segunda-feira, 25 de setembro de 2017

EDIÇÃO 2068

A colocação de equipamentos eletroletrônicos deve ser colocação num lugar apropriado para que não danifique o meio ambiente. Mas ainda há pessoas que jogam em qualquer lugar. Um terreno baldio, localizado no bairro Novo Esteio foi encontrado a parte frontal de um aparelho de televisão que foi descartado de maneira irregular. Apesar da chegada das novas tecnologias, a sociedade deve ter consciência para despejar materiais que não tem mais uso em casa ou no local de trabalho.


Fala Conselheira é novo programa 
da Rádio Destaque
Rafael dos Santos, Rafuagi na estreia do novo programa de rádio
A Rádio Destaque lançou na tarde do dia 14 de setembro, o programa ‘Fala Conselheira’, sob o comando de Janaína Santos. O convidado foi o músico esteiense Rafael Diogo dos Santos, o Rafuagi. Durante aproximadamente uma hora, Rafael contou aos ouvintes e internautas um pouco de sua trajetória na música e seu envolvimento com o movimento hip hop. Na oportunidade também divulgou que a Casa do Hip Hop está em fase de conclusão e deverá ser inaugurada em novembro. Segundo Janaína, a cada semana, a ideia é entrevistar representantes de diversos segmentos, mas especialmente ligados aos direitos humanos, crianças, adolescentes e as mulheres. O programa é vinculado todas às quintas-feiras, das 14h30 às 15h30 e pode ser ouvido pelo site Destaque.tv e pela página no Facebook Jornal Destaque. Interessados também podem inscrever no canal do You Tube TV Jornal Destaque.


Deputada estadual visita Esteio 
Any Ortiz concedeu uma entrevista na Rádio e no JD sobre projetos
Any Ortiz falou sobre suas ações no Parlamento estadual
A deputada estadual Any Ortiz (PPS) esteve realizando uma visita de cortesia ao Jornal Destaque. A parlamentar foi recebida pelo diretor Miguel Luz, no dia 14 de setembro. Durante sua passagem por Esteio, Any também concedeu uma entrevista na Rádio Destaque sob o comando de Jauri Machado. Ela abordou diversos assuntos pertinentes a política estadual e nacional, bem como as ações que tem proposto para o Legislativo RS, tendo por objetivo o desenvolvimento econômico. Segundo a deputada, em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa tem trabalho na defesa das micro e pequenas empresas, no que tange a relação de desburocratização para abrir um estabelecimento e manter-se em funcionalidade. “Pertenço ao grupo de deputados que votaram contra o aumento dos impostos em âmbito estadual. Também sou autora do Projeto de Lei que acabou com a pensão dos ex-governadores, que gerava um impacto financeiro expressivo no orçamento do Rio Grande do Sul”.
EDUCAÇÃO - Any enfatiza que tem um projeto que está em tramitação na AL que trata da educação financeira nas escolas. “Acho importante que as crianças tenham noção sobre dinheiro, pois na vida adulta terão condições de administrar as finanças”. Ela salienta que a questão do endividamento é de tamanha gravidade que os credores devem manter um diálogo com os devedores para efetuar um acordo e pagar a dívida. Any falou que também possui um trabalho expressivo junto com a Educação e no enxugamento da máquina pública. “O Executivo estadual precisa com urgência diminuir despesas, mesmo que ocorra de forma drástica para poder investir mais em educação, saúde e segurança e assim podemos voltar a sonhar em ter um Estado próspero e referência para os outros estados da nação”. Any Ortiz é advogada, também exerceu o cargo de vereadora de 2012 a 2014, quando se elegeu a deputada estadual. A parlamentar estava acompanhada de um grupo de integrantes do partido da cidade, além de assessores.


Muro de escola no bairro 
Colina Verde é grafitado 
Cerca de 70 profissionais mostraram seu talento com cores
Espaços públicos se tornaram tela para artistas
Entre os dias 09 e 10 de setembro, Sapucaia do Sul foi o palco de um encontro de grafiteiros da cidade e região. Prestigiaram o evento aproximadamente 70 profissionais, onde um dos principais objetivos da ação foi mostrar para a comunidade a arte dos grafiteiros, dando uma maior visibilidade, bem como agregando as pessoas da localidade que acompanharam o trabalho dos voluntários. Foi realizado um grafite no muro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Walmir dos Santos Martins, que fica no bairro Colina Verde. Segundo o presidente da Central Única das Favelas (CUFA), pela unidade sapucaiense, Fábio Evangelista, o encontro foi um sucesso, devido à vinda de grafiteiros de pelo menos 17 cidades do Estado. “Em função da extensão do muro, o trabalho de grafitagem foi feita em dois dias e contou com a parceria de um grupo de grafiteiros, Clã Hip Hop. Moradores da região participaram ajudando na pintura de fundo da arte, durante o feriado de Sete de Setembro”, comentou Evangelista. Ele destacou que foi disponibilizada para os artistas a infraestrutura da instituição de ensino. “Por intermédio de doações foi possível fazer almoço para os participantes em ambos os dias de atividade”.
HISTÓRIA - Fábio ressaltou ainda que no decorrer da semana aconteceu uma oficina de grafite para a comunidade da Colina Verde. Os desenhos escolhidos pela escola fazem parte do projeto ‘A Luta de Denis’ desenvolvido na escola pela CUFA. A CUFA (Central Única das Favelas) é uma entidade sem fins lucrativos que atua em diversos bairros e escolas do município. Atualmente está sendo executado o Projeto, no qual é abordada a história de um menino que comete seu primeiro delito (baseado no livro ‘A Luta de Denis’, tendo como autores Paulo Daniel e Manoel Soares). Neste contexto, os alunos são convidados a dar um novo final a história de Denis e com os desenhos realizados em aula oportunizamos o grafite com desenhos escolhidos, e os mesmos grafitados no muro da escola, conforme autorizado previamente pela Prefeitura de Sapucaia do Sul e da secretaria de Educação.



Secretário de Educação de Esteio visita
Rádio e Museu Destaque 
Marcos Dal’ Bó contou histórias pitorescas da família, que por décadas morou na cidade
Dal’ Bó teve a oportunidade de conhecer mais sobre a história
O secretário de Educação de Esteio, Marco Dal’ Bó esteve na manhã do dia 13 de setembro, concedendo uma entrevista na Rádio Destaque no programa Falando de Coisas, sob o comando de Jauri Machado. Na oportunidade, Marco contou um pouco de sua trajetória na educação, bem como as ações que já colocou em prática desde janeiro na atual administração e que pretende fazer para os próximos anos, junto ao processo educacional. Durante a entrevista, Dal’ Bó respondeu perguntas feitas pelos ouvintes e internautas. Após a entrevista, Marco Dal’ Bó visitou as instalações do ‘Museu Histórico Destaque’. A visita foi guiada pelo responsável do espaço, Miguel Luz, que contou algumas histórias pitorescas que vivenciou. Entre elas estava à maneira no qual recebeu de doação alguns instrumentos musicais que fizeram parte da Banda Marcial da então Escola Tricentenário La Salle.
RETOMADA - Dal’ Bó falou que nasceu em Esteio e estudou nas escolas Coração de Maria, por um ano e no La Salle, do 2ª a 7ª série. “Apesar de ter morado em Canoas e em outros lugares sempre mantive contato com minha cidade natal e tinha notícias dos acontecimentos da terrinha”, ressaltou o secretário. Ele lembrou que um momento importante nestes primeiros meses do como titular da pasta foi a retomada dos desfiles de Sete de Setembro, que voltou a ser realizado na Avenida Presidente Vargas. Os últimos desfiles na via aconteceu na década de 80. Depois foi transferido para a Avenida Ernesto Dornelles, no bairro Santo Inácio, mas nos últimos anos, devido a algumas tragédias, como enxurrada ou a data coincidia com a realização da Expointer. “Me recordo dos desfiles na Avenida, tanto que a última vez passávamos com os demais colegas da escola de bicicleta enfeitada com papeis nas cores verde e amarela. Hoje estou no palanque oficial como autoridade, mas não esqueci aqueles momentos de civismo”.


Festival de poesia gaúcha será 
realizada em fevereiro 
Uma das atividades programadas da Semana Farroupilha de Esteio foi o lançamento do festival de poemas inéditos, o 4º Esteio da Poesia Gaúcha. A solenidade ocorreu no dia 14 de setembro, no palco de shows e contou com a participação de representantes do movimento tradicionalista, artistas e produtores do segmento. Um dos organizadores do festival é o jornalista esteiense Djalma Corrêa Pacheco e Paulo Roberto Domingues Vargas. O ato de lançamento foi finalizado com a interpretação de “O Mistério das Palhas”, de Carlos Omar Villela Gomes e Bianca Bergmam (São Vicente do Sul), obra que conquistou o prêmio de melhor poesia e melhor trabalho em palco do 3º Esteio da Poesia Gaúcha. No palco do Pavilhão 20 de Setembro, a obra foi apresentada por Romeu Weber, considerado o melhor intérprete da terceira edição do festival, acompanhado pelo músico e cantor esteiense Vladimir Guará como amadrinhador. O festival será realizado no dia 24 de fevereiro de 2018, no auditório da Casa de Cultura Lufredina Araújo Gaya. O evento é promovido pela secretaria de Cultura, Esporte e Lazer com apoio da Diretoria de Comunicação Social. As inscrições para o 4º Esteio da Poesia já estão abertas. O regulamento e a ficha para cadastro estão disponíveis no site da Prefeitura de Esteio e também na página oficial do evento no Facebook EsteiodaPoesia. Os poetas de todo o Brasil terão até o dia 17 de novembro para inscreverem seus versos, que devem versar sobre a dinâmica social, os usos e costumes do povo gaúcho, fatos históricos ou atuais e paisagens do Rio Grande do Sul.


Gruta em homenagem a padroeira 
do Brasil é inaugurada
O ano de 2017 é marcado pela passagem dos 300 anos de aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para celebrar este momento, diversos templos religiosos que levam o nome da padroeira do Brasil estão promovendo diversas atividades, alusivas a data. Em Esteio, a Paróquia, localizada no bairro Novo Esteio inaugurou no dia 12 de setembro, faltando exatos 30 dias para a grande festa, um espaço em frente à igreja dedicada a santa. Neste dia, o padre Maico Pezzi abençoou a gruta, onde será colocada uma imagem. Ao redor foram colocadas correntes onde os fiéis poderão deixar amarradas fitas com pedidos para Nossa Senhora. O local foi denominado Jardim de Aparecida. Segundo integrantes da paróquia, todo o material e o serviço para a construção foi feito por voluntários e devotos de Aparecida. Além disso, ao lado da gruta foi construída uma Pira Sagrada para a queima das intenções. Também foi construído um suporte próprio para velas, onde as pessoas podem deixar, devido aos pedidos e agradecimentos pelas graças alcançadas.


PE. ANDRÉ BOANERGES CARBONERA 
Missionário Claretiano 
MAIS FANATISMO 
Amanhecer muito bonito. O inverno se despede... Entretanto, o “inverno” dos fanatismos cresce, progride e arrasa. Há pouco, comentei sobre os tais de “Atletas de Cristo”. Eles transformam Deus e Jesus em jogadores, em goleadores. Curioso: Mostram as frases e comentam, somente quando eles ganham. Será que Jesus não está nas derrotas?!... Todo mundo viu o ápice do fanatismo, quando da derrubada dos aviões e da destruição das “Torres” de Nova Yorque. Algo espantoso! Algo cinematográfico! Pior: gente jovem, gente moça... Tudo é fruto do fanatismo religioso e da lavagem cerebral. O cidadão mata e se mata, sob o comando de líderes totalmente ditatoriais e Donos das pessoas e das vidas humanas. Motivo principal: guerra santa, em nome de Alá e Maomé. Recordo-me das Cruzadas. Os fanáticos já se encontravam nos Santos Lugares. Depois, veio a Guerra de Lepanto, pelos idos de 1571. Não fosse a vitória dos cristãos, o mundo hoje, seria dominado pelo islamismo. Entretanto, os fanáticos islâmicos continuam tentando subjugar o mundo. Eles não desistem. São violentos, cruéis. Sigilosos, perigosíssimos. Todo o fanatismo deve ser combatido. Temos o fanatismo religioso, o fanatismo político, o fanatismo esportivo. São intragáveis, indigestos. O Brasil viu e ouviu as declarações da filha do Silvio Santos. Ela pertence a uma Igreja Fanática, com apenas treze anos de existência. E dois toques, citou o nome de Deus e de Jesus, mais de 50 vezes. Há um mandamento que diz: Não tomar o nome de Deus em vão... Inclusive, em nome de Jesus, ofendeu o pai, o Silvio Santos, com uma Arrogância sensacional. Pelo fanatismo, há divisões nas famílias, nas escolas, nas firmas... Um Jesus combate o Jesus da outra igreja... Por sinal, quanta bobagem é rentabilizada em nome de Jesus e do Senhor!... Somos fanáticos ou moderados? Antes que o vírus do fanatismo me domine, vou caindo fora...


Grupo Colmeia completa 24 anos 
Empresa também vem atuando em benefício do meio ambiente
Grupo tem realizado um trabalho de referência para o Estado
A história do Grupo Colmeia teve início em 1993, através da fusão de duas microempresas do ramo da construção civil de Esteio. No final de 1999, a Colmeia executou uma grande obra no município de Barueri, interior de São Paulo. Devido ao curto prazo de execução, o canteiro de obras foi montado com Módulos Metálicos Habitáveis locados naquele estado, substituindo os antigos barracos de obra, e com isso, otimizando o tempo, espaço e respeitando o meio ambiente. Através desta iniciativa, o diretor presidente, o engenheiro Julio César Delfino ficou encantado. Após a conclusão do contrato e, ao retornar para a base esteiense, Júlio César, pesquisou esse novo mercado e concluiu que seria a hora de um grande salto, de partir para fabricação própria de Módulos Metálicos Habitáveis. A partir deste momento, surge a COLMEIA CONTAINERS, com investimento e inovação, foram fortalecendo a marca no mercado gaúcho e logo começaram a oferecer seus Módulos para todo território nacional.
COMEMORAÇÃO - Neste mês a empresa completa 24 anos de existência, e conta com aproximadamente 200 funcionários, filial no estado do Rio de Janeiro, base em Candiota/RS, Rio Grande/RS e escritório comercial em Montevideo no Uruguai. Com uma produção aproximada de 90 containers por mês, tem seus produtos espalhados nas grandes empresas, pelos quatro cantos do Brasil. É também a primeira e única empresa do setor no Rio Grande do Sul a ter o processo de produção certificada com o selo ISO9001.


LORI EMANOELA DA SILVA 
ESTRADA, EXISTÊNCIA 
E EGO... 
Por mais que realizamos muitas das coisas que desejamos, ainda assim, muitos acharão que foi pouco... Ah, triste engano humano de querer agradar a todos, e satisfazer seus desejos, entre ranger de dentes e sorrisos amarelos o caminho continua, mas a vida em seu atrevimento contínuo  estabelece na próxima curva um caminhar diferente por conta das escolhas da estrada, há muito que pensar entre as passadas firmes de um caminhante do universo, ainda que seja dura o atravessar nas tempestades criadas pelo ego, da nítida vontade de ser livre; caros amigos doce ilusão achar que tudo seja um grande Teatro a convivência humana, em algum tempo as máscaras de bondade sempre caem quando instigados por uma força chamada verdade... embora, muitos recusarem a sua existência  permanecem embalsamados em suas filosofias e conspirações resgatando sua essência de ilusionista, perdendo grande oportunidade de viver na terra com suas melhores chances de ser melhor. Revendo alguns eventos da humanidade deparei-me com a insignificância de certos argumentos infundados que deram origem a inúmeras insensatez criando uma grande teia de incompetência e incompreensão desmedida causando desconfortos desnecessários. Quando é que a humanidade vai reconhecer que tudo que co criamos, estabelece o caminho a ser percorrido, e que de alguma maneira o universo estabelece o retorno implacável  de nossas grandes e profundas atitudes, tal qual sementes jogadas na terra onde desenvolve exatamente o que foi realizado. Pense, mas pense muito bem, quando quiser levar vantagens, se dar bem, e pisar no outro, quando tentar colher sementes de paz que nunca plantou,e mais, quando na verdade descobre que nem rosto existe mais, somente, uma máscara, por que a essência divina, não cabe em Almas vazias... Vamos humanidade olhar, agir em melhorar sua existência na terra, porque um dia, e não à toa, o mundo gira, e justamente aquele que você chutou, é a única mão estendida para você...
Informações sobre metodologia e abordagens em consultoria neurosistemica integral através do email: lori_emanoella @hotmail.com.
Abraço fraterno

10ª Parada Livre de Esteio 
acontecerá em novembro 
Evento será realizado no Parque de Exposições Assis Brasil
Integrantes da ONG e da Administração Municipal tratando sobre alguns detalhes da festa
Na tarde do dia 18 de setembro, a secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania que tem como titular Tatiana Tanara, reuniu-se com representantes da ONG Amigos da Diversidade com a finalidade de acertos finais para a 10ª Parada Livre de Esteio. Neste ano é tema será “Mais Amor. Paz, Por Favor”, a 10ª Parada Livre acontecerá no Parque de Exposições Assis Brasil, no dia 05 de novembro. Tatiana Tanara falou que a expectativa para o sucesso da festa seja expressiva e que torne uma das melhores Paradas do Estado, algo que vem num crescente nos últimos anos. “Tanto a equipe que integra a secretaria, bem como ONG é de administrar o tempo para que tudo se encaixe e o evento possa transcorrer da melhor forma”, comentou a titular da pasta. O Parque de Exposições Assis Brasil que sediará a Parada neste ano, já foi palco em 2016 do evento e se mostrou um lugar que cumpre com todas as necessidades para que o mesmo aconteça dentro do esperado. A Administração Municipal cumprirá o protocolo para repassar para a ONG o valor destinado para a realização da 10ª Parada Livre de Esteio 2017, processo que passa pela votação na Câmara de Vereadores de Esteio. A apresentação ficará a cargo de Carol Rogê e Douglas Albuquerque. O presidente da ONG é Jauri Machado.


Segurança une moradores 
Instalação de câmeras foi um dos temas abordados
Posto móvel foi instalado na entrada do bairro
Com o objetivo de abordar junto a comunidade a questão da segurança pública no bairro Novo Esteio e arredores, o Legislativo de Esteio promoveu uma audiência pública. O encontro foi realizado no dia 11 de setembro, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida. Participaram da atividade, representantes da Câmara Municipal, Executivo, Brigada Militar, Polícia Civil e a comunidade em geral. A atividade foi a pedido do vereador Sandro Severo. O proponente da audiência disse que através do diálogo foi possível diversas conquistas para a comunidade, entre eles, a instalação de um posto móvel da Brigada, colocado na entrada da localidade. “Um dos motivos para esta medida foi devido aos constantes furtos, assaltos e arrombamentos”, disse. Ele comentou que foi criado um documento a ser enviado pela Câmara de Vereadores para Governo do Estado pedindo mais efetivo para Brigada e Polícia Civil em Esteio.
MONITORAMENTO - Conforme o diretor de Segurança, Wanderlei Leidens, o município está renovando o contrato com a empresa que presta atendimento técnico nas câmeras de vídeomonitoramento. Leidens também disse que a secretaria está fazendo a revisão de onde os equipamentos estão sendo efetivos e que a intenção é fazer o conserto de alguns equipamentos para que seja aumentado o número de câmeras em operação no município. Além disso, durante audiência, foram sugeridas pela comunidade e parlamentares o deslocamento de uma câmera localizado na Avenida Monteiro Lobato para mais próximo da BR 116; além da criação de um Conselho de Segurança Comunitário e  inclusão da Guarda Municipal no grupo das redes sociais no Policiamento Comunitário.
TRABALHO MESMO COM ALGUNS OBSTÁCULOS 
O comandante da BM, Major Pereira Martins, ressaltou o trabalho da instituição em prender o mesmo indivíduo seguidamente. “Vamos continuar fazendo nosso trabalho”, disse, relatando que diariamente uma viatura vai para a Delegacia de Canoas para fazer a custódia de presos,  geralmente esperando que abra a vaga para que aquele preso seja apresentado, o que, segundo ele, pode levar até dez dias. “O que podemos fazer é continuar prendendo e cobrar, como sociedade organizada, soluções para o problema. Não podemos nos contentar com isso e achar que é normal”, afirmou Major Pereira. O delegado André Sperotto também se manifestou sobre a questão da segurança pública.


Pai Paulinho realiza festa em Porto Alegre
 Atriz Ítala Nandi e Pai Paulinho do Xoroquê
Na noite de 17 de setembro, pai Paulinho do Xoroquê líder do Axé Ogunjá, em Porto Alegre reuniu no salão de festas Party Room, seus familiares, filhos, netos e amigos no coquetel do Axé. Para quem pensava que a festa ficaria restrita apenas ao coquetel, ficou surpreso com a capacidade de receber e o bom trato de pai Paulinho, um anfitrião emocionado e feliz. Grande jantar foi oferecido, com comidas da tradição, até mesmo um saboroso acarajé foi servido. Tudo de maneira muito bem conduzida pela equipe de garçons e filhos do Ilé Axé Ogunjá. Para entreter os convidados foi realizado um desfile de Axós (roupas) da Tradição de Matriz Africana pelo Ewe Africanidades, grupo de capoeira de Gravataí Iuna e show com o cantor Paulo, que agradou com a voz e carisma. Na sua fala de agradecimento e algumas homenagens que prestou, pai Paulinho ressaltou o respeito a ancestralidade, lembrando pessoas que foram presentes em sua trajetória e que já partiram e dizendo da importância de valorizar àqueles que estão seguindo sua missão na terra. Entre as personalidades estava à atriz Ítala Nandi.


Luana Marinho tem valorizado
o trabalho dos paratletas 
Atletas paraolímpicos ganham destaque 
na mídia 
Através da internet competidores 
vão tendo visibilidade 
Dar oportunidade aos atletas que possuem algumas limitações, mas que ao longo da trajetória conseguiram dar a volta por cima e mostrar o potencial. Assim vem sendo traçada a carreira da jornalista Luana Marinho. Natural de São Paulo, Luana cursou primeiramente a faculdade de Pedagogia, devido ao valor, por ser mais acessível e também pela família ser da área da educação. “Apesar de ter concluído o curso, desde os nove anos, sempre gostei de escrever, em especial quando ganhei um concurso de desenho do Banco do Brasil, onde ganhei uma caixa de lápis de cor”, contou Luana. Ela salientou que no período trabalhou no setor da educação, começou a observar que ainda no final dos anos 90 e início dos anos 2000, que as instituições de ensino não tinham prédio adaptado para crianças com necessidades especiais.
MUDANÇA - Cansada do trabalho em escola, Luana Marinho, resolveu largar a profissão e resolveu seguir seu sonho de infância e cursar a faculdade de Jornalismo. “Com isso resolvi buscar fazer um curso de especialização em jornalismo esportivo e me despertou por contar histórias de atletas que venceram diversos obstáculos e se tornaram referência no esporte paraolímpico”. Luana enfatizou que entre os esportistas, uma das histórias que chamou a atenção foi do esgrimista gaúcho, morador de Esteio, Jeovani Gizzoni que consagrou-se vencedor da medalha de ouro na Paraolímpica em Londres, em 2012. “São competidores completos, no qual sua vivência vem sendo colocada no papel para se tornar um livro. Outro grande atleta que inspirou em seu trabalho foi Alex Celentini, campeão da seleção brasileira Gol Ball- futebol com a mão destinado aos cegos”.


TOMÁS ANTÔNIO GONZAGA
Advogado Criminalista - OAB 103940 
A Lei de Drogas - Usuário ou Traficante?
Quem decide? 
Responsável por instituir a atual política sobre drogas no país, a Lei 11.343/06, conhecida como Lei de Drogas, completou uma década em 2016 em meio a críticas. Para entidades da sociedade civil, a legislação contribuiu para o aumento da população carcerária brasileira nos últimos dez anos. E alguns de seus dispositivos são questionados por reproduzir um modelo ineficaz de “guerra às drogas”. O tema está no centro da discussão mundial sobre segurança pública e saúde. No Brasil, ele ganha relevância com uma ação em curso no Supremo Tribunal Federal sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. Em outros países, alguns governos têm mudado legislações proibicionistas e adotado modelos alternativos. A Lei de Drogas instituiu em 2006 uma política nacional sobre o assunto, prevendo um sistema de orientação aos Estados e a integração de suas políticas públicas. A grande novidade trazida pela lei, que substituiu a anterior, de 1976 (Lei 6.368), foi distinguir a maneira de lidar com usuários e traficantes. De maneira superficial ao tema, o usuário não pode ser preso em flagrante, como ocorria antes, e sua pena é alternativa: advertência, prestação de serviços à comunidade ou obrigação de cumprir medidas educativas. O objetivo é deslocar essas pessoas do âmbito penal para o âmbito da saúde pública. O usuário também deve assinar um termo circunstanciado, uma espécie de boletim de ocorrência para crimes de menor gravidade, perante um juiz ou, na ausência deste, diante da autoridade policial no local da abordagem. Por outro lado, o traficante pode vir a ser punido com pena de prisão de 5 a 15 anos. Importar, exportar e guardar drogas e cultivar matéria-prima para o tráfico acarretam a mesma penalidade. Dispositivos anteriores à Lei de Drogas, como a Constituição e a Lei de Crimes Hediondos, estabelecem que os condenados por tráfico não podem ser beneficiados com a extinção de suas penas (anistia, graça ou indulto). A questão colocada pela legislação atual é: como diferenciar um usuário de um traficante? A redação da Lei de Drogas recorre a critérios subjetivos, o que, na prática, deixa nas mãos de cada juiz decidir quem é enquadrado em qual categoria. Desta forma, para determinar se a droga se destinava a consumo pessoal, o magistrado atenderá à natureza e à quantidade da substância apreendida, ao local e às condições em que se desenvolveu a ação, às circunstâncias sociais e pessoais, bem como à conduta e aos antecedentes do agente. Do ponto de vista jurídico, as principais controvérsias em relação à Lei de Drogas dizem respeito à sua aplicação. Boa parte do Judiciário brasileiro privilegia uma interpretação punitivista da lei, apesar de reiteradas decisões do Supremo Tribunal Federal que, nos últimos dez anos, procuraram adequar a legislação criminal às garantias da Constituição. O debate sobre a política de drogas no Brasil envolve uma série de áreas do conhecimento. Em geral, os setores favoráveis à flexibilização argumentam que a criminalização das drogas e a aplicação seletiva da lei pelo Judiciário aumentam os danos colaterais da atual política. Os defensores das políticas de proibição de substâncias costumam afirmar que o modelo brasileiro já é bastante avançado e que os problemas da aplicação falha devem ser corrigidos no Judiciário e com investimentos em saúde e segurança pública. Enquanto nas instâncias inferiores a subjetividade da lei leva ao aumento do encarceramento de pessoas acusadas ou condenadas por tráfico, no Supremo há um debate sobre a sua flexibilização. Lembrando que o STF é o guardião da Constituição Federal de 1988, não o dono dela. Temos que esperar.


Amor em família e pela Vila Pedreira
Cerca de quatro décadas de trabalho em benefício ao local que adotaram para viver
Moradores na Vila Pedreira, o casal Renita Rodrigues e Adão Bonifácio Domingues de Freitas são casados há 43 anos. Dona Renita, como é conhecida, mora na comunidade Pedreira, como gosta de chamar seu bairro há 60 anos e seu Adão há 45 anos. Dona Renita foi presidente da Associação de Moradores da Comunidade de 1985 à 1994, tendo seu Adão como tesoureiro. Foi na gestão deles que conseguiram melhorias para a localidade como água, energia elétrica, telefone, escritura, foram algumas ações que realizaram em prol da Pedreira. “Graças a dedicação e ao trabalho de uma diretoria que muito trabalhou hoje 80% da Vila Pedreira é regularizada, ou seja, os moradores possuem as escrituras de seus imóveis”, disse Renita. Ela salientou que foi uma luta iniciada no início da gestão da Associação, quando presidente e sua diretoria. Renita e Adão comentam que ainda faltam muitas coisas para que a Pedreira possa alcançar o patamar que desejam, dentre estas, melhorias que ainda querem ver realizadas está a abertura das ruas e a falta de segurança. Para eles a educação oferecida no CMEB Trindade tem uma ótima qualidade.
ANIVERSÁRIO - Seu Adão completou 73 anos no dia 11 de setembro, junto com a filha Marilei Rodrigues de Freitas. Dona Renita já completou seu aniversário e conta com 74 anos de idade. Mulher forte e decidida. São pais de Calvan e já tem um neto. Sendo que o trabalho do casal em prol de sua comunidade não fica apenas na Associação de Moradores, são ministros da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde são coordenadores. “Fizemos muito no passado para erguer a capela, como galetos, festas e muitas outras atividades. Nos dias atuais, pelo fato da idade, realizam apenas um brechó com roupas que recebem de doação”. Adão e Renita ficam preocupados e chateados com a intolerância religiosa que vem ocorrendo no país, pensam que em Esteio todos conseguem conviver em harmonia. Conseguem perceber que este momento é fruto das consequências das más gestões e exemplos negativos dos governantes e que isto reflete aqui na cidade. Se preocupam com os mais novos e com o futuro dos jovens e crianças.


Feira de Ciências mobiliza alunos
Feira aconteceu no ginásio poliesportivo da escola
O Colégio Adventista de Esteio realizou no dia 12 de setembro, a IV Feira de Iniciação Científica. A solenidade de abertura contou a Orquestra Infanto Juvenil da igreja Adventista do Sétimo Dia e aconteceu no ginásio poliesportivo da instituição. O tema deste ano foi ‘CAE: Em defesa da vida e da sustentabilidade’. O repórter do Jornal Destaque, Anderson Loureiro, foi um dos avaliadores dos trabalhos expostos. Segundo a diretora do CAE, Carmen Cesar, no turno da manhã foram desenvolvidos 63 trabalhos e a tarde, 31, que resultou no envolvimento de alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino Médio. Diversos temas do cotidiano fizeram parte da atividade. Entre eles, o estudante Gustavo Mayer, que abordou o tema sobre as ações em torno do Arroio Sapucaia. Tratou sobre sua renaturalização e as ações que tinha como objetivo evitar novos alagamentos.


Jovem esteiense participa de concurso de modelo na região 
O esteiense jovem Cassio Henrique Ferreira Arndt, 17 anos participou no dia 20 de setembro, em Canoas, do concurso New Model RS, considerado o maior concurso de modelos do Estado. Ele relatou que teve conhecimento do concurso através de uma rede social, no qual sua madrasta lhe comunicou do evento. “Enviei o material solicitado sem maiores pretensões, em poucas horas recebi a notificação para mandar dados pessoais e uma foto. A expectativa é grande pois é o primeiro trabalho que realizo na área. Tanto que uma ex-participante de um reality show foi uma das juradas, assim como modelos profissionais”. Cassio é aluno do 1º ano do ensino Médio da Escola Estadual José Loureiro da Silva.


CPM divulga resultados 
de ações 
Através de operações policiais foi possível prender suspeitos e recolher drogas e armas
O Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) apresentou em agosto, o resultado de suas atividades no primeiro semestre de 2017. De janeiro a julho deste ano, foram presos 538 foragidos e apreendidos 422 armas, 27,37 quilos de cocaína, 103,35 quilos de maconha e 11,53 quilos de crack. Sediado em Canoas, o CPM abrange cidades como Esteio e Sapucaia do Sul. Os dados foram apresentados pelo comandante do CPM, coronel Altemir Lima, ao comandante-geral da Corporação, coronel Andreis Silvio Dal’ lago.
  ORDEM - De acordo com o coronel Lima, o CPM tem atingido o objetivo de oferecer sensação de segurança à população da Região Metropolitana. “Procuramos manter a ordem nos municípios em que somos responsáveis, através dos comandos locais”, afirmou o coronel. Ele salientou que os resultados tem sido positivo, em termos operacionais, principalmente pelas ações oferecidas pelo programa Avante. A área de abrangência é de cerca de 1,2 milhão de quilômetros quadrados, o que equivale a 0,4% do território gaúcho, e atende mais de 1,4 milhão de pessoas.

‘Operação Metal’ resulta na prisão de mulher
Foi localizado fios e baterias estacionárias, devido a receptação de materiais 
Integrantes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP) prenderam no dia 04 de setembro a proprietária de um estabelecimento comercial por receptação qualificada em Sapucaia do Sul. A prisão faz parte de mais uma etapa da ‘Operação Metal’ que tem por objetivo o combate ao furto ou roubo de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, especialmente, utilizados por empresas de telefonia. Os policiais do setor competente, com auxílio de técnicos de empresa concessionária de serviço público, diligenciaram em cinco estabelecimentos. Em uma empresa de comércio de sucata de Sapucaia do Sul, foram localizadas sete baterias. Além disso, no local havia diversos componentes de uma torre de telefonia com as identificações de uma empresa de telecomunicações. Diante dos fatos, a responsável foi presa em flagrante.


Suspeito é capturado após furto em residência
Entre os objetos furtados estava um violão
Por volta das 11h50, policiais militares do 34º BPM efetuaram a prisão de um homem de 36 anos, por furto em residência. O fato ocorreu na área central do município. Conforme informações relatadas pelos PMs, que atenderam a ocorrência, a Sala de Operações recebeu um comunicado que um indivíduo estaria andando pelas ruas do Centro carregando um violão e que provavelmente seria oriundo de um furto. Ao ser localizado, o suspeito foi revistado e disse que o objeto havia sido furtado, juntamente com uma máquina lixadeira que estava em seu poder. O indivíduo falou que levou os materiais de uma casa localizada na Avenida Padre Claret. Ao receber voz de prisão, os policiais o conduziram para o Hospital São Camilo para realizar exames de lesão e em seguida para a DPPA, em Canoas, onde prestou depoimento.

Um comentário: