sexta-feira, 25 de novembro de 2016

EDIÇÃO 2046


Casebre é incendiado as margens da BR 116
Local tem servido de abrigo para usuários de droga
Na tarde do dia 22 de novembro, motoristas que passavam pelo viaduto João Goulart ou pela BR 116 ficaram amedrontados. Um dos motivos foi o incêndio num casebre localizado as margens da via expressa. O motorista Fabinho Dusik registrou a fumaça no momento que passava pelas imediações. A área, que é de propriedade particular, se tornou nos últimos anos abrigo para usuários de drogas e até de assaltantes. As chamas puderam ser vistas ao longe e moradores que residem nas proximidades estavam assustados com o fato. No local, recentemente duas pessoas morreram assassinadas.


Projeto leva alegria e donativos 
para lar de idosos
Voluntários que fazem parte do projeto ‘Amparo Amigo’ realizaram no dia 13 de novembro, uma ação, com os idosos residentes do Lar Santa Bárbara, que fica localizado no bairro Walderez, em Sapucaia do Sul. Os participantes chegaram por volta das 10 horas, quando muitos idosos já estavam acordados e sentados em pequenos sofás. As mulheres se divertiram pintando as unhas de outras moradoras do local. Já os homens estavam mais interagindo e brincando com os voluntários e internos. Um dos objetivos da ação foi proporcionar um dia diferente com eles e também perguntar a eles o que querem de Natal, o que acabou emocionando ao grupo. Entre os pedidos, um deles foi curioso, pois pediu um amigo no dia 25 de dezembro. Os pedidos materiais dos idosos já foram anotadas e serão entregues durante uma festa a ser realizada no dia 18 de dezembro, na sede da entidade que fica na Rua Taquara. O grupo de voluntários que irão atuar em prol de entidades e de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social são Fernanda Rocha, Saionara Rocha, Fernando Rocha, Michel Silva, Maizah Silva, Rogério Rocha, Ana, Jocelaine e Alana.

Pessoas que atuaram no jornal e aprenderam muito em suas funções

Clarissa Colares
CLARISSA COLARES 
EX - FUNCIONÁRIA 
Um aprendizado que ajudou em 
sua carreira profissional 
No final dos anos da década de 1990, Clarissa Colares iniciava uma nova jornada ao ingressar no ensino superior na faculdade de Jornalismo. Além disso, Clarissa havia se tornado rainha do Carnaval de Esteio, em 1998, no Clube Aliança. “Era um período, onde a vida social ocorria no Centro da cidade e nos clubes. Estar participando era algo de representatividade junto a comunidade”, disse Clarissa. Ela comentou que ao participar do evento, havia sido comunicada pela assessora de imprensa do Clube, na oportunidade, Solange Correa, que também trabalhava na assessoria da Prefeitura, lhe comunicou sobre uma vaga de estágio no periódico. “Deixei o currículo e em alguns dias depois recebi a notícia que havia sido contratada para atuar no jornal. Foi um período de grande experiência no qual dou continuidade até os dias atuais”. Clarissa falou que o trabalho no JD lhe oportunizou a conhecer como é o trabalho de um repórter na rua, em busca da informação, desde a concepção da pauta, ao escrever o texto, analisar a melhor foto e o processo de impressão. “Todo este processo me auxiliou nos trabalhos futuros em outros veículos de comunicação”.
MUDANÇAS - Ela ressaltou que ingressou no periódico num momento de transição, onde passava de semanal para ser de circulação diária. A equipe era composta por mais de cinco pessoas. Praticamente todos estavam na fase de aprender sobre a profissão. “Aprendemos como funcionava um jornal onde tínhamos que ter agilidade para deixar o material pronto num determinado horário, seguido para a impressão e no dia seguinte já nas mãos dos leitores”. Um dos assuntos que naquele período foi por muitas vezes, foi tema de reportagens e até de manchetes era algo relacionado a saúde no município. “Mesmo já passando mais de quinze alguns problemas ainda persistem como este. Apesar de ações que foram feitas ao longo dos anos, mas há muito o que fazer para que possa ser oferecido um serviço de qualidade para a população”. A jornalista também executou funções como coordenadora de jornalismo da Prefeitura de Esteio, durante a gestão da ex-prefeita Sandra Silveira, entre 2005-2008.


Vanessa Belmonte trabalhou por
cerca de quatro anos na empresa
VANESSA BELMONTE 
EX - DIAGRAMADORA 
Conhecimento sobre o funcionamento de um jornal
Por aproximadamente quatro anos, Vanessa Belmonte fez parte da equipe do Jornal Destaque. Ela relatou que o primeiro contato com o periódico surgiu em 2004, quando finalizava o curso técnico de informática. “Conheci como funcionava o procedimento em fazer um jornal, desde a montagem em programas específicos para paginação e melhoramento na qualidade de foto, passando pela impressão até ser entregue aos assinantes e nas bancas de Esteio e Sapucaia do Sul”, disse Vanessa. Durante o período em que trabalhou no JD, Vanessa falou que os jornais que tinham cadernos sobre o aniversário da cidade e do jornal eram edições desenvolvidas com dedicação e na constante busca de fazer algo que contasse um pouco da história, por pessoas que ajudaram a construir ao longo dos anos. “Há capas que ficaram antológicas, em função do conteúdo apresentado. O interesse pela História local proporcionava um diferencial”. Nos anos em que trabalhos no Destaque Vanessa frisou que foi uma escola, no que tange ao aprendizado de vida como também na carreira, além da sala de aula. “Foi um aprendizado a cada dia, que teve como principais incentivadores dos diretores, Miguel Luz, Carmen Costa e Cristina Luz, além dos colegas que atuavam em diversas áreas”. Atualmente Vanessa Belmonte atua no segmento da fotografia, fazendo registro de eventos e também de livros.


Lideranças expressam a importância o DESTAQUE na região 

LORI EMANOELA DA SILVA 
COLUNISTA DO JD E APRESENTADORA 
Muito além das páginas do periódico
Residindo há aproximadamente sete anos em Esteio, mas Lori Emanoela da Silva já possui um elo expressivo com a cidade e com muitas pessoas que vivem aqui. Por ser cigana, Lori aos poucos começou a romper barreiras e mostrou seu potencial para a comunidade. Ela relatou que o primeiro contato que teve com o periódico foi quando esteve realizando uma entrevista sobre o dia internacional dos ciganos, celebrado em abril. “A partir disso comecei a ter interesse e numa conversa informal pedi para a direção se podia enviar um texto para ser publicado. Desde então, nunca mais parei e me tornei uma das raras ciganas a ter um espaço de representatividade em um jornal e também em mídias eletrônicas, como rádio e TV”, disse Lori. Ela frisou que após um determinado tempo como colunista, há mais de um ano Lori tem o programa na TV Jornal Destaque, no You Tube. “Foi um novo desafio que vem sendo muito recompensador devido a um outro público no qual estou atingindo e tendo a oportunidade de levar palavras motivacionais e mostrando que é possível dar um outro sentido a vida, tornando- a melhor para viver”. Em relação ao jubileu de ouro, Lori Emanoela ressalta que além de ser um momento de festa, mas que ter uma visão para que seja dada a continuidade ao trabalho que iniciou na década de 60 e segue até os dias atuais.


ANDRÉ SPEROTTO 
DELEGADO DE POLÍCIA DE ESTEIO 
Papel do veículo de comunicação junto à sociedade 
Em seus 50 anos de história, o Jornal Destaque vem desempenhando, de maneira exemplar, o seu papel de veículo de comunicação e informação junto à comunidade de Esteio. Busca sempre informar a população sobre os acontecimentos relacionados a Polícia Civil, de forma idônea e com clareza dos fatos. Que venham ainda muitos e muitos anos de parceria entre o Jornal Destaque e a Polícia Civil, sempre objetivando a comunicação eficaz de que a sociedade precisa e valoriza. Parabéns ao Jornal Destaque e vida longa junto à população de Esteio.


JOSÉ NILO C. ALVES TENENTE CORONEL DO 34º BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR DE ESTEIO (BPM) 
E COLUNISTA 
Cotidiano apresentado semanalmente 
aos leitores de forma diferente 
Em pouco mais de um ano e autor da coluna Dia-a-Dia na cidade, o tenente coronel do 34º BPM de Esteio, José Nilo Correa Alves já faz parte integrante da família Destaque. Neste período, o tenente - coronel contou que desde a primeira visita ao jornal, como forma de se apresentar a comunidade. Além disso, teve algo a mais que o fez admirar o trabalho dos idealizadores que mantêm o periódico há cinco décadas. “É um jornal que está em contato com a comunidade local informando os principais acontecimentos. Isso é uma forma de informar e também de agregar das pessoas”. Em suas colunas, o tenente - coronel sempre busca abordar temas ligados a questão de segurança pública, que nos últimos tempos tem sido alvo constante, em relação ao crescimento desordenado da criminalidade. O tenente - coronel José Nilo comentou que ter a oportunidade de ser integrante de um jornal de circulação regional e de representatividade para o município é algo compensador.


ÊNIO FLORÊNCIO DA SILVA 
LÍDER COMUNITÁRIO DO BAIRRO NOVO ESTEIO 
O jornal que acompanhou o crescimento 
de uma comunidade 
Como morador há mais de 60 anos em Esteio, pude ao longo das décadas acompanhar desde o início, da então revista O RECO e logo em seguida, DESTAQUE. Vi a transformação de revista para jornal, sempre buscando estarem atento as últimas novidades. O Jornal Destaque é um veículo de comunicação que através de suas páginas transmite seriedade e idoneidade, por intermédio dos assuntos por ele abordados. Todos os profissionais que passaram pelo jornal foram responsáveis em divulgar os acontecimentos da cidade e região de maneira clara e objetiva. Outro fator importante é que o Destaque trata com carinho é em relação a preservação da história de Esteio, não somente pelo acervo do Museu Histórico Destaque, mas por lembrar os leitores com fotos e acontecimentos que fizeram parte dos mais de seis décadas da cidade. Que nesta data seja o momento da comunidade valorizar o que é nosso e pensar para os próximos 50 anos. Tenho orgulho de ter feito parte deste meio século de historia do JD, por intermédio de ações junto ao Novo Esteio e a Vila Pedreira. Praticamente tudo está retratado nas páginas do periódico. Que a família Destaque tenha saúde, sabedoria e união para dar continuidade a este trabalho.


ROTARY CLUB SAPUCAIA DO SUL PRESIDENTE
REGINA QUADROS 
Felicitações de um grupo atuante no município 
A presidente do Rotary Club de Sapucaia do Sul, Regina Quadros e demais companheiros do clube de serviço vem através desta mensagem prestar uma homenagem pelos 50 anos de informações, divulgação de eventos, tanto da cidade de Esteio quanto de Sapucaia do Sul. Desejamos a todos os integrantes deste jornal, sucesso. Agradecemos pelas oportunidades de nos ceder espaço para mostrar nossas ações. E desta forma com qualidade, competência e dignidade. Parabéns Jornal Destaque. Feliz Aniversário.


UIARA CASTILHO 
DOS REIS 
EX-JUÍZA PRETORA APOSENTADA 
Uma atividade que ajudou a lidar 
com o público
Apesar de ter trilhado uma carreira de sucesso junto ao Judiciário, mas sem nunca esquecer da primeira oportunidade, a juíza pretora aposentada Uiara Maria Castilho dos Reis, possui um elo expressivo com o Jornal Destaque. Uiara contou que o primeiro contato que teve com o periódico foi logo no primeiro ano, quando aos 17 anos, em busca de trabalho atuou como vendedora de anúncios para a então revista. “Foi um período muito importante como pessoa, pois aprendi a lidar com o público, devido as visitas nos estabelecimentos comerciais, onde comercializava espaços no jornal. Talvez se não seguisse a carreira do Direito poderia direcionar para o Jornalismo”. A juíza pretora aposentada relembrou com carinho fatos curiosos, quando trabalhou na empresa. “Tinha o dinheiro de ida e volta da passagem até Canoas e dentro da cidade fazia visitas no comércio a pé. Uma venda de anúncio é especial. Uma ótica que estava surgindo no bairro Niterói chamada Vênus, numa pequena sala. Um empreendedor que hoje é um dos empresários mais bem conceituados da região. Foi um orgulho ver o começo e hoje a grande rede que existe”.
ESTUDO - Mesmo trabalhando no Destaque, mas tinha um objetivo: estudar para se tornar advogada e depois juíza. “Consegui tudo o que almejava com esforço e sacrifício, sem nunca esquecer das origens”. Após um período afastada, devido ao trabalho e a vida pessoal, Uiara retorna ao JD, como uma das colunistas do periódico. “Os temas apresentados eram os mais variados desde o cotidiano de nossa cidade até questões familiares que são comuns em todos os lares. Foram assuntos que tocavam o coração das pessoas que liam os artigos”.
 Momentos da história do jornal que ficou na memória 
Um dos momentos marcantes nestes 50 anos de Jornal Destaque, Uiara destaca a edição que saiu em agosto de 2005 sobre o incêndio no prédio principal do Seminário Claretiano. “Algo de grande impacto para a comunidade esteiense, devido a história e a importância deste complexo religioso que se estabeleceu no município antes de sua emancipação, em 1955 e foi espaço de aprendizado religioso e educacional para crianças e jovens de todo o Estado”. A juíza pretora aposentada enfatizou que se houvesse empenho do Poder público, naquela época, o Seminário não seria alvo de vândalos e preservado em sua originalidade.


JAURI MACHADO 
EX-FUNCIONÁRIO Participação do Destaque ligado a cultura da região 
Mesmo já ter passado alguns anos e a vida ter tomado outros rumos, Jauri Machado ainda possui um elo muito forte com o Jornal Destaque. Ele falou que seu contato com o jornal foi na década de 80, após retornar de São Paulo, quando começou a trabalhar em diversas frentes de trabalho. “Foi um período especial, principalmente no que tange a vida cultural e social de Esteio. Tínhamos grandes produtores que realizavam eventos que movimentavam a cidade e a região. Tudo isso era registrado e era publicado no Jornal Destaque da semana”, disse Machado. Algo que recorda com emoção foram pessoas que trabalhavam em sua época como Solange Correia, Andreia Guedes e Eliane. E na cidade algumas pessoas se destacavam neste segmento como Dioni Vieira, Leila Lopes, Vanusa Spindler, Silvio Mezzanotti, entre outros. “Já no jornal passamos momentos divertidos, como por exemplo, havia um Fusca amarelo que era utilizado por todos e por muito tempo serviu como forma de deslocamento de repórteres”. Jauri contou ainda que além do contexto do jornal em informar aos leitores, outro fator diferencial foi preservar através de suas páginas a história de Esteio, tanto nos primeiros cinquenta anos, como ao futuro. “O jornal é um patrimônio da cidade, tanto que fica difícil não associar Esteio com a existência do Destaque. As pessoas têm carinho e respeito por ele. Tanto que uma das minhas satisfações é poder observar alguém lendo o periódico”. Atualmente, Jauri Machado é o titular da Coordenadoria dos Direitos Humanos de Esteio.


MARCELO KOHLRAUSCH PEREIRA  - COLUNISTA 
Questões familiares e o cotidiano retratada 
em suas páginas 
Colunista há mais de uma década, Marcelo Kohlrausch Pereira iniciou sua trajetória no Jornal Destaque, de maneira inusitada. Ele relatou que no início dos anos 2000, durante um evento na cidade esteve conversando com o responsável do periódico, Miguel Luz sobre quais as condições em que pudesse enviar artigos para o JD. “Desde a primeira publicação, muitas pessoas se identificaram com os textos, onde os principais assuntos eram questões do cotidiano da sociedade e da minha família, que escolheu esta terra para viver”, disse Pereira. Marcelo falou que um dos legados deixados pelo jornal para as futuras gerações é a questão não somente de fatos importantes, mas também a preservação da história da cidade, através do acervo do Museu Histórico Destaque. “Os últimos cinquenta anos estão registrados no papel através do Destaque e esperamos que as próximas décadas sejam mostradas no jornal”. Apesar das novas tecnologias e as diferentes formar de divulgação, a principal função do JD de mostrar o que está ocorrendo na comunidade de maneira responsável e credibilidade.


ROTARY CLUB DE ESTEIO 
PRESIDENTE ROBERTO F. GALDINO 
Há décadas mostrando ações do voluntariado
O Rotary Club de Esteiovem através deste espaço manifestar os mais sinceros agradecimentos por poder fazer parte da comemoração de 50 anos do Jornal Destaque. Desejamos desde já vida longa a este tão prestigiado meio de comunicação de nossa cidade. Aos diretores e funcionários, parabéns!.

Parabenizações pelos 50 anos 
do DESTAQUE

GILMAR RINALDI 
PREFEITO DE ESTEIO 
“O Jornal Destaque chega aos seus 50 anos como um documento vivo da história de Esteio. Poucas são as cidades que têm o privilégio de contar com um veículo de comunicação quase tão longevo quanto a sua existência. Uma imprensa crítica, livre e sempre atenta à urgência dos acontecimentos é peça fundamental na construção de uma cidade melhor. Parabéns e vida longa ao Jornal Destaque!”.




LEONARDO PASCOAL 
VEREADOR E 
PREFEITO ELEITO 
“Mais do que registrar os acontecimentos de nossa cidade, a história do Jornal Destaque confunde-se com a própria história de Esteio. Sob a liderança criativa de seu fundador e diretor, Miguel Luz, o periódico retrata, de forma singular, a nossa vida em comunidade, com todas as suas peculiaridades. Ao completar cinco décadas podemos dizer, com orgulho, que o Jornal Destaque é um patrimônio de todos os esteienses”.
PAULO HENRIQUE DOS SANTOS ASSOCIAÇÃO DE CORREDORES DE RUA DE ESTEIO - ACORES 
“Não precisamos redigir um grande texto, apenas pequenas palavras que traduzem este gigante e eficiente veículo de comunicação. Responsabilidade, agilidade, imparcialidade e pontualidade para com a informação a ser repassada aos seus leitores. Parabéns a toda equipe do Jornal Destaque por seus 50 anos de trabalhos em apoio dedicados a construção dos bons propósitos da comunidade em geral”.


 Padre da Igreja Coração de Maria visita o JD
Padre Túlio Melo e aos sacerdotes gaúchos em sua passagem por Roma
O pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria, Túlio Melo Wavginiak esteve no Jornal Destaque, na tarde do dia 17 de novembro, onde na ocasião o padre foi recepcionado pelo diretor do periódico, Miguel Luz. Padre Túlio disse que por quinze dias esteve em Roma, na Itália, defendendo sua tese de doutorado em Teologia Bíblica. “Foi algo enriquecedor, pois irá me oportunizar ainda mais de me comunicar com as pessoas e ter podido compreender ainda mais sobre o texto bíblico e transmitir de uma maneira mais simples”, comentou padre Túlio. Ele ressaltou que este trabalho se tornou uma ferramenta, onde pode-se falar através de uma linguagem atualizada sobre um texto que possui cerca de dois mil anos. Padre Túlio falou que o trabalho foi realizado na Universidade São Tomaz de Aquino, com uma tese sobre a redenção de Jesus Cristo como Cordeiro de Deus, onde o mestrado foi realizado sobre os estudos de João Batista com o Evangelho.


Padre Túlio Melo Wavginiak 
Pároco da Igreja Imaculado Coração de Maria* 
50 ANOS JORNAL DESTAQUE 
Quando você lê a Bíblia, você encontra muitos usos e costumes. Alguns deles foram abolidos e caíram em desuso, enquanto outros foram sendo mantidos. Um dos costumes que nós mantivemos, já existentes na Bíblia, é a comemoração dos jubileus. Os jubileus podem acontecer a cada 25 ou 50 anos. Na Bíblia, o jubileu acontecia com grande festejos, quando do ano de número 50, depois de 7 anos sabáticos (cf. Lv 25,8-11). Neste ano jubilar os escravos eram libertados, as dívidas eram perdoadas e se fazia grandes festejos de ação de graças. O objetivo era ligar o povo de Israel por meio de laços de fraternidade. Celebramos os 50 anos de fundação do Jornal Destaque. Jornal que nos mantém informados sobre as notícias e os eventos mais importantes da nossa região de Esteio e Sapucaia do Sul. Os moradores desta região sempre puderam contar com uma informação séria e responsável. Uma das características mais marcantes do jornal Destaque é a credibilidade em relação à informação. O povo da cidade sabe que pode confiar naquilo que o jornal Destaque publica. Outro traço que chama a atenção é que o jornal Destaque sempre está pronto a cobrir os eventos que acontecem em nossa região. Ele está de portas abertas para a sociedade, para mostrar aos moradores de Esteio e Sapucaia do Sul aquilo que está acontecendo. Como acontecia no Antigo Testamento, hoje também fazemos festa pelo jornal Destaque. Fazemos festa porque o Destaque nos permite conhecer a nossa história, porque através do jornal podemos nos informar daquilo que aconteceu em nossa região. Nos alegramos porque por meio do destaque podemos mostrar a história, através da divulgação daquilo que está ocorrendo. No entanto, eu penso que a maior contribuição do jornal Destaque, se dá quando nos ajuda – através da divulgação das notícias – a que nós próprios nos tornemos sujeitos de nossa própria história. Agradecemos a Deus pelo empreendedorismo do jornalista Miguel Luz, que com muita visão e compreensão das necessidades de nossa região, fez do jornal Destaque um veículo de comunicação que nos informa sobre os fatos mais importantes de nossa região. Canal de comunicação que foi o pioneiro nesta região. Além disso, pode-se dizer que o jornal Destaque também fez história ao longo desses 50 anos. Pois por meio dos exemplares do Destaque, pode-se recuperar a história de nossa região. Parabéns Miguel Luz, parabéns a todos os colaboradores, parabéns ao jornal Destaque, parabéns a todos os leitores e parabéns aos moradores de Esteio e Sapucaia do Sul que tem acesso à informação por meio deste canal de comunicação que tem o compromisso de ser o primeiro.


Ato marca Semana da Consciência 
Negra em Esteio 
ALÉM DE ATRAÇÕES CULTURAIS, representantes da comunidade receberam a distinção
Grupo que recebeu a honraria concedida pelo Legislativo esteiense
Dentro das atividades propostas na Semana da Consciência Negra de Esteio, a noite do dia 22 de novembro foi marcada por um ato solene, que ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, na Câmara Municipal. Cerca de 300 pessoas dos mais variados segmentos da comunidade prestigiaram o ato. A cerimônia foi aberta com a apresentação do grupo Pérolas Negras tendo como integrantes as servidoras públicas Mônica Marins, Graziela de Oliveira e Andréa Teixeira. O trio cantou trechos de músicas que abordam a temática da mulher, em especial a negra. O presidente da Câmara, Marcelo Pereira falou que a luta dos negros precisa ser permanente e não tratar este povo como coadjuvante e sim fazer estar os protagonistas. Segundo o proponente Leonardo Pascoal, além de reconhecer a história do povo negro em nossa sociedade, através dos usos e costumes. “Apesar de sermos diferente estamos constantemente em busca da igualdade entre as pessoas”, disse Pascoal. Ele comentou que por intermédio de ações como o desenvolvimento social e políticas públicas, no que tange a educação podemos aos poucos construir um mundo melhor.
AFRO - De acordo com o titular da Coordenadoria dos Direitos Humanos do município, Jauri Machado, por estarmos na década, onde é lembrado pela ONU o período dedicado aos afrodescendentes, pois são pessoas que merecem respeito e reconhecimento. “Mesmo já ocorrido muitos avanços, ainda há muito o que fazer em diversos países, onde a questão do preconceito ainda é muito em evidência”, frisou Machado. Ele informou que a Semana da Consciência Negra começou a ter uma periodicidade a partir de 2006 e nestes dez anos tivemos acertos e erros. “Talvez o que nos motiva seja poder ter uma cidade mais igual e a educação das crianças tem papel fundamental neste contexto, principalmente em relação ao combate ao preconceito pela cor da pele”. O encerramento foi marcado pela exibição do clipe do grupo Rafuagi, de Esteio, com a música ‘Manifesto Porongo’, seguido com a apresentação do Coro Municipal, sob o comando do regente Renato Donini.
LISTA DOS HOMENAGEADOS PELA DISTINÇÃO
Os homenageados foram Graziela de Oliveira Neto, Cristiano Moreira Pedroso, Altemir Francisco Caetano Goularte, Eva Bahia Saldanha, Marli Figueiredo, Dina Terezinha da Silva Vicente, Auri Moura da Silva, Joachim Jonel, Osmar Franco, Dulce Maria Garcia Duarte, Lázaro Junior Pinto Antônio, Ronald Correa Domingos, Lauren Thauani Teixeira Oliveira, Sônia Maria Gomes Gil Trindade, Alice Gonçalves do Nascimento, Lorenzo Eduardo Gonçalves, Gustavo Garcia Rodrigues, Cristiane Valadão Couto Correa, Allan Soares da Silva, Maria Luiza da Silva Soares, João Máximo da Silva, Márca Carolaine dos Santos Nascimento, Maria Renita Rodrigues, Brayan Roger Fagundes Borges, Vera Terezinha Luz Moura, Michele Gomes Pacheco, Jorge Santana de Oliveira, Márcio de Freitas Munhoz, Angelita Aparecida Nunes Rodrigues, Rosália Ferreira Lopes, Simone da Silva Pinto, Malcon Alex Ribeiro da Fonseca, Taís Rosa da Silva, Helena Marins e Lucidina da Silva Costa Carvalho.


Delegado de Polícia é agraciado em POA
O homenageado juntamente com representantes da cidade onde nasceu e reside
O delegado de Polícia Ranolfo Vieira Júnior recebeu na noite do dia 18 de novembro, em sessão solene o título de cidadão de Porto Alegre. A cerimônia aconteceu no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho e contou com a participação de representantes de diversos segmentos da cidade e região, bem como familiares e amigos do homenageado. Também foram contempladas com uma distinção, a delegada Fabiana Borges Kleine Favero, com o título de diploma de honra ao mérito policial, proposta pelo vereador Adeli Sell. O presidente do Parlamento é Cassio Trogildo. De acordo com o proponente, as pessoas do bem merecem ser reconhecidas. “Acima das ideologias, nossos homenageados sempre fizeram seu papel com dignidade e esmero. Tenho profundo respeito com as pessoas que combatem as ilicitudes”, disse Sell. Ele frisou que os servidores públicos precisam ser melhor tratados e valorizados, independente qual a função que exercer. Segundo o delegado Ranolfo, a honraria é importante para brindar a sua exitosa carreira. “Sinto que estou recebendo uma homenagem do povo de Porto Alegre. A proposta que foi acolhida pela Casa legislativa é algo que me deixa muito feliz”, comentou Vieira. Ele ressaltou que a distinção será compartilhada aos profissionais que atuam na Polícia Civil do Estado. “Minha família merece também um reconhecimento especial, por ser o meu esteio, minha base”. Ranolfo atualmente coordena a bancada do PTB na Assembleia Legislativa.

Governador do LD-2 visita Esteio 
INTEGRANTES DE CLUBES de serviço participaram da cerimônia 
em um salão de festas, em Canoas
A visita teve o intuito conhecer as ações feitas na cidade pelos clubes
Representantes dos Lions Club Esteio Centro, Industrial e Exposição recepcionaram na noite do dia 17 de novembro, a comitiva do governador do Distrito LD - 2, Evaldo Gomes Rodrigues. A festa aconteceu no salão da CEPE, em Canoas. Além do clube anfitrião, também participaram integrantes dos Lions de Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Também esteve presidente o presidente do Rotary Club de Esteio, Roberto Galdino e o tenente-coronel do 34º BPM, José Nilo Correa Alves. Durante a tarde, o grupo esteve visitando entidades do município, no qual os Lions auxiliam e ao chefe do Executivo Municipal, Gilmar Rinaldi. Segundo o governador, a presença dos associados dos três clubes da cidade é importante, pois além de troca de experiência e posso concluir que o sucesso obtido pelos atuais membros da governadoria é possível com a integração dos clubes. “Por já estarmos na metade da gestão do ano leonístico e também ter visitado inúmeros clubes pela região, estamos observando que a concepção dos idealizadores do Lions Internacional em poder transformar o mundo, aos poucos vem sendo feito, apesar dos obstáculos”, disse Rodrigues. Ele comentou que o Lions Internacional possui 1,4 milhões de associados e presente em 215 países. “É muito bom visitar cidades onde o leonísmo atua há mais de cinco décadas prestando ajuda para instituições e pessoas da comunidade”.
AÇÕES - Evaldo frisou que algumas metas estabelecida em âmbito internacional pelo Lions foi atingida, antes do prazo previsto como o incremento nas campanhas de prevenção ao diabetes e da visão, assim como do meio ambiente. Outra ação que ganhou expressividade ao longo dos anos foi à busca do engajamento dos jovens junto ao movimento. “O trabalho não ocorreu à toa e com isso estamos conseguindo auxiliar inúmeras famílias e até o Poder Público, no que tange a assistência social”. Durante a solenidade ocorreu algumas homenagens como ao integrante do Lions Club Esteio Industrial, Getúlio Amandio, que recebeu uma distinção pelos 35 anos de trabalho no movimento e Ricardo Heydrich, pelos 40 anos no Lions Exposição. Já o casal Gilmar e Mirta Reis por terem colocados novos associados no Exposição e Claudio Storck, a honraria pelo centenário do Lions Internacional e também por ter sido governador do Distrito. Os presidentes dos clubes esteienses, Jaime Mattos da Silva Júnior, Joceli Spolavori e Nelson Tatsch, por estarem engajados nas campanhas instituições do movimento.


Representante de Esteio participa 
de encontro no Litoral Norte 
A conselheira tutelar de Esteio, Elisete Bandeira esteve participando nos dias 17, 18 e 19 de novembro, do XXII Encontro Estadual de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares de Direito do Rio Grande do Sul, onde recebeu um certificado de participação. O evento foi realizado no município de Tramandaí, oportunizou o grupo a fazer parte de palestras como ‘a proteção de crianças e adolescentes indígenas’ e as ‘atribuições dos conselhos tutelares/rede de proteção/fortalecimento da rede’. Também foi abordado o tema ‘quem cuida do cuidador’. O encontro teve uma duração de aproximadamente 15 horas, e foi organizado pela Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros tutelares do Rio Grande do Sul (Aconturs).

Movimento ‘Turbantaço’ no Centro
As técnicas para montar um turbante chamou a atenção de mulheres
Na manhã do dia 19 de novembro, véspera do dia da Consciência Negra, foi realizado uma oficina de turbantes, intitulado ‘Turbantaço’. A atividade aconteceu no espaço coberto da Rua Garibaldi e contou com representantes do Conselho Municipal Étnico Racial e representantes de diversos setores da sociedade. Um dos objetivos era chamar a atenção das pessoas sobre a data e também a importância do turbante junto a comunidade negra. Segundo os organizadores, um dos principais objetivos da ação, além da identificação cultural, também tem por finalidade evidenciar a autoestima da comunidade negra buscando inserir ainda mais na comunidade. Na oportunidade também foi arrecadado turbantes, lenços e bandanas que serão entregues para o Instituto do Câncer, em prol das mulheres que perderam o cabelo durante o processo de tratamento de câncer.


LORI EMANOELA DA SILVA 
JORNAL DESTAQUE 50 ANOS 
O que dizer de uma instituição que realiza através de seus periódicos semanais os grandes acontecimentos e eventos que marcam a história do município, de nossas vidas de certa forma; um resgate cultural de toda uma população e também uma oportunidade de compartilhar nas diferentes colunas um pensamento de reflexivo e questionamentos humanos no que se refere a própria existência. Desde sua fundação até os dias de hoje existe um cuidado, minucioso em ser imparcial em qualquer aspecto referente aos mais diversos assuntos. Nosso Diretor - presente Miguel Luz, idealizador e realizador deste sonho, construído e mantido pelo amor à cultura e a verdade do dia a dia, refletindo uma constância e verdade em suas ações, fez desta instituição um marco histórico no município, buscando sempre a coerência entre as palavras expressas e a sua própria postura como ser humano. Eu Lori Emanoela sinto-me honrada em fazer parte desta família e contribuir através desta coluna que assino com minhas palavras e meu coração o que temos de melhor em nossa alma. Feliz 50 anos, feliz existência, feliz somos nós que temos o Jornal Destaque em nossas vidas. Abraço fraterno, toda bênção!


Empresário João Luz é sepultado em Esteio 
PIONEIRO NO RAMO IMOBILIÁRIO na cidade, durante mais de 50 anos 

Foi sepultado no dia 20 de novembro, no Cemitério Municipal Dois de Novembro, o corpo do empresário e do ex-vereador João Anastácio da Luz, 79 anos. Ele faleceu na manhã do dia 19, no Hospital da Ulbra em Canoas, em decorrência ao tratamento de uma pneumonia. O corpo de João Luz, como era conhecido na cidade foi velado no Salão Nobre da Prefeitura. Amigos, familiares, empresários e correligionários foram prestar a última homenagem. Nascido em 24 de novembro de 1937, era do ramo imobiliário onde por mais de 60 anos tinha a Imobiliária Luz, localizada na Avenida Dom Pedro, área central do município. Em 1948 veio com a família estabelecer residência na então Vila de Esteio, que pertencia a São Leopoldo. Em 1957, João começou a trabalhar na venda do loteamento da Vila Aguiar (atual rua Theodomiro Porto da Fonseca). Na época tinha a ideia de fundar uma imobiliária de expressão no município, que surgiu após a regularização da profissão no início da década de 60. Por longos anos atuou na venda de vários empreendimentos entre os mais expressivos estão o Loteamento Vila Esperança, Loteamento Residencial Vila Rica, Novo Esteio, Parque Santo Inácio, Claret, Vila Werlang, Vila Triângulo, Vila Nazareno, Olímpica e Parque Primavera. Em Sapucaia do Sul, a imobiliária foi responsável pela comercialização do Loteamento Vila Fortuna, Vila Padre Reus, Jardim América e Vila Santo Agostinho. Na cidade de Cachoerinha, João esteve a frente da venda do Loteamento Agrário Costa do Ipiranga. Em 1989 foi formada a sociedade com participação dos filhos Norberto e Gilberto Luz. Já contávamos com uma grande equipe de corretores, funcionários e colaboradores.
PARLAMENTAR - Na carreira política, João foi eleito a primeira vez em 15 de novembro de 1968, com 354 votos. Após tomar posse em 31 de janeiro de 1969, fez parte das comissões de Finanças, Orçamento e Contas e de Educação e Obras Públicas, cargos que também exerceu no ano seguinte. Em 1970, atuou na função de segundo secretário da Mesa Diretora até o mês de agosto, quando se tornou primeiro secretário. Foi reeleito em 1972, com 499 votos e empossado no ano seguinte. No ano de 1974, foi integrante da Comissão de Cultura e Assistência Social e em 1975, vice-presidente do Parlamento e representante da Comissão de Justiça. Na década de 80 retornou a Câmara de Vereadores, em 1982, onde foi eleito com 559 votos. No ano seguinte foi escolhido como presidente da Casa até 1984. Fez parte da Comissão de Saúde e Defesa Ecológica, em 1985, além de fazer parte de outras comissões como Justiça e Redação por quatro anos seguidos até 1988 e de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor entre 1986 e 1988. No final dos anos 90, foi candidato a vice-prefeito, mas não chegou a se eleger. Foi por alguns anos integrante do PDT. João Luz deixou três filhos naturais, Norberto, Gilberto e Christian, e dois filhos de coração, Patrícia e Marcelo. Tinha seis netos João Antônio, Pedro Henrique, Mayara, Fernanda, Léo e Arthur. Em 2015, no ano em que o município completou 60 anos de emancipação política, João foi uma das personalidades locais a serem agraciadas com a comenda Luiz Alécio Frainer. A distinção foi uma maneira de homenagear aqueles pioneiros que tem sua parcela de contribuição pelo desenvolvimento de Esteio.


JOSÉ NILO CORRÊA ALVES 
Ten Cel QOEM* 
Dia-a-dia na cidade 
179 anos da Brigada Militar 
No último dia 18 de Novembro a Brigada Militar, a Polícia Militar Gaúcha, completou 179 anos de bons serviços prestados à comunidade gaúcha. A Corporação, fundada em 1837 foi, originalmente, denominada Força Policial. Em 1841 passou a se chamar Corpo Policial. Em 1873 passou a denominar-se Força Policial e, a partir da Proclamação da República no Brasil, em 1889, recebeu as seguintes denominações: Guarda Cívica (1889), Corpo Policial (1889) e, finalmente, Brigada Militar (de 1892 aos dias atuais). A história da Brigada Militar confunde-se com a própria história do Estado do Rio Grande do Sul. Desde a sua criação, a Corporação participou de inúmeras revoluções históricas do País, como as de 1893 a 1895(Revolução Federalista), 1923 (Revolução Assisista), 1924 (em São Paulo), 1926 (em Santa Catarina e Paraná), 1930 e 1932 (no Rio Grande do Sul e em São Paulo), demonstrando uma forte cultura militar e guerreira. Após o movimento revolucionário de 1932, a Brigada Militar, já com missões de Segurança Pública, ainda participou de outras Revoluções (Estado Novo em 1937, Legalidade de 1961 e Golpe Militar de 1964). Atualmente, por determinação constitucional (Constituição de 1988, em seu Art. 144, e Constituição Estadual, Art. 124), a Brigada Militar tem a responsabilidade de execução do Policiamento ostensivo e Preventivo no Estado do Rio Grande do Sul, onde está presente em todos os municípios. Vivemos tempos difíceis, onde a Segurança Pública tornou-se preocupação de todos e assunto em todas as rodas de conversa. Costumo dizer que para o tema, assim como para as coisas do futebol, cada um tem uma fórmula mágica para apresentar como solução. Alguns acham que é necessário um aumento urgente de efetivo das forças policiais. Outros entendem que é essencial o incremento de vagas prisionais e mudanças na legislação penal. O correto é que a melhoria da situação somente virá com a conjugação de todas estas providências, além da conscientização de que segurança pública não se faz somente com polícia ou com marginal atrás das grades. Se faz, sim, com o envolvimento de todos, com educação e emprego, com famílias mais preocupadas e presentes junto às novas gerações. O certo é que a Brigada Militar está há 179 anos lutando para que a sociedade gaúcha encontre condições saudáveis para desenvolver-se. E continuará nesta luta, travada diuturnamente por homens e mulheres abnegados, com o objetivo de preservar a integridade física e o patrimônio das pessoas de bem. Contem com isso e acreditem em um futuro melhor para nossos filhos. Até a próxima.

Uma das capas que marcou pela passagem
dos 47 anos do periódico
Do O RECO ou DESTAQUE: Uma trajetória de sucesso levando informação para a comunidade
Novembro de 1966. Mais precisamente no dia 08. Nesta data, os moradores do município de Esteio tinham a satisfação de tomar conhecimento dos acontecimentos que estava ocorrendo na cidade que havia sido emancipada há pouco mais de uma década. Dava-se início a trajetória da revista ‘O RECO’, iniciais das palavras Representações Contábeis. Mas o nome não surtiu tanto efeito ainda no mesmo ano, o idealizador do periódico, Miguel Luz resolveu trocar o nome para Revista Destaque. Pronto, uma mudança simples de nome que em pouco tempo se tornou o veículo de comunicação mais expressivo da cidade e o único que está com circulação interrupta há cinco décadas. Do tamanho de um gibi para jornal foi um pulo. Os leitores da cidade e também de Sapucaia do Sul estavam atentos para saber quem seria a capa da semana e quais os assuntos abordados pelo veículo, que pautava diversos assuntos na sociedade.
Além dos acontecimentos de grande relevância na cidade e região, aos poucos o Jornal Destaque passou acompanhar os principais notícias do Estado, país e do mundo, mas sem perder um olhar para os cidadãos, diante dos problemas que prejudicavam o cotidiano.

EVOLUCÃO - Ao longo dos anos, acompanhando o desenvolvimento da cidade e também da comunicação, o Destaque não ficou fora dessa. Passou da máquina de escrever para o computador, da máquina fotográfica de filme para a digital, mas sem perder o foco na informação. Além disso, o jornal tem sido uma indispensável para preservar em suas páginas da história de Esteio e de Sapucaia do Sul nos últimos 50 anos. Isso se tornou mais viável com existência do “Museu Histórico Destaque”, que completou em outubro 25 anos, aberto em prol da cultura e da história do município.
Do papel para outras mídias eletrônicas
Acompanhando as novas tecnologias, o JD também está em diversas frentes. Desde 2012, foi lançado o blog do Jornal Destaque, onde esteienses que residem fora da cidade, tem a oportunidade de ficar informado sobre o que está ocorrendo no município e região. Com o surgimento da Rádio e TV Jornal Destaque, no ano seguinte, no site, há disponível a edição semanal, onde os internautas além de ouvir música pode-se manter atualizada com as notícias do jornal.


Homens são assassinados em Esteio e Sapucaia do Sul AMBAS AS SITUAÇÕES ocorreram num 
curto espaço de tempo, nos bairros Novo Esteio, 
São José e Lomba da Palmeira
Os policiais apreenderam um arsenal com os suspeitos
Num período de aproximadamente duas horas, pelo menos três pessoas foram assassinados em Esteio. O primeiro registro aconteceu por volta das 18 horas, dois homens sendo um com 46 anos e outro com 59 foram mortos, nas dependências de um casabre localizado numa área particular próximo a Rua Irmã Dulce, no bairro Novo Esteio, que fica às margens da BR 116. Passada das 20 horas, devido a um tiroteio na Rua Camões, no bairro São José, uma guarnição do 34º BPM foram até o local indicado e encontraram três homens baleados. Um deles, de 37 anos, chegou a ser encaminhado para o Hospital São Camilo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Um outro, de 31 anos, foi socorrido e está em estado grave no HPS de Porto Alegre. Um adolescente de 17 anos está na Casa de Saúde Municipal, em estado regular. Segundo informações da Polícia Civil, que está investigando ambos os casos, uma das prováveis causas é relacionado com o tráfico de drogas. Por enquanto, somente algumas testemunhas serão ouvidas e ninguém foi preso.
TRIO - Um tiroteio entre criminosos resultou na morte de um homem de 41 anos, que fazia parte de uma quadrilha que foi presa por volta das 11 horas, no dia 20 de novembro, na Avenida Justino Camboim, no bairro Lomba da Palmeira. Conforme informações do BPM, três suspeitos fugiram num automóvel Focus, de cor azul, após matar um homem na localidade. O trio tentou fugir, mas devido a denúncia anônima através do 190, os policiais militares fizeram um cerco contra a quadrilha e prenderam os indivíduos. Os detidos foram identificados e tem 20, 30 e 45 anos, sendo que um deles foi baleado no momento da prisão, em decorrência da troca de tiros. O ferido foi levado ao Hospital Getúlio Vargas, por uma das guarnições, enquanto os outros foram encaminhados para a DPPA, em Canoas. Após a prisão, os PM’s apreenderam três revólveres calibre 38, uma espingarda, calibre 28, munições e duas algemas. O carro utilizado pelo grupo também foi recolhido. Todos os envolvidos possuem antecedentes criminais, sendo dois deles, por porte ilegal de arma.


Quadrilha é presa por furtar fios e cabos
Policiais encontraram também documentos, chaves de carro e celulares
Policiais civis de diversos departamentos como de Repressão ao Crime de Patrimônio e Deic prenderam cinco homens que estavam envolvidos na prática de furtos de fios e cabos. Os integrantes da quadrilha eram todos da cidade de Sapucaia do Sul. Conforme o delegado Alexandre Luiz Fleck, em função de diversas ocorrências registradas em delegacias da Região Metropolitana e dos vale do Caí e Sinos foi tomada uma medida. “As ações eram semelhantes em praticamente todos os lugares, como a retirada ocorria no período da noite e uma grande metragem era surrupiada”, disse Fleck. Ele informou que a prisão da quadrilha aconteceu no bairro Morungava, em Gravataí. “Através de investigações já em andamento, será possível em breve identificar outros furtos por eles praticados, bem como prender os receptadores”. Dois foram presos em flagrante e os outros dois fugiram para um matagal, mas conseguiram ser capturados após percorrerem alguns metros. Com o grupo, os policiais recuperaram cerca de trezentos metros de cabos telefônicos. Próximo ao local onde foram presos, havia um automóvel e um quinto elemento que aguardava para o transporte. Além dos cabos, também foi encontrado diversos documentos, aparelhos celulares e chaves de carros. O valor do prejuízo é de aproximadamente R$ 3.000,00.


Homem é detido 
no Centro por assalto a pedestre
Um homem de 27 anos foi preso na área central de Esteio, por policiais militares do 34º BPM por ter assaltado um pedestre. A ação foi registrada no dia 04 de novembro, em torno das 21 horas. A prisão aconteceu após uma guarnição ter sido alertada sobre um assalto ocorrido numa rua do Centro, por um indivíduo. Diante do fato, pessoas que passavam pelo local no momento do delito ficaram indignados com a situação e resolveram prender o homem até a chegada dos PM’s. O suspeito foi levado para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), em Canoas.




Dupla é capturada após roubar veículo 
Policiais militares do 34º BPM de Esteio efetuaram a prisão de dois suspeitos com 19 e 21 anos, num trecho da RS118, na divisa entre Esteio e Sapucaia do Sul. O fato ocorreu no dia 08 de novembro, por volta das 22 horas. Segundo informações do BPM, uma guarnição foi comunicada sobre o roubo de um veículo da marca Civic, no município de Canoas, o qual foi avistado transitando pela BR 116. O condutor do automóvel ao notar que estava sendo seguido pelos PM’s começou uma perseguição, que culminou com a entrada dos carros na RS 118, no trecho correspondente a Sapucaia do Sul. O carro foi abordado e além do motorista havia o passageiro. Dentro foram encontrados dois revólveres calibre 38 com numeração raspada, um total de 23 munições do mesmo calibre e um rádio transmissor na frequência da Brigada Militar. A dupla foi encaminhada para o Hospital São Camilo onde realizaram exames e em seguida para a DPPA, em Canoas, onde prestaram depoimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário