadas para um cristão, são a divisão das cinzas entre as pessoas do núcleo familiar. Outra prática desaconselhada vivamente é o uso das cinzas como recordação decorativa, em peças de joalheria. A negação da ressurreição dos mortos também se dá por meio da difusão de ideias tais como o aniquilamento da pessoa com a destruição do corpo. Ou ainda a fusão com os elementos da natureza, compreendida ou não como mãe natureza, bem como a libertação da prisão do corpo. Essas ideias estão em desacordo com a fé cristã, especialmente quando se pensa que Jesus morreu e com o seu corpo ressuscitou no domingo de Páscoa. Assim, de modo semelhante ao de Jesus, nós também ressuscitaremos com os nossos próprios corpos, embora a matéria não seja necessariamente a mesma.

Rotary de Sapucaia do Sul 
realiza pedágio solidário 
A INICIATIVA visava chamar a atenção sobre a prevenção a paralisia infantil
Os rotarianos entregaram materiais explicativos sobre a campanha
Para marcar os 30 anos de campanha do Rotary Internacional, em relação à erradicação da pólio no mundo, no dia 29 de outubro, os integrantes do clube de serviço de Sapucaia do Sul realizaram um pedágio solidário para chamar a atenção da comunidade sobre a extinção por completo da paralisa infantil. Os rotarianos ficaram em uma sinaleira na Avenida Sapucaia, nas proximidades da Igreja Nossa Senhora das Graças. A ação iniciou às 9 horas e encerrou por volta do meio dia. Além dos rotarianos e voluntários, também prestigiaram o evento, o governador Ingo Oscar Seitz, bem como uma rotariana do clube de Rivera Fortin. Segundo a presidente do clube de serviço sapucaiense, Regina Quadros, durante a ação foi distribuído panfletos onde relata a história do Rotary na cidade e sobre a campanha. Além disso, foi entregue aos motoristas uma sacola plástica de carro para o interior dos veículos com o símbolo do clube e o endereço onde ocorrem as reuniões. “Foi algo inédito em nosso clube, que proporcionou a todos arrecadar fundos e por isso, ficamos satisfeitos por ter atingido nossos objetivos”, disse Regina. No último dia 24 de outubro, é reconhecido como Dia Mundial de Luta contra a Pólio. Atualmente países como Paquistão e Afeganistão ainda tem a doença e que pode ser uma ameaça para crianças de todo o mundo.


CDL Sapucaia do Sul reelege Mauro Sauthier
Diego Perin, Marcos Bender e Mauro Sauthier
O atual presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sapucaia do Sul, Mauro Sauthier, foi reeleito por aclamação na noite de 31 de outubro, na sede da entidade. Segundo Mauro Sauthier, o foco na nova gestão será a conquista de mais benefícios para os associados. A nova chapa tem renovação de 40% em relação a diretoria anterior. O grupo é composto ainda pelo vice-presidente administrativo Fábio da Silva; seguido pelo vice-presidente secretário, Reinaldo Maldaner, entre outros. Além da nova diretoria, também foram escolhidos os representantes do Conselho Consultivo ou Superior e o Conselho Fiscal, tendo entre os titulares, José Selau e Ademir Sauthier.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
Regras de trânsito 
Não é segredo para ninguém que o trânsito em nosso País é um problema que causa milhares de mortos e feridos anualmente, sendo que os acidentes ocorrem, na sua imensa maioria, por imprudência, negligência ou imperícia dos motoristas que não respeitam as regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por isso mesmo, os valores das multas são atualizados constantemente na tentativa de atingir os infratores naquilo que, para muitos, mais importa: o bolso. Nesta linha, os motoristas de todo o Brasil devem ficar mais atentos às infrações cometidas no trânsito visto que a partir desta terça-feira (1º de Novembro), os valores das multas leves, médias, graves e gravíssimas serão reajustados entre 52% e 66%. Os condutores que dirigirem embriagados ou se recusarem a fazer o teste do bafômetro pagarão multa de quase R$ 3 mil, além de ter a carteira suspensa por um ano. Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o valor a ser pago por infrações classificadas como gravíssimas passará de R$ 191,54 para R$ 293,47. Já as multas consideradas graves serão ajustadas para R$ 195,23. Anteriormente, o valor desta penalidade era de R$ 127,69. Para infração média, o valor passa de R$ 85,13 para R$ 130,16. As infrações leves, que custavam R$ 53,20, passam a totalizar R$ 88,38. Dirigir e utilizar o telefone celular ao mesmo tempo, por exemplo, é um dos hábitos inapropriados que a medida visa combater. Apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram registradas 117.426 infrações deste tipo. Outra situação que o reajuste visa minimizar é a quantidade de acidentes e mortes por colisões envolvendo motoristas alcoolizados. O Ministério das Cidades aponta que, apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram totalizadas 20.157 multas por dirigir sob o efeito do álcool. Quem for pego, a partir de agora, pela Operação Lei Seca (a nossa “Balada Segura”) dirigindo alcoolizado ou se recusar a fazer o teste do bafômetro pagará um valor de R$ 2.934,70 porque incide sobre a multa considerada gravíssima o chamado “fator multiplicador”, majorando em dez vezes o valor da infração. Assim, o indivíduo que for flagrado dirigindo alcoolizado vai pagar quase R$ 3.000,00 e perder sete pontos na carteira, além de ter a CNH suspensa pelo prazo de 12 meses. Vamos torcer para que esta providência de aumento significativo do valor das penalidades aplicadas aos infratores seja suficiente para diminuir os índices de violência e, consequentemente, de vítimas no sistema viário onde os veículos são, muitas vezes, transformados em armas. Até a próxima.
*Comandante do 34º BPM




Dupla é presa por receptação e roubo a pedestre 
no Três Marias 
SUSPEITOS QUE ESTAVAM no veículo assaltaram pessoas em Esteio e Sapucaia
Além dos suspeitos terem sido presos, o veículo foi recolhido
Policiais militares do 34º BPM de Esteio prenderam na noite do dia 22 de outubro, dois homens, com 29 e 24 anos, por suspeita de estarem envolvidos em receptação de veículo e roubo a pedestre. Segundo informações, a detenção ocorreu após a sala de operações do Batalhão comunicar uma guarnição que um veículo da marca Uno, de cor branca, com placas IFM 2054, constatava no sistema com a ocorrência de furto. Além disso, o condutor e o passageiro teriam assaltado um pedestre, no bairro Três Marias, em Esteio e mais duas pessoas, na área correspondente a Sapucaia do Sul. Diante da situação iniciou-se buscas pela região, onde após percorrer alguns quilômetros, a guarnição deparou-se com o carro roubado e realizou a prisão dos suspeitos. No local da prisão, compareceram as vítimas que teriam sido assaltadas na região, onde reconheceram a dupla, um homem e uma mulher, como sendo os autores do roubo. O automóvel foi recolhido ao depósito e o casal foi preso e encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas, onde foi registrado o flagrante.


Motociclista é detido pelos policiais 
no bairro Liberdade
O veículo havia sido roubado em agosto na região
Um homem de 28 anos foi preso por policiais militares do 34º BPM, por estar envolvido na receptação de automóveis na cidade. A prisão ocorreu no dia 25 de outubro, por volta das 19h30, no bairro Liberdade. O fato aconteceu após uma guarnição desconfiar do condutor de uma motocicleta CG 125 Titan de cor verde. Após ser parado para uma abordagem foi verificado que o veículo havia sido roubado em 18 de agosto deste ano, na cidade de Novo Hamburgo. A motocicleta foi recolhida ao depósito e o indivíduo encaminhado a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.


Armas restritas são encontradas na Vila Pedreira
O armamento é de uso exclusivo e estava com um suspeito
A Vila Pedreira foi palco da prisão de um homem de 37 anos, por estar envolvido no delito de porte ilegal de arma de uso restrito. O fato aconteceu no dia 28 de outubro, por volta das 15 horas. Segundo informações do BPM, uma guarnição estava patrulhando a região quando verificou a presença de um veículo Sportage, em atitude suspeita trafegando pela vila. Ao ser abordado, os PM’s localizaram uma pistola calibre 9mm, dois carregadores e 29 munições. Também foi encontrado uma quantia de aproximadamente R$ 1.116,00. O elemento foi conduzido a DP de esteio, onde foi efetuado o registro.






Suspeito é preso no Novo Esteio 
No dia 26 de outubro, policiais militares do 34º BPM prenderam um suspeito de 37 anos, em uma rua do bairro Novo Esteio. O fato foi registrado por volta da meia noite e trinta. Os PM’s estavam realizando um patrulhamento pela região, quando avistaram um indivíduo em atitude suspeita na região. Durante a revista, os policiais constataram que se tratava de um suspeito que tinha um mandado de prisão em seu desfavor. O homem foi levado para a Delegacia de Polícia de Esteio.


Moradores prendem rapaz por tentar furtar veículo
Um rapaz de 19 anos foi preso por policiais do 34º BPM, na manhã do dia 27 de outubro. O fato aconteceu em torno das 07h15, quando o suspeito foi flagrado tentando furtar o rádio de um veículo que estava estacionamento em frente a uma residência. Diante das circunstâncias, o indivíduo ficou preso, aguardando a chegada da Brigada Militar. O jovem foi conduzido até a Delegacia de Polícia do município, onde foi registrado a ocorrência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário