Acesso a TV Destaque em qualquer lugar
O equipamento foi instalado de forma estratégica dentro do carro |
Falta de segurança no parque é alvo de denúncia
O espaço é um dos mais expressivos do município e já sediou diversos eventos |
Manifestações culturais na Semana
da Consciência Negra
Em edições anteriores havia uma caminhada pelas ruas da cidade mostrando a importância da data |
Jornal Destaque festeja bodas de ouro
A DATA FOI COMEMORADA com visitas de representantes de
diversos segmentos da comunidade
O dia 08 de novembro foi marcado por diversas parabenizações pela passagem dos 50 anos do Jornal Destaque. Uma das diretoras do periódico, Carmen Costa recebeu um buquê de flores pela passagem da data e de seu aniversário, pelas mãos do colaborador Nelson Rodrigues e sua esposa Rosana Cardoso.
Rosana falou que reservou este dia para prestigiar ambas as datas e também conhecer o jornal que tanto o admira. Já Nelson Rodrigues disse que se trata de um dia de festa e confraternização. “Apesar de pouco tempo integrando a equipe, parece que estou aqui desde seu surgimento, devido ao amor que tenho pelo jornal, devido a sua importância”, comentou Rodrigues. Ele destacou que uma das finalidades do periódico é aproximar as pessoas. “É muito gratificante entrar num determinado local e lá está um exemplar ou o recorte de uma reportagem sobre um assunto”.
Carmen Costa recebendo flores de Rosana Cardoso e Nelson Rodrigues |
Marcelo Pereira |
a experiência junto
ao jornal
O presidente do Legislativo de Esteio, Marcelo Kohlrausch Pereira esteve na sede da empresa, no bairro São Sebastião, no dia em que foi comemorado os 50 anos do Jornal Destaque. Além de parabenizar os diretores, Marcelo concedeu uma entrevista na TV e na Rádio Jornal Destaque, falando um pouco sobre sua trajetória no periódico. Por alguns anos, atuou como articulista no JD, escrevendo colunas semanalmente sobre os mais variados assuntos. Mas segundo Marcelo, entre os temas preferidos eram a família, fatos cotidianos e sobre o crescimento da cidade ao longo dos anos. “Tenho orgulho de fazer parte desta história e da cidade ter pessoas como Miguel Luz que registra em suas páginas a história recente da cidade e deixará um legado para as futuras gerações. Fazem parte também deste processo, Carmen Costa e Cristina Luz”. Marcelo esteve acompanhado na oportunidade pela assessora parlamentar Jaqueline Tichy.
Vito Smigelskas e Miguel Luz, no dia do aniversário do JD |
Professor e um dos assinantes mais antigos homenageia
às cinco décadas
do periódico
Durante à tarde do dia 08, representantes de segmentos diversificados da comunidade estiveram visitando a sede do periódico felicitando a direção e os funcionários da empresa pelo trabalho de cinco décadas registrando fatos e acontecimentos que marcaram a história de Esteio e Sapucaia do Sul nos últimos cinquenta anos. O professor aposentado Vito José Smigelskas esteve no JD, onde parabenizou o diretor, Miguel Luz, por este momento histórico para o jornal. Na oportunidade, Vito entregou a Miguel uma cópia de algumas reportagens publicadas no Destaque, tanto no período quanto sua mãe, a ex-vereadora Ilsa Helma Smigelskas atuava no Legislativo, bem como mostrava suas atividades na vida escolar. “Tenho uma grande admiração por todos, pelo trabalho que fazem em manter a comunidade informada sobre o que está ocorrendo na cidade e região e ainda preservar a história do município”, disse Vito. Ele comentou que é o jornal faz parte da vida de sua família, pois desde a época de sua mãe, já eram assinantes e permanecem até hoje recebendo o periódico em sua casa. “Tenho guardado até hoje, o exemplar do ‘RECO’, onde tudo começou e depois, o Destaque, quando era revista e até chegar ao formato de jornal semanário como é nos dias de hoje”.
Funcionários e amigos que prestaram homenagens aos 50 anos
Nos festejos em homenagem aos 50 anos do Jornal Destaque também foram comemorar a data, a família Bibrich com as filhas Maria Luiza, Roberta e Rebeca, além da mãe Rita.
A consultora de vendas Saionara Vargas, os impressores da gráfica, Paulo Ricardo Rodrigues e Roberto Bibrich participaram deste momento histórico. Os jornalistas Claudio Storck e Maria Luiza Storck, que assina a coluna High Society vieram parabenizar a direção pela passagem das bodas de ouro. Os apresentadores da TV e Rádio Jornal Destaque, Carlos Próspero e Lori Emanoela da Silva prestigiaram o dia, bem como o repórter Anderson Loureiro.
Polêmica sobre abandono
da Praça Irmão Egídio Justo
NO LOCAL JÁ foram instaladas a decoração de Natal do município
em meio a sujeira e moradores de rua
O encontro ocorreu no Legislativo esteiense |
INSEGURANÇA - Segundo o advogado da entidade, Emerson Netto, a Loja não está autorizada a fazer qualquer serviço no local, além da manutenção. Além disso, ele relata, apoiado pela presidente da Aldebaran, Laureni Borges Morais e pela arquiteta, Olga Simon, a situação da insegurança e alega que a responsabilidade do serviço de limpeza é do Executivo, já que a praça não foi doada à entidade. A presidente da entidade afirmou, ainda, que enquanto a praça estiver ocupada como moradia, não há como realizar qualquer obra no local e acentuou que o projeto de revitalização já foi apresentado e aprovado pelo Executivo. Desde o dia 06 de novembro, o local foi escolhido para dar início aos festejos natalinos da cidade com a colocação de um presépio, com o propósito de atrair as famílias para este momento de fim de ano.
Alerta sobre
as ações em prol
do espaço
Para a vereadora Michele Pereira, não existe a doação da praça, mas a contrapartida da entidade que está utilizando o prédio ao lado dela como concessão. A vereadora explicou que a entidade, conforme o termo, tem o compromisso revitalizar a Praça Irmão Egídio Justo, bem como o prédio, com apresentação de um projeto técnico, previamente aprovado pelo Executivo. “O termo de concessão faz parte do corpo da lei 6.166/2015. Quando o projeto de concessão passou pela Câmara, alertamos os integrantes da Loja Maçônica sobre o comprometimento com a praça”, afirmou. Michele falou ainda, que o espaço, enquanto estava sob o encargo do Executivo, estava em condições de uso. “Atualmente a praça está muito pior. está em retrocesso”, falou.
Grupo de música lança seu primeiro CD
Os músicos pretendem emocionar a plateia com as canções |
Escritores visitam escolas da região
AUTORES DE SEGMENTOS diferentes foram ao encontro de estudantes
Kalunga concedeu autógrafos para alunos e professores |
Kalunga no
Cohab/Blocos
O escritor Kalunga esteve realizando no dia 03 de novembro, uma visita a Escola Estadual Marcus Vinicius, em Sapucaia do Sul. Para recepcioná-lo foi montada uma tenda nos lado externo da instituição, localizada no bairro Cohab/Blocos. O autor de diversos livros direcionado para o público infanto-juvenil participou da atividade intitulada ‘Autor Presente’. Um dos principais objetivos da ação é proporcionar uma interação entre escritor e leitor, buscando conhecer um pouco sobre suas inspirações e como é atuar neste segmento.
Banda Debray comemora 15 anos de estrada
Em quinze anos de estrada, aos poucos o talento vem sendo reconhecido |
LORI EMANOELA DA SILVA
Parabéns à você
Diversas oportunidades que temos na vida, nos remete ao passado, futuro e o agora... digo isso porque na verdade muito das coisas que registramos em nossa memória podem ser resgatadas através de relatos históricos de nosso cotidiano. Onde estamos em nossas vidas quando abrimos o periódico que como um diário relata o cotidiano, experiências, e momentos de nossa própria história... Um veículo que há cinquenta anos antes de ser um negócio, é um serviço público, um bem cultural, legado que a sociedade recebe ao longo das publicações, relatando exatamente nosso momento histórico... Tenho a honra de poder através destas linhas semanalmente. Compartilhar com os leitores as palavras de minhalma, meu coração em festa alegra-se em fazer parte desta história... Muitas lutas, conquistas, desafios neste cinquenta anos, que fortaleceu, e estruturou a importância do Jornal Destaque na sociedade. Gratidão por compartilhar seu quinquagésimo aniversário, e carinho que reflete quando encontro leitores que acompanham a leitura e comentam o texto. Por todas as coisas lindas que motivou a criação e execução do Jornal Destaque, paz, luz e amor!
Abraço fraterno, toda bênção!
Rock toma conta do Instituto Rubén Darío
Muitas bandas já passaram pelo festival e mostrado seus talentos |
Padre Túlio Melo Wavginiak
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria*
Eleições nos Estados Unidos
Terminou a apuração dos votos nas eleições norte-americanas. Donald Trump superou Hilary Clinton. Ele se tornou o 45o Presidente dos Estados Unidos. Quais as lições que podemos tirar disso? Pode-se pensar que se trate de uma reação à globalização. Esta veio faz alguns anos atrás afirmando que a queda das fronteiras entre os países – por meio da livre circulação das pessoas e das mercadorias, bem como do livre comércio – traria uma nova era de prosperidade para o planeta terra. Diante das guerras, destes últimos 10 anos, após a segunda guerra do golfo, e também como consequência da assim chamada “primavera árabe”, pode-se ver que ocorreu uma desestruturação dos governos totalitários constituídos no norte da África e, em alguns países do Oriente Médio, o que desestabilizou essas regiões e fez com que a migração atingisse níveis sem precedentes até então. A reação não é propriamente contra as pessoas que imigram, mas pelas condições difíceis nas quais os países se encontram. O capital levou as atividades produtivas para os novos centros, com mão de obra barata e baixo custo. Este fato teve como consequência a redução dos empregos de países até então empregadores de mão de obra que passaram a se tornar importadores de produtos manufaturados das mesmas empresas que antes fabricam os produtos no país. O custo de produção foi reduzido, a cadeia produtiva tem maior rentabilidade, mas a classe média saiu perdendo porque viu seu padrão de vida cair. O que fez com que tivessem que migrar para outras atividades, tais como os serviços. Precisamos pensar num desenvolvimento sustentável, que ajude no desenvolvimento das pessoas e que incentive a cadeia produtiva. O progresso é importante, mas ele deve estar a serviço das pessoas. Transferências O Sr. Arcebispo metropolitano, Dom Jaime Spengler, anunciou algumas transferências na reunião do clero, que aconteceu nos dias 07 a 09 de Novembro do corrente ano. Uma delas marca a nossa cidade de Esteio, a nossa paróquia do Imaculado Coração de Maria. Infelizmente o padre Luiz Osório Figueiredo foi transferido para a paróquia São Luiz Gonzaga de Canoas. Ficamos tristes porque não teremos mais a presença amiga do padre Luiz no meio de nós e também porque perderemos a alegria de compartilharmos de suas virtudes. No entanto, desejamos a ele muitas felicidades, muito sucesso e muitas realizações em sua nova missão pastoral.
Elenita Matos fala sobre os sentimentos mostrados nas linhas de um poema |
FRASES E PALAVRAS que emocionam são características de trabalho de poetisa
Entre os meses de outubro e novembro, além da tradicional Feira do Livro, que ocorre em Porto Alegre, na Praça da Alfândega, também há datas específicas como o dia nacional do livro, dia 29. Em Esteio, temos autores que escreveram livros que ficaram para a história, bem como poesias. Uma das revelações no município neste segmento é Elenita Matos. Com dois livros editados, sendo o primeiro de poesias intitulado ‘Um anjo de Olhar Distante e Senhador’ e o outro, direcionado ao público infantil, construído através de contações de histórias para crianças, no bairro onde mora, Primavera. Ela relatou que desde a infância teve uma tendência para a poesia. Ao passar dos anos, principalmente em encontro de amigos, alguns pediam para que declamasse um poema e fazia com muita satisfação. Escrevo versos, prosas e poemas, bem como composições musicais. Em muitas obras desde o primeiro verso já coloco ritmo e fico cantarolando. “Adoro conversar e falar sobre meu trabalho, pois acaba se tornando algo mágico”, disse. Elenita comentou que transformar o cotidiano em belas palavras nos ajudam a observar a vida com um outro olhar. “Muitos poetas costumam ver a passagem do dia a dia ou de fatos importantes com uma foram diferente de ver a vida”.
INSPIRAÇÕES - Elenita Matos disse que muitas experiências e reflexões do cotidiano são inspirações para escrever. “Busco colocar no papel de forma simples e humilde, sempre desejando transmitir o melhor que aprendi, com sentimentos verdadeiros, levando bons sentimentos, amor, união e esperança”, explicou a escritora. Ele conta que um dos sentimentos mais nobres, o amor tem o poder de ajudar na construção de um mundo melhor e através da palavra pode se tornar algo mais transformador.
Trabalho junto a
comunidades do município
De acordo com a poetisa, já realizou trabalhos com oficinas no Centro de Convivência do Território de Paz, no bairro Primavera, bem como algumas ações no Centro de Educação Paulo Freire, no Votorantin e no salão paroquial da igreja Santa Rita de Cassia. “As crianças estavam presentes em diversas atividades, onde tinham a liberdade de desenhar e pintar em suas interpretações das histórias contadas”. Ela contou que numa das citações fala sobre a história do gato chinês e ao terminar de dizer, muitos riem pelas situações que podem ser usadas em seus cotidianos. Para ajudar ao realizar a contação de histórias, precisou do auxílio de pessoas como Jorge da Veiga, um coordenador oficineiro e Dayse Bolina, que a contratei para atuar na contação.
Valorização das crianças e reconhecimento dos idosos
Elenita Matos frisou que devemos valorizar as crianças, repassando bons ensinamentos e os caminhos corretos para percorrer. “Também precisamos cuidar daqueles que passaram dos 60 anos que trabalharam tanto para construir uma sociedade e muitos deles, não tem condições para aproveitar. Algo que merece atenção, são espaços públicos como praças e parques que agregam natureza, bem estar e integração entre as pessoas, assim como enfeitam nossos municípios”.
Sobre a Feira do Livro em âmbito local, Elenita falou que é um espaço de integração entre escritor e leitor, onde podemos mostrar nossos trabalhos e formar novas ideias. “Leitura é vida, conhecimento, informação e educação. Com isso podemos mudar uma nação”.
Incentivo a jardinagem em
comunidades da região
ALÉM DISSO, as ferramentas irão ajudar na formação de hortas
Os materiais serão importantes para as hortas comunitárias na região |
MANUTENÇÃO - O diretor da escola Santos Dumont, Marcos Rocha, recebeu com alegria o kit que garantirá a manutenção da horta da sua escola. “Toda instituição está engajada no projeto e estamos ampliando-o. Estes utensílios são muito bem vindos para que os estudantes possam cuidar deste novo espaço de educação ambiental”, disse Rocha. Os kits são formados por itens como carrinho de mão, enxada, pá de corte, picareta, vassoura, ancinho/rastel, além de kit de jardinagem com pazinha larga, pazinha estreita, extrator de ervas e escardilho.
Circuito USE de Skate Amador
acontece nos dias 19 e 20
Além dos praticantes do skate, diversas atrações estão previstas para o evento |
JOSÉ NILO CORRÊA ALVES
Ten Cel QOEM*
Dia-a-dia na cidade
Jovens em busca
de um lugar ao sol
Em tempos de ENEM e grande mobilização jovem na busca de um lugar ao sol, nunca é demais falar da juventude. O Brasil é um país imenso, quase um continente. Por isso mesmo, é natural que sejam observadas múltiplas realidades de norte a sul, com contrastes e desigualdades que se refletem na vida dos mais de 50 milhões de jovens brasileiros. Trata-se de uma geração que vai traçando sua trajetória em meio aos desafios que a sociedade apresenta e, ansiosos por fazerem parte do grupo e serem “populares”, muitas vezes se deixam levar por maus exemplos ou falsos amigos. Por outro lado, a procura pela inserção é constante em uma época em que vivemos intensamente problemas de exclusão social e econômica. O “medo de sobrar” faz parte do cotidiano e os dados registram o desemprego juvenil e a marginalização vivida na própria carne por milhões de jovens que não estudam e nem trabalham, representando quase metade dos desempregados do País. Paralelamente, o medo da violência e o próprio convívio com seus efeitos transformam uma geração que tem registrado um alto índice de mortalidade. O jovem, pela sua natureza aventureira, está mais exposto aos riscos de um ambiente hostil e cada vez mais selvagem, principalmente dentro das grandes cidades. E aqui, como em tantas outras ocasiões, de novo salientamos a importância da família e dos valores éticos e humanos transmitidos de pai para filho. O Estado tem seu papel na segurança dos cidadãos, papel este explicitado na Constituição e definido como direito de todos. No entanto, os tempos atuais impõem a todos os pais e responsáveis a consciência de que somente a polícia e os outros órgãos estatais integrantes do sistema de segurança pública nunca serão suficientes para garantir a segurança de adolescentes ou jovens adultos que não receberam orientações seguras e valores oriundos de uma base familiar bem estruturada. Outrossim, devemos salientar que, mesmo em meio a essa situação preocupante, o otimismo dos jovens brasileiros é elevado. Segundo pesquisa recentemente realizada e intitulada “Perfil da Juventude Brasileira”, grande parte dos jovens mostra-se otimista em relação ao País e ao seu próprio futuro, afirmando ter expectativas e sonhos para a elaboração dos seus projetos de vida. No campo das artes, da cultura e da política, jovens homens e mulheres são os maiores protagonistas de manifestações e produções artísticas onde praças, parques e ruas são coloridos pela criatividade e diversidade cultural da juventude que é, realmente, o futuro de nossa sociedade. O que nos dá esperança é que as marcas comuns da geração jovem em meio a uma multiplicidade de situações complexas confirmam a busca do horizonte do bem comum para todos, onde a garantia dos direitos de cada um seja essencial para uma convivência plena de paz, justiça e dignidade. Até a próxima.
Perseguição e tiroteio resultam na prisão
OS INDIVÍDUOS HAVIAM cometido vários delitos na região e foram capturados em Sapucaia do Sul
Os suspeitos haviam cometido delito em Canoas, mas foram presos em Sapucaia do Sul com diversos materiais |
Tentativa de assalto a banco
O trio foi preso ao tentar sair pelo telhado da agência bancária e o caixa foi danificado |
Foragido é preso no Centro
O indivíduo estava foragido do sistema prisional |
O jovem havia participado na tentativa de homicídio contra um menor |
de homicídio contra
menor é detido
No dia 04 de novembro, um jovem de 20 anos foi preso, por ter diversos registros na polícia, por roubo, receptação, adulteração de sinais de veículo automotor. O suspeito foi detido por policiais da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre (DPHPP). O indivíduo e outros dois suspeitos são investigados por homicídio tentado ocorrido em 08 de setembro deste ano, contra um menino de nove anos. De acordo com o delegado Rodrigo Reis, as investigações concluíram que os disparos efetuados pelo trio foram dirigidos ao tio do menino, que estava próximo dele, no entanto acabaram apenas atingindo a criança. “Durante a instrução do Inquérito Policial foi pedido prisão preventiva dos dois adultos suspeitos, enquanto o DECA, representou pela internação provisória do adolescente envolvido”, disse Reis. Ele comentou que as representações foram deferidas pelo Poder Judiciário, sendo que entre os dias 03 e 04 de novembro foram cumpridos oito mandados de busca visando à prisão dos envolvidos. “O adolescente suspeito de estar envolvido, permanece foragido”, contou o delegado. Após formalidades legais o preso será encaminhado ao sistema prisional onde ficará à disposição da Justiça.
Pássaros silvestres são encontrados
Os animais foram encontrados |
Nenhum comentário:
Postar um comentário